Santa Victoria FM

Santa Victoria FM Rádio Mais Comercial 101.8 FM

Empresários de Manica querem medidas de recuperação pós-protestos Em Manica, empresários sugerem ao Governo medidas de r...
03/02/2025

Empresários de Manica querem medidas de recuperação pós-protestos

Em Manica, empresários sugerem ao Governo medidas de recuperação económica pós-protestos eleitorais. Entre as medidas consta a isenção do IRPC no exercício de 2024 e perdão do IVA durante o período das vandalizações.

A Associação Nacional dos Jovens Empresários em Manica juntou na mesma sala os seus membros para desenharem estratégias para sair da crise financeira motivada pelos protestos violentos.

Em Manica, os protestos violentos afectaram pouco mais de dois mil empresários, destes mais de 160 viram suas lojas e armazéns vandalizados.

Presidente Chapo dirige cerimónia do Dia dos HeróisO PRESIDENTE da República, Daniel Chapo, dirige na manhã de hoje a ce...
03/02/2025

Presidente Chapo dirige cerimónia do Dia dos Heróis

O PRESIDENTE da República, Daniel Chapo, dirige na manhã de hoje a cerimónia central alusiva ao Dia dos Heróis Moçambicanos, evento a ter lugar na Praça dos Heróis, cidade de Maputo.

A data marca igualmente a passagem do 56º aniversário da morte de Eduardo Mondlane, antigo Presidente da FRELIMO.

Presidentes do Ruanda e RSA trocam acusaçõesO Presidente do Ruanda, Paul Kagame, acusa o seu homólogo sul africano, Cyri...
31/01/2025

Presidentes do Ruanda e RSA trocam acusações

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, acusa o seu homólogo sul africano, Cyril Ramaphosa, de mentiras e de distorcer o teor da conversa mantida entre os dois, na semana passada, em volta da situação militar na República Democrática do Congo. Kagame afirma que Ramaphosa nunca deu nenhum aviso ao Ruanda para abandonar a RDC.

A troca de acusações entre os Presidente do Ruanda, Paul Kagame, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em volta da situação militar no leste da República Democrática de Congo está a conhecer contornos alarmantes.

Numa troca de acusações que acontece na rede social X, o Estadista Ruandes acusa Ramaphosa de distorcer e mentir sobre o conteúdo da conversa mantida entre os dois, na semana passada.

Kagame, afirma que a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na República Democrática do Congo, composta por África do sul, Malawi, Tanzânia e forças da ONU, não tem o objectivo de manter a paz, mas sim intensificar o conflito.

“Ele também está lá a fingir estar a desempenhar um papel de pacificador e tem uma força que tem lutado ao lado da FARDC (Forças Armadas da República Democrática do Congo) e tem lutado contra o M23 sob instruções de Tshisekedi, porque estas são pessoas que não deveriam estar no Congo, o M23 não é composto por ruandeses”, escreveu Kagame no X.

Sobre o suposto aviso dado pela África do Sul ao Ruanda no sentido de abandonar o apoio ao M23, Kagame esclarece: “E a África do Sul ousa até fazer ameaças sobre o que, provavelmente, acontecerá depois disso e assim por diante. É claro que veremos de quais ameaças eles estão a falar. Talvez devessem ter feito exactamente aquilo para o qual têm emitido ameaças para limpar a confusão no leste do Congo ou para lutar contra aqueles que têm tentado limpar a bagunça”.

Num momento em que o continente e o mundo buscam soluções urgentes para um cessar-fogo na RDC, Ruanda descredibiliza o esforço Sul Africano.

“Se a África do Sul quiser contribuir para soluções pacíficas, isso é muito bom, mas não está em posição de assumir o papel de pacificador ou mediador. E se a África do Sul preferir o confronto, o Ruanda irá lidar com o assunto nesse contexto a qualquer momento”, lê-se na rede social de Paul Kagame.

Por sua vez, Ramaphosa disse, na tarde desta quarta-feira, que os seus militares estão no Congo em missão de paz. “As coisas estão relativamente calmas no momento e nossos soldados também estão em um local seguro, então é isso que podemos dizer no momento. Falei com alguns dos líderes mais cedo, falei novamente com o Presidente Kagame nesta manhã, e estamos a insistir que um cessar-fogo deve ser mantido, então é aí que está o progresso”.

No contexto da guerra na República Democrática do Congo, 17 pessoas foram mortas nos últimos três dias, após o grupo Movimento 23 de Março tomar a cidade de Goma.

Ano lectivo de 2025 abre hojeo ano lectivo de 2025 abre oficialmente hoje, à escala nacional, com as cerimónias centrais...
31/01/2025

Ano lectivo de 2025 abre hoje

o ano lectivo de 2025 abre oficialmente hoje, à escala nacional, com as cerimónias centrais previstas para a Escola Secundária Alto Lugela, no distrito de Lugela, província da Zambézia, com réplicas em todo o país.

No acto, para além dos directores de escola, professores e demais quadros do sector da Educação participam também pais e encarregados de educação com vista a se inteirarem do regulamento que rege o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e debater alguns aspectos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem.

Entretanto, as aulas do ensino geral arrancam na terça-feira (4 de Fevereiro), com mais de um milhão de novos ingressos na 1.ª classe, cujas matrículas decorreram desde 1 de Outubro, com a previsão para terminarem a 31 de Dezembro de 2024, mas que acabaram prorrogadas para este ano na esperança de alcançar a meta de 1,6 milhão de alunos.

Acontece que até 31 de Dezembro havia sido matriculado 1,1 milhão de crianças, o correspondente a 68,7 por cento da meta.

O presente ano inicia numa altura em que ainda há problemas na alocação do livro de distribuição gratuita, o que pode complicar o processo de ensino, embora o Ministério da Educação e Cultura prometa ter os manuais nas escolas antes de terça-feira, em formato físico ou digital.

Refira-se que o Governo vai continuar a privilegiar o pagamento das horas extraordinárias a professores que leccionam segundas turmas, com vista a colmatar o défice de docentes derivado das limitações financeiras para novas contratações.

Bernardino Rafael diz que deixa a Polícia com tristezaO comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) ces...
28/01/2025

Bernardino Rafael diz que deixa a Polícia com tristeza

O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) cessante, Bernardino Rafael, lamentou ontem estar a deixar a corporação com um sentimento de tristeza por estar mergulhada num espectro de destruição de infra-estruturas e morte de 17 agentes durante as manifestações pós-eleitorais.

Bernardino Rafael falava ontem à imprensa momentos após a tomada de posse do seu sucessor, Joaquim Sive.

“Eu deixo a Polícia com instalações destruídas por aquelas manifestações subversivas. Deixo a Polícia com 187 membros feridos pelos manifestantes. Deixo a Polícia com 17 famílias que perderam os seus entes queridos e, acima de tudo, 77 comandos distritais completamente destruídos”, referiu.
“Mas tenho fé que os colegas farão de tudo para recuperar o que foi perdido”, salientou.

Joaquim Sive novo Comandante-Geral da PRMO Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou ontem, através de Despacho Pres...
24/01/2025

Joaquim Sive novo Comandante-Geral da PRM

O Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou ontem, através de Despacho Presidencial, Joaquim Adriano Sive, para o cargo de Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), em substituição de Bernardino Rafael, exonerado esta tarde.Antes, Sive foi promovido à patente de Inspector-Geral da Polícia, na classe de Oficiais Generais.

LAM devolve avião de carga sem o ter usado A LAM terá gasto mais de 71 milhões de Meticais com o aluguer do avião de car...
23/01/2025

LAM devolve avião de carga sem o ter usado

A LAM terá gasto mais de 71 milhões de Meticais com o aluguer do avião de carga, que nunca chegou a funcionar. A aeronave já foi devolvida ao país de origem por falta de certificação. O Instituto de Aviação Civil fala de incumprimento de requisitos para certificação e diz que a Boeing não reconhece as alterações feitas no aparelho.

“A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique – comunica que a aeronave Boeing B737-300, adquirida para o transporte dedicado d e carga foi retomada à procedência, pelo facto de não ter tido a certificação no território nacional”, explica a companhia aérea, num comunicado de imprensa.

A companhia de bandeira esclarece, ainda, por quanto tempo o avião ficou no país: “a aeronave em referência manteve-se em Moçambique desde 31 de Dezembro de 2023 e descolou do Aeroporto Internacional de Maputo no dia 18 de Janeiro de 2025, com destino a Jacarta, Indonésia”.

O nosso jornal sabe que a LAM pagava, mensalmente, 93 mil dólares por mês pelo aluguer da aeronave, o que corresponde a mais de cinco milhões de Meticais ao câmbio actual.

Isto significa que, num período de 12 meses, no qual o avião esteve em Moçambique, as Linhas Aéreas de Moçambique terão pago mais de um milhão de dólares, o equivalente a mais de 71 milhões de Meticais, ao câmbio do dia.

Mas afinal, o que terá inviabilizado o funcionamento deste serviço? Afinal, a aquisição da aeronave, desde logo, não envolveu a autoridade reguladora da aviação civil.

Como não podia ficar assim, o Instituto de Aviação Civil de Moçambique solicitou à LAM documentos para tratar da certificação do avião de carga.

Estes são parte dos requisitos solicitados pela autoridade reguladora da aviação civil, mas que não foram cumpridos.

O avião, segundo o Instituto de Aviação Civil de Moçambique, era de passageiros e foi modificado para ser carga. O fabricante, a Boeing, não reconhece as alterações feitas.

Chapo quer governadores exemplares no combate à corrupçãoO Presidente da República, Daniel Chapo, recomenda aos governad...
22/01/2025

Chapo quer governadores exemplares no combate à corrupção

O Presidente da República, Daniel Chapo, recomenda aos governadores de província empossados hoje a liderarem pelo exemplo “no combate à corrupção, nepotismo, amiguismo e na valorização da meritocracia”.

Chapo falava há instantes no acto da tomda de posse de 10 governadores provinciais eleitos a 9 de Outubro de 2024. O Chefe do Estado disse que no âmbito das reformas urge trabalhar e usar a criatividade para a criação de projectos que possam beneficiar as comunidades e não a grupos de interesse.

Aos governadores que renovaram o mandato, Chapo alertou para não “dormirem na sombra da bananeira” e responderem às expectativas da população. “Estamos numa nova era, não devem dormir, mas procurar soluções para o povo, porque muitos já conhecem o terreno em que vão trabalhar incluindo as potencialidades económicas”, destacou.

Fonte:Jnoticias

Nova ponte sobre o rio Revúbuè já apresenta anomaliasCerca de quatro meses após a sua inauguração, a ponte sobre o rio R...
22/01/2025

Nova ponte sobre o rio Revúbuè já apresenta anomalias

Cerca de quatro meses após a sua inauguração, a ponte sobre o rio Revúbuè apresenta algumas anomalias nas bordas da laje usadas para suportar os contrapisos na infraestrutura.

A nova ponte sobre o rio Revúbuè, inaugurada a 03 de Outubro do ano passado pelo então presidente da república Filipe Nyusi, veio substituir a antiga que desabou em 2022 devido à tempestade Ana.

O delegado provincial da Administração Nacional de Estradas, diz conhecer o problema, mas assegura que tal situação não representa perigo, muito menos afecta a estrutura da ponte.

Victor Maicolo, garante que o empreiteiro responsável pela obra, já está a mobilizar material para substituição dos elementos danificados.

fONTE:OPAIS

Saúde adquire vacinas contra a cóleraO SECTOR da Saúde poderá adquirir, a breve trecho, mais vacinas contra a cólera, co...
22/01/2025

Saúde adquire vacinas contra a cólera

O SECTOR da Saúde poderá adquirir, a breve trecho, mais vacinas contra a cólera, com vista a responder a eventuais surtos da doença, principalmente na época chuvosa, altura em que as condições de saneamento degradam-se no país.

Trata-se de um plano executado anualmente e de carácter preventivo, podendo ser ajustado para reactivo, à semelhança do que ocorreu em Mogovolas, na província de Nampula, que beneficiou, há dias, de vacinação de emergência.

Brayton Maculuve, do Programa Alargado de Vacinação (PAV) no Ministério da Saúde (MISAU), avançou que a acção visava cortar a transmissão da enfermidade nos locais de risco e conferir imunidade à população.

Disse, ainda, que a meta em Mogovolas era vacinar 198 mil pessoas com idade igual ou superior a um ano, e até o fim da campanha haviam sido abrangidas mais de 179 mil, o que corresponde a 86 por cento da meta.

A fonte anotou que as condições climatéricas, caracterizadas por chuvas frequentes, a vandalização e encerramento de algumas unidades sanitárias e desinformação sobre a origem da doença podem ter concorrido para o incumprimento da meta de imunização.

Apesar de tal cenário, avançou que as equipas dispunham de meios suficientes para se deslocarem, igualmente, para locais de difícil acesso e garantir que o maior número de pessoas recebesse a dose do imunizante.

MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS: Estado perde em receitas 658 milhões de dólaresUM total de 658 milhões de dólares norte-america...
21/01/2025

MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS: Estado perde em receitas 658 milhões de dólares

UM total de 658 milhões de dólares norte-americanos é quanto o Estado moçambicano não pôde cobrar de receitas, principalmente devido às manifestações violentas que se registam desde Outubro do ano passado, supostamente em protesto contra os resultados eleitorais.

Somente em Dezembro, estima-se que as manifestações tenham contribuído para a não entrada de 14 mil milhões de meticais no Tesouro.

Estes indicadores foram avançados pela ministra das Finanças, Carla Louveira, depois da primeira sessão do Conselho de Ministros do novo Governo.

“Os indicadores do fecho do ano passado mostram que só em Dezembro houve uma perda de cerca de 14 mil milhões de receita, decorrente das manifestações e o ano todo já está a apontar para uma perda de receita de 42 mil milhões de meticais”, referiu.

A nova titular da pasta das Finanças explicou que esta perda acabou por comprometer, praticamente, todo o exercício económico do ano transacto.

Neste sentido, esclareceu que o trabalho a ser desenvolvido no recém-iniciado exercício económico vai estar voltado fundamentalmente para a recuperação económica do país.

Fonte: Jnoticias

PR nomeia adido e juízes do TAO Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou, hoje, através de Despacho Presidencial, A...
21/01/2025

PR nomeia adido e juízes do TA

O Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou, hoje, através de Despacho Presidencial, Adilson Adinane para o cargo de Adido de Imprensa do Presidente da República.

Ainda Ontem Chapo nomeou através de despachos presidenciais separados Arquimedes Varimelo; Justino Felizberto Justino; Ivan Pedro e Milagre Manhique para Juízes Conselheiros do Tribunal Administrativo.

Trump acaba de atirar "Zelensky para baixo do autocarro" porque tem uma dívida para com "o pessoal dos petróleos e das t...
21/01/2025

Trump acaba de atirar "Zelensky para baixo do autocarro" porque tem uma dívida para com "o pessoal dos petróleos e das tecnológicas"

ANÁLISE || O discurso de tomada de posse do 47.º presidente dos EUA demorou cerca de 30 minutos, tempo suficiente para Trump até falar de Marte mas tempo insuficiente para mencionar as guerras que deixam parte do mundo em pânico.

Trump omitiu deliberadamente a Ucrânia e o Médio Oriente e isso não foi inocente - alguma coisa o é com Trump?

Trump falou no seu discurso de tomada de posse sobre a fronteira sul dos Estados Unidos, sobre a mudança de nome de "Golfo do México" para "Golfo da América", sobre a vontade de tomar para a América o Canal do Panamá, falou também sobre identidade - diz que nos EUA só vai passar a haver género masculino e feminino e that's it -, até fez considerações planetárias porque quer "colocar a bandeira dos EUA em Marte", mas sobre as guerras em curso - Ucrânia, Médio Oriente - ou sobre as que se temem que fiquem em curso - Taiwan - houve praticamente nada. Ou nada mesmo.

Para o major-general Agostinho Costa, esta decisão tem um motivo claro: essas guerras "não são prioridade" para a nova Administração dos EUA. "Para já, as prioridades de Trump vão ser a fronteira sul, os cartéis da droga no México, a questão do Canal do Panamá, tudo aquilo que referiu no discurso, que foi fundamentalmente direcionado para questões internas e para uma nova doutrina. Nada disto passa pela Ucrânia nem pelo Médio Oriente, não obstante que, entre um e outro, o Médio Oriente é uma prioridade muito maior para Trump do que é a Ucrânia."

Endereço

Bairro Josina Machel, Rua 3 De Fevereiro
Tete

Telefone

+258848411081

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Santa Victoria FM publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Santa Victoria FM:

Compartilhar