Cidadania Activa

Cidadania Activa Tudo gira em torno do povo

Assim como f**a aqueles textos todos que o Mc K leu no artigo 40°. E as ofensas ao Isidro?
10/07/2024

Assim como f**a aqueles textos todos que o Mc K leu no artigo 40°. E as ofensas ao Isidro?

07/07/2024

BT X MM

🧢 O país precisa de um presidente e não de um aventureiro.
19/05/2024

🧢 O país precisa de um presidente e não de um aventureiro.

Falsários abundam no MPLA.
06/05/2024

Falsários abundam no MPLA.

DIRECTORA DE HOSPITAL AFASTADA POR FALSA QUALIDADE

Luanda – Está a criar constrangimento no seio do Comitê Provincial do MPLA, em Luanda, a revelação segundo a qual uma militante, Maria Celeste Moreira, que estava colocada como diretora do Hospital Municipal do Zango 8, teve de ser afastada do cargo por falsa qualif**ação.

Fonte: Club-k.net

Maria Celeste Moreira, conhecida internamente por “Celeste Celestinha”, é enfermeira obstétrica (parteira), mas teria se feito passar por alegada “médica desempregada e com dificuldades”. Em solidariedade a ela, no mesmo mês de novembro de 2022, quando o então segundo secretário do MPLA de Luanda, Nelson Lopes Funete, foi nomeado para o cargo de administrador municipal de Icolo e Bengo, levou Maria Celeste Moreira consigo para trabalhar, tornando-a diretora do Hospital Municipal do Zango 8.

Afastada do cargo, Maria Celeste Moreira “Celestinha” regressou ao Comitê Provincial do MPLA, operando junto ao Departamento de Informação e Propaganda de Luanda. Paralelamente, diz-se que colabora com o Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA) na propagação de conteúdos de desinformação contra alvos considerados críticos ao regime.

Ler mais em: https://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=53971:diretora-de-hospital-afastada-por-falsa-qualidade&catid=8&lang=pt&Itemid=1071

Nasir Jones 👑
05/05/2024

Nasir Jones 👑

Este candongueiro duma f**a já vai tarde.
05/05/2024

Este candongueiro duma f**a já vai tarde.

Num cenário em que a actividade cívica é marcada por intrigas, traições e oportunismo, estes dois jovens têm dado exempl...
05/05/2024

Num cenário em que a actividade cívica é marcada por intrigas, traições e oportunismo, estes dois jovens têm dado exemplo resistência à luta e lealdade aos seus!

01/05/2024

Tem razão. Mas por uma questão de coerência tinha de manifestar a mesma sensibilidade aquando da compra dos Lexus e da atribuição de subsídios milionários aos deputados.

Não estão a perdoar👇🏿👇🏿
01/05/2024

Não estão a perdoar👇🏿👇🏿

O MPLA está pensar que matou a resistência 👇🏿👇🏿👇🏿| Aguardem, está a vir bomba 💣 ==================================PARABÉ...
29/04/2024

O MPLA está pensar que matou a resistência 👇🏿👇🏿👇🏿| Aguardem, está a vir bomba 💣
==================================

PARABÉNS JLO!

Quer gostemos ou não, JLO está de parabéns.

Com apenas um jantar, conseguiu derrotar todos os seus detratores.

Digam o que disserem, é melhor aceitar: JLO venceu.

Quem? Bonga ou Paulo Flores? Até se questiona que músicas eles cantaram(?)

Ou talvez queiramos falar de Victor H. Mendes, que até há poucos dias se queixava de perseguição e de repente aparece no jantar em beijos e abraços com as pessoas que supostamente o estavam a perseguir?

Então, é incoerência? Nem pensar, "foi só um jantar", dizem.

Seja como for, JLO sai de Portugal com uma imagem muito limpa e imaculada - esta foi certamente a melhor jogada de JLO desde 2017.

JLO, estrategicamente, com apenas um jantar, soube limpar a sua imagem e sujar a dos seus opositores - foi uma bela jogada política, perdão, de xadrez.

Com este "jantar em família", JLO conseguiu a maior vitória da sua carreira política.

E agora, o mundo sabe que "a diáspora está com o presidente" e não é qualquer diáspora - são os angolanos em Portugal, os temidos pelo regime desde a época de JES, mas agora renderam-se, "graças aos esforços de JLO", dizem os camaradas.

Parabéns, JLO, e lamento se a incoerência de alguns foi exposta.

"E até lá, estou-me nas tintas”.

Lamentar não vale. É preciso agir!
29/04/2024

Lamentar não vale. É preciso agir!

