26/01/2023
EM VILANKULO:
CHEFE DO POSTO ADMINISTRATIVO -SEDE EFECTUOU UMA VISITA DE TRABALHO À ILHA DE BENGUERUA
O Chefe do Posto Administrativo de Vilankulo -Sede Egidio Braz Bernardo , efectuou uma visita de trabalho de dois (2) dias, de 24 a 25 de janeiro do ano em curso à ilha de Benguerua , onde teve encontros com os governos locais , interagiu com os gestores de empreendimentos privados de interesse econômico e social e a comunidade no seu todo.
Nesta deslocação o chefe do Posto fez se acompanhar da Chefe da Localidade de Vilankulo -Sede Auneta Sidumo Chauque.
A deslocação de trabalho a ilha de Benguerua tinha como agenda , visitar instituições públicas para aferir o grau de funciomento, impasses e possíveis soluções, encontros definidos para com os gestores das instâncias turísticas que operam naquela ilha e auscultação da comunidade.
Neste contexto , a comunidade queixou-se de não cumprimento na íntegra da responsabilidade social por parte dos gestores de empreendimentos privados turísticos , imparcialidade no que diz respeito ao recrutamento da mão de obra local.
Egidio Braz, mostrou -se preocupado com as várias irregularidades apresentadas pela comunidade, e instigou aos gestores das instâncias turísticas para que cumprissem e atendessem seus públicos, desenvolverem acções que enalteçam a sua preocupação com responsabilidade social , recrutamento com transparência de mão de obra local. " Medidas serão tomadas aos incumpridores do plasmado pela lei", exclareceu.
" A comunidade deve ser envolvida em certas actividades realizadas na ilha por parte do governo e ou pelos parceiros em colaboração com às estruturas locais , só assim a progressão rumo ao desenvolvimento sustentável equilibrado do país avançará sem sobressaltos".
Egidio Braz apelou a comunidade no seu todo da prevenção da malária, sabendo-se que o mosquito tem sido um dos maiores vectores levando o micróbio que está no sangue de uma pessoa doente para outra através da picada , devendo contudo usar-se a rede mosquiteira, limpezas, evitar-se água estagnada e, se tem uma criança ou outro familiar com muita diarreia de cor parecida a água de arroz, vômitos e dores de estômago, ATENÇÃO, pode ser cólera, dirija -se rapidamente ao posto de saúde, devemos no entanto lavar sempre as mãos com água e sabão ou cinza antes de comer e bem como no preparo de alimentos.