16/10/2023
HISTÓRIA. (Parte 1).
—————————————————————-
CONHEÇA VIANA, MUNICÍPIO DE ONDE ESTALAGEM PERTENCE.
—————————————————————-
=VIANA=
* Nome do Município surge em homenagem ao velho ANTÓNIO VIANA, que fez da estação de comboio, sua residência.
VIANA=É uma cidade e um município angolano, pertencente à província de Luanda, situado a 18 km da capital do país.
A norte, Viana limita-se pelo município de Cacuaco, a leste pelo município de Ícolo e Bengo, a sul pelo município da Quissama e a oeste pelos municípios de Belas, Quilamba Quiaxi e Talatona.
—————————————————————
DADOS GERAIS
—————————————————————
De acordo com buscas, o gentílico de Viana, chama-se VIANENSE.
Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, o municípios de Viana, conta com uma população de 1.838.291 habitantes e uma área territorial de 1 344 km², sendo o segundo município mais populoso e densamente povoado da nação, f**ando atrás somente da capital nacional.
O município foi fundado em 13 de dezembro de 1965 e é constituído por seis distritos, dentre os quais, o distrito urbano da ESTALAGEM, e duas comunas.
Devido à sua proximidade com a cidade de Luanda, Viana foi escolhida para sediar a Reserva Industrial de Luanda, inserida na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE-LB), onde há fortes incentivos fiscais para implantação de empreendimentos.
Os primeiros registros de assentamentos fixos em Viana datam 1836, ano da abolição do comércio transatlântico de escravos, iniciando por Calumbo, que foi um centro muito desenvolvido, com importante porto fluvial.
——————————————————————
FUNDAÇÃO DA VILA DE VIANA
——————————————————————
O Centro do município de Viana (vila de Viana), nasce de um simples lugar ermo, segundo relatos, na década de 1920, onde foram assentes carris do Caminho de Ferro de Luanda, na confluência do rumo para Calumbo, Bom Jesus do Cuanza, e Catete, sentido de drenagem dos produtos que demandavam do Cuanza em direcção ao porto de embarque de Luanda.
Alguns anos mais tarde, apenas conhecido por "Quilômetro 21", apeadeiro do Caminho de Ferro de Luanda que, depois, viria a adoptar o nome de um velho agulheiro (profissional operador de um aparelho de mudança de via) chamado ANTÓNIO VIANA, que, naquele mesmo lugar, acabou seus dias em modesta casa de madeira que, como estação, lhe serviu também de residência, entre cajueiros e matebeiros.
Assim o lugar passou a chamar-se Viana, implicitamente, sem formalidades de qualquer ordem, mas apenas por desígnio dos caminhantes que, cruzando a região, de comboio ou de carro, acabaram por implantar legando à posteridade.
Vamos Continuar…
RTE-Rádio/TV ESTALAGEM
Porque transformar, f**a bem contigo.