Acólitos da Paróquia Santa Maria Eufrásia

Acólitos da Paróquia Santa Maria Eufrásia Grupo Religioso Católico. Página criada com o objetivo de facilitar a comunicação com o mesmo e evangelizar. através desta rede social

06/06/2022

Era suposto todos Acólitos serem bonitos mas os Ceremoniários e os Turiferários.
Quem serviu a missa de Pentecostes chega ainda aqui.

02/05/2022

Não basta rezar🙏 é preciso ir ao encontro de Deus.
Acólitos
Bom dia!

29/04/2022

Quem já acolitou todas as funções? 🙌🙋
Chega ainda aqui.🙋

31/01/2022

Santo do Dia
31 de Janeiro.

SÃO JOÃO BOSCO, CONFESSOR
(+ Turim, 1888)

Sacerdote italiano dotado de carismas extraordinários, desenvolveu um sistema pedagógico inovador e conseguiu reunir em torno de si um prodigioso movimento de apostolado.

João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo.

Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto. À seu tempo tudo compreenderás".

Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário salesiano de Chieri, daquela diocese.

Tinha freqüentes sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia luzes sobre o estado de alma de seus alunos e sobre acontecimentos do seu tempo e futuros. Embora sem recursos econômicos, com força de vontade e sobretudo com uma inabalável confiança em Maria Auxiliadora, conseguiu executar projetos apostólicos grandiosos em várias nações.

Inteligente e dedicado, João trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio à revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desistiu de ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes.

Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua Obra e vida.

Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens rece

31/01/2022

Feliz dia de São João Bosco

25/01/2022

Vem aí o dia 13 de Fevereiro sequele será a paragem .

23/01/2022

III DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

Ne 8,2-4.5-6.8-10_Sl 18b(19b)_ 1Cor 12,12-3_ Lc 1,1-4;4,14-21

Neste Domingo da Palavra de Deus, a Liturgia nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus.

Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra
e renovar a Aliança do Sinai.(Ne 8,2-4.5-6.8-10)

No retorno do exílio da Babilônia, Esdras e Neemias tentam reconstruir o país, recuperar a memória do passado e conservar a própria identidade como povo. O instrumento encontrado para essa obra foi a PALAVRA DE DEUS.

O texto mostra a importância que a Palavra de Deus deve assumir na vida de uma comunidade.
- Toda comunidade é convocada para escutar a Palavra.
- O local da leitura é cuidadosamente preparado. O Livro é acolhido de pé, de forma solene e em atitude de respeito.
- A Palavra é aclamada pela assembléia, é proclamada claramente pelos levitas e explicada numa linguagem compreensível a todos.
- A Palavra interpela e provoca no povo uma atitude de conversão.
- Tudo termina numa grande festa: a Palavra é geradora de alegria e festa.
É um Manual de como deve ser ainda hoje uma "Celebração da Palavra".

Na 2ª Leitura Paulo, falando dos carismas no "Corpo de Cristo" (Igreja), sublinha que a Comunidade cristã é gerada e alimentada, na unidade, pela PALAVRA DE DEUS. (1Cor 12,12-30)

No Salmo rezamos: "Vossas Palavras, Senhor, são espírito de vida". (Sl 18)

No Evangelho, Cristo proclama e atualiza a PALAVRA DE DEUS, numa reunião de sábado, na sinagoga de Nazaré. (Lc 1,1-4;4,14-21)

É o início do evangelho de São Lucas, que iremos estudar nesse ano litúrgico. São dois textos diferentes:
- No primeiro, temos uma introdução ao Evangelho de São Lucas.
- No segundo, o início da Pregação de Jesus, anunciando a sua MISSÃO: É o profeta que Deus ungiu para concretizar a missão libertadora.

A missão de Jesus é a nossa Missão. Também nós fomos ungidos pelo Espírito Santo e enviados para anunciar uma Boa Nova de

20/12/2021

Emerson e Henrique Aguiar são irmãos gêmeos univitelinos e foram ordenados padres no mesmo dia .

Os irmãos afirmam que um não influenciou o outro a caminhada vocacional; ao contrário, foi uma resposta “pessoal, autônoma e livre”.

Pe. Emerson declara que a família foi fundamental, acompanhando e sustentando ambos “por suas orações e incentivos”.