29/04/2024

Esse comentário é de matar 😂😂🤣

29/04/2024

Se fosse o Dabeleza ou o Gerilson Insrael os activistas da Camunda já teriam promovido um live. Cadê a coerência? ……..

29/04/2024

O Bonga vergou a coluna para saudar o ditador com as duas mãos. Só faltou mesmo se ajoelhar para beijar o pé do homem

29/04/2024

O MPLA não perderia esta oportunidade de se gabar por ter comprado alguns

Victor Hugo Mendes, estás a ver a consequência de se deitar com os cães? Os pulhas do MPLA são impiedosos.
28/04/2024

Victor Hugo Mendes, estás a ver a consequência de se deitar com os cães? Os pulhas do MPLA são impiedosos.

Agora os do MPLA estão a lhe borrar!
27/04/2024

Agora os do MPLA estão a lhe borrar!

3.º MANDATO CONTINUA SOBRE A MESA DE JLOPor Graça Campos | Correio AngolenseCorrem risco de perder a face os dirigentes ...
27/04/2024

3.º MANDATO CONTINUA SOBRE A MESA DE JLO

Por Graça Campos | Correio Angolense

Correm risco de perder a face os dirigentes do MPLA que, em público e em privado, têm rejeitado, categoricamente, uma revisão constitucional que permita ao Presidente João Lourenço concorrer a um terceiro mandato.

À data secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, na sua mais recente entrevista à LAC, em Janeiro passado, Rui Falcão rejeitou, de modo categórico, uma revisão constitucional que habilite João Lourenço a disputar um terceiro mandato.

Como milhões de angolanos, Rui Falcão ouviu e acreditou no que o Presidente João Lourenço disse no dia 16 de Outubro de 2023, em sede da Mensagem sobre o Estado da Nação.

“No dia 15 de Setembro de 2022, na sequência das eleições gerais que conferiram legitimidade ao Presidente da República e aos Deputados à Assembleia Nacional, jurei por minha honra desempenhar com toda a dedicação as minhas funções, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a Independência, a Soberania, a unidade da Nação e a integridade territorial e defender a paz e a democracia e promover a estabilidade (...) Esse juramento continua válido e será por mim honrado até ao último dia do mandato de 5 anos que as angolanas e os angolanos legitimamente me conferiram”.

O mandato de 5 anos que “as angolanas e os angolanos legitimamente conferiram” a João Lourenço expira em Setembro de 2027, com a tomada de posse do Presidente eleito.

Mas, ou porque interpretou mal a afirmação do Presidente da República ou porque a sua entrevista à LAC foi mal interpretada, o facto é que Rui Falcão perdeu assento no secretariado do Bureau Político do MPLA escassos dias depois da entrevista.

Expresso em palavras que entraram nos ouvidos de todos os letrados angolanos sem qualquer “ruído”, o compromisso do Presidente de honrar até ao último dia o mandato de 5 anos não se prestou a quaisquer más interpretações. O mesmo se passou com o que Rui Falcão disse à LAC.

Não tendo sido entrevistado na condição de cidadão comum, o que Rui Falcão disse vinculou, ou pelo menos traduziu, o que ouvia no secretariado do Bureau Político.

O que Rui Falcão e muitos angolanos não equacionaram é que o Presidente João Lourenço nunca se desinteressou genuinamente do terceiro mandato.

Em 2001, o antecessor de João Lourenço disse que quer se realizassem em dois ou três anos, o próximo candidato do MPLA à eleição presidencial não se chamaria José Eduardo dos Santos.

Como sabemos, José Eduardo dos Santos deixou o poder apenas 16 anos depois e praticamente puxado pelo colarinho.

Sempre que questionado sobre se disputaria um terceiro mandato, João Lourenço ou esquivou a pergunta ou tergiversou.

É por isso que, avisados, muitos angolanos não levaram a peito o compromisso de João Lourenço de cumprir o último mandato.

E tinham razão!

O Presidente João Lourenço reajustou a sua estratégia do futuro. Nela cabem, neste momento, duas alternativas.

A primeira, a que chamaremos de Plano A, consiste em “trabalhar” a esposa para a sua sucessão. A segunda, ou Plano B, consiste na alteração da Constituição, de modo a esticar os mandatos presidenciais.

O Plano A está a cargo de um grupo multidisciplinar, ao serviço do qual já foram contratados serviços especializados, internos e externos.

A presença, quase permanente, da esposa do Presidente da República em actividades que atraem a comunicação social pública não é fortuita.

Quem se entrega ao “deleite” de espreitar, diariamente, a primeira página do Jornal de Angola dará de cara com Ana Dias Lourenço pelo menos uma vez por semana.

Para o Plano B, está recenseado, e já em execução, o aliciamento de figuras religiosas, músicos, e outros actores proeminentes da sociedade.

