A R O N E Creator

A R O N E  Creator Já Viste? Conhecerá a verdade e ela te irritará!
(1)

22/08/2024

Venâncio Mondlane Viraliza na Internet Por Mostrar dentes aos Camaradas

apoie o canal pela internet no emola: 865465365 - ARONE

COMPRA SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044


09/08/2024

Venâncio Mondlane juntou-se à Nova Democracia (ND)????

SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044
Hastags


Fale com a equipe Já Viste?
PARCERIAS: +(258) 843 728 419 & [email protected]

© Todos os direitos reservados - 2024
Fique com D.E.U.S

Embora atrasado (estava a gerir uma  ), Feliz Aniversário mano Clemente Carlos.Continue este irmão acessível, inspirador...
09/08/2024

Embora atrasado (estava a gerir uma ), Feliz Aniversário mano Clemente Carlos.

Continue este irmão acessível, inspirador, batalhador e humilde que é, e rogo à Deus que lhe abençoe infinitamente.

08/08/2024

FRELIMO e RENAMO juntam-se para DERRUBAR Venâncio Mondlane?

Paz à sua alma Combatente!
08/08/2024

Paz à sua alma Combatente!

Povo Moçambicano! Para não variar, a  CNE hoje mais uma vez atropelou a lei no sorteio para a definição das posições no ...
06/08/2024

Povo Moçambicano!

Para não variar, a CNE hoje mais uma vez atropelou a lei no sorteio para a definição das posições no boletim de voto para as eleições legislativas e se recusou em aceitar receber reclamação dos intervenientes incluindo a Nova Democracia. A FRELIMO, a RENAMO e o MDM se distribuíram as primeiras três posições, sem se submeter ao sorteio, sob o pretexto de que foi sempre assim, em arrepio do artigo 188 da lei eleitoral que trata em separado sorteio para cada tipo de eleição (Presidencial, Legislativas e das Assembleias Provinciais).
É inadmissível. É de se impugnar!

01/08/2024

ÚLTIMA HORA | CAD EXCLUIDO PELO CC | COMO F**A VM7?

AG CERA MOÇAMBIQUE: 844703044

Fale com MANO ARONE: 865465365

Feliz Aniversário para MIM!
31/07/2024

Feliz Aniversário para MIM!

31/07/2024

DOM MATSINHE PRESO NA VENUZUELA | POVO TOMOU PALÁCIO | O POVO ACORDOU

Venezuela está neste momento insuportável, aliás a população daquele país localizado no norte da america do sul cansou da Ditadura de Nicolas Maduro, o dito reeleito presidente venezuelano no pleito eleitoral deste ano.

SUPLEMENTOS AG CERA MOÇAMBIQUE: 844703044

Hastags


Fale com a equipe Já Viste?
PARCERIAS: +(258) 843 728 419 & [email protected]

© Todos os direitos reservados - 2024
Fique com D.E.U.S

30/07/2024

Manuel Chang Devolve Milhões e Influencia para Moçambique ser indemnizado em mais 1 bilhão de USD

SUPLEMENTOS AG CERA MOÇAMBIQUE: 844703044

Hastags


Fale com a equipe Já Viste?
PARCERIAS: +(258) 843 728 419 & [email protected]

© Todos os direitos reservados - 2024
Fique com D.E.U.S

29/07/2024

ÚLTIMA HORA: Paulina Chiziane BRUTALMENTE AGRED!D4 junto da Sua equipa com seguranças Numa Igreja

SUPLEMENTOS AG CERA MOÇAMBIQUE: 844703044

27/07/2024

Membro do MDM pede desculpas ao Venâncio Mondlane

A Cidade de Maputo acolheu no passado dia 18 de Julho, a Cimeira Nacional da Juventude - Paz e Segurança: Dialogo sobre ...
24/07/2024

A Cidade de Maputo acolheu no passado dia 18 de Julho, a Cimeira Nacional da Juventude - Paz e Segurança: Dialogo sobre a Agenda de Paz e Perspectiva de Liderança da Juventude, com o lema "Dialogo da Juventude para prevenção de conflitos, construção e consolidação da paz em Moçambique", uma iniciativa da Organização para a promoção da paz e Desenvolvimento Humanitário.

O evento, que contou com cerca de 153 participantes, representantes de todos os extratos da sociedade, contou com 10 delegados pacificadores vindos de todas as provinciais do país, que sugeriram caminhos para a construção da paz e inclusão da juventude na criação de uma agenda da paz e segurança.

Na ocasião, o Director executivo da ORPHAD, Argentino Vatiua, defendeu que "Se o país tivesse uma agenda nacional com um denominador comum em termos de mensagens, será um passo importante para que cada actor possa se orientar em função dessa mesma base”.

Por seu turno, o Primeiro Ministro, Adriano Maleiane em representação do Presidente da República, concorda igualmente com a inclusão de todos, com destaque para a juventude, na manutenção da paz no país. "É fundamental que cada moçambicano promova e implemente acções conducentes a manutenção da paz e reconciliação nacional, disse Maleane.

Já o Reitor da Universidade Pedagógica (UP), Jorge Ferrão fazendo a abertura do primeiro painel, argumentou que “A construção da paz não é só fazer reunião ou manifestação, é preciso pegar todas as oportunidades, tecnologias e fazer a mudança”.

A mesma visão é sustentada pela activista e representante do Observatório das Mulheres Quitéria Guirrengane que defende a necessidade de implementação de uma abordagem multifacetada que olha para os jovens como agentes da paz. "A abordagem multifacetada que me refiro é a valorização de saberes locais, auscultação e diálogo, responsabilização e fim a impunidade".

O uso consciente das tecnologias como instrumento pacificador é uma das propostas para a manutenção da paz e coesão social defendida pelo representante da Plataforma Link Digital, Cristene António que refere que "As plataformas digitais podem ser usadas como um espaço de comunicação e ativismo que produzem matérias de paz”.

Já o jovem activista, Dario Camal afirma que as taxas de desemprego continuam altas o que pode gerar frustração e desilusão na Juventude. Defendendo, assim, a participação política e social da Juventude como um meio caminho para paz. “Falam muitas vezes aos jovens, sobre os jovens, mas não falam com os jovens para saber sobre os jovens”, disse Dário Camal.

O representante da Plataforma Eleitoral Decide, Wilker Dias defende que para “A construção da paz é necessário um espírito de nacionalismo. Resgatar o espírito de pertença que Moçambique é de todos nós. Esse é o meio caminho andando para construir a paz. O outro caminho é a credibilização das eleições, para isso deve incluir a juventude nos organismos de eleições como a CNE e o mesmo jovem ter palavra. É preciso desconstruir o conceito maioria no âmbito de tomadas de decisão, para que haja uma coesão maior”.

É da opinião do Líder da juventude do partido Nova Democracia, Armando Mahumana que “A paz será construída por meio de um diálogo e um debate em que todas forças da sociedade participarão da mesma, sem descriminação, para termos uma compreensão clara sobre qual é o nosso pensamento sobre paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento”.

O Líder da Liga Juvenil da Renamo, Ivan Mazanga defendeu que “A paz positiva deve substituir a repreensão pela liberdade, a exploração pela equidade, reforçando-as com o diálogo, invés da imposição, integração ao invés da segmentação, solidariedade, invés da fragmentação, participação em vez da marginalização”.

Enquanto o secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicano, Silva Livone acredita que “O caminho para construção da paz é a criação de condições para o bem-estar de todos, principalmente da juventude. E que as barreiras políticas e económicas só, não podem tirar o prestígio de amor ao próximo ou ao cidadão. E que o conflito não pode começar por mim, por isso devemos ser tolerantes".

O escritor e activista securitario, Hélder Mutemba sugere que “É necessário transformar a questão de segurança em valor social e, é preciso criar formação de moderadores na comunidade em questões securitárias. E que o tratamento dos assuntos de segurança devem ser discutidos localmente, pois são elementos imprescindíveis para garantir a paz”.

A académica e cientista política, Egna Sidumo, defende que é preciso que se discuta com a juventude sobre os processos de Paz. “Deve se tornar conhecidas as pessoas ou estrutura que compõe o Conselho de Estado e o Conselho de Segurança para saber a quem devemos direcionar as nossas petições quando temos problemas sérios de segurança no país".

O Vice-Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Constantino Andre diz que “O caminho para paz é aceitarmos as diferenças de cada um no nosso dia-a-dia”, já a cientista política Géssica Macamo, em sua intervenção falou do preço a pagar pela paz onde afirmou que “A paz tem um preço, e o preço da paz é o diálogo, é a inclusão. Enquanto a sociedade ou o governo não estiverem abertos para dialogar de forma constante, redistribuir riqueza de forma constante, entender que desenvolvimento é garantir que a maior parte da população que é jovem, sinta-se integrada na sociedade, estaremos sempre em contexto de conflito”.

O Presidente do Parlamento Juvenil de Moçambique, David Fardo entende que “Há necessidade de auscultação permanente dos jovens líderes, movimentos associativos e sector privado, sobre quaisquer acções de base, assim como maior comprometimento dos mais diversificados sectores do estado em relação às metas, objectivos e visão dessas políticas”.

Enquanto uns defendem que o estado deve incluir a juventude, a activista dos Direitos Humanos, Iveth Mafundza, fala de uma juventude que deve lutar para conquistar o seu espaço. "A juventude deve se posicionar e construir um manifesto com as suas aspirações sobre a paz e a sua inclusão nestes processos. E não ousem deixar para depois, caros jovens, este é o momento”.

Ester Pedro Uamba, do Conselho Das Religiões de Moçambique defende que “Devem ser criadas plataformas para juventude discutir paz, mas, é importante chamar Deus que é o detentor da paz”.

Um diálogo de jovens para jovens, contou com a intervenção desses actores que de igual modo deixaram ficar suas percepções sobre a paz e quais os caminhos a se percorrer para o alcance da mesma.

Na lente social de Estrela Charles, representante do FDC, o cidadão deve agir para conseguir um espaço de opinião e que "Uma forma de ter espaço nos debates é participar alguma associação ou Observatório, fazer alguma acção".

A representante da AISEC, Abida Mendes defende que "Alcançar a segurança alimentar seria um grande passo para podermos alcançar a paz". Já a activista Roda Mondlane afirma que “A ausência da paz e a presença da mesma é questão de governação”.

Equanto Luísa Bonjice que propõe o cultivo de uma educação voltada a paz onde afirma que “Não tem como falar de paz sem segurança, nem falar de segurança sem paz. Nós como jovens não queremos uma paz que seja intervalo entre guerras, porque sempre fomos exemplo de liderança democrática a nível internacional e nós gostávamos de manter esse dinamismo em diante.É necessário introduzir o conceito paz nas escolas e não só ensinar sobre as guerras, para que desde a base as crianças consigam resolver os seus conflitos”.

Em jeito de fim, a classe artística visualiza um futuro com o país mudado, como é o caso do jovem e Rapper Cardoso, mais conhecido como MC Chamboco que disse que: “Espero que Moçambique vire um estado em que a polícia não esteja armada, porque as armas são instrumentos que tiram vidas e desestabilizam”, em termos estruturais o Rapper Epaitxoss- One Epaitxoss – One "Sugiro uma Organização da Juventude Moçambicana apartidária”.

Vocês sabem que ontem o hospital de Mavalane devolveu pacientes acidentados alegando não ter energia (corrente elétrica)...
21/07/2024

Vocês sabem que ontem o hospital de Mavalane devolveu pacientes acidentados alegando não ter energia (corrente elétrica)

E vão dizer que o país está bom?

É hora de os jovens acordarem e dizerem "basta!" à opressão.Por Arone MuchaveAproxima-se a tão esperada data de 2024 par...
20/07/2024

É hora de os jovens acordarem e dizerem "basta!" à opressão.

Por Arone Muchave

Aproxima-se a tão esperada data de 2024 para todos os moçambicanos. Sim, 9 de outubro é a data provável que ficará marcada na história de Moçambique, pelo simples fato de testarmos se nossa democracia realmente funciona ou não. Aliás, a CNE começou por nos mostrar que não teremos novidades que valham a pena, e isso só me lembra das maiores desgraças que essa gente fez ao povo moçambicano desde que Moçambique deixou de ser província de Portugal.

E as desculpas são sempre as mesmas: intolerância política.

Vamos olhar para pelo menos cinco (5) ERROS GRAVES que o "PARTIDÃO" cometeu com o povo e continua descaradamente tentando esconder:

1. Corrupção Generalizada: Alegações persistentes de corrupção em diferentes níveis do governo e do partido, afetando negativamente a eficácia da administração pública e a distribuição justa de recursos.

2. Gestão Ineficiente da Economia: Desafios na gestão econômica, incluindo políticas que não resultaram em benefícios significativos para a maioria da população, contribuindo para altos níveis de desigualdade e pobreza persistente.

3. Conflitos Armad0s e Insegurança: Incapacidade de resolver conflitos armad0s internos, como os ocorridos na região norte do país, que têm causado grande s0friment0 human0 e desl0cament0 de milhares de pessoas.

4. Negligência na Infraestrutura e Serviços Básicos: Falhas na manutenção e desenvolvimento de infraestrutura essencial, como estradas, água potável, saúde e educação, especialmente em áreas rurais e periféricas.

5. Restrições à Liberdade de Expressão e Direitos Humanos: Críticas à restrição da liberdade de imprensa, liberdades civis e direit0s human0s, incluindo repressão política e vi0l4ções dos direitos das minorias étnicas e grupos dissidentes.

Se o "PARTIDÃO" fosse de todos nós, bastaria pedir soluções para isso, mas a cada década são apenas histórias. Como ouvi do mais velho, o jovem só serve para ir ao campo de batalha e nada decide.

Hoje idolatramos "cinquentões" e os chamamos de jovens. Enfim.

Jovem, uma coisa é certa, o "PARTIDÃO" não foi dado de bandeja a independência popular, ele conquistou, negociou. Por que não seguir o exemplo?

Ou, a culpabilização nos basta?







Já reparou que pessoas de sucesso não bebem(embriaguez), muito menos fumam?Contudo,  sou exceção.
20/07/2024

Já reparou que pessoas de sucesso não bebem(embriaguez), muito menos fumam?

Contudo, sou exceção.

19/07/2024

CAD quer REBENTAR O PAÍS caso os SABOTADORES DA FRELIMO E RENAMO não recuem

Apoie com internet: 865465365 - ARONE

Obrigado mano Clemente Carlos  Admiro bastante sua humildade!
18/07/2024

Obrigado mano Clemente Carlos

Admiro bastante sua humildade!

Debate do diaSerá que eles vão responder?
18/07/2024

Debate do dia

Será que eles vão responder?

17/07/2024

MANUEL CHANG ouvido no Tribunal MAS não querem que você saiba

apoie o canal pela internet no emola: 865465365 - ARONE

SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044


17/07/2024

Hoje é grande dia!

CNE vai nos fazer SEC4R lado hoje.

16/07/2024

O que aconteceu com Florindo Nyusi Depois da Visita do Pai Nyusi? - O DESFECHO DO CASO

apoie o canal pela internet no emola: 865465365 - ARONE

SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044


Eu, Arone Muchave, recebi convite para participar da 𝐂𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥- 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞, 𝐏𝐚𝐳 𝐞 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 (𝐉𝐏𝐒): 𝐃𝐢á𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐀...
16/07/2024

Eu, Arone Muchave, recebi convite para participar da 𝐂𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥- 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞, 𝐏𝐚𝐳 𝐞 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 (𝐉𝐏𝐒): 𝐃𝐢á𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐀𝐠𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐳 𝐞 𝐏𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐥𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞, 𝐜𝐨𝐦 𝐥𝐞𝐦𝐚: “𝐃𝐢á𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐝𝐚 𝐣𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧çã𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐥𝐢𝐭𝐨𝐬, 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮çã𝐨 𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝𝐚çã𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐳 𝐞𝐦 𝐌𝐨ç𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞”, que terá lugar no Hotel VIP, em Maputo, no dia 18 de Julho de 2024.

Por uma Juventude Engajada na Agenda da Paz e Segurança

Cimeira Nacional - Juventude, Paz e Segurança: ORPHAD promove temáticas que vão debater a paz nacional em MaputoA Cimeir...
16/07/2024

Cimeira Nacional - Juventude, Paz e Segurança: ORPHAD promove temáticas que vão debater a paz nacional em Maputo

A Cimeira Nacional da Juventude, Paz e Segurança, organizada pela Organização para promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário ORPHAD, que realizar-se-á a 18 de Julho, no hotel Vip na cidade de Maputo, será composto por 4 painéis que visam a discussão, difusão e criação de conhecimentos em temáticas variadas que visam a construção de uma sociedade moçambicana pacifica, promotora da cultura e com a promoção dos jovens no contexto nacional, continental e mundial.

Falando hoje (16) aos jornalistas sobre os preparativos do evento, o Director Executivo da ORPHAD Argentino Francisco Vatiua, disse que a iniciativa surge com o propósito de mobilizar os jovens de todos os sectores e de todo pais a discutir uma agenda da paz, perspectiva de liderança e a segurança nacional, destacando que o evento irá contar com a presença dos delegados de todas as províncias e representantes dos sectores influenciadores de opinião pública da juventude, como, por exemplo, jornalistas, deputados, artistas, académicos, atletas, entre outros.

O mesmo revelou que este evento irá contar com cerca de 100 jovens de diferentes cantos do país, que juntos discutiremos as matérias de paz e Segurança.

Entretanto, a ORPHAD tem como expectativa para este evento, conseguir mobilizar, engajar os jovens e, ao mesmo tempo, trazer alguma agenda a essa juventude para poder discutir quatro aspectos importantes.

“O primeiro é o envolvimento de jovens em assuntos de prevenção de conflitos, e, ao mesmo tempo, temos a componente de participação dos jovens em assuntos de paz, e também esperamos que os jovens discutam amplamente assuntos dos direitos humanos da juventude que estão em campo ou afectados por conflitos.

Também esperamos que, no mesmo encontro, possamos discutir de forma profunda a desmobilização e reintegração em zonas de conflito, e por fim, esperamos discutir o papel do jovem na promoção da educação, da cultura de paz, coesão social e harmonia social" - Destacou Argentino Vatiua.

15/07/2024

GOVERNO EXAGEROU: Usa-se caixas no Hospital de Referência em Nampula

SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044

apoie com crédito para comprar internet: 865465365 ARONE

14/07/2024

...

Pela primeira vez Filipe Nyusi agiu como pai.Parabéns!
14/07/2024

Pela primeira vez Filipe Nyusi agiu como pai.
Parabéns!

CIMEIRA NACIONAL - JUVENTUDE, PAZ E SEGURANÇA: Deverá discutir Modelo para Desmobilização e Reintegração de Jovens afeta...
13/07/2024

CIMEIRA NACIONAL - JUVENTUDE, PAZ E SEGURANÇA: Deverá discutir Modelo para Desmobilização e Reintegração de Jovens afetados por Conflitos.

A Organização para Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário ORPHAD, realizará na próxima quinta-feira, 18 de Julho, a Cimeira Nacional- Juventude, Paz e Segurança (JPS): Dialogo sobre a Agenda da Paz e Perspectiva de liderança da Juventude, na cidade de Maputo, com o objectivo de promover a produção e divulgação de conhecimento sobre Juventude, Paz e Segurança.

O evento prevê reunir mais de 50 participantes jovens construtores de paz provenientes de todas as províncias do país, para um debate sob o lema “ Caminhos para o Dialogo Multissectorial da Juventude sobre Agenda da Nação para Prevenção de Conflitos, Construção e Consolidação da Paz em Moçambique”.

Este encontro a realizar-se no Hotel Vip na Capital do país, visa promover debates em plenária para uma reflexão aberta sobre percurso histórico, avanços, desafios e perspectivas da Juventude na busca de soluções colectivas consensuais e o modelo Nacional de produção e divulgação de produtos de conhecimento sobre Juventude, Paz e Segurança.

Valores este que são sustentados pelo intercâmbio de jovens construtores da paz, fazedores de políticas ou agendas e a comunidade de investigação, com finalidade de garantir a manutenção e consolidação da paz duradoura, segurança, reconciliação, coesão e reintegração social, garantindo desta forma, a prosperidade das famílias e seus descendentes e, inicio dum amplo e inclusivo debate de uma pauta de Agenda Nacional sobre Paz, Juventude e Segurança e desenvolvimento em Moçambique.

Com a Cimeira, A ORPHAD pretende capacitar os jovens como construtores da paz e sobre a importância de contribuir para produtos de conhecimento sobre Jovem e Cultura de Paz e Segurança e incentivar a comunidade de investigação a assumir como um tema de pesquisa viável. E ainda, mudar a percepção errada que os jovens Moçambicanos e Africanos têm dos seus papéis como perpetradores ou vítimas de violência, sendo isto justificável pelo número elevado de jovens construtores de paz que se dedicam a promoção dos objectivos de um Moçambique e África pacíficos e seguros para fundamentar o futuro que merecem e desejam e o envolvimento da juventude em actividades que contribuem para insegurança não são devidamente interrogados.

Para além do formato presencial, a cimeira será transmitida através de plataformas digitais e meios de comunicação social. Além de jovens de diversos pontos do país e organizações juvenis, estudantis e religiosas, o evento contará com a participação de instituições do governo, corpo diplomático, academia, organizações da sociedade civil, sistema das Nações Unidas entre outros actores sociais nacionais e internacionais.

Acompanhe ORPHAD nas redes sociais - https://web.facebook.com/orphad.org.mz/?_rdc=1&_rdr

05/07/2024

Manteigas DERRETEU... Venâncio está deixar Renamo Desesperada "MAXAKA"

Adquira agora o livro "Profetize com precisão: https://wa.me/message/IFETZJLR64OOK1

Apoie o canal pela internet no emola: 865465365 - ARONE

SUPLEMENTOS AG CERA: 844703044


Endereço

Zona Verde
Matola
1114

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando A R O N E Creator publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para A R O N E Creator:

Vídeos

Compartilhar