“Sei que estou onde Deus me colocou e tenho a graça de ter meu irmão ao meu lado, que entende perfeitamente a profundidade e a importância de tudo o que estamos vivenciando”.

17/12/2021

Pessoal já é Dezembro e acredito que todos já estamos de férias, portanto aconselharia-vos a participarem nas novenas do natal.
Acólitos...

28/03/2021

Apartir de agora damos início a semana santa, com entrada de Cristo Jesus...🙏🙏

Hossana ao filho de David🙏🙏

11/03/2021

11
MAR
2021
COR LITÚRGICA: ROXO

3ª Semana da Quaresma - Quinta-feira
Evangelho (Lc 11,14-23)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
Best Regards/ saudações

Boa Reflexão !
19/07/2020

Boa Reflexão !

🙏CATEQUESE 🕊️

✔️Tema:
OU DEUS MUDOU,
OU OS CATÓLICOS NÃO ADORAM IMAGENS.

👉QUEM LER ENTENDERÁ!

Tem sido cansativo, até de mais, afirmar ou tentar provar aos que "pouco entendem de sagradas escrituras" e vivem nos acusando , de adoradores de imagens, que no seu linguajar, soa melhor "Ídolos". Infelizmente até meus irmãos católicos, com pouco conhecimento ou mal lêem as Sagradas Escrituras, tomam partido apoiando àqueles, tentando assim desacreditar a Santa mãe Igreja.

Ao nos acusarem, nos mostram um montante de capítulos e versículos bíblicos e, nos pedem para provar o contrário, também, com capítulos e versículos bíblicos. Neste artigo, não mostraremos nenhum capítulo e versículo, diferente, simplesmente vamos antes, reflectir sobre a consequência da adoração de imagens ou "Ídolos" nas sagradas escrituras, com os mesmos capítulos e versículos com os quais nos acusam e daremos termo deste artigo, reiterando a pergunta em epígrafe: "Ou Deus mudou ou os católicos não adoram imagens"!

1. No Latim, a palavra adorar - adorare, significa acto de prestar culto a..., reverenciar a...,amar muito a... O próprio acto de adorar, reclama um objecto. Nas Sagradas Escrituras, Iahweh, Deus Libertador, Salvador e Criador, apresenta-se como objecto único e exclusivo de adoração, isto é, o Ser ao qual se deve destinar o amor do homem, em sinal de reconhecimento e gratidão, pelas maravilhas que Ele operou em favor do Seu povo. Importa dizer, que Deus não admite a existência de rivais, porque Ele, Iahweh, é um Deus ciumento (Dt 5,9) e "pune" aqueles que buscam substituí-Lo com outros deuses.

Depois de Iahweh libertar o povo da escravidão do Egipto, fazendo-o passar o mar, a pé em xuto, estabelece com ele uma aliança (Decálogo ou 10 mandamentos) ao qual, o povo se compromete em observar e pôr em prática, as exigências dessa aliança (Ex 24,3) pois, dela, dependerá a sua sorte. Dizer que o Decálogo, é o coração da Lei mosaica. Do Decálogo, ou das 10 palavras, nos interessam, para essa abordagem, três palavras, proibitivas que passamos a citar:

"Não terás outros deuses diante de mim" (Ex 20, 3);
"Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima nos céus, ou na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra" (Ex 20,4);
"Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás"... (Ex 20,5).

Uma das condições da aliança é o culto exclusivo, que Iahweh exige do povo. É o que vemos na primeira palavra proibitiva.

No contexto da redação dos textos sagrados, Israel encontrava-se enfarinhado com povos, que não tinham descoberto a revelação de Deus nas suas vidas e por isso, prestavam culto, a alguns astros, como o sol , a lua 🌒, etc., De igual modo, prestavam culto à deusa da fertilidade, da colheita, e tantos outros deuses, como Astarte (deusa dos da sidônios), Melcom (abominação dos amonitas), etc., tendo imagens para cada um desses deuses. É neste entretanto que surge a segunda proibição para Israel Ex 20,4 e, a terceira, Ex 20,5 como complemento da segunda!

Uma pequena explicação que podemos fazer destas duas passagens é a seguinte: Iahweh proíbe ao "Seu" povo, de ter outros deuses além d'Ele, como os outros povos, porque àqueles não receberam ainda a revelação, não experimentaram as maravilhas de Deus nas nas suas vidas e andam ainda alienados, enquanto que Israel, já experimentou tudo isso, já pôde contemplar tudo que Deus fizera em seu favor. Por isso não pode mais alienar-se prostrando-se em deuses que nada fazem e nem farão em seu favor, porque são invenções humana, frutos do seu imaginário. Iahweh, Deus de Israel, é o único Deus que existe (Dt 4,35). Estava traçada a sorte do povo: cumprir os preceitos da aliança (Decálogo) era viver e, desobedecer ou transgredir, era afastar-se de Deus e portanto, era morrer!

2. O BEZERRO DE OURO, um afastar-se de Deus.

O episódio do Bezerro de Ouro inaugura, no seio do povo escolhido, Israel, os momentos de infidelidade e /ou violação da aliança.
Tudo começa com uma impaciência, devido a ausência de Moisés (o intermediário entre Deus e os homens), que havia subido na montanha, para falar mais uma vez com Deus, e demorava muito. Devido a demora, o povo atormentou Aarão a fabricar um deus que deveria caminhar a sua frente (Ex 32, 1). Aqui podemos notar que o homem tem necessidade de Deus e ele, tem consciência disso, mas perde-se muitas vezes devido a sua impaciência, o seu imediatismo, ao desejo desenfreado de querer coisas fáceis e efémeras.
Aarão, coitado, atende ao pedido do povo e, com ouro recolhido, fundem no fogo, fabricando uma estátua de Bezerro. Então esclamaram: "...Este é o teu Deus, ó Israel, que te fez subir da terra do Egipto" . No dia seguinte, levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos e trouxeram sacrifícios de comunhão. (Ex 32, 4.6).
O episódio do Bezerro de Ouro, é uma autêntica violação da aliança, devido ao próprio contexto e intenção. Rompe directamente com os preceitos patentes em Ex 20, 2-5, nas seguintes expressões: a)"faze-nos um deus que vá à nossa frente...";
b)"Este é o teu Deus ó Israel, o que te fez subir da terra do Egipto";
c) "No dia seguinte, levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos e trouxeram sacrifícios de comunhão".
Aqui, acontece uma verdadeira adoração, embora a um objeto errado, devido a presença de "Holocaustos e Sacrifícios", tendo em conta que não há adoração, nas Sagradas escrituras, sem sacrifícios, coisas que só a Iahweh se deveria oferecer. Podemos dizer mesmo que o povo, tentou substituir Deus da sua vida. E as palavras do versículo 7 e 8, atestam isso:
"Vai, desce, porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egipto, perverteu-se. Depressa se desviaram do caminho que eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, o adoraram, lhe ofereceram sacrifícios e disseram: Este é o teu Deus, ó Israel, que te fez subir do país do Egipto".

3. Moisés e Josué intercedem pelo povo

No mesmo capítulo, onde se desenrola o episódio do Bezerro de Ouro, nota-se a reação de Deus, que tencionava inflamar sua ira contra o povo, que havia transgredido a aliança e adorado o bezerro de ouro, se não fosse a intervenção de Moisés. Lê-se:
Iahweh disse a Moisés: "Tenho visto este povo: é um povo de cerviz dura. Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles a minha ira e eu os consuma; e farei de ti uma grande nação." (Ex 32, 9-10). Mas Moisés, intercedeu pelo povo e Iahweh, desistiu de castigar o povo (Cfr. Ex 32, 11-14).

Mas Moisés bem sabia que a qualquer altura, o povo haveria de desviar-se do caminho de Iahweh, seu Deus. Eis como Moisés se expressa:
"Porque eu conheço o teu espírito rebelde e a tua dura cerviz. Se hoje, enquanto ainda estou vivo convosco, sois rebelde a Iahweh, quanto mais após a minha morte. Pois eu sei que após a minha morte ireis vos corromper completamente, desviando-vos do caminho que vos ordenei; então o mal vos sobrevirá no futuro, por terdes praticado o que é mau aos olhos de Iahweh, irritando-o com as obras das vossas mãos." (Dt 31, 27.29).
De facto o povo, manteu-se fiel à aliança enquanto Moisés, servo de Iahweh, esteve vivo e até à morte de Josué, auxiliar de Moisés (Js 1,1). Pós antes da morte de Josué, este, também orientou ao povo que escolhessem a quem servir, se aos deuses antigos, ou aos deuses dos amorreus. (Js 24,15). Naquela ocasião, Israel escolheu servir a Iahweh (Cfr Js 24,26).
Josué, porém, foi peremptório: " Se abandonardes Iahweh para servir os deuses do estrangeiro, ele novamente vos fará mal e vos consumirá depois de vós haver feito o bem" (Js 24, 20).

4. CASTIGO POR ADORAR IMAGENS

Reiteiramos, o que já dissemos, que a sorte do povo de Israel, depende do cumprimento dos preceitos da aliança. Assim, ao transgredi-la, o povo era punido com a morte ou era dominado pelos seus inimigos. (Jz 2, 11-14). Mas ao voltar a cumprir os preceitos, recobrava forças, Iahweh se compadecia dele e vencia todas as batalhas em que participava (Jz 3, 9-11). Foi o que sucedeu, durante o período dos Juízes. Uma sucessão de avanço e recuos nos caminhos de Deus, isto é, sempre que o povo abandonava os mandamentos e se prostrava aos outros deuses, era punido e quando retomava a olhar para
Deus e sua lei, recobrava forças e triunfava.

Se estamos recordados, ou se conhecemos as sagradas escrituras, temos pleno conhecimento da figura do rei Salomão, para o povo de Israel. Neste conhecimento, figura que foi um grande rei, como seu pai David, mas mais sábio que este, ou seja, foi o rei mais sábio que Israel já teve. Enquanto reinou, Israel cresceu significativamente como povo, o reino de Israel deu um salto qualitativo, houve crescimento econômico (1Rs 10, 14-24), estabilidade política e religiosamente, Salomão fez de Jerusalém a cidade de Sião, cidade do encanto de Iahweh, por ter construído o templo, onde habitava Iahweh (1 Rs 8, 12-13).

Apesar da magnificência e de todos os feitos do rei Salomão em prol do reino, seu reinado encheu-se de sobras e desagradou a Deus. Porque Salomão desposou várias mulheres e, principalmente estrangeiras, das nações, as quais Iahweh, os havia proíbido:
"Não contrárias matrimónio com elas, não darás a tua filha a um de teus filhos, nem tomarás uma de suas filhas para teu filho; pois deste modo o teu filho se afastaria de mim para servir a outros deuses, e a cólera de Iahweh se inflamaria contra vós, exterminando-te rapidamente" (Dt 7, 3-4).
Salomão fez tudo ao contrário e durante a sua vida, além da filha do Faraó, amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidonias e heteias, pertencentes às nações das quais Iahweh havia proíbido (Cfr 1 Rs 11, 1), conforme lemos no livro do Deuteronómio. A consequência de desposar mulheres estrangeiras, é que Salomão foi induzido a se prostrar aos deuses das suas esposas (deve ter gastado os joelhos, pois muitas esposas, cada uma tinha o seu deus 😲) e construiu diversos santuários e altares para esses deuses (Cfr 1 Rs 11, 7-8).
Com tudo isso, veio o pronunciamento de Iahweh:"Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança e as prescrições que te dei, vou retirar-te o reino e dá-lo a um de teus servos. Todavia, não farei isso durante a tua vida, por consideração para com teu pai David; é da mão de teu filho que o arrebatarei (1 Rs 11, 11-12). Depois da morte de Salomão, reinou no seu lugar Roboão, seu filho e foi com ele, que o reino se dividiu em reino do Norte e Judá, para sempre, fazendo-se cumprir as sentenças de Deus em 1 Rs 11.

Depois dessa divisão, todos os outros reis que subiam no trono, dependentemente da duração do reinado, todos pecavam contra Iahweh, não se afastando do mal, que Jeroboão os havia induzido, principalmente a presença dos lugares altos (lugares onde se adoravam os deuses estrangeiros) não desapareceram. Por isso foram todos invadidos, deportados para o cativeiro e escravizados mais uma vez (Cfr: 2Rs 17, 5-6). No mesmo capítulo lê-se: "Isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra Iahweh seu Deus, que os fizera subir da terra do Egipto, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egipto. Adoraram outros deuses e seguiram os costumes das nações que Iahweh havia expulsado de diante deles, e os costumes estabelecidos pelos reis de Israel. Erigiram para si estelas e postes sagrados sobre toda colina elevada e debaixo de toda árvore verdejante. Sacrificaram em todos os lugares altos, imitando as nações que Iahweh havia expulsado de diante deles, e cometeram ações más, provocando a ira de Iahweh. Prestaram culto aos ídolos, embora Iahweh lhes houvesse dito: "Vós não fareis tal coisa" (2 RS 17, 7-8. 10-12).

5. NOSSA CONCLUSÃO

Como vimos, ao longo da abordagem, para haver uma adoração, é necessário a presença de Holocaustos e Sacrifícios e oferecer esses elementos a um outro ser, que não seja Iahweh, Deus Libertador e Salvador, era oferecer a um ídolo que nada pode fazer em prol da vida dos homens e, portanto era violar a aliança, afastar-se de Deus e, por isso, era morrer. O povo foi escravizado, novamente, pelos estrangeiros, por não cumprirem com os preceitos da aliança e por adorarem ídolos.

Se ainda hoje os católicos adoram imagens ou Ídolos, como não estão a ser castigados? Como que a Igreja Católica continua a ser a maior instituição caritativa do mundo? Como que ainda no seu seio resplandecem figuras de Santos que imitando Jesus Cristo, o Deus feito homem, tornaram o mundo ainda mais humano? O que falar de Santa Teresa de Calcutá, de São João Paulo II, de Santo Maximiliano Maria Coube, de São Francisco de Assis, Santo Antônio, e tantos outros Santos e santas de Deus? Que graças a sua fé em Deus transmitiram o amor de Deus aos homens? Muitos deles, senão todos todos eles tiveram uma atenção especial por Nossa Senhora e rezaram diante de uma imagem dela. Por quê Deus não os castiga? Será que está a espera do julgamento escatológico? Não creio, porque essas pessoas, por seu intermédio, Deus realizou magníficos milagres, basta investigarem sobre a vida de São Padre Pio, só para citar um exemplo. Não vão dizer que Deus o atendeu, para no fim do mundo o punir?

Só resta é mesmo terminar afirmando: OU DEUS MUDOU OU OS CATÓLICOS NÃO ADORAM IMAGENS /ÍDOLOS!

🔴AUTOR: Leonardo Ukuassapi CHIPILICA
🔸ORGANIZAÇÃO & DIRECÇÃO: Zacarias CASTANHEIRA E Osvaldo DALA

Partilhe, comente, da um like 👍

19/07/2020

Todos altos são apanhados pata na função de cruciferário.
Ex.: ??

10/04/2020

LEITURA I - Is 52, 13 __ 53, 12 «Foi trespassado por causa das nossas culpas» (Quarto cântico do servo do Senhor) . Leitura do Livro de Isaías Vede como vai prosperar o meu servo: subirá, elevar-se-á, será exaltado. Assim como, à sua vista, muitos se encheram de espanto __ tão desfigurado estava o seu rosto que tinha perdido toda a aparência de um ser humano __ assim se hão-de encher de assombro muitas nações e, diante dele, os reis ficarão calados, porque hão-de ver o que nunca lhes tinham contado e observar o que nunca tinham ouvido. Quem acreditou no que ouvimos dizer? A quem se revelou o braço do Senhor? O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento, como raiz numa terra árida, sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, acostumado ao sofrimento, era como aquele de quem se desvia o rosto, pessoa desprezível e sem valor para nós. Ele suportou as nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. Mas nós víamos nele um homem castigado, ferido por Deus e humilhado. Ele foi trespassado por causa das nossas culpas e esmagado por causa das nossas iniquidades. Caiu sobre ele o castigo que nos salva: pelas suas chagas fomos curados. Todos nós, como ovelhas, andávamos errantes, cada qual seguia o seu caminho. E o Senhor fez cair sobre ele as faltas de todos nós. Maltratado, humilhou-se voluntariamente e não abriu a boca. Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca. Foi eliminado por sentença iníqua, mas, quem se preocupa com a sua sorte? Foi arrancado da terra dos vivos e ferido de morte pelos pecados do seu povo. Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios e um túmulo no meio de malfeitores, embora não tivesse cometido injustiça nem se tivesse encontrado mentira na sua boca. Aprouve ao Senhor esmagar o seu servo pelo sofrimento. Mas, se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência

10/04/2020

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO .
Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado á presença de Pilatos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

09/04/2020

Liturgia da Palavra . Para a Missa do Crisma, ver no Leccionário ferial. Missa da Ceia do Senhor , LEITURA I - Ex 12, 1-8.11-14 Preceitos sobre a ceia pascal , Leitura do Livro do Êxodo Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Aarão na terra do Egipto: «Este mês será para vós o princípio dos meses; fareis dele o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade de Israel e dizei-lhe: No dia dez deste mês, procure cada qual um cordeiro por família, uma rês por cada casa. Se a família for pequena demais para comer um cordeiro, junte-se ao vizinho mais próximo, segundo o número de pessoas, tendo em conta o que cada um pode comer. Tomareis um animal sem defeito, macho e de um ano de idade. Podeis escolher um cordeiro ou um cabrito. Deveis conservá-lo até ao dia catorze desse mês. Então, toda a assembleia da comunidade de Israel o imolará ao cair da tarde. Recolherão depois o seu sangue, que será espalhado nos dois umbrais e na padieira da porta das casas em que o comerem. E comerão a carne nessa mesma noite; comê-la-ão assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. Quando o comerdes, tereis os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. Comereis a toda a pressa: é a Páscoa do Senhor. Nessa mesma noite, passarei pela terra do Egipto e hei-de ferir de morte, na terra do Egipto, todos os primogénitos, desde os homens até aos animais. Assim exercerei a minha justiça contra os deuses do Egipto, Eu, o Senhor. O sangue será para vós um sinal, nas casas em que estiverdes: ao ver o sangue, passarei adiante e não sereis atingidos pelo flagelo exterminador, quando Eu ferir a terra do Egipto. Esse dia será para vós uma data memorável, que haveis de celebrar com uma festa em honra do Senhor. Festejá-lo-eis de geração em geração, como instituição perpétua». Palavra do Senhor. , SALMO RESPONSORIAL Salmo 115 (116), 12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1 Cor 10, 16) , Refrão:O cálice de bênção é comunhão do Sangue de Cristo. , Como agradecerei ao Senhor tudo

09/04/2020

QUINTA-FEIRA SANTA
É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata.
(Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros.
Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado.
A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.

07/04/2020

TERÇA-FEIRA SANTA
É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição, e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre.

04/04/2020

Domingo de Ramos é uma festa móvelcristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos(Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém. Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas, como: "Páscoa Florida", em contraste com a Páscoa enquanto tal que é "frutífera" e Pascha competentium ou Pascha petitum, pois era durante essa festa que "aqueles que pedem" o Batismo são apresentados.

Em
Muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

02/04/2020

"Oração a São Domingos Sávio"
Querido São Domingos, vós que ofereceu sua curta vida totalmente ao amor de Jesus e de Sua Mãe. Ajudai a juventude de hoje a compreender a importância de Deus em suas vidas. Vós tornastes um santo através de permanente participação nos sacramentos, iluminai os meus parentes e filhos da importância da frequente Confissão e da Santa Comunhão. Quando jovem vós meditastes no sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtenha para nós a graça de um ardoroso desejo de sofrer por amor a Ele. Nós desesperadamente necessitamos de sua intercessão para proteger as crianças de hoje das tentações e das zombarias do mundo. Olhai por eles e guiai-os na estrada para o Paraíso. Peça a Deus que nos dê a graça de santificar nossos deveres diários fazendo-os por amor a Ele. Nos lembre sempre da necessidade de praticar as virtudes em tempos de atribulações e dificuldades. São Domingos Sávio, preservai a vossa inocência em nossos corações e rogai ao Senhor por nós e pela salvação de nossa alma. Amem.

Endereço

Sucanor
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Acólitos da Paróquia Santa Maria Eufrásia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Acólitos da Paróquia Santa Maria Eufrásia:

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades