Hemo televisão

Hemo televisão A Hemo Tv é um órgão de informação geral,independente,pluralista e multimédia que será acess?

04/07/2024

Brevemente aqui na HEMO TV

04/07/2024
20/03/2024

O Jornalista moçambicano Simião Ponguane perdeu a vida esta manhã 20 de Março no HCM vítima de doença prolongada.

Nos últimos três anos, Simião Ponguane lutava contra um cancro no fígado, tendo tentado tratamentos dentro fora do país mais não resultou.

A Imprensa perdeu um dos Melhores Jornalistas que notabilizou-se em reportagens no terreno e Grandes Entrevistas a distintas Figuras e de reconhecido Mérito cujo o país teve.

A Hemo Televisão solidariza-se a família enlutada, que a sua alma tenha o eterno descanso.

28/12/2023

Relembrar o programa

AJUDA SOCIAL AO ICÓNICO MÚSICO TRADICIONAL N'FANO WA DUNIA M***a Gunde, chefe do Posto Administrativo de Mitande, no Dis...
28/12/2023

AJUDA SOCIAL AO ICÓNICO MÚSICO TRADICIONAL N'FANO WA DUNIA

M***a Gunde, chefe do Posto Administrativo de Mitande, no Distrito de Mandimba, Província do Niassa, fez na manhã desta segunda-feira, 25.12.2023 a entrega (8.560,00MT) ao músico tradicional N'fano Wa Dunia que se encontra doente, valor este proveniente de contribuições de pessoas de boa fé, comovidas pela saúde do músico, Bacar Aly conhecido por (N'fano Wa Dunia) na área artística, M***a Gunde e o seu colectivo de direção agradecem a boa vontade de todos os contribuintes, o músico esteve hospitalizado durante 14 dias e já regista grandes melhorias da saúde, pernas voltaram ao estado normal, a respiração está boa, teve alta hospitalar e já se encontra na sua casa em Masserema (Mitande) com a sua família aguardando o dia para fazer o control da sua saúde.

28/12/2023

Governo da Provincia do Niassa deseja a população daquele ponto festas felizes e próspero ano novo.

28/09/2023

Espaço musical

Caro artista, envie seus vídeos que nós faremos a divulgação.
27/09/2023

Caro artista, envie seus vídeos que nós faremos a divulgação.

Cabo Delgado: Líder terrorista morto em combateSegundo Lusa e Diário de Notícias25/08/202325 de agosto de 2023Bonomade M...
25/08/2023

Cabo Delgado:

Líder terrorista morto em combate

Segundo Lusa e Diário de Notícias

25/08/202325 de agosto de 2023

Bonomade Machude Omar, líder do Estado Islâmico em Moçambique, que coordena os grupos que atuam na província de Cabo Delgado, foi morto em combate, avançam as Forças Armadas de Defesa de Mocambique (FADM).

Bonomade Machude Omar, líder do Estado Islâmico em Moçambique, que coordena os grupos que atuam na província de Cabo Delgado, foi morto em combate.

A informação foi avançada esta sexta-feira (25.08) pelo chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Joaquim Rivas Mangrasse, na capital provincial, Pemba.

"Da averiguação feita, e ela ainda continua, foi constatado, com evidências factuais, a colocação fora de combate do líder principal que dirige as operações desde a eclosão do terrorismo em Moçambique, o moçambicano Bonomade Machude, conhecido como Ibn Omar nas matas, conhecido também por Abu Suraka", anunciou, numa declaração à imprensa, no quartel de Maringanha, o general Joaquim Rivas Mangrasse.

"As imagens estão disponíveis, estão a merecer uma avaliação definitiva, pois ao lado do líder terrorista Ibn Omar foram igualmente atingidos mortalmente mais dois seus seguidores diretos, ainda por identif**ar, na companhia de mais terroristas", acrescentou, na mesma comunicação.

Ibn Omar, considerado o líder do grupo radical Estado Islâmico em Moçambique, foi visado pela segunda fase da denominada operação "Golpe Duro II", em curso. No terreno em Cabo Delgado, combatem o terrorismo as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

"O terrorismo ainda não terminou"
"Como temos estado a afirmar, o terrorismo ainda não terminou", avisou hoje o general Joaquim Rivas Mangrasse, acrescentando que atualmente os rebeldes atuam em “pequenos grupos dispersos”.

"Estes são a razão da nossa permanente vasculha e limpeza", afirmou.

"Contudo, reafirmamos que o inimigo foi desalojado de todas as sedes distritais que se encontravam ocupadas. Mais uma vez, as operações continuam em coordenação com os nossos parceiros", acrescentou o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Moçambique.

Esta semana o Estado Islâmico reivindicou dois ataques às Forças Armadas de Moçambique em Cabo Delgado, apontando a morte de pelo menos nove militares, mas ainda não confirmados oficialmente.

Em duas mensagens divulgadas pelos canais de propaganda do grupo foi referido que o primeiro ataque resultou de uma "explosão de uma bomba" contra forças moçambicanas, no distrito de Mocímboa da Praia, sem mais detalhes.

No segundo alegado ataque, na mesma província, mas neste caso no distrito de Macomia, o Estado Islâmico afirmou que matou sete soldados moçambicanos e dois oficiais, numa "emboscada".

ÚLTIMA HORACaiu avião que tinha Prigozhin na lista de passageirosRússia confirma morte de todos os ocupantes mas não rev...
23/08/2023

ÚLTIMA HORA

Caiu avião que tinha Prigozhin na lista de passageiros

Rússia confirma morte de todos os ocupantes mas não revela nomes das vítimas mortais
O nome do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava na lista de passageiros de um avião que caiu esta quarta-feira na Rússia. A informação está a ser avançada pelas agências russas, que citam o Ministério das Emergências da Rússia. As autoridades referem que as dez pessoas que seguiam no aparelho morreram mas ainda não confirmaram a identidade de qualquer vítima mortal. Até ao momento, e segundo a agência RIA Novosti, foram encontrados oito corpos.

"De acordo com o Ministério das Emergências, o avião privado Embraer Legacy caiu perto da vila de Kuzhenkino, na região de Tver, num voo de Moscovo para São Petersburgo. Havia dez pessoas a bordo, incluindo três membros da tripulação. De acordo com a informação preliminar, todas as pessoas a bordo morreram", adianta a RIA Novosti.

A agência TASS avança que a Autoridade de Aviação Civil confirmou que Yevgeny Prigozhin estava na lista de passageiros. O Ministério das Emergências já está a conduzir uma investigação no local, que f**a cerca de 100 quilómetros a norte da capital russa. O governador da região de Tver, Igor Rudenya, deslocou-se ao local para supervisionar os trabalhos.

"Foi iniciada uma investigação à queda do Embraer na região de Tver. De acordo com a lista de passageiros, o primeiro e o último nome de Yevgeny Prigozhin estão na lista", refere a Agência Federal de Transportes (Rosaviatsia).

O Comité de Investigação da Rússia já confirmou que foi aberto uma "investigação criminal" à queda do Embraer, baseando-se no artigo 263 do Código Penal da Federação Russa, que envolve violações às regras de segurança e de operação do tráfego aéreo. Uma equipa daquele organismo encaminhou-se para o local. "Todas as análises forenses vão ser feitas, trata-se de um conjunto de ações de investigação para descobrir as causas do acidente", pode ler-se num comunicado do Comité.

A Rosaviatsia acrescentou entretanto que o dono do jato em questão é a empresa MNT-AERO.

Avião tinha 16 anos e fazia regularmente esta rota
As equipas de emergência revelaram à RIA Novosti que já foram recuperados oito corpos, sendo que o avião se incendiou após bater no chão, menos de 30 minutos depois de ter descolado.

O avião embateu no solo perto das 18:40 locais (menos duas horas em Lisboa). O aparelho, listado com o número RA-02795, tinha 16 anos e voava regularmente nesta rota. Tinha sido comprado pelo Grupo Wagner em setembro de 2020, segundo a Kommersant.

Entretanto, a Casa Branca já confirmou que o presidente dos Estados Unidos foi informado sobre o que está a acontecer. Sem tecer mais comentários, o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da presidência disse apenas que "ninguém deve f**ar surpreendido" caso se confirme a morte do líder dos mercenários.

Yevgeny Prigozhin, cujo grupo lutou na Ucrânia durante vários meses, organizou uma rebelião contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tendo acabado por desistir quando ia a caminho de Moscovo. O Grupo Wagner acabou por ser deslocado para a Bielorrússia, mas o paradeiro do seu líder foi uma dúvida constante desde então.

Num vídeo recente, Yevgeny Prigozhin aparecia naquilo que parecia ser a savana africana, sendo que as próprias declarações do antigo aliado de Vladimir Putin apontavam nesse sentido.

Fonte: CNN

O Presidente da República moçambicana, Filipe Nyusi, afirmou que as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique expulsara...
11/08/2023

O Presidente da República moçambicana, Filipe Nyusi, afirmou que as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique expulsaram os terroristas de todos os distritos que ocupavam na província de Cabo Delgado, norte do país.

"As nossas forças de Defesa e Segurança, também assistidas pela força local, continuam a perseguir sem tréguas os terroristas, tendo-os desalojado de todos os distritos que até 2021 ocupavam", afirmou Filipe Nyusi, na noite de quinta-feira, em Maputo, numa receção ao homólogo queniano, William Ruto, que se encontra em visita de Estado ao país.

A província de Cabo Delgado enfrenta há quase seis anos a insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência armada levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novos ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

"Prosseguem os esforços de luta contra os terroristas que atacam alguns distritos da província de Cabo Delgado, conjugando a cooperação multilateral e a bilateral, da SADC, através da SAMIM [Missão Militar da África Austral], e do Ruanda, respetivamente", detalhou o Presidente moçambicano, ao descrever a situação a William Ruto.

Os governos de Moçambique e do Quénia assinaram na quinta-feira, em Maputo, no âmbito desta visita de Estado, quatro memorandos de entendimento e quatro acordos, um dos quais no domínio da defesa.

"Porque os desafios de combate ao terrorismo são comuns e exigem esforços concertados, mesmo antes de um acordo formal no domínio de defesa e segurança, já temos vindo a trabalhar com o seu país, acolhendo a experiência queniana, que tem enfrentado este flagelo com sucesso ao longo dos anos", destacou ainda Filipe Nyusi, na mesma intervenção, dirigindo-se ao homólogo do Quénia.

MOÇAMBIQUE terá, até ao primeiro trimestre do próximo ano, um sistema de radares autónomos de detecção e notif**ação de ...
08/08/2023

MOÇAMBIQUE terá, até ao primeiro trimestre do próximo ano, um sistema de radares autónomos de detecção e notif**ação de infracções de trânsito, incluindo o excesso de velocidade, com vista à contenção de acidentes de viação.

O projecto é financiado pela Coreia do Sul, através da Agência KOICA, e faz parte das prioridades anunciadas pelo Governo moçambicano no início deste ano.

No primeiro semestre deste ano, o país reportou a morte 387 pessoas vítimas de acidentes, uma redução de 11 por cento face a igual período de 2022, altura em que se registou a perda de 434 vidas.

Segundo o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), numa visão mais ampla, o Executivo pretende enfatizar a utilização segura das estradas, melhorar o controlo de velocidade e assegurar uma resposta ef**az pós-acidente.

A Air France anunciou, esta segunda-feira, a suspensão por tempo indeterminado dos seus voos para o Níger e, temporariam...
08/08/2023

A Air France anunciou, esta segunda-feira, a suspensão por tempo indeterminado dos seus voos para o Níger e, temporariamente, para o Mali e Burkina Faso, devido à "situação geopolítica na região do Sahel".

A companhia aérea de bandeira francesa suspendeu "até nova ordem" os voos para Niamey, a capital do Níger, onde a junta militar no poder desde o golpe de Estado de há duas semanas encerrou o espaço aéreo do país a partir de hoje, refere um comunicado.

Isto signif**a que os voos de Paris para Lomé não farão escala na capital do Níger.

Quanto aos voos da Air France para Bamaco (Mali) e Ouagadougou (Burkina Faso) estão suspensos até à próxima sexta-feira, dia 11.

Os voos Paris-Acra, com escala na capital do Burkina Faso, serão assim diretos.

A Air France acrescentou que, devido ao encerramento do espaço aéreo nigerino, alguns voos para destinos subsaarianos serão mais longos, mas não deu mais pormenores.

A companhia aérea afirmou ainda que está em contacto com o Governo francês para acompanhar a situação geopolítica nos países para onde voa, no âmbito da sua "prioridade absoluta" de segurança dos seus passageiros e tripulações

Comunicado da Procuradoria Geral da República
08/08/2023

Comunicado da Procuradoria Geral da República

Notícia de última horaDados biográficosNome: Edson da LuzNaturalidade: Namaacha, às 5:30h do sexto dia do quinto mês do ...
09/03/2023

Notícia de última hora

Dados biográficos

Nome: Edson da Luz

Naturalidade: Namaacha, às 5:30h do sexto dia do quinto mês do ano de 1984.

Filiação: pai cabo verdeano, mãe moçambicana.

Infância: passada em Namaacha até aos 10 anos, onde fiz uma parte do ensino primário, continuando em Maputo.

Adolescência e juventude: concluio ensino geral e o pré-universitário e ingressou na UEM. Neste período iniciou na música fazendo parte do grupo Dinastia Bantu, integrou no Movimento Humanista por algum tempo e, mais recentemente, entrou para a Label Cotonete Records, donde fazem parte rappers como Izlo, Ivete, Rage e Terry.
Hoje o país ficou surpriendido pela morte do renomado músico mano Azagai. Notícia triste e nos solidarizamos junto a família, paz a sua alma.

19/01/2023

Caros telespectadores da Hemo televisão, anunciamos a parceria entre Hemo Tv e Chefe Bless Amy directamente de Londres que irá mostrar os seus dotes culinarios num dos programas da nossa televisão.

24/08/2022

Polícia angolana mobiliza efetivo a 100% por causa das eleições
É o que consta de uma diretiva do ministério do Interior a que o Observador teve acesso. Paulo Portas é um dos observadores internacionais das eleições em Angola. Diz que foi fácil aceitar convite.

23 ago 2022, 16:16

17/06/2022

Caro telespectadores da Hemo TV

Queira desde já receber nossos melhores cumprimentos e desejar-vos um óptimo dia e votos de um bom trabalho. Em breve iremos retomar as actividades convicto de que estarás aí atentamente em toda a programação da Hemo Televisão.

Não perca hoje às 16h
28/01/2022

Não perca hoje às 16h

28/01/2022
27/01/2022
27/01/2022

Endereço

Malhangalene
Maputo

Telefone

+258878966761

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hemo televisão publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Hemo televisão:

Vídeos

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Radiodifusão & Produção audiovisual em Maputo

Mostrar Todos