RPS News

RPS News Nampula namutequeliua, memória

22/05/2024

ÁGUA MAIS CARA: AUTORIDADE REGULADORA DE ÁGUAS REAJUSTA TARIFAS DE REFERÊNCIA

As tarifas de água poderão ser reajustadas a qualquer momento pelas autoridades em todo o país.

Para se ter uma ideia, a taxa de referencia por metro cúbico para Maputo/Matola/Boane será 64 meticias e oitenta centavos contra os anteriores 51 meticais por metro cúbico, o que equivale dizer que subiu 13 meticais .

Na cidade da Beira a tarifa de referência era de 47 meticais e agora sobe para 57 meticais.

Já em Nampula, sai de 53 meticais para 64 meticais, o que indica uma subida de 11 meticais.

Para Xai-Xai, Chongoene e Limpopo a taxa de referencia por metros cubico será de 53.44 meticais.

De acordo com as autoridades, as variáveis do Índice de Revisão Periódica (Ir) e preços na estrutura de custos da água bruta, dos bens e serviços adquiridos no exterior foram determinantes neste processo.

Crédito: Miramar

10/04/2024
28/08/2022

MENOR "GATUNO" FOI TORTURADO PELA POPULAÇÃO NO BAIRRO TOPELANE (MONAPO)

O caso verificou-se nesta manhã de domingo no bairro Topelane no distrito de monapo, onde um menor de 16 anos entrou numa resistência com intuito de usurpar.

Porém, a menor não chegou de suceder o seu desígnio, porque o proprietário da residência se apercebeu quando estava na casa de banho, e quando a menor constatou que o dono já tinha-o observado, Entrou em fuga, onde não conseguiu ir longe, visto que a população já estava preparado para apreender o sujeito.

E Depois de uma boa corrida, conseguiram capturar o sujeito,foi daí que o levaram para no secretário do bairro, onde durante os questionários o sujeito proferiu na cara do secretário a palavra "F**K YOU". E daí a população perdeu a Clemência com o sujeito, foi desse meio onde conseguiu adquirir inúmeras bofetadas da população.

Crédito/

Siga-nos

27/08/2022

➡️ Comissários Nacionais da CNE demarcam-se dos resultados provisórios divulgados até agora.

Numa conferência de imprensa realizada neste sábado, 27 de agosto, no Hotel Fórum, em Luanda, os Comissário Nacionais da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) em função efetiva, Maria Pascoal, Domingos Inácio Francisco, Rafael Aguiar e Jorge Manuel Mussonguela, demarcaram-se dos resultados provisórios divulgados pela CNE, que atribui vitória ao MPLA, alegando que existem várias irregularidades no processo das Eleições Gerais realizadas no dia 24 de agosto.

De acordo com o comunicado lido pela comissária Maria Pascoal, os comissários nacionais, provinciais e municipais têm sido impedidos de exercer as suas funções, sendo que o reduzido número de comissários permitidos a participar e exercer completamente as suas funções dentro do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) são devidamente escolhidos pelo Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva.

Por outro lado, defendem também que o modelo de ata da mesa de voto fornecido pela empresa INDRA e aprovado por Manuel Pereira da Silva é inválido, pois, segundo os comissários, elas não têm o espaço apropriado para descrever o número total de pessoas votantes, contrariando o que é estabelecido por lei e acrescentam que até ao momento não se sabe ao certo o número de votos nulos ou brancos.

Fonte/
Siga-nos

27/08/2022

Onze inicial da seleção nacional:

Ernani, Martinho, Chico, Danilo, Ifren, Amadou, Dario, Shaquille, Telinho, Nelson e Lau King.

Força mambas

27/08/2022

Última hora última hora



Durante um funeral no México, uma família notou que a criança de 3 anos, que estava sendo velada, ainda estava respirando. O caso inusitado aconteceu no último dia 17 após a pequena Camila Roxana Martinez Mendoza ser dada como morta.

A garota foi levada para o hospital dois dias antes do velório, quando sentia dores de estômago, febre e náuseas. Então, o médico passou um tratamento para desidratação.

"Eu a levei ao hospital, entrei com ela. Eles tiraram a roupa dela, colocaram toalhas molhadas para baixar a febre e o oxímetro de pulso no dedo. Eles pediram alguns supositórios, colocaram e foi isso. Depois de uma hora, eles me dizem que está tudo bem, prescrevem soro e 30 gotas de paracetamol", lembrou Mary Jane Mendoza, mãe de Camila, em entrevista ao jornal El Universal.

Ao notar que o quadro da filha não teve melhora, os pais levaram ela para atendimentos em dois médicos particulares. O segundo especialista pediu para que a criança fosse internada com urgência. Camila ficou internada no Hospital Básico Comunitário de Salinas de Hidalgo, onde foi declarada morta.

"Não fizeram nenhum eletrocardiograma. Eu peguei minha bebê no colo e ela me abraçou, senti a força nos bracinhos dela. Mas tiraram ela de mim e disseram 'Deixe que ela descanse em paz”, contou a mãe da garota.

Durante o velório, Mary percebeu que o vidro do caixão estava embaçado, e sua sogra também notou que os olhos de Camila estavam se mexendo.

A família, então, a retirou do caixão, e constataram que ela estava viva. Entretanto, até o serviço de emergência chegar ao local, os batimentos cardíacos da menina foram f**ando fracos. No caminho do hospital, o quadro de saúde dela piorou e ela foi declarada como morta pela segunda vez quando chegou no hospital.

Fonte: Red Tv

- Siga a nossa página .

27/08/2022

MULHER É ESPANCADA EM NAMPULA POR COBRAR DÍVIDA DE 120 METICAIS

Uma mulher de 30 anos de idade e mãe de sete filhos foi recentemente espancada na cidade de Nampula, concretamente no bairro de Mutawanha, após esta deslocar-se na casa de um indivíduo para cobrar uma dívida de 120 meticais.

Segundo conta a vítima, o espancador prometeu-lhe para ir levar seu dinheiro no dia 20 do presente mês, mas acontece que quando chega na casa do indivíduo começa a causar confusão, tendo empurrado-a e a mãe do mesmo insultou injustamente a vítima.

Noutro dia, quando esta ia depositar o dinheiro no agente, o indivíduo perseguiu-a até alcançá-la, tendo começado com espancamento, e sem piedade até os filhos foram vítimas do agressor porque estavam com a mãe.

Depois do ocorrido, o agressor foi notif**ado duas vezes pela Polícia da República de Moçambique ao nível da cidade de Nampula, mas este testou as autoridades não tendo comparecido esquadra policial, nos dias que foi notif**ado.

Os vizinhos da vítima exigem que a justiça seja feita e não só, lamentam o facto da polícia não ter feito a busca do indivíduo.

Ajude-nos a crescer



Siga-nos e partilhe aos demais.

27/08/2022

DESCONHECIDOS M.A.T.A.M UMA CIDADÃ QUE ESTAVA ENVOLVIDA NA CONTAGEM DE VOTO NOME REGINA LUISA EM ANGOLA, E FOGEM.

Morreu por assassinato está mulher na foto de nome Regina Essenje Luisa ontem sexta-feira em Angola.

Antes dela encontrar a sua morte, ela trabalhava na CNE Angolana, isto é, no processo de contagem de votos que aconteceram na semana finda.

Na contagem de votos, a mulher dava mais vantagens aos partido opositor Angolano que é a UNITA.

Até então, ainda não se sabe qual foi a real causa que levou a morte da mulher.

E os assassinos encontram-se foragidos.

Endereçamos as nossas sentidas condolências a toda família da alma Regina Luísa Essenje

Que a sua alma descanse em paz

26/08/2022

Polícia Nacional pede à sociedade civil para não realizar manifestação amanhã por respeito à figura de José Eduardo dos Santos.

A Polícia Nacional (PN) pediu nesta sexta-feira, 26 de agosto, para que a sociedade civil angolana não realize qualquer tipo de atividade, como as manifestações previstas para este sábado, 27 de agosto, como forma a respeitar a figura do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, cujas cerimónias fúnebres, iniciadas hoje, continuarão até domingo, 28 de agosto, dia do seu enterro.

A informação foi avançada pelo Diretor Nacional de Operações e Segurança Pública do Comando-Geral da Polícia Nacional, Comissário Orlando Bernardo, tendo acrescentado que durante o desfile militar com a urna contendo o corpo de José Eduardo dos Santos algumas vias serão interditadas.

«A Polícia Nacional vem fazer um apelo a todos os cidadãos, sociedade civil, grupos de cidadãos organizados que pretendem realizar atividades sábado e domingo, apelamos uma contenção por respeito à figura do malogrado Presidente José Eduardo dos Santos (...)», disse.

O que tens a dizer!

Crédito/
Siga-nos

26/08/2022

🗳🇦🇴Mencionado alguns casos particulares que apresentam disparidade entre os dados da CNE e os do seu partido, Costa Júnior disse que em Luanda, por exemplo, a UNITA venceu com 70% dos votos e não com os 62,59% que “a CNE nos atribuiu”.

Crédito/
Siga esta página

26/08/2022

“TIMA ME FALA TODOS OS DIAS PARA EU SAIR DESSE PAÍS” - Fred Jossias

“Tima vem lutando comigo há anos para eu abandonar o País. Ela diz «Tu és um tipo muito talentoso, em qualquer parte do mundo vais te dar bem. Eu não percebo porquê tu ainda vives em Moçambique», ela me diz isso, todos os dias tenho que ouvir isso. «Porquê tu ainda estás em Moçambique, Fred?» Questiona Tima

Vamos embora desse País, vamos lá bazar desse País.

Você está a sofrer com o talento que tem, aquí na vizinha áfrica do sul em 1 ano, eu só preciso de um ano, um ano é sufieciente para você fazer a vida.

Aquilo que você está a tentar fazer há 25 anos em Moçambique, aquí na África do Sul vais te sair muito bem” - Falou Fred Jossias no seu Programa

Oque tens a dizer?

Siga a página # Rpsnews

26/08/2022

ELEIÇÕES EM ANGOLA : QUATRO CIDADÃOS NACIONAIS CONDENADOS POR TEREM VOTADOS MAIS DE UMA VEZ
Quatro cidadãos nacionais foram condenados, na quinta-feira, a seis meses de prisão efectiva, por fraude eleitoral, pelo Tribunal Provincial de Luanda.
Os visados foram detidos por exercício de voto duplo, em diferentes assembleias de voto, na capital do país, durante a votação para as eleições gerais em Angola, na última quarta-feira, 24.
Durante o julgamento, dois dos réus reconheceram a fraude, afirmando terem votado por duas vezes.
Trata-se de Gonçalves Maurício João, de 32 anos, que pretendia votar pela segunda vez, depois de já ter votado no mesmo local, e de Francisco da Rocha Cunha (23 anos), delegado suplente de lista do partido Aliança Patriótica Nacional (APN) no bairro do Curtume, por ter votado duas vezes.

SIGA-NOS

26/08/2022

MPLA MINIMIZA QUEIXAS DA UNITA E PROMETE MELHORAR GOVERNAÇÃO DO PAÍS.
O porta-voz do MPLA minimizou as queixas da oposição sobre os resultados eleitorais e prometeu melhorar a governação do país após a perda de 25 deputados na Assembleia Nacional.

“A nós compete-nos fazer a leitura ponderada de tudo quanto aconteceu do percurso que fizemos nestes últimos cinco anos e, em função disso, redirecionar algumas ações e melhorar a nossa prestação de serviço público”, afirmou Rui Falcão, instantes depois de a CNE anunciar que o MPLA ganhou as eleições com maioria absoluta mas perdeu, pelo menos em três províncias, e deixou de ter uma maioria de dois terços na assembleia, passando de 150 para 124 deputados no parlamento.

“Temos uma maioria absoluta, não devemos estar preocupados” e “vamos governar o país com essa maioria absoluta”, afirmou Rui Falcão, que não quis encontrar uma justif**ação para o fraco resultado do partido, particularmente em Luanda.

Siga-nos e partilhe aos demais
RPS news2022

26/08/2022

‼COM MAIS DE 30 ANOS DE ESTRADA, CARLITOS NAMAKOTTO DECIDE LANÇAR O SEU PRIMEIRO DISCO ORIGINAL.

"A VIDA TEM ALTAS E BAIXAS"

Depois de longa caminhada na música, o ícone da música nacional, em especial da província de Nampula, Carlitos Namakotto, decide brindar aos seus fiéis fãs e admiradores com o seu primeiro álbum intitulado "A VIDA TEM ALTAS E BAIXAS".

O álbum é composto por 11 faixas musicais, nomeadamente:

01. Anoorapeliwa a Sabonete
02. Ohawa Wafrica
03. Oreera Weetta Camisa
04. Nloko Naamakhuwa
05. Kinnoshukhurelani Mama
06. A Vida Tem Altas e Baixas
07. Muluko Nlvaheni Massi
08. Khoo Ethwila Emale Wafrica
09. Muhuru Konipahiwa Wahaleene
10. Wamphula Onootepa Oreerawo Washa
11. Omurrupula

De ressaltar que o álbum conta com a grande produção, da Editora e Produtora, Rec Sonho África e da Associação da Casa Velha.

Não vamos só bater as palmas e vamos sim ajudar aos nossos artistas😍🙏

Para mais informações, pode contactar pelo nr: +258 84 825 0315, ou através das Instalações da REC SONHO ÁFRICA sita no Prédio da JFS (Rádio Moçambique - Emissor de Nampula, 6º Andar).

Texto:

Siga-nos e partilhe aos demais

26/08/2022

UM HOMEM ENCONTRA-SE DESAPARECIDO APÓS ACIDENT£ QUE ACONTECEU NO PORTO DA BEIRA

Um camião basculante caiu quando era descarregado do navio no porto da Beira, na tarde desta quarta-feira (24/08), ruptura de um dos engates durante o descarregamento do camião está na origem do acidente.

Quando tentavam remover o camião caído sobre o outro, dois funcionários escorregaram e caíram no mar, de imediato foram lançadas bóias de emergência para socorrer as vítimas, onde conseguiram resgatar um dos funcionários, que foi imediatamente evacuado ao hospital e o outro até então continua desaparecido.

O Sernic, Corpo de Salvação Pública e outros funcionários do porto, bem como a equipa de segurança continuam com as buscas para localizar o funcionário desaparecido.

FONTE/Jornal alerta
Siga-nos e partilhe para os demais.

26/08/2022

POPULARES DO REGULO NIVALI DISTRITO DE MEMBA, RECORREM ÁGUA DOS RIOS PARA BEBER

No total são cerca de 2600 pessoas que ainda consomem a água imprópria recorrida nos pequenos rios existentes no regulado NIVALI posto Administrativo de Mazua e zona de Ezezi distrito de Memba Sede, segundo populares esperam de contaminação de várias doenças, a destacar a diarreia.

Segundo ao Jornal Nacalense, aqueles moradores, dizem que desconhecem o tratamento de água, após ser tirada para casa, e lamentam bastante por falta de fontes de água potável naquela comunidade, segundo os, é por isso que recorrem a água de pequenos rios para salvação de vida.

No entanto, aqueles populares, pedem a quem seja de direito a encontrar formas de abertura de furos de água potável para minimizar sofrimento da população daquele regulado da Província de Nampula.

Fonte:monapovivasn

SIGA-NOS

🇦🇴‼ O MPLA perdeu um milhão de votos nas eleições de quarta-feira face a 2017, enquanto a UNITA obteve quase um milhão a...
26/08/2022

🇦🇴‼ O MPLA perdeu um milhão de votos nas eleições de quarta-feira face a 2017, enquanto a UNITA obteve quase um milhão a mais.

Segundo os dados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), quando estão escrutinados 97,03 por cento dos votos, o MPLA (no poder desde 1975) obteve 3.162.801 votos, menos um milhão que em 2017, quando obteve 4.115.302 votos.

Já a UNITA teve uma grande subida, elegendo deputados em 17 das 18 províncias e obtendo uma vitória histórica na de Luanda, a maior do país, conseguindo até ao momento 2.727.885 votos enquanto em 2017 teve 1.800.860 boletins favoráveis.

Na província de Luanda, a UNITA conseguiu quase o dobro do partido governamental e obteve 1,23 milhões de votos, mais 500 mil que em 2017, enquanto o MPLA, com 650 mil votos, tem menos 360 mil boletins.

Acompanhe as reações aos resultados.

.com #

🇦🇴‼ O MPLA perdeu um milhão de votos nas eleições de quarta-feira face a 2017, enquanto a UNITA obteve quase um milhão a mais.

Segundo os dados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), quando estão escrutinados 97,03 por cento dos votos, o MPLA (no poder desde 1975) obteve 3.162.801 votos, menos um milhão que em 2017, quando obteve 4.115.302 votos.

Já a UNITA teve uma grande subida, elegendo deputados em 17 das 18 províncias e obtendo uma vitória histórica na de Luanda, a maior do país, conseguindo até ao momento 2.727.885 votos enquanto em 2017 teve 1.800.860 boletins favoráveis.

Na província de Luanda, a UNITA conseguiu quase o dobro do partido governamental e obteve 1,23 milhões de votos, mais 500 mil que em 2017, enquanto o MPLA, com 650 mil votos, tem menos 360 mil boletins.

Acompanhe as reações aos resultados: https://p.dw.com/p/4G4jj

VIÚVO ENGRAVIDA FILHA NO DISTRITO DE MORRUMBALA NA ZAMBÉZIA   Uma rapariga de 14 anos de idade teve a infância e o futur...
26/08/2022

VIÚVO ENGRAVIDA FILHA NO DISTRITO DE MORRUMBALA NA ZAMBÉZIA

Uma rapariga de 14 anos de idade teve a infância e o futuro roubados pelos abusos se***is praticados pelo próprio pai, meses depois de f**ar viúvo, no distrito de Morrumbala, na Província da Zambézia.

O Serviço de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência disse à Miramar que a rapariga engravidou aos 13 anos e meses depois tornou-se mãe. Para que a comunidade não denunciasse os abusos perpetrados contra a menor, o acusado, homem de 56 anos de idade, teria resolvido abandonar a zona com a filha antes de dar à luz.

Recentemente o “casal” voltou à comunidade e esta tratou de denunciar às autoridades. A rapariga disse à polícia que o envolvimento com o pai começou logo depois da morte da mãe, até que ela concebeu.

Confrontado com esta situação, o indiciado nega o envolvimento com a filha e acusa os vizinhos de perseguição. Mas a menor insiste que é mãe do filho do pai. A menor argumenta ainda que era proibida de ir ao hospital com a criança.

O suposto “pai marido” já viu a prisão legalizada e foi conduzido ao estabelecimento penitenciário, enquanto os dois menores, mãe e filho, estão sob cuidado dos parentes.

Fonte: TV Miramar
Queres ver a página a crescer, ajude-nos através do e-mola:877027854

25/08/2022

TERMOS DE REFERÊNCIA
Assistente de Procurement

INTRODUÇÃO

O Governo de Moçambique, recebeu um Donativo do Banco Mundial para financiar o Projecto de Melhoramento de Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills) que tem como objectivo aumentar o acesso a educação e formação de qualidade ao nível do Ensino Superior e do Ensino Técnico-Profissional em áreas prioritárias e compreende três componentes principais, nomeadamente (a) Melhoria dos programas prioritários do ensino superior através dos fundos competitivos; (b) expansão do acesso e melhoria da qualidade e relevância de programas na área de ensino técnico-profissional; (c) criação de um ambiente favorável de politicas para o desenvolvimento do ensino superior e do ensino técnico-profissional

Assim, para assegurar uma gestão célere e ef**az do Procurement do projecto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende usar parte dos fundos para contratar um consultor para a posição de Assistente de Procurement, que estará baseado na Unidade de Coordenação do Projecto.

OBJECTIVO

Sob direção geral do Coordenador do Projecto e sob supervisão do Especialista de Procurement do Projecto, a principal responsabilidade do assistente de Procurement é assistir o Especialista Sénior de Procurement na execução das actividades de Procurement necessárias para a implementação do Projecto.

TAREFAS ESPECÍFICAS

Auxiliar na planif**ação, atualização, implementação efetiva do Plano de Aquisições acordado com o financiador, de acordo com as Regras de Aquisições da instituição financiadora e em consonância com o Manual de Implementação do Projeto;

Acompanhar e auxiliar na preparação de Documentos de Concurso e Avaliação e Adjudicação de Concurso, em coordenação com as pessoas designadas pelos Beneficiários.
Manter registos e arquivo adequado dos processos de aquisição;

Monitorar a execução dos Contratos de Fornecimento de Bens e Serviços, incluindo a manutenção e atualização de todos os registos dos contratos;
Participar da actualização do plano de aquisições e orçamentos;
Fazer a actualização das actividades de Procurement nos sistemas MPE e STEP
Apoio aos membros do júri na avaliação das licitações / propostas, garantindo a estrita observância dos procedimentos aplicáveis e redação dos relatórios de avaliação de acordo com os modelos aprovados;

Organização e submissão de processos de contratação à Procuradoria-Geral da República e Tribunal Administrativo;

Actualização do sistema interno de controlo e inventário dos bens e serviços adquiridos e contratados;
Preparação de um cadastro de fornecedores e consultores qualif**ados;

Colaboração com os órgãos de Controlo Interno e Externo, na realização de inspecções e auditorias a serem feitas ao projecto;

Organização e manutenção dos arquivos da área de procurement de todo o Projecto (arquivo físico e STEP);

Ajudar a Monitorar e garantir respostas atempadas às questões de aquisições levantadas pelos concorrentes e pelo Banco Mundial;

Execução, dentro da sua área de especialidade, as tarefas que lhe forem designadas pelo Especialista de Aquisições.

PERFIL DO CONSULTOR

Licenciatura em Engenharia, Economia, Gestão, Direito ou outra área de formação afins;

Mínimo de 3 anos de experiência comprovada na prestação de serviços de Procurement em projetos financiados pelo Banco Mundial e / ou outro organismo multilateral;

Estar familiarizado com as Regras de Aquisições actualizadas do Banco Mundial e / ou outro organismo multilateral;

Bons conhecimentos em aplicativos Microsoft Office (Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint);

Fluente na língua portuguesa e bons conhecimentos da língua inglesa como língua de trabalho;
Excelente comunicação e habilidades interpessoal.

NÍVEL DE REMUNERAÇÃO

O Salário será negociado com base no perfil do Consultor

DURAÇÃO DO CONTRATO

O contrato terá uma duração inicial de 24 meses, renovável mediante desempenho satisfatório.
Para efeitos da avaliação de desempenho o consultor irá submeter o seu relatório de desempenho com base nos Termos de Referência, 60 dias antes do término do contrato.

25/08/2022
25/08/2022

NYUSI INAUGURA FÁBRICA COM CAPACIDADE DE PROCESSAR MAIS DE 26 MIL TONELADAS DE MILHO POR ANO

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou no fim da tarde desta quinta-feira (25), nos arredores da cidade de Nampula, uma unidade fabril com a capacidade de processar 26.400 toneladas de milho por ano.

Segundo o PR, aquela unidade insere-se nos esforços que tem vindo a ser levados a cabo pelo ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no âmbito do programa SUSTENTA, para o “fortalecimento do agronegócio em Moçambique”, no sentido de “maximizar e viabilizar a cadeia de valor do milho desta região do país”, bem como “materializar o que torna a agricultura uma base de desenvolvimento e a indústria um factor”.

SIGA-NOS 🙏

19/08/2022
17/08/2022

A estrada nacional EN1 (Estrada Nacional Número Um) é uma estrada nacional que liga o norte e o sul do país como principal eixo de tráfego de Moçambique.

Devido à sua extensão total de 2.471,2 quilómetros e à extensão de todo o país, é também designada por Estrada de Moçambique.

*História*
A expansão da estrada para a EN1 levou várias décadas.

Os primeiros troços estão abertos ao tráfego de mercadorias pesadas desde 1963.

A Junta Autónoma de Estradas de Moçambique administrou a estrada até à independência de Moçambique em 1975.

Desde 1975, a estrada é mantida pela Administração Nacional de Estradas de Moçambique.

A EN1 constitui a mais antiga ligação rodoviária eficiente norte-sul, enquanto as outras estradas principais foram construídas para o transporte de mercadorias entre portos do Oceano Índico e destinos nos países vizinhos, seguindo em grande parte a direção leste-oeste.

A EN1 é uma das poucas estradas em Moçambique que é consistentemente pavimentada, principalmente de duas pistas.

*Ataques da RENAMO (2012–2014)*
Em 2012, o partido da oposição RENAMO voltou a usar a força armada para resolver o conflito com o partido governante FRELIMO.

Entre 2013 e 2014, militantes armados atacaram repetidamente caminhões, ônibus e carros ao longo do trecho de aproximadamente 100 quilômetros de estrada entre Muxungue e Rio Save.

Em resposta, o governo estabeleceu uma escolta militar de condução diária para os veículos no trecho, com o comboio circulando apenas algumas vezes por dia.

No entanto, houve repetidos ataques e várias mortes.

Com a assinatura do novo tratado de paz entre ambas as partes em agosto de 2014, as viagens de comboio terminaram em 27 de agosto de 2014.

*Novas construções no Grande Maputo*
Com a ajuda do apoio chinês, o governo moçambicano teve dois grandes projectos construídos na zona de Maputo, que também tiveram impacto na estrada nacional: Em primeiro lugar, o governo encomendou a construção da circunvalação de Maputo (Estrada Circular), o troço da EN1 foi alargada para quatro vias para o efeito.

Após anos de planeamento, iniciaram-se em 2014 as obras de construção de uma ponte de Maputo atravessando a baía até Katembe, que foi aberta ao tráfego em novembro de 2018.

Após a conclusão, está prevista a extensão da EN1 de Maputo sobre a ponte até a Ponta do Ouro e a passagem fronteiriça da Baía de Kosi (África do Sul).

*Futuro*
Mesmo que a estrada seja uma das mais bem desenvolvidas do país, projetos de melhorias e ampliações são constantemente realizados.

O governo japonês financia a ampliação de um troço de 430 quilómetros de estrada entre Nampevo (província da Zambézia) e Cuamba (província do Niassa) com 175 milhões de dólares americanos, incluindo a construção de 13 novas pontes.

De acordo com a imprensa, está também prevista a renovação do troço de 330 quilómetros entre Inchope e Caia.

*Signif**ado*
Devido à sua direcção norte-sul e comprimento total, a estrada nacional EN1 liga muitas outras estradas nacionais e regionais em Moçambique.

Permite o tráfego rodoviário ininterrupto ao longo da maior parte do eixo geográfico longitudinal do país.

Praticamente não existe alternativa equivalente à estrada, é a única ligação entre o norte e o sul de Moçambique.

Especialmente na ligação à estrada nacional EN6 (ligação entre o porto da Beira e o Zimbabué) é a estrada mais importante do país e contribui signif**ativamente para a promoção do produto interno bruto daí resultante, sendo também a de maior ocupação do tráfego em relação a outras vias do país.

A Administração Nacional de Estradas/ANE estima que em 2013 340.000 veículos por dia (partes) da estrada. A estrada é gratuita.

Os planos discutidos em 2009 Estações de portagem modeladas na estrada nacional EN4, que é operada pela operadora de autoestradas sul-africana TRAC, não foram prosseguidas pelo governo nacional.

No entanto, a utilização de algumas estruturas de pontes, incluindo a Ponte Armando Guebuza sobre o Zambeze, inaugurada em 2009, está associada ao pagamento de portagens.

*Curso*
O início da estrada nacional EN1 é na capital moçambicana de Maputo.

O seu início forma um entroncamento com a estrada nacional EN2, que segue a oeste do centro da cidade como prolongamento da Avenida 24 de Julho.

O cruzamento de ambas as ruas f**a a oeste do centro da capital, não muito longe da zona portuária alongada com a estação ferroviária de Maputo e perto da Universidade de Educação de Maputo.

O prolongamento da estrada sob a EN2 forma uma estrada de ligação ao porto e à zona vizinha da estação de mercadorias.

A partir do cruzamento das duas estradas nacionais, a EN1 segue para nordeste como Avenida De Moçambique através da Avenida Joaquim Chissano, de várias faixas,

passando o Jardim Zoológico (Jardim Zoológico) à sua esquerda e o Aeroporto Internacional à sua direita, continuando para norte pelos extensos arredores da cidade com os seus bairros em xadrez.

Nos arredores de Maputo, vira para nordeste, onde o seu curso continua como Avenida de Moçambique através de uma área ininterruptamente povoada até à próxima cidade de Marracuene e depois continua até à Manhiça.
Aí a linha de caminho-de-ferro da Linha de Limpopo, que vem acompanhando a estrada e vindo de Maputo, vira para noroeste.

O percurso da estrada nacional mantém-se junto à costa e na planície.

Depois de Taninga, cruza o Rio Incomati perto da Lagoa Chuali.

Depois de atravessar o rio, a estrada muda da província de Maputo para a província de Gaza na cidade de Magul.

Ela conhece o lugar Macia, onde duas estradas regionais se ramif**am.

Isto leva-o à Praia do Bilene no Oceano Índico ou via Chókwè para o interior até Massingir na Barragem de Massingir e sede do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo.

A partir de Macia, a estrada só passa por cidades mais pequenas, como Incala e Chissano, até cruzar o Limpopo com uma grande ponte e chegar à cidade costeira de Xai-Xai, capital da província de Gaza.

A uma curta distância da costa oceânica com alguns lidos e zonas húmidas sensíveis entre dunas e lagoas, a EN1 é a única estrada terrestre eficiente aqui.
A estrada regional 208, que vai em direção a Chókwè, começa em Chonguene.

Aqui também se ramif**a uma linha férrea que começa no Xai-Xai, que segue para norte, abrindo pequenas cidades por via férrea e terminando apenas alguns quilómetros atrás da fronteira provincial na região vizinha.

A EN1 vai de Chonguene via Chidenguele, Madender até à fronteira provincial de Zadamela.

Na província de Inhambane, a estrada principal liga pequenas cidades costeiras como Quissico e Guilundo e atravessa a Lagoa Poelela antes de Inharrime.
Neste local termina uma linha férrea, que acompanha a autoestrada em troços paralelos e conduz à vila costeira de Inhambane.

O curso da estrada agora faz um amplo arco em direção ao norte,

toca Cumbana e chega à pequena cidade de Lindela.

Uma estrada regional que vai até Inhambane ramif**a-se aqui.

Mais a norte, a estrada nacional alcança Maxixe, Morrumbene e Massinga.

Após este último local, recupera uma maior distância da linha de costa e atinge as cidades mais pequenas.

Em Pambarra, uma estrada regional ramif**a-se para a cidade costeira de Vilankulo, de onde pode ser alcançado o mundo insular do parque nacional e arquipélago de Bazaruto de navio ou avião.

Depois de Pambarra, a estrada nacional leva a Macovane, onde vira para noroeste e chega à cidade de Sava.

Aqui cruza o Rio Save com uma ponte.

O curso do rio forma também a fronteira provincial entre Inhambane e Sofala.

Após a ponte moderna, a EN1 atravessa uma área pouco povoada da planície costeira,
cujo maior lugar f**a na rua Muxunge.

A norte desta atravessa o Rio Lucite e o Rio R***e, continuando até ao Inchope até ao entroncamento com a EN6.
Um volume de tráfego, em parte com origem no Zimbabué, desloca-se na EN6 entre o posto fronteiriço de Machipanda e a cidade portuária da Beira no Oceano Índico.

No troço desde a travessia do Rio Lucite até logo a seguir à vila de Inchope, a autoestrada passa por duas vezes o território da província de Manica.

Depois de Inchope, a estrada nacional regressa à província de Sofala, percorre a fronteira ocidental do Parque Nacional da Gorongosa e faz um arco arrebatador para oeste em torno do maciço da Serra da Gorongosa, que já se encontra fora da área do parque nacional.

Agora ela cruza de novo terras planas e escassamente povoadas, passando o Rio Nhamapasa e as planícies alagadiças do Rio Mucua e depois encontra a cidade de Caia.

Aqui a estrada atravessa o Zambeze na ponte com portagem Armando Guebuza.

Ao mesmo tempo atinge a província da Zambézia com a sua margem norte.

Agora segue a passagem de uma área escassamente povoada da zona costeira com inúmeras travessias de rios menores que desaguam no Oceano Índico.

Em Niacuadala, a estrada nacional EN10 ramif**a-se para a cidade costeira de Quelimane.

A estrada nacional EN1 continua por Namacurra onde vira para norte e é acompanhada por uma linha férrea que vem de Quelimane.

Depois da pequena vila de Malé, a EN1 chega ao entroncamento com a EN7 em Mocuba.

A linha férrea também termina aqui.

Mais ao norte, a estrada principal toca cidades menores.

Em Nampevo, uma estrada regional ramif**a-se para Errego.

Continuando pelo Alto Molócue e Alto Ligonha, a estrada nacional sai da província da Zambézia depois de atravessar o Rio Ligonha para encontrar Murrupula em Nampula.

Na cidade de Nampula, o tráfego rodoviário pode utilizar a EN8 que conduz à fronteira com o Malawi.

Uma linha férrea que também leva ao país vizinho acompanha a EN8 daqui.

A partir de Nampula na direcção leste, a estrada nacional é acompanhada por esta linha férrea.

Em Namialo a EN1 vira bruscamente para norte.

Aqui existe um ramal da EN8 para a vila costeira de Nacala, onde também termina a linha ferroviária.

Continuando para o norte, a rodovia passa pelas cidades de Netia, Nacaroa, Alua e Namapa.

Depois atravessa o Rio Lúrio.
Este rio faz a fronteira entre as províncias de Nampula e Cabo Delgado.
Agora atinge as cidades de Chiúre-Novo e Metoro.

Na cidade de Suriate, uma estrada regional se ramif**a para o norte, que pode ser usada para chegar à fronteira com a Tanzânia em outras rotas de baixo nível.

De Suriate, a EN1 continua na planície costeira até à cidade portuária de Pemba, onde termina.

Crédito:
Juca Satar

Endereço

Nampula
NAMUTEQUELIUA,RUA35,CAIXAPOSTAL28,PERTODOMERCADOMEMÓRIA

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando RPS News publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar