"Alô, Ministério da Justiça!"
Programa Vozes de Fibra - Série II COMIGRAR, apresenta:
Episódio III (último): “Alô, Ministério da Justiça!”
🗓️ Domingo 17/03/24
🕘 13h de Brasília | 🕘 17h Paris
Em junho deste 2024, o Ministério da Justiça vai realizar a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia - 2ª COMIGRAR. Evento que visa discutir com a sociedade brasileira organizada os aspectos inerentes aos processos de migração e suas consequências quanto à cidadania das pessoas envolvidas.
A novidade desta 2a COMIGRAR é a abertura de um canal com a comunidade brasileira residente no exterior. Como parte legítima deste processo teremos voz, pela primeira vez, para além dos regramentos e limites do Ministério das Relações Exteriores/MRE. Alguns membros da diáspora brasileira organizados em diversos países foram contemplados com suas propostas de participação e vêm neste programa informar como está se dando este processo bem como as datas e formas de inscrição àquelas que ainda não se realizaram. O objetivo é estimular a participação internacional no contexto dos objetivos da II Conferência como instrumento de uma nova política pública sobre migrações a ser implementada pelo Governo Lula.
Neste terceiro e último episódio, vamos conversar com dois convidados especiais no que toca a Conferência e a comunidade brasileira no exterior: Paulo Illes do Ministério da Justiça e Leonardo Cavalcanti (professor da UNB), sobre os novos rumos de pensar políticas migratórias para a comunidade expatriada, governança e participação social.
Participe! Assista o programa ao vivo e traga suas questões, dúvidas e mensagem aos que junto ao governo e sociedade brasileira pensam nos caminhos a serem construídos para quem vive no exterior.
Venha com a FIBRA contribuir com a com a construção desta pauta. Ajude também com a divulgação ampla desta chance única, junto ao do governo federal. O enfoque da diplomacia conservadora não atende
“Anistia Não! A democracia resiste.”
Programa Vozes de Fibra Especial - Janeiro de 2024 apresenta:
Tema: “Anistia Não! A democracia resiste.”
🗓️ Segunda 08/01/24
🕘 16h de Brasília | 🕘 20h Europa Central
Há exato 1 ano o Brasil e o recém empossado governo do Presidente Lula enfrentavam a tentativa (fracassada) de golpe de Estado praticada por apoiadores e facilitadores do ex-presidente derrotado. Quadrilha truculenta que de forma organizada e destrutiva invadiu a Praça dos Três Poderes, em franca tentativa de destituir as forças democráticas que confirmaram a vitória de um novo projeto político para o Brasil.
Neste primeiro aniversário de resistência, o Brasil se organiza e celebra a vitória da Democracia e a reconstrução de um país devastado em 4 anos pelos arautos da elite, da ignorância e do banditismo da extrema direita.
Em nossa primeira transmissão ao vivo de 2024, nós da militância internacional vimos ecoar com veemência que há resistência e que estamos vigilantes lutando para aperfeiçoar os deficits da Democracia vigente no Brasil até que se torne realidade concreta aos que ainda sofrem pela exclusão social, justiça e direitos!
O programa será transmitido ao vivo e nele haverá a bordagem sobre os diversos atos a serem realizados no país e exterior, bem como o contexto das prisões dos golpistas - civis e militares. Falar do 8 de Janeiro requer falar da agilidade e competência do Ministro Flávio Dino à época no Ministério da Justiça e hoje prestes a tomar posse no STF. Requer também falar da coragem do governo brasileiro em reagir com firmeza ao assalto que sofria.
Com atos programados para diversas capitais brasileiras, conversamos com membros da resistência brasileira no exterior e pautamos a gravidade dos crimes cometidos há um ano, e a importância de nos unirmos pelo Anistia Não! Golpistas na cadeia!
📌 Apresentação & moderação: Miriam Casas (Alemanha), coordenadora do Núcleo do PT na Alemanha e Flavia Costa (Espanha)
III Encontro Internacional da Fibra: Vencemos. O que faremos?
🗓️ Sábado, 22 de abril de 2023
🕛 11h30 Lisboa | 12h30 Europa Central | 07h30 Brasília
🚩 TRANSMISSÃO AO VIVO do III Encontro Internacional da Fibra. Painel: Vencemos. O que faremos?”
🚩 Ana Paula Costa (tema: Diáspora e Direitos); Cientista Social pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Doutoranda em Ciência Política, especialidade em políticas públicas (pela mesma Universidade) é atualmente Vice-Presidente da Casa do Brasil de Lisboa.
🚩 Maria Dantas (tema: Xenofobia e Fascismo); Brasileira e Sergipana, Maria das Graças Carvalho Dantas migrou para a Catalunha (Espanha) em 1994, onde reside até hoje. Ativista dos Direitos Humanos, apoia as causas dos imigrantes e luta contra a xenofobia, o racismo, o fascismo e a lgtbifobia. Elegeu-se Deputada para o Congresso Nacional da Espanha, pelo Partido Esquerda Republicana da Catalunha (Esquerra Republicana de Catalunya).
🚩 Paulinho Fluxuz_ Grupo Projetemos (“Projetemos no Exterior: estratégia e novas mídias na articulação ativista.”); Artista multimídia e ativista, nascido em São Paulo faz parte da rede @Projetemos. Utiliza a luz como meio para intervir em espaços públicos, ocupações, festas e shows em parceria com movimentos sociais e culturais. Sua pesquisa atual é voltada para o uso tático e visual do Las3r em intervenções urbanas, performances audiovisuais e redes. Graduado pela ECA-USP, co-fundou o CANiL_ e participou de coletivos como TANQ_ Rosa Choq_ e LabLuxz_. Seus trabalhos foram realizados em vários países da América Latina, Europa e Oriente Médio, sempre buscando rasgar futuros no presente.
#FIBRA
#FibraInternacional
#EncontroFibra
#ResistirReconstruir
#Lisboa2023
III Encontro Internacional da Fibra: Um Canto à Liberdade
🗓️ Sexta-feira, 21 de abril de 2023
🕛 20h00 Lisboa | 21h00 Europa Central | 16h00 Brasília
🚩 Mini concerto de Abertura: “Um Canto à Liberdade” – com MABEL CAVALCANTI e ZET ZET | Participação Especial do poeta EDILSON Motta (Eddie).
#FIBRA
#FibraInternacional
#EncontroFibra
#ResistirReconstruir
#Lisboa2023
III Encontro Internacional da Fibra: Abertura
🗓️ Sexta-feira, 21 de abril de 2023
🕛 18h30 Lisboa | 19h30 Europa Central | 14h30 Brasília
🚩Abertura oficial do III Encontro Internacional da FIBR e Microfone Aberto:
– Saudação da Comissão Geral (FIBRA);
– Saudação da Comissão Local (Coletivo Andorinha);
– Saudação da deputada à Assembleia da República Portuguesa: Joana Mortágua (Partido Bloco de Esquerda);
– Saudação da Secretária Adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável/CDESS: Doutora Raimunda Monteiro, atualmente Secretária Adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável – CDESS/SRI. É Pós-Doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Ciências: Área de concentração em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA / UFPA – Universidade Federal do Pará (2003). Mestrado Internacional em Planejamento de Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará (1996) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1990). Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (2013-2018). Vice-Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA (2009-2012). Diretora e implementadora do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará – IDEFLORbio (2007-2009).
#FIBRA
#FibraInternacional
#EncontroFibra
#ResistirReconstruir
#Lisboa2023
RETRANSMISSÃO: As religiões de matrizes africanas no contexto sócio político cultural
🗓️ Domingo, 09 de abril
🕛 13h de Brasília | 18h de Barcelona
RETRANSMISSÃO: As religiões de matrizes africanas no contexto sócio político cultural
📍 Contexto
No mês abril o sacerdote de candomblé da nação Jeje, Humbono Rogério estará em Europa realizando vivências e consultas.
Ativista social para além de religioso Babá Rogério estará com Dai Sombra Aisha em uma conversa sobre as religiosidades afro-brasileiras em processo de Diáspora e como esse espaço torna-se um lugar de reencontro para migrantes brasileires.
Que podemos fazer para ampliar a luta em defesa das estatais brasileiras ?
Fibra Petroleira & Coletes Abóbora #14
Abril 2023
A FIBRA e seu Coletivo Alerte France Brésil, em parceria com o movimento Privatizar Faz Mal ao Brasil, Reage Brasileiro!convida para o debate:
Programa Vozes de Fibra:
Que podemos fazer para ampliar a luta em defesa das estatais brasileiras ?
📆 Domingo 02/04/23
🕚 15:00 de Brasília | 20h Barcelona
🚩 Apresentação: Flavia Costa, membra da FIBRA e do Núcleo do PT em Barcelona.
🚩 Moderação : Luiz Mário Nogueira Dias e Alex Noronha pelo movimento Privatizar Faz Mal Ao Brasil, Reage Brasileiro & SindisepRJ
👉🏽 Participação especial:
Nessa segunda temporada do programa Fibra Petroleira & Coletes Abóbora, a FIBRA Frente Internacional Brasileira mantém e aprofunda seu compromisso em defesa da Petrobrás e das empresas estatais brasileiras contra a política ultra-liberal e privatista que se impôs no país desde o golpe de 2016.
A série de programas mensais ajuda a desvendar os caminhos golpistas do projeto de desmonte da Petrobrás: o patrimônio perdido, o impacto sobre a classe trabalhadora e a sociedade civil e finalmente, o que aguarda o setor em consequência deste projeto entreguista.
O programa segue sendo um convite a todos os brasileiros e brasileiras a vestirem também um Colete Abóbora (inspirado no movimento francês Coletes Amarelos), para impedir o fim da maior empresa brasileira, cujo desempenho juntamente com seus trabalhadores e trabalhadoras e o compromisso dos governos de Lula e Dilma Rousseff em promover o desenvolvimento nacional com inclusão social, a levou à uma posição de liderança no cenário internacional, demonstrando que a soberania energética do Brasil é um sonho possível que precisa ser resgatado.
#FIBRA #FIBRAFrenteInternacional #VozesDeFibra #FibraPetroleira #ColetesAbobora #PETROBRAS #PrivatizarFazMalAoBrasil #AlerteFranceBrésilMD18 #RosângelaBuzanelli #VitorCosta #FURNAS
#ELETROBRAS
Programa Vozes de Fibra. Reforma da Educação: Revisão ou revogação? Quais os próximos desafios?
🗓️ Domingo, 26 de março de 2023
🕛 13h de Brasília | 17h de Lisboa
🚩 Depois da reforma da educação, ocorrida no governo golpista de Michel Temer e dos 4 anos de retrocessos e cortes sucessivos no desgoverno de Jair Bolsonaro, que teve 5 ministros da educação em 4 anos, o novo Governo Lula tem um desafio gigante pela frente: A retomada da agenda de investimentos, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, a valorização dos professores e de todos os profissionais da área, além de compensar a defasagem no aprendizado durante a pandemia.
🚩 Quais as perspectivas para os próximos anos? Como combater a desigualdade educacional causada pelo Novo Ensino Médio e a PEC do Fim do Mundo aprovada em 2017, que congelou os investimentos em saúde e educação por 20 anos?
Para falar desse assunto, Tânia Veiga, do Coletivo Andorinha de Lisboa, vai receber:
👉 Girlândia Pereira: pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia, professora e diretora da Rede Pública de Ensino no município de Santa Cruz Cabrália (extremo sul da Bahia) e ex-candidata a vereadora da cidade pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), da Bahia.
👉 Danilson Pinto: Educador Popular. Formado em filosofia e especialização em Educação de Jovens e Adultos e Formação em Política Sindical pela Central Única dos Trabalhadores - CUT.
#FibraFrenteInternacional #Fibra #ReformaDaEducacao #EnsinoMedio #NovoEnsinoMedio #MinisterioDaEducacao #MEC
Vozes de Fibra - Dia Internacional da Língua Materna
🗓️ Domingo, 26 de fevereiro de 2023
🕛 13h de Brasília | 17h de Barcelona
🚩 O Dia Mundial da Língua Materna, 21 de fevereiro, foi proclamado pela 30ª Assembleia da UNESCO, por uma petição de Bangladesh sobre respeito às línguas não oficiais de cada país.
🚩 Na FIBRA, Frente Internacional Brasileira, promovemos este tema no Programa Vozes de Fibra, por ser significativo às comunidades brasileiras no exterior. A cultura nos transforma e ajuda a resistência e a existência, no Brasil ou no Mundo.
🚩 Flavia Costa, em Roma, apresenta o programa e conversa com Flávio Carvalho que vive há muitos anos em Barcelona. Escritor, Flávio é autor de Paraula, um livro onde tenta expressar o nosso amor pela língua portuguesa, dialogando com outras línguas.
🚩 Por aqui passeiam Clarice Lispector, a Escrita Criativa, a escritora bell hooks (assinava sempre em minúsculas), os processos migratórios, e a transmissão oral do idioma como Língua de Herança, entre outros interessantes questionamentos. Porque, de fato, "toda língua é materna", e como diria hooks: “tudo sempre existe por amor e acaba em amor, fundamental até mesmo para qualquer revolução”.
#fibrainternacional #vozesdefibra #diadalinguamaterna #paraula #bellhooks #claricelispector
Emergência Yanomami - O que nós temos a ver com isso?
🗓️ Domingo, 29 de Janeiro de 2023
🕛 13h de Brasília
🚩 O avanço do agronegócio, do comércio de madeira e do garimpo ilegais sobre as terras do Povo Yanomami não é recente; vem desde a abertura da Amazônia à exploração em grande escala, durante a ditadura empresarial-militar. A demarcação das Terras Yanomami na década de 1992, não acabou com as invasões, mas colocou um freio graças à fiscalização do governo federal. Após o golpe de 2016 (foi golpe, sim!), que teve como consequência a precarização da vida dos trabalhadores e das minorias, a situação dos povos originários passou a ser ainda mais ameaçada. Com a vitória da extrema-direita, o Povo Yanomami passou a ser ainda mais violentado pelas forças do grande capital , que não tem fronteiras e não se importa com a vida da maioria da população. Jair Bolsonaro, desde a década de 1990, apoia o extermínio dos povos indígenas. Os acontecimentos divulgados pela mídia nos últimos dias demonstram que o governo Bolsonaro cumpriu suas promessas: negou água, saúde e segurança aos Yanomami. Negou a vida para aqueles que protegem a Floresta Amazônica. Se a Amazônia é fundamental para a preervação da espécie humana na Terra – facto comprovado pelos cientistas – a pergunta a ser feita é: o que podemos fazer?
👉 Convidados:
• Júnior Hekurari Yanomami - líder Indígena, representante do Povo Yanomami, Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana e Presidente da Urihi Associação Yanomami.
• Quenes Gonzaga - socióloga, mestre em Educação pela USP. ex-Ouvidora Nacional dos Povos Indígenas, assessora da temática indígena da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, Integrante do Setorial Nacional Indigena do Partido dos Trabalhadores (PT) e especialista em participação social.
👉 Com as participações especiais de:
• Célia Xakriabá – liderança indígena, representante do Povo Xakriabá, educadora e
Macron liga para Lula. Veja que alegria!! #LulaPresidente
O mundo 🌍 precisa de Lula!
Lula Day em Bruxelas. Foi uma festa muito linda e cheia de emoção!!! #LulaPresidente13
Desse jeito ele acaba com o país. Fora Bolsonaro na urna dia 30/10. Que venha Lula13!! #Lula Lula