A Voz do Escuta MagazinE"

A Voz do Escuta MagazinE" Espandir a sabedoria a juventude.

Frei Graziano De Angeli, exorta o valor do Jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba. Decorreu por ...
14/07/2023

Frei Graziano De Angeli, exorta o valor do Jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba.

Decorreu por volta das 16h30m a abertura do Jubileu dos 75 anos, no salão multiuso do município de Damba.

Durante a abertura feita, pelo Reverendo Frei Graziano De Angeli, exortou as outras congregações deixaram Damba, devido o problema dessa confusão política e abandonaram a missão, nós capuchinhos,nunca abandonamos a missão da Damba.
Então são 75 anos que estamos aqui presentes para dar a presença de Deus nas missas Dominicais e também nas missas semanais,damos sempre os sacramentos e não abandonamos ninguém,e como ouvistes,sempre a nossa presença e a nossa aproximidade aos mais necessitados,pobres,as crianças.Problema da escola missionária,sempre foi uma atenção particular por parte do superior,e agora, é isso aqui,queremos viver este Jubileu particular da presença dos Capuchinhos da Damba,uma presença que sempre se tornou uma benção de Deus, então 75 anos,havemos de agradecer o senhor pela presença dos Missionários, então,eis o valor profundo do jubileu,todos sabem que o jubileu é uma instituição do antigo testamento,o povo de Israel,cada 50 anos havia o Jubileu,era o momento particular para que as pessoas pudessem recuperar os benefícios que tinha perdido, então,era a eliminação dos escravos,as pessoas se tornavam livres,recuperado os seus poderes,era este, então,Jubileu era está presença de Deus,o Jubileu manifesta esta grande presença de Deus.O povo reconhecia essa grande presença de Deus,festa esta que é grande realidade,que a terra pertence a Deus, não é propriedade dos Homens, então,cada 50 anos,cada um recuperada a sua liberdade,agora para nós a igreja católica que entrou a celebrar este Jubileu de 50 anos,100anos,mais a igreja escolheu também de diminuir, então temos o Jubileu dos 25anos,dos 50 anos,dos 75 anos e também chegar ao Jubileu dos 100 anos, então,eu refleti o valor para a nossa comunidade da Damba.

Telema Damba Mukiese.Jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba . Chegada de alguns peregrinos, vind...
14/07/2023

Telema Damba Mukiese.
Jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba .

Chegada de alguns peregrinos, vindos da sede do Uíge.

Com a intervenção do exército colónial, mais tarde, voltou a uma certa normalidade, que permitiu retomar a vida normal t...
09/07/2023

Com a intervenção do exército colónial, mais tarde, voltou a uma certa normalidade, que permitiu retomar a vida normal também da evangelização missionária. Por isso, os missionários dedicaram-se quer à pastoral quer à continuação da construção de estruturas.
A 28 de Setembro de 1965 morreu o Frei António Galeazzo, ao cair dum andaime enquanto estava a acabar a construção de residência dos missionários.
Em 1978,sob orientação do Partido Único"marxista-leninista", o governo ocupou a escola missionária e carpitária da missão. A restituição realizou-se em 1991, mas em condições de ploraveis. Só tornou realidade depois de alguns anos, com ajuda dos benfeitores dos missionários, foi possível repor tudo em funcionamento.
Nestes anos foram muito críticos, pelos ataques imprevistos dos guerrilheiros que lá passaram.
Com efeitos, Damba foi uma missão que deu muitos vocações religiosas e sacerdotais, as listas seriam demasiado longas.

Lembramos, em particular, os quatro Bispos:
Dom Afonso Nteka (falecido tragicamente em Noqui em 1991).
Dom Vicente Carlos Kiaziku, Bispo de Mbanza Kongo.
Dom Luzizila Kiala, Bispo de Arquidiocese de Malanje e Administrador Apostólico do Sumbe e Dom António Lungieki Bengui, Bispo auxiliar de Luanda e Administrador de São Tomé.

Também não podemos esquecer os muitos nossos irmãos capuchinhos que que nasceram nesta terra abençoada da Damba, são eles :
Frei António Miguel Mbuku.
Frei Sivi Manuel.
Frei Manuel Casimiro João.
Frei Cândido Alberto.
Frei Afonso André Nteka.
Frei Cristo António.
Frei Domingos Matondo Gabriel Nzambi.
Frei Ginga Andrade Singui Capela.
Frei Miguel Kinkani e Frei João Ndonda.
De recordar que na Damba, foram muitos os missionários que dedicaram grande parte de sua vida à missão da Damba nos últimos é de destacar o grande Mundamba Frei Hortênsio Rosseto (+18.06.2012), que por mais de 45 anos viveu nesta terra da Damba, sempre ao lado do seu povo amado e alegre, levou sempre a fé, esperança e a caridade, também nos momentos difíceis da guerra.
A 29 de Setembro de 2011,o Frei Rosário Corentino entregou a sua vida ao Pai na Damba, num acidente de viação na aldeia Zongo, ao entrar na vila da Damba.

Vivaaaaaaa, a Missão Católica da Damba.

Telema Damba mukiese.
Com os capuchinhos caminhemos juntos para uma missão. 🎉✨🎂

Em entrevista exclusiva a Voz do Escuta Magazine (V. E. M), Pedro Magalhães, carpinteiro e pedreiro admitiu que a sua pr...
09/07/2023

Em entrevista exclusiva a Voz do Escuta Magazine (V. E. M), Pedro Magalhães, carpinteiro e pedreiro admitiu que a sua presença na contribuição de construção de alguns edifícios da missão e plantação de árvores naquela Missão da Damba, que não foi construída simplesmente pelos católicos, mais sim, para todos sobretudo na formação de todos os seres humanos, por lá passam e com tanta alegria deseja festas felizes de 75 anos da magnífica Missão da Damba à todos os filhos da Damba e não só.

Damba, mukiese!
Com os capuchinhos caminhemos juntos para uma missão.

Venha à celebrar conosco a grande festa dos 75 anos da existência da Paróquia Missão, São João de Brito-Damba, Diocese d...
09/07/2023

Venha à celebrar conosco a grande festa dos 75 anos da existência da Paróquia Missão, São João de Brito-Damba, Diocese do Uíje! ✨🎉🎂

Jubileu dos 75 anos da Missão da Damba, irão decorrer nos dias 14, 15 e missa de acção de graça será celebrada no dia 16 de Julho de 2023,

Telema Damba Mukiese!
Com os capuchinhos caminhemos juntos para uma missão!

Breve historial da Missão de Damba.

A data da criação da Missão católica da Damba remonta a 24 de Junho de 1948, desmembrada da missão de Maquela do Zombo da qual fazia parte desde 1931.
A entrada oficial dos capuchinhos deu-se catorze dias depois (7 de Julho).
O Arce de Luanda, Dom Moisés Alves de Pinho, já a 27 de Julho de 1941 tinha abancoado uma capela da Damba, construída pelo Administrador Aníbal Humberto Campos. Com efeito, os missionários de Maquela do Zombo chegavam, de vez enquanto até à Damba, lembram-se os últimos dois Padre Beneveneto dos Santos e Padre Amável de Jesus Roque, sacerdotes diocesanos.
No dia 30 de Junho de 1948 o Frei Hilarino Giordano, foi nomeado primeiro superior da missão, o Frei Camilo Peraro, seu cooperador e o Frei José Tessari, auxiliar.
A 21 de Julho começaram os trabalhos para a construção da nova missão, um lugar escolhido no dia 8 de Julho, a dois km da vila, com a presença do Arcebispo de Luanda na altura.
Já no Domingo, dia 9 de Julho, durante a missa solene, presidida pelo mesmo Arcebispo, os novos missionários foram apresentados aos fiéis.

Enquanto a missão católica feminina, no dia 7 de Fevereiro de 1954, chegou um pequeno grupo das irmãs de Misericórdia na Damba (Angola), as irmãs Albastella Golfestto, M. Carla Lorenzon, Petronila Mattuzzi, Pompilia Bronzino e Cesarea Sartori, são as primeiras protagonistas na história das Irmãs da Misericórdia em Angola.

Na ocasião esteve uma multidão interminável para lhes dar as boas vindas. Que povo maravilhoso, este angolano! Será preciso não desiludir a sua esperança.Esta era a preocupação das recém-chegadas, que confiavam na força e na luz do Senhor que alí as quisera para que fossem um sinal da sua ternura de Pai.
Grande e alegre foi a surpresa das cinco irmãs aos verem a casa para elas preparada pelos freis capuchinhos.
Na fechada, um mosaico representava o lema do Instituto das Irmãs da Misericórdia com os dizeres "Charitas", a verdadeira e profunda razão da missão ali às conduzia.
Na homilia da Santa Missa Solene de boas vindas, celebrada pelo Frei Raffaele de Ronaldo, "estas, disse ele, são missionárias, Irmãs da Mesericórdia. Estão aqui para vos dizer que Deus é o um Pai bom e misericordioso, que quer a salvação dos seus filhos, de todos, independentemente. Fá-lo-ão através da sua vida, dedicada às várias obras de misericórdia:cuidado dos doentes, assistência aos pobres, instrução, catequese das crianças e dos adultos. A elas, virgens consagradas, é confiada a tarefa de se colocarem junto das nossas jovens e de as ajudar a descobrir a riqueza da sua feminilidade, para que se possam tornar esposas e mães plenamente realizadas. As irmãs mostrar-vos-ão também que existe uma outra maternidade, a espiritual".

Os objectivos para as novas missionárias estavam delineados:viver radicalmente a vida consagrada, educar as jovens para serem futuras mães de família, contribuir para elevar o nível humano e moral da mulher, assistir os doentes no dispensário e no domicílio, evangelizar e pré-evangelizar.

Não podemos esquecer as irmãs da Misericórdias, que nasceram na Damba são elas:

Ir. Maria Landim( Giovanida)
Ir. Teresa Mamona Pedro
Ir. Isabel Coco
Ir. Isabel Npanzo
Ir. Rosa Pedro
Ir. Bendita Orlando
Ir. Angélica
Ir. Ana Pedro
Ir. Aríete
Ir. Nazaré da Costa
Ir. Teresa Mpambani.

Por ocasião da conclusão do Ano Mariano (08.12.1954)foi abençoada uma imagem da Imaculada Conceição no pátio na missão.
A construção da igreja paroquial da missão, planeada em Julho de 1957, teve o seu início nos fins de 1969, sendo superior e pároco Frei Vito Conte : A inauguração decorreu no dia 8 de Julho de 1973,durante uma celebração presidida pelo Dom Francisco de Mata Mourisca, primeiro bispo e fundador da diocese do Uíje, rodeado pelos padres vindos das nossas várias missões, sendo superior da missão o grande amigo dos Mindambas, frei Hortênsio Rosseto e adjunto Frei Fortunato Agnoletto.

Durante o período de guerra civil, as consequências destos movimentos de libertação de Angola, foram muito graves em 1961, Damba viveu uma época de estado de alarme. A meados do mês de Março, muitas pessoas fugiram em Luanda, sobretudo europeus. As irmãs deixaram momentaneamente a missão, refugiando-se em Maquela, Luanda.
A missão foi guardada por um catequista e a sua família.
Houve nove ataques da UPA(União dos Povos de Angola), contra a Damba. Num destes ataques a 21 de Abril de 1961 foi morto o missionário Capuchinho, frei Pedro Jorge Filipi, enquanto defendia 250 angolanos
fechados na igreja da Vila da Damba. Com a intervenção do exército colónial, mais tarde, voltou a uma certa normal.

Peregrinos da Paróquia de São João de Brito, efectuaram uma visita na manhã desta Sexta feira, dia 02 de Junho em Camaba...
02/06/2023

Peregrinos da Paróquia de São João de Brito, efectuaram uma visita na manhã desta Sexta feira, dia 02 de Junho em Camabatela, em homenagem aos Freis Menores Capuchinhos que trabalharam na Missão Católica da Damba e não só. O grande objectivo da peregrinação foi de orar e pedir a intercessão dos freis que muito trabalharam para o bem do povo da Damba e que eles intercedam pela Missão da Damba, neste momento que está celebra o Jubileu 75 (Anos) da existência da sua Paróquia.

Telema Damba, mukiese.
Com os capuchinhos caminhemos juntos para uma missão.

Paz e bem, povo amado de Deus. Sirvo para informar que o jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba,...
30/05/2023

Paz e bem, povo amado de Deus.

Sirvo para informar que o jubileu dos 75 anos da Paróquia Missão São João de Brito-Damba, Diocese do Uíje já não será realizada no dia 18 de Junho, a data foi alterada e passou a ser no próximo mês de Julho, o início será no dia 14, 15 e a missa de acção de graça será no dia 16 de Julho.

Telema Damba, mukiese!

Com os capuchinhos caminhemos juntos para uma missão. 🎉✨👏

O município da Damba, situado ao norte da cidade da Província do Uíge "Angola", no mês de Junho irá acolher a celebração...
04/05/2023

O município da Damba, situado ao norte da cidade da Província do Uíge "Angola", no mês de Junho irá acolher a celebração do Jubileu de 75 anos de Existência da Paróquia de São João de Brito-Damba.

Em atualização.

IGREJA CATÓLICA ROMANA EM LUTO 😭💔CEAST 😭💔ETERNAS SAUDADES DOM FRANCISCO VITI😭😭😭1. Hoje, às 19h55, no Hospital Cardeal Al...
15/04/2023

IGREJA CATÓLICA ROMANA EM LUTO 😭💔
CEAST 😭💔

ETERNAS SAUDADES DOM FRANCISCO VITI😭😭😭

1. Hoje, às 19h55, no Hospital Cardeal Alexandre do Nascimento, partiu para a Casa do Pai Dom Francisco Viti, Arcebispo Emérito do Huambo.
2. Nascido no município de Tchindjendje no dia 15 de Agosto de 1933, foi ordenado sacerdote no dia 14 de Julho de 1963.
3. A 10 de Agosto de 1975 o Papa São Paulo VI nomeou-o como primeiro Bispo da Diocese de Serpa Pinto (actual Menongue) criada nesta mesma Data. A 28 de Setembro de 1975 Dom Geovanni de Andrea, então Delegado Apostólico, ordenou-o Bispo.
4. No dia 12 de Setembro de 1986 o Papa São João Paulo II nomeou-o Arcebispo do Huambo, cargo que exerceu até 31 de Julho de 2003.
5. No passado dia 21 de Fevereiro, quando regressava de Menongue (sua primeira Diocese) teve um acidente de viação na Tchikala Tcholoanga (sua primeira paróquia de missão). Depois de mais de 2 meses de luta pela sua recuperação, hoje rendeu a sua alma ao criador .
6. Foi o Bispo que me ordenou diácono no dia 6 de Agosto de 1995, nosso Arcebispo durante os estudos filosóficos e teológicos.
7. Presença muita activa na nossa Conferência Episcopal.

Bom servo de Deus, paz à sua alma.

Indirizzo

Milan

Sito Web

Notifiche

Lasciando la tua email puoi essere il primo a sapere quando A Voz do Escuta MagazinE" pubblica notizie e promozioni. Il tuo indirizzo email non verrà utilizzato per nessun altro scopo e potrai annullare l'iscrizione in qualsiasi momento.

Condividi

Digitare


Altro Giornali Milan

Vedi Tutte

Potrebbe piacerti anche