Não é casuística a súbita preocupação com o bem-estar da diáspora, sobretudo a que reside na Europa.

Mas, o eixo central desse plano é o aliciamento de deputados na oposição.

Mesmo que todos os seus 124 deputados votassem a favor, algo que o próprio João Lourenço toma como muito improvável, o MPLA não seria capaz de introduzir na CRA uma alteração que acomodasse a extensão dos mandatos presidenciais.

E ainda que aos seus deputados juntassem os votos do PRS (2), FNLA (2) e PHA (2), o MPLA f**aria a 14 votos para perfazer os 2/3 que uma revisão constitucional requer.

Com recursos financeiros ilimitados, um conhecido académico, membro da cúpula do MPLA, está encarregue de “mobilizar”, nas hostes da UNITA (que reúne deputados indicados pela UNITA, PRA-JA e Bloco Democrático), os votos indispensáveis.

Congeminada pelos defensores do terceiro mandato, a ruptura de Francisco Viana com a bancada parlamentar da UNITA não deu lugar ao terremoto que se calculava. Pensou-se que Francisco Viana fosse capaz de arrastar consigo uma “multidão” de deputados.

Quando olhou para trás e para os lados e não vislumbrou vivalma, Francisco Viana enfiou a viola no s**o e regressou às “origens”.

Mas, a malsucedida tentativa de esvaziamento da bancada parlamentar da UNITA não esmoreceu os arautos do terceiro mandato.

Não se dando por vencida, a turma tomou agora como alvos os 16 “discípulos” de Abel Chivukuvuku na bancada parlamentar da UNITA.

Há duas semanas, Abel Chivukuvuku deu como praticamente garantida a legalização, pelo Tribunal Constitucional, do PRA-JA Servir Angola, que agora baptizou como PRA-JA Força Angola.

Não se sabe se haverá algum nexo entre o assédio aos 16 deputados e as “garantias” que Abel Chivukuvuku diz ter segundo as quais o Tribunal Constitucional já removeu todas as barreiras à legalização do agora PRA-JA Força Angola.

Transformado, por obra e graça do Presidente João Lourenço, em ilhas incomunicáveis, a vitória da turma pró-terceiro mandato pode, paradoxalmente, desunir irreversivelmente o MPLA.

É que dirigentes como Rui Falcão e outros que, em surdina, se opõem a um terceiro mandato, dificilmente engolirão, sem o risco de se engasgarem, sapo tão fartamente nutrido.

27/04/2024

…Mas fazer cagada é mesmo na velhice cota Bonga?

Não comparecer à actividade do ditador seria uma forma de resistência ef**az. Muita pena saber que estamos no “salva-se ...
27/04/2024

Não comparecer à actividade do ditador seria uma forma de resistência ef**az. Muita pena saber que estamos no “salva-se quem puder”!

Não é desenh, é mesmo foto.
26/04/2024

Não é desenh, é mesmo foto.

Marcelo exagera nas simpatias…enfim!! Proteger o tacho também não é assim
26/04/2024

Marcelo exagera nas simpatias…enfim!! Proteger o tacho também não é assim

Por Simão Cativa Nós sabemos que o problema de Angola é o MPLA no seu todo, mas honestamente falando o João Lourenço tem...
25/04/2024

Por Simão Cativa

Nós sabemos que o problema de Angola é o MPLA no seu todo, mas honestamente falando o João Lourenço tem que abandonar a presidência da República antes de terminar o seu mandato.

E o povo Angolano não pode permitir que o cidadão João Lourenço vai para o terceiro mandato, no primeiro mandato o povo Angolano tinha uma esperança por ser um presidente novo.

Já no segundo mandato mostrou que é mesmo um psicopata prendeu os meus irmãos (Revús), e os outros tiveram que abandonar o país.

Neste momento estou no Luanda sul no famoso 4 Campos, e estou a ver algo inédito, no tempo de José Eduardo dos Santos só os cães é que f**avam na mesa das barracas a espera de ossos, aqui no Luanda sul as galinhas também estão a espera de ossos e estão a lutar com os cães por causa da fome caso para dizer que este senhor faliu o país, ele tem que sair antes do mandato terminar.

João Lourenço estará no Palácio de Belém às 18h…vão lá lhe pedir satisfações
25/04/2024

João Lourenço estará no Palácio de Belém às 18h…vão lá lhe pedir satisfações

✊🏾✊🏾
25/04/2024

✊🏾✊🏾

25/04/2024

🗣️Irmãos na Tuga

Chegou a vossa vez!

21/04/2024

A metamorfose

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cidadania Activa publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar