Khau Tv Notícias, entretenimento e mais.

Eunice Andrade é cabeça-de-lista do partido Nova Democracia na cidade de Maputo.Ela irá concorrer contra dois fortes can...
22/07/2023

Eunice Andrade é cabeça-de-lista do partido Nova Democracia na cidade de Maputo.
Ela irá concorrer contra dois fortes candidatos nomeadamente, Venâncio Mondlane e Razaque Manhique

Juiz nega liberdade provisória a Manuel Chang O primeiro acto processual de Manuel Chang após pisar solo americano na ma...
14/07/2023

Juiz nega liberdade provisória a Manuel Chang

O primeiro acto processual de Manuel Chang após pisar solo americano na madrugada de quarta-feira foi um pedido de liberdade provisória sob caução. Mas a investida foi logo recusada pelo juiz Nicholas G. Garaufis, do Eastern Court District de Nova Iorque, localizada em Brooklyn, um dos cinco bairros (distritos) da cidade.

De acordo com a Reuters, Chang havia proposto pagar de caução 1 milhão de UDS.

Garaufis negou o pedido de liberdade provisória de Chang, concordando com os procuradores da acusação, segundo os quais havia um risco de fuga, nomeadamente que ele poderia escapar das acusações entrando na missão moçambicana da ONU em Manhattan.
"As evidências sobre a sua culpa são fortes", disse Garaufis.

Manuel Chang também se declarou inocente das acusações criminais dos Estados Unidos pelo seu suposto envolvimento no calote dos 2 bilhões de USD. As acusações são três: conspiração para cometer fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro.

Ao se declarar não culpado, Chang fecha as portas à perspectiva de entrar para uma negociação penal, através da delação premiada.

Recusada que foi a sua liberdade provisória, a defesa do antigo Ministro das Finanças, comandada por Adam Ford, da firma Ford O’Brien LLP, voltará as agora as atenções para uma questão prévia que ainda precisa de ser sanada: a anulação do processo sob a alegação de que a Chang foi negada a possibilidade de um julgamento rápido, designadamente por causa dos quase 5 anos que ele permaneceu em prisão preventiva na África do Sul.

Há pouco mais de duas semanas, o juizado Garaufis aceitou o pedido da defesa para a realização de uma conferência judicial para confrontar os argumentos da defesa, essencialmente fundados na Sexta Emenda da Constituição Americana, cujo teor já foi escalpelizado nestas páginas.

A conferência ainda não tem data marcada mas certamente que estará ao virar da esquina.

Presidente dos profissionais de Saúde ameaçado de morte O presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e S...
22/06/2023

Presidente dos profissionais de Saúde ameaçado de morte

O presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM), Anselmo Muchave, que lidera uma agremiação composta por enfermeiros, técnicos de laboratório, motoristas e demais profissionais do sector da saúde, diz ter sido ameaçado de morte na tarde desta quinta-feira, 22. A denúncia vem do próprio visado, que, desde o princípio do corrente mês, está a liderar uma reivindicação por melhores condições de trabalho no sistema de saúde.
Através de uma ligação telefónica, feita a uma pessoa próxima dele, Muchave diz ter sido ameaçado por estar a liderar o grupo que protesta, junto do governo, concretamente Ministério da Saúde, em busca de melhores condições no sector.
Mas, ainda assim, sublinha, as ameaças não vão conseguir intimidar o grupo ou fazê-lo recuar.
Num dos relatos das mensagens que foi transmitida àquele presidente, conforme explicado ao jornal, refere que se o mesmo não recuar nas reivindicações que está a levar a cabo, acabaria como o finado activista social e Director do FONGA (Fórum das ONG de Gaza) Anastácio Matavel, assassinado brutalmente em Outubro de 2019, na província de Gaza, por agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), por ter estado, na altura, a liderar a formação de activistas para monitorarem as eleições daquele ano.
No entanto, o visado diz que não foi possível identificar quem terá proferido as ameaças, mas prometeu participar o caso à polícia.
Mas, o preocupante, explicou, é que esta não é a primeira vez que casos do género são relatados. Outros funcionários, “do Hospital Geral José Macamo (Cidade de Maputo), Santa Isabel, (província de Maputo), Centro de Saúde Urbano da Ponta Gêa (na província de Sofala), também foram ameaçados por terem aderido à greve”, indicou.
As ameaças que o grupo tem vindo a sofrer são feitas de diversas formas. Um dos métodos denunciados no Centro de Saúde Urbano da Ponta Gêa incidiu em romper o estágio dos estudantes, que não se fizeram presente naquela unidade hospitalar nos dias em que foi realizada a greve, 1 a 4 de Junho corrente. No entanto, os estagiários nos centros de saúde devem ser acompanhados por um profissional e não podem realizar nenhum actividade sem esta condição, explicou uma de nossas fontes.
Em Matutuíne, província de Maputo, são denunciados casos de profissionais que foram afastados de algumas actividades como a recente fase de vacinação contra a pólio.
Isto ocorre depois de, na última sexta-feira, 16, os profissionais de saúde terem anunciado a retoma da greve, que estava suspensa por 15 dias, para esta segunda-feira, 19, depois de as negociações com o governo terem falhado. No entanto, durante o final de semana, os dois lados em divergências voltaram a reunir-se e acordaram uma extensão do período de suspensão da reivindicação válido por 60 dias.

EN1 Já em reabilitação Já há 18 quilómetros reabilitados na extensão de 2600 quilómetros que compõem a Estrada Nacional ...
17/06/2023

EN1 Já em reabilitação
Já há 18 quilómetros reabilitados na extensão de 2600 quilómetros que compõem a Estrada Nacional Número Um.

Já há muito degradada, a Estrada Nacional Número Um tem causado muitos danos aos utentes. E sobre a esperada reabilitação, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos, Carlos Mesquita, indicou que já há troços que foram intervencionados. “Já temos cerca de 17 a 18 quilómetros neste momento asfaltados. Em relação à outra parte, junto do projecto do Banco Mundial, estamos numa fase dinâmica de desenvolvimento para a contratação do empreiteiro”, avançou o governante.

Neste momento, segundo Carlos Mesquita, estão disponíveis 850 milhões de dólares do Banco Mundial que deverão ser desembolsados em três fases para a reabilitação da EN1. Mesquita explica ainda que decorrem estudos de actualização dos projectos elaborados.

“Então, é preciso fazer estudos, temos estudos, temos que os actualizar porque, ao longo deste período que a estrada se foi danificando e particularmente agora que saímos da época chuvosa, houve danos adicionais e isso requer uma apreciação mais profunda.”

O governante espera que, até ao fim do presente quinquénio, uma boa parte da estrada seja reabilitada e transitável.

Maria Dhlakama: a guerrilheira que nasceu em plena guerra dos 16 anos Tímida e desconfiada, Maria Dhlakama conversou com...
16/06/2023

Maria Dhlakama: a guerrilheira que nasceu em plena guerra dos 16 anos

Tímida e desconfiada, Maria Dhlakama conversou com o SAVANA, tendo referido que é mãe de seis filhos e que se juntou ao pai na Serra de Gorongosa em 2012, quando eclodiu a tensão política-militar na região centro do país.
Explicou que se juntou ao pai, porque acreditava que as causas que reivindicava eram justas.
Contou que nasceu nas matas em plena guerra dos 16 anos. Aos sete anos, no meio do conflito, saiu do mato e foi viver com familiares na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica e a mãe manteve-se na guerrilha até a assinatura do Acordo Geral da Paz em 1992.
Sublinha que estava com saudades de voltar para casa, na cidade de Chimoio, onde vai cuidar dos filhos, esperando pela pensão.

Créditos: Jornal savana

Profissionais de Saúde anunciam retoma da greve A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambiqu...
16/06/2023

