Olá Rivais!: "O mundo está a testemunhar este fenómeno” - Twenty Fingers
🇲🇿🎶 Rivais é o título da música do cantor moçambicano Twenty Fingers que já "furou fronteiras".
Celebridades moçambicanas e de outros países como, Iveth Marlene, Roberta Miranda, Matias Damásio, entre outros publicaram vídeos cantando a mesma música ou dando uma resposta para a "rival".
Em entrevista a Voz da América, Twenty Fingers diz estar muito emocionado com o sucesso do seu trabalho. "O mundo está a testemunhar esse fenómeno que eu nunca vi aqui em Moçambique".
"A PGR foi infeliz" ao intimar Venâncio Mondlane - Wilker Dias
O Ministério Público moçambicano intimou o candidato presidencial Venâncio Mondlane por "proferir impropérios" contra o Presidente da República e Comissão Nacional de Eleições durante a sua campanha eleitoral, o analista político Wilker Dias considera que a PGR "foi infeliz" nessa decisão.
Qual é a sua opinião?
Democratas e republicanos pedem mais recursos para o Serviço Secreto
Uma aparente tentativa de assassinato do candidato presidencial republicano Donald Trump no fim de semana levantou novas questões na segunda-feira sobre a violência política nos Estados Unidos. Líderes democratas e republicanos pediram mais recursos para o Serviço Secreto dos EUA.
Ucrânia corre para reparar fábricas de energia danificadas antes do inverno
A Ucrânia está a preparar-se para o inverno, que os peritos em energia prevêem ser o mais difícil desde o início da invasão total da Rússia em 2022. Os intensos ataques com foguetes da Rússia durante a primavera e o verão destruíram 90% da capacidade de produção térmica da Ucrânia e os ucranianos estão a apressar-se a restaurar as centrais eléctricas danificadas. Lesia Bakalets, em Kyiv, fala-nos desses esforços, com narração de Ana Guedes
Rússia e Irão tentam atrair e influenciar os eleitores americanos
Os adversários dos Estados Unidos estão a intensificar os esforços para influenciar o resultado das eleições presidenciais americanas e das eleições a jusante.
O correspondente de segurança nacional da VOA, Jeff Seldin, relata a expansão do leque de operações de influência sofisticadas que têm como objetivo os eleitores americanos. Narrado por Paula Alves Silva.
África Agora
Nesta edição falamos sobre um dos eventos mais importantes na política internacional, a Assembleia Geral Anual das Nações Unidas, com o embaixador angolano na ONU, Francisco da Cruz.
A cidade de Nova Iorque recebe líderes e delegações de todo o mundo
Os líderes mundiais reúnem-se para participar do Debate Geral anual de alto nível sob o tema "Não deixar ninguém para trás: agindo juntos para o avanço da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para as gerações presentes e futuras".
Que importância tem a UNGA para os países do sul global?
Trump e Harris fazem campanha sobre economia à medida que as eleições se aproximam
A menos de 50 dias da corrida presidencial deste ano, os candidatos Donald Trump e Kamala Harris estão a fazer campanha em estados-chave, cada um declarando que tem as políticas para impulsionar a economia.
O correspondente da VOA, Scott Stearns, conta-nos a história, pela voz de Paula Alves Silva.
Washington Fora d’Horas
Angola: Mediação do conflito na RDC parece estar avançar
Moçambique: Detido advogado de chineses acusados de extração ilegal de madeira na Beira
Guiné-Bissau: Incinerada cocaína e investigação continua, diz a Polícia Judiciária
EUA: Menos de 50 dias da corrida presidencial Donald Trump e Kamala Harris fazem campanha em estados-chave
Notícias na VOA com ligação directa desde Washington DC as últimas da política, as melhores do entretenimento e desporto todos os dias informação ao vivo no nosso Facebook!
Candidatos à presidência dos EUA querem alterar a regulamentação dos conteúdos das redes sociais
As leis existentes que regem a liberdade de expressão na Internet estão a ser questionadas por todo o espetro político dos EUA. Matt Dibble, da VOA, analisa a forma como os candidatos Kamala Harris e Donald Trump encaram a questão. Narrado por Paula Alves Silva.