Profissionais de Saúde anunciam retoma da greve
A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) anunciou, na tarde desta sexta-feira, 16, a retoma da greve, anteriormente suspensa, depois de as negociações com o governo terem falhado ao longo dos dias que se esperava que fossem alcançados consensos. A retoma da greve, na próxima segunda-feira, foi anunciada através de uma nota enviada à nossa Redacção.
A greve havia sido suspensa por 15 dias, quatro dias depois do seu início a 01 de Junho.
A informação que, mais uma vez, vai mexer com o sistema nacional de Saúde, sobretudo com os utentes, já foi comunicada ao Ministro da Saúde, Armindo Tiago, através do seu respectivo gabinete de trabalho.
Os profissionais de saúde, que se mostram desapontados com o governo, dizem estar frustrados com a falta de resultados das negociações, com a comissão representativa do respectivo ministério que tutela o sector.
Ademais, apontam que pelo facto de o diálogo ter iniciado entre os dias 3 e 4, do corrente mês, era expectável que já houvessem consensos em algumas matérias, o que não se está a verificar.
Por isso, os responsáveis por fazer as unidades hospitalares funcionarem sentem que a morosidade nas negociações só demostra falta de vontade do Executivo para resolver a situação.
“Do que [se] pode concluir em relação à postura do MISAU face às nossas reivindicações é [que existe] uma manobra para entreter a nossa classe com falácias, [demonstração] de falta de vontade de ver a greve terminada”, diz a nota que o SAVANA teve acesso.
É neste sentido que a organização anuncia a retoma do protesto que objectiva lutar pelas melhores condições de trabalho e enquadramento salarial.
Os profissionais de saúde sublinham que a continuidade da greve vai ocorrer nos mesmos moldes iniciais. A greve que havia sido prevista para decorrer até o dia 25 será, portanto, prorrogada por mais 20 dias.
Recorde-se que durante os quatro dias que os funcionários entraram em greve, vários utentes ficaram impedidos de serem atendidos, tendo, inclusive, alguns, recebido alta hospital, mesmo quando o seu estado clínico exigia o inverso.

Encerrada a última base da RenamoDecorreu na manhã desta quinta-feira, a cerimónia de encerramento da última base da Ren...
15/06/2023

Encerrada a última base da Renamo

Decorreu na manhã desta quinta-feira, a cerimónia de encerramento da última base da Renamo, em Vunduzi, distrito de Gorongosa, na província de Sofala, que marca o fim do desarmamento e desmobilização do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros deste partido.

Na ocasião, o Presidente da República recebeu do Presidente da Renamo a última arma que simboliza o fim deste processo que faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, assinado em 2019.

Este acto é fruto do diálogo que iniciou com o saudoso Presidente Afonso Dhlakama e que está ter bom desfecho com o actual Presidente da Renamo, Ossufo Momade.

O DDR abrangeu 5221 (cinco mil e duzentos e vinte e um) antigos guerrilheiros da Renamo.

Deslocado suicida-se após ter sido acusado de propagar cólera na vila de Macomiadeslocados terror minUm cidadão de mais ...
08/06/2023

Deslocado suicida-se após ter sido acusado de propagar cólera na vila de Macomia
deslocados terror min

Um cidadão de mais de 40 anos de idade, deslocado da aldeia Rueia, posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, em Cabo Delgado, tirou a sua própria vida no último sábado (03), após ter sido acusado de estar a propagar cólera, em alusão às diarreias agudas que assolam a vila-sede nos últimos dias.


A vítima foi localizada numa machamba sem vida e pendurada sobre uma corda no pescoço a cerca de dois quilómetros da vila de Macomia, por um grupo de mulheres deslocadas que passou pelo local.



De acordo com os relatos, na semana passada, a vítima esteve em Rueia, sua terra natal, onde foi expulsa pelos familiares que retornaram à zona, por alegadamente estar a espalhar cólera naquela aldeia.



Ao regressar ao bairro Nanga B, na vila sede de Macomia, em casa de um outro familiar, também foi acusado de pretender matar a família através de um medicamento que provoca a cólera. Não tendo outra saída, o acusado decidiu tirar a sua própria vida.

Desde a segunda quinzena de Maio findo que a vila de Macomia regista casos de diarreias agudas.
Créditos: Carta de Moçambique

08/06/2023

Há Milhares de recenseados sem cartão de eleitor.
O Consórcio Eleitoral Mais Integridade aponta esta e outras irregularidades no processo.

Passam vários dias desde o fim do recenseamento em Moçambique, mas milhares de cidadãos recenseados não receberam o cartão de eleitor, o único comprovativo da sua inscrição e o principal meio de identificação eleitoral. É uma denúncia do Consórcio Eleitoral Mais Integridade, um grupo de organizações da sociedade civil que observa este processo.

O Consórcio apelou à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que identifique urgentemente as brigadas que não emitiram os cartões dos eleitores e resolvam o problema.

Em entrevista à DW África, Edson Cortez, do Centro de Integridade Pública, que lidera o consórcio, diz que as irregularidades no recenseamento foram mais percetíveis em zonas onde a oposição tem mais força.

Segundo, Edson Cortez : Há conjunto de irregularidades. Uma dessas é o facto de existir problemas sérios nas máquinas, nos municípios localizados na zona de maior influência da oposição, de forma repetida e com evidências. Foram reportadas diferentes irregularidades. A CNE ou STAE [Secretariado Técnico de Administração Eleitoral] assumiram-nas algumas vezes.

Mesmo assim, no último dia do recenseamento, ficou notório que muitos moçambicanos ficaram por se recensear, não por culpa própria, senão por versões criadas pelos órgãos eleitorais, para que eles se repensassem a tempo e horas.

Não é admissível que a CNE e o STAE adquiram equipamento, que foi bastante caro, e que tenha sido feito um recenseamento piloto onde falhas não foram detetadas, e o equipamento comportou-se dentro dos padrões, e no final assistimos aos problemas que tivemos.
Para solucionar isso passaria por haver uma prorrogação do recenseamento, algo que a CNE e o STAE nunca aceitaram, invocando que não havia condições financeiras para tal. E mesmo que isso não implicasse necessariamente uma prorrogação em todo o país, mas em alguns municípios, alguém devia ser penalizado por isso, porque o Estado moçambicano não pode gastar dinheiro num processo que depois assistimos com os problemas que tivemos.

CENTRO_DE_SAUDE_DESTRUIDO EM VILANKULOSO Centro de Saúde ficou sem teto em consequência da passagem do ciclone Freddy.Co...
28/02/2023

CENTRO_DE_SAUDE_DESTRUIDO EM VILANKULOS

O Centro de Saúde ficou sem teto em consequência da passagem do ciclone Freddy.

Contava-se inaugurar nos próximos dias o Centro de Saúde de Chichocane.

O administrador de vilankulos, Edmundo Galiza Matos Jr mostrou-se indignado e partilhou a seguinte mensagem na sua página de Facebook:
"Teremos que repensar nas infraestruturas do Estado, na componente resiliência e ser implacáveis na fiscalização.
Uma planta de um edifício projectado para o interior do país, não pode servir para uma zona eminentemente ciclonica e costeira, como é Vilankulo.
Algo não está bem e devemos ter capacidade para mudar, com urgência!"

Freddy destrói arena de vilankulosO palco da última edição CAN futebol de praia não escapou da fúria da tempestade tropi...
28/02/2023

Freddy destrói arena de vilankulos
O palco da última edição CAN futebol de praia não escapou da fúria da tempestade tropical Freddy.

24/02/2023

Há paracetamol impróprio no país
O paracetamol impróprio para o consumo foi distribuído em algumas das principais cidades do país, isto é, Maputo, Beira e Nacala.

A Afri Farmácias, empresa que importa e distribui medicamentos e material médico no país, lançou o alerta, por via de um documento, sobre a existência de paracetamol de 500 miligramas, que foi distribuído em todas as regiões do país, entretanto, com alterações.
Que o paracetamol problemático existe mesmo veio confirmar o vice-ministro da Saúde, afirmando que os efeitos são desconhecidos.

Ilesh Jani admite que ainda que seja verificada a qualidade dos medicamentos à entrada no país, o processo não é infalível.

São no total 3 lotes do fabricante Bharat Parenterals Limited-Índia, com os seguintes lotes: B1T0049A1, B1T0069A1, B1T0027A1, este medicamento apresenta alterações organoléticas.

23/02/2023

23.02.2023;É INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA: Há indicações da captura e rendição,nas matas de Cabo Delegado, de 3 lideres terroristas mais próximos do moçambicano mais procurado, Ibin Omar, referenciado ao nível internacional como o principal coordenador dos ataques terroristas, em Cabo Delgado, desde 2017.
Existem cidadãos moçambicanos no grupo.
As autoridades militares confirmam a informaçãormação, mas, escusam-se, por enquanto,entrar em detalhe da informação.
Créditos: Brito Simango

RESTARAM APENAS 280 TERRORISTAS EM CABO DELGADO NESTE MOMENTO:A presença de tropas ruandesas e da Comunidade para o Dese...
21/02/2023

RESTARAM APENAS 280 TERRORISTAS EM CABO DELGADO NESTE MOMENTO:
A presença de tropas ruandesas e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) no norte de Moçambique reduziu o número de militantes do Estado Islâmico, mas não os extinguiu, refere a ONU num relatório
Segundo o documento, publicado pela comissão da ONU encarregada de acompanhar as sanções impostas ao Estado Islâmico e à Al-Qaida e referente ao segundo semestre de 2022, a permanência do grupo fundamentalista islâmico ameaça os interesses económicos na província de Cabo Delgado.

Ainda assim, sublinha a comissão citando informações avançadas pelos Estados-membros da SADC, o destacamento de tropas regionais para Cabo Delgado, a partir do verão de 2021, "mudou significativamente a trajetória do conflito".

Neste momento, a afiliada local do Estado Islâmico, conhecida na região como Al-Shebab - embora não tenha nenhuma relação com o grupo do mesmo nome que atua na Somália e está ligado à Al-Qaida -, "tem cerca de 280 combatentes, contra os 2.500 iniciais", avança a ONU no relatório, destacando que, nos últimos seis meses, morreram entre 70 e 120 combatentes e comandantes em operações militares.
Créditos: DW português

“Problema de lixo em Quelimane é culpa de Nyusi” – Afirma Manuel de AraújoA gestão de resíduos sólidos na autarquia de Q...
21/02/2023

“Problema de lixo em Quelimane é culpa de Nyusi” – Afirma Manuel de Araújo

A gestão de resíduos sólidos na autarquia de Quelimane é vista por muitos munícipes como sendo péssima, ao avaliar a quantidade de lixo diverso acumulado em vários pontos da cidade capital da Zambézia
Interpelado pela “Integrity” sobre as alegações dos munícipes, o autarca Manuel de Araújo disse que “o problema de lixo é um problema estrutural, que acontece não só na autarquia de Quelimane, mas também em outras cidades de Moçambique.”

O Edil vai mais longe ao lançar a culpa para o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi que segundo suas palavras “o Presidente Nyusi nunca sentou para falar com nós Edis para saber quais são os nossos problemas, estamos a pedir o apoio do Governo Central, estamos a pedir, queremos falar com o Presidente Nyusi. Ele quando reúne connosco, chega faz o discurso e vai embora e nunca ouve os nossos problemas.” Acusou de Araújo.
O Presidente da Autarquia de Quelimane apela ainda ao diálogo entre os Governadores, Secretários de Estado e os Municípios para melhorar a qualidade da vida da população, independentemente da sua linha partidária. Créditos: INTEGRITY

20/12/2022

Membros da RENAMO em Tete refugiam-se no Malawi e Zâmbia

Segundo a RENAMO, os militantes do partido vivem cenários de intolerância política em quase todo o país, mas a situação é particularmente grave nos distritos de Chifunde, Maravia e Cahora Bassa, na província de Tete.

Calisto Nhandula, chefe da mobilização provincial da RENAMO naquela província, conta que os membros da oposição "são corridos e expulsos por pertencerem à RENAMO e obrigados a juntarem-se à FRELIMO".

"As 'machambas' são arrancadas e apoderadas pelos líderes comunitários, e os mesmos também se apoderam dos animais", acrescentou. "A retirada de mastros e bandeiras acontece em todos os distritos desta nossa província", disse.

"Eu só quero apelar à FRELIMO, com os seus primeiros secretários, que andam a instrumentalizar os líderes comunitários, para pararem com isso."
O partido diz não ter um número concreto dos membros que foram obrigados a abandonar o país para se refugiarem nos países vizinhos. Entretanto, garante estar em comunicação com pelo menos seis membros que dizem estar a passar por situações difíceis, sem ter onde ficar e o que comer.

Última Hora:Todos aviões da LAM estão avariados e não há voosTodos os aviões das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) estão...
05/12/2022

Última Hora:

Todos aviões da LAM estão avariados e não há voos

Todos os aviões das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) estão avariados. A empresa está praticamente fechada e sem aviões a confirmar o momento mais sombrio de toda a história da companhia de bandeira.

Segundo uma fonte sénior da área técnica da empresa, trata-se de um Boeing 737-700 e três Bombardier Q-400. A empresa confirmou em comunicado indicando que "a indisponibilidade das aeronaves foi verificada pela manhã de hoje (segunda-feira)".
A LAM diz que assim que os aviões forem reparados os voos serão anunciados. Não se sabe quando.

Recorde-se que a empresa não tem aviões próprios porque os vendeu, numa operação que nunca foi explicada. No último relatório de contas da LAM a rubrica de reparações e peças é uma das que mais dinheiro consumiu.
Créditos: Canal de Moçambique

02/12/2022

11 TERRORISTAS ABATIDOS E 6 FERIDOS
No sul de Cabo Delgado, o grupo da Força Local, no distrito de Balama, denominado por "Namparama", recentemente criado para manter segurança nas aldeias e evitar o alastramento dos ataques, anunciou a morte de 11 elementos terroristas.



O anúncio da morte de 11 terroristas foi feito à margem de um encontro, na sede do distrito de Balama, pelo comandante da força "Namparama", Agostinho Quiveto, que revelou ainda que outros seis (6) terroristas foram feridos na perseguição, mas mesmo assim escaparam com vida.Segundo Agostinho Quiveto, a intervenção do grupo da Força Local está a contribuir para o regresso da população às suas casas de origem.



Neste momento, conforme o comandante da Força Local "Namparama", têm feito patrulhamento nocturno em volta das respectivas comunidades, mas tal facto acontece numa altura em que o grupo ainda não recebeu formação sobre a necessidade de respeito e observância dos direitos humanos.As Forças Locais em Balama asseguram estar alinhadas às recomendações e critérios de coordenação com as Forças de Defesa e Segurança, na missão de caça e eliminação de terroristas.

Chang: MAIS 4 ACUSAÇÕES CONTRA ELEManuel Chang, é acusado pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) de se ter ...
29/11/2022

Chang: MAIS 4 ACUSAÇÕES CONTRA ELE
Manuel Chang, é acusado pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) de se ter beneficiado de dinheiro de corrupção para facilitar obras da empreiteira brasileira em Nacala e Beira, pelos crimes de corrupção passiva para acto ilícito, participação económica em negócio, abuso de cargo ou função e branqueamento de capitais.
Segundo um comunicado de imprensa do GCCC emitido nesta segunda-feira, 28, Chang e outro ex-ministro e mais duas pessoas, cujos nomes não foram revelados, receberam pagamentos indevidos da construtora brasileira Odebrecht para facilitar projectos em Nacala e Beira, províncias de Nampula e Sofala, respectivamente, “no âmbito do projecto de infraestruturação e implementação da Zona Franca Industrial de Nacala e na construção do Terminal de Carvão na cidade da Beira".

Terrorismo e pobreza extrema minam gozo pleno dos direitos da criançaO gestor de Operações da Save the Children, John Fr...
22/11/2022

Terrorismo e pobreza extrema minam gozo pleno dos direitos da criança
O gestor de Operações da Save the Children, John Francisco, refere que o terrorismo em Cabo Delgado, a pobreza extrema e uniões prematuras ainda constituem barreirais para o gozo pelo dos direitos da criança.

John Francisco fez o pronunciamento, esta segunda-feira, na cidade de Chimoio, em Manica, num debate alusivo às comemorações dos trinta e três anos da adopção da Convenção dos Direitos da Criança subordinado ao lema “inclusão para toda a criança''.

O director da PLASOC, em Manica, Damilo Mairosse defende a inclusão integral da criança sem discriminação racial, de classe social e outras formas.

O director provincial da Educação, Albino Chaparica disse que o ingresso da criança na escola é grátis como forma de maior inclusão.

Também, segundo Albino Chaparica, os professores estão a ser formados para atender a crianças com necessidades educativas especiais.

A presidente do parlamento Infantil, em Chimoio, Olívia Guerra disse que apesar de avanços no que diz respeito à inclusão da criança, há ainda muito trabalho.

O debate em comemoração dos trinta anos da adopção da Convenção do Direito das Crianças foi organizado pela Plataforma da Sociedade Civil (PLASOC) em parceira com a Save the Children.

AGENTES DETIDO EM TETEO Serviço Nacional de Investigação Criminal em Tete deteve três agentes da PRM que recuperaram e d...
21/11/2022

AGENTES DETIDO EM TETE

O Serviço Nacional de Investigação Criminal em Tete deteve três agentes da PRM que recuperaram e desviaram 2 milhões e oitocentos meticais, parte dos 14 milhões roubados num banco no distrito de Macanga, em setembro último.

Os agentes detidos teriam identificado um dos sete indivíduos que integraram o assalto que ocorreu há dois meses, fizeram-se a residência deste, onde recuperaram 2 milhões e oitocentos meticais, segundo o SERNIC.

No local subtraíram 250 mil entregues à esposa do referido integrante da mencionada quadrilha e deixaram a recomendação de que este devia desaparecer para que não cumprisse a pena do crime de assalto.

No entanto, os agentes ficaram com o restante valor, quantificado em 2.550.000, entretanto negam as acusações.

O integrante da quadrilha a quem lhe foi tirado 2 mil milhões e oitocentas também foi detido e aceitou plenamente o seu envolvimento no assalto ao banco.

Fonte:Santa Victoria FM

Terroristas ameaçam cristãos e judeus em Cabo Delgado através de uma carta prometendo guerra sem fim a colaboradores do ...
21/11/2022

Terroristas ameaçam cristãos e judeus em Cabo Delgado através de uma carta prometendo guerra sem fim a colaboradores do governo

O Estado Islâmico de Moçambique (ISM) voltou a deixar uma carta aos residentes que mostra as suas intenções de criar um califado em Cabo Delgado enquanto ameaça cristãos e judeus. A carta que se crê ter sido deixada no bairro de Macomia tem circulado nas redes sociais.

A carta traz uma mensagem prometendo matar todos os cristãos e judeus, a menos que se convertam ao Islã ou paguem impostos. A carta também declara o que chamam de guerra sem fim contra o exército moçambicano e apela a todos os muçulmanos para que participem ou enfrentem as consequências.

A nota é dirigida ao “exército cruzado moçambicano”, muçulmanos, cristãos e judeus em Moçambique, por esta ordem. Ao exército: “Vamos intensificar a guerra contra vocês até que se submetam ao Islã… Nosso desejo é matá-los ou ser mortos, pois somos mártires diante de Deus, então submetam-se ou fujam de nós.”

A militância também ameaçou os residentes muçulmanos que tentavam trabalhar com as forças do governo e seus aliados, pois a luta não era com eles, mas se fosse necessário os encontrariam e teriam o mesmo fim dos kafirs.

A mensagem que está sendo perpetuada pelo ISM para os cristãos e judeus é alta e clara e, de acordo com uma crescente retórica do IS, o ISM oferece três opções: submeter-se ao Islã, pagar impostos ou aceitar “guerra sem fim”. A carta escrita em língua suaíli é um indício de que o ISM tem vindo a explorar planos de longo prazo que incluem a criação de um califado em Cabo Delgado.

21/11/2022

Terroristas matam quatro pescadores no posto administrativo de Mbau em Mocímboa da Praia
pescadores as min

Quatro pescadores, naturais e residentes na sede do posto administrativo de Mbau, distrito de Mocímboa da Praia, foram mortos na última quarta-feira, nas margens do rio Messalo, por homens armados supostamente integrantes de pequenos grupos de terroristas, que ainda circulam naquela região.



As vítimas tinham-se deslocado ao rio Messalo para pescar, convencidas que a situação de segurança estava totalmente controlada, uma vez que as pessoas foram autorizadas a regressar às suas aldeias, abandonando assim os locais de acolhimento na vila de Mocímboa da Praia.



Fontes disseram à "Carta" que no total eram Cinco pescadores que, recentemente, regressaram à sede posto administrativo de Mbau, no âmbito do retorno das famílias deslocadas devido aos ataques terroristas. Os cinco caíram nas mãos dos atacantes, mas um foi liberto para dar a conhecer sobre a existência daquele grupo, enquanto os outros quatro foram atingidos mortalmente. Refira-se que, em menos de dois meses, dois esconderijos de armas pertencentes aos terroristas foram descobertos pelas forças moçambicanas e do Ruanda no posto administrativo de Mbau.
Créditos: Carta de Moçambique.

FADM reforça capacidade aérea para o combate ao terrorismoAs Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), acabaram de ...
21/11/2022

FADM reforça capacidade aérea para o combate ao terrorismo

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), acabaram de adquirir duas aeronaves pela Paramaunt, com vista a ampliação da capacidade de prontidão combativa contra o terrorismo que assola a província de Cabo Delgado.
Falando na apresentação das aeronaves, o Comandante da Força Aérea (FA), Major General Cândido Tirano, considerou que as aeronaves ora adquiridas, são para as FADM e trata-se de um LET 410 e CAS 235 com as capacidades de 17 e 30 lugares, que se destinam ao segmento das Operações Militares, transporte de cargas e ambos com a possibilidade de desdobramento das forças especiais (pára-quedistas) e com vantagens de aterragem e decolagem em pistas convencionais.

07/11/2022

QUINZE SUSPEITOS DE TERRORISMO NAS MÃOS DA JUSTIÇA
As autoridades da administração da Justiça, no Niassa, interrogaram nos últimos tempos, quinze indivíduos indiciados de ligação com o terrorismo, que afecta sobretudo a província de Cabo Delgado

A informação foi avançada à Rádio Moçambique, no Niassa, pelo Juiz presidente do Tribunal Judicial da província do Niassa.

Óscar Basílio disse que se trata de pessoas indiciadas no recrutamento ou recrutadas, para ingressar nas fileiras dos terroristas, que continuam a criar luto e dor em Cabo delgado.

A fonte adiantou que alguns processos foram encerrados e outros continuam em andamento, para apurar a verdade material.

ABATIDOS 2 DRONES QUE SOBREVOAVAM B.OHá dias dois drones foram abatidos pelos agentes penitenciário na Cadeia de Língamo...
07/11/2022

ABATIDOS 2 DRONES QUE SOBREVOAVAM B.O

Há dias dois drones foram abatidos pelos agentes penitenciário na Cadeia de Língamo, na Cidade da Matola, província de Maputo. Segundo fontes fidedignas da “Integrity”, os dois drones estavam a ser monitorados a partir da Terminal da Matola por dois indivíduos, que logo que se aperceberam que uma brigada estava a caminho, zarparam do local.

De acordo com as fontes, os monitores dos drones em questão estavam a estudar o sistema de segurança do estabelecimento penitenciário que tem como hóspedes especiais, o apelidado “núcleo duro” do mega-escândalo e conhecido local e internacionalmente, como dívidas ocultas ou odiosas. No entanto, os drones foram abatidos e o que sobrou deles levados para uma análise exaustiva pelos peritos.
Créditos: INTEGRITY magazine

Resumo mensal do terrorismo em Moçambique27 de Outubro -Militantes do ISM atacaram a aldeia de Savannon na área de Shior...
01/11/2022

Resumo mensal do terrorismo em Moçambique

27 de Outubro -Militantes do ISM atacaram a aldeia de Savannon na área de Shior em Cabo Delgado.
26 de Outubro -Militantes do ISM atacaram a aldeia de Bilibiza na zona de Shior em Cabo Delgado .
26 de outubro- duas aldeias no distrito de Nangade foram atacadas por jihadistas; os militantes armados entraram e atacaram as aldeias de Lecce e Nampido.
23 de outubro - 7 pessoas foram mortas, e várias casas e veículos também foram queimados por militantes que atacaram Macomia em CD .
22 de Outubro -Militantes do ISM atacaram as aldeias de Misanga e Kataboa na zona de Shior em Cabo Delgado.
20 Out- Militantes do ISM atacaram a aldeia de Namanhumbir em Cabo Delgado .
Militantes de 20 de outubro atacaram a Mina Gemrockd Ruby na região de Montepuez.
18 de outubro- uma pessoa foi morta em um ataque do ISM na vila de Napti, no distrito de Ancuabe.
No dia 18 de outubro , terroristas armados realizaram um ataque na área de Novo Hamlet em Cabo Delgado.
17 de outubro , suspeitos do ISM Militants invadiram e atacaram três cidades no distrito de Ancuabe. O ataque ocorreu nas cidades de Mesa, Ciute e Nikoaga.
17 Out - Forças ruandesas descobriram um esconderijo de armas escondido por militantes no distrito de Ibo em Cabo Delgado .
16 de Outubro - Terroristas do ISM atacaram a aldeia de Ngalonga no distrito de Nangade .
Militantes de 15 de outubro capturaram e decapitaram um cristão na aldeia de Nonia , no distrito de Ancuabe.
12 de outubro: Terroristas do ISM emboscaram uma patrulha do exército em Litandacua em Macomia e apreenderam armas dos soldados.
10 de outubro -uma pessoa foi morta e várias casas foram incendiadas quando militantes do ISM atacaram a vila de Ntole no distrito de Nangade.
10 de outubro - A aldeia de Namithoko foi atacada e incendiada pelos militantes. A aldeia está localizada no distrito de Macomia.
09 de Outubro , os insurgentes atacaram Namituco na zona de Chicomo, em Macomia, cerca de 10 km a sul de Nguida.
09 out- pelo menos 5 membros das forças de segurança foram mortos e mais de 35 casas foram arrasadas na aldeia de Mandava no distrito de Muidumbe .
08 de outubro insurgentes atiraram e mataram uma pessoa, queimaram e saquearam a vila de Litandacua, localizada ao sul do rio Messalo, em Macomia. Eles foram então expulsos da aldeia pelas forças locais.
08 de Outubro - Terroristas do ISM atacaram a aldeia de Nguda em Macomia com armas e queimaram pelo menos 13 casas na aldeia.
Créditos: Strategic Intelligence Service

Endereço

N1
Matola
1200

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Khau Tv publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Empresa de comunicação e notícias em Matola

Mostrar Todos