Reino Unido pede ajuda a Itália face ao aumento do número de migrantes no Canal da Mancha
Grupos de defesa dos direitos humanos instaram a Grã-Bretanha a não copiar a abordagem da Itália na tentativa de reduzir o número de migrantes que chegam às suas costas.
Com feminicídio e estupros em alta, Brasil aumenta pena para agressores
Os índices de violência contra a mulher no Brasil têm aumentado. Uma mulher é estuprada a cada seis minutos. Foram 84 mil casos em 2023
Em Brasília, para tentar conter os crimes, o Congresso aprovou uma lei que aumenta a pena de feminicídio para 40 anos.
Análise: Mudança na demografia do eleitorado feminino pode favorecer os democratas
As mulheres americanas estão prontas para desempenhar um papel importante na decisão da eleição presidencial de 2024 nos EUA. Nos últimos anos, as mulheres registaram-se para votar e votaram mais do que os homens e, nas eleições de 2020, o número de votantes do sexo feminino ultrapassou o número de votantes do sexo masculino em vários milhões. Embora as mulheres não sejam um bloco eleitoral monolítico, as tendências favorecem um grande partido em detrimento do outro, como relata Paula Alves Silva.
Washington Fora d'Horas
Moçambique: PGR "foi infeliz" ao intimar Venâncio Mondlane diz Wilker Dias
Moçambique: Dilon deve ser preservado
Angola: Crise afeta construtoras
Gabão: ex-presidente Ali Bongo anuncia a sua “demissão definitiva"
Guiné-Bissau – Parlamento retoma sexta-feira
Segunda onda de dispositivos explosivos levanta temores de um conflito mais amplo entre Israel e Líbano
EUA: Natalismo é uma das recentes discussões da campanha eleitoral
Washington Fora d'Horas de quinta-feira, 19.
Hezbollah ameaça vingança por explosões de pagers que mataram 12 e feriram milhares
A media libanesa refere que pelo menos três pessoas morreram e dezenas feridas numa segunda onda de explosões contra o grupo militante Hezbollah.
Mais dispositivos de comunicação eletrónica foram detonados a 18 de setembro, depois de a explosão de pagers ter morto pelo menos 12 pessoas e ferido quase três mil, no dia 17 de setembro
O Hezbollah jurou vingança. Linda Gradstein reporta para a VOA de Jerusalém, com narração de Mayra de Lassalette
"A PGR foi infeliz" ao intimar Venâncio Mondlane - Wilker Dias
O Ministério Público moçambicano intimou o candidato presidencial Venâncio Mondlane por "proferir impropérios" contra o Presidente da República e Comissão Nacional de Eleições durante a sua campanha eleitoral.
O analista Wilker Dias considera que se deve olhar para todos de igual forma, dando como exemplo os casos de uso de bens do Estado para fins de campanha.
Dias defende que a "mão dura" em casos de ilícitos deve ser para todos.
Morreu Dilon Djindi: o decano e "king" da marrabenta
🇲🇿🎼Morreu na madrugada desta quarta-feira, 18, o músico moçambicano Dilon Djindi.
Nascido em Marracuene, em 14 de agosto de 1927, o autoproclamado "king da marrabenta" começou a tocar em finais de 1938. Entre 1939 e 1940 já acompanhava a irmã mais velha a casamentos, como forma de praticar o canto, mas o seu pai não apreciava a ideia e enviou-lhe para a capital Lourenço Marques, atual Maputo.
David Abílio fala do legado do decano da marrabenta.
A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é necessária e inevitável
- O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou à Reuters que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é necessária e inevitável;
- Se os governos não aumentarem a ação climática, o mundo enfrenta uma probabilidade de dois terços de um aquecimento de 3°C acima dos níveis pré-industriais antes do final do século;
- Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, disse na terça-feira que o seu país está a enfrentar o terrorismo climático