MBC TV Seja bem-vindo à MBC-TV, líder em informação e análise. Conectando o mundo.

30/07/2024

COMBATE AO TERRORISMO: Missão da UA visita Moçambique e reafirma apoio.

30/07/2024

PROCEDIMENTOS ADUANEIROS: Promove Comércio capacita alfândegas e sector privado sobre regras de origem.

30/07/2024

POLÍTICA CAMBIAL: Sector Privado ressente-se das medidas tomadas pelo Banco de Moçambique.

30/07/2024

TURISMO NO PAÍS: Governo afirma que terrorismo e raptos não comprometem desempenho do sector.

30/07/2024

DÍVIDAS OCULTAS: Tribunal de Londres profere sentença favorável ao Estado Moçambicano.

30/07/2024

CFM LOGISTICS: Com um investimento de 300 milhões de dólares firma iniciou operações no Sábado.

30/07/2024

Bom dia! ☀️👋
Fique atento às nossas páginas. Em breve faremos a actualização de notícias.
Até já!

JORNAL DA NOITE | SEGUNDA-FEIRA (29/07) | MBC TVAssista aqui ⬇️
29/07/2024

JORNAL DA NOITE | SEGUNDA-FEIRA (29/07) | MBC TV

Assista aqui ⬇️

“RAPTOS E TERRORISMO NÃO IMPEDEM TURISTAS DE PASSEAR E FAZER NEGÓCIOS NO PAÍS” - afirma Vice-ministro da Cultura e Turis...
29/07/2024

“RAPTOS E TERRORISMO NÃO IMPEDEM TURISTAS DE PASSEAR E FAZER NEGÓCIOS NO PAÍS”
- afirma Vice-ministro da Cultura e Turismo, FREDSON BACAR

O Vice-ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, disse há instantes que mesmo com o recrudescimento dos raptos e insegurança em Cabo Delgado, o país continua destino preferencial para turistas “passearem” e fazer negócios.

O governante disse à MBC TV que mais de 1 milhão de pessoas visitaram o país em 2023, número que poderá subir de acordo com as projecções de 2024.

Ú𝕃𝕋𝕀𝕄𝔸 ℍ𝕆ℝ𝔸! 𝗠𝗼ç𝗮𝗺𝗯𝗶𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶𝗻𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗮 𝗣𝗿𝗶𝘃𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁 𝗽𝗼𝗿 𝗲𝘀𝗰â𝗻𝗱𝗮𝗹𝗼 𝗱𝗲 '𝘁í𝘁𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝘂𝗺'Moçambique v...
29/07/2024

Ú𝕃𝕋𝕀𝕄𝔸 ℍ𝕆ℝ𝔸!

𝗠𝗼ç𝗮𝗺𝗯𝗶𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶𝗻𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗮 𝗣𝗿𝗶𝘃𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁 𝗽𝗼𝗿 𝗲𝘀𝗰â𝗻𝗱𝗮𝗹𝗼 𝗱𝗲 '𝘁í𝘁𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝘂𝗺'

Moçambique venceu o seu processo de 3,1 biliões de dólares no Supremo Tribunal de Londres que movia contra a construtora naval emirado-libanês Privinvest que supostamente terá pago subornos em relação ao escândalo de “títulos de atum” que já dura há sensivelmente uma década, informa nesta Segunda-feira, 29 de Julho, a agência noticiosa Reuters.

Moçambique, lembre-se, processou a Privinvest e o seu agora falecido proprietário, Iskandar Safa, alegando que tinham pago subornos a altos funcionários do governo moçambicano e banqueiros do Credit Suisse. Mais de 136 milhões de dólares foram pagos para garantir facilidades ​​em três projectos em 2013 e 2014, incluindo um destinado a pesca de atum na costa moçambicana.

A Privinvest e Safa, no entanto, sempre negaram qualquer irregularidade e afirmaram que todos os pagamentos eram legais. Os seus advogados argumentaram que o caso foi um ataque com motivação política para desviar a culpa do actual Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e de outros altos funcionários do Estado.

O juiz Robin Knowles é citado pela Reuters como tendo referido nesta Segunda-feira, que decidiu "substancialmente a favor" de Moçambique. Na sua decisão escrita, o juiz terá dito que Moçambique “tem direito, contra o Sr. Safa e as empresas do grupo Privinvest”, ao pagamento de pouco mais de 825 milhões de dólares.

O juiz Knowles, ainda segundo a Reuters, também decidiu que Moçambique tem direito a uma indemnização relativamente a pagamentos de cerca de 1,5 mil milhões de dólares, incluindo cerca de 1,4 mil milhões de dólares a serem pagos aos detentores das obrigações, até 2031.

𝗭𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘅𝗽𝘂𝗹𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗔𝗡𝗖O antigo Chefe do Estado sul africano, Jacob Zuma foi expulso do Congresso Nacional Africano (ANC), d...
29/07/2024

𝗭𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘅𝗽𝘂𝗹𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗔𝗡𝗖

O antigo Chefe do Estado sul africano, Jacob Zuma foi expulso do Congresso Nacional Africano (ANC), do qual foi membro durante muitas décadas, anunciou no Domingo a emissora pública SABC. Zuma, de 82 anos, que é membro do partido ANC há 60 anos, foi considerado culpado de fundar e fazer campanha para o partido uMkhonto weSizwe (MK), que obteve 58 assentos nas eleições parlamentares de Maio.

A emissora assegurou estar na posse de documentos que confirmam a expulsão de Zuma. O ANC, no entanto, ainda não emitiu uma declaração sobre a expulsão. O relatório afirma que o Comité Disciplinar Nacional do ANC considerou Zuma culpado de prejudicar a integridade do partido ao agir em colaboração com uMkhonto weSizwe de uma forma contrária às metas, políticas e objectivos do ANC.

Zuma, que governou o país como presidente durante quase uma década, foi também presidente do ANC, que governou a África do Sul desde 1994 sem coligação.

O ANC, organização politica que conduziu a luta contra o Apartheid, garantia mais de 60% em todas as eleições desde 1994, excepto em 2019, quando a sua participação parlamentar caiu para 57,5%.

Contudo, perdeu a maioria parlamentar nas eleições de Maio, ao obter 40% dos votos e 159 assentos num parlamento de 400 assentos. O partido teve de chegar a acordos de coligação com outros nove partidos políticos para formar um governo de unidade nacional.

Em Janeiro, o ANC suspendeu Zuma, no que os especialistas descreveram como um sinal de um fosso crescente entre ele e o actual Presidente Cyril Ramaphosa. Zuma tem agora 21 dias para recorrer da decisão junto do Comité Nacional de Recurso da ANC.

Bom dia!☀️🌈Eis a previsão do tempo para hoje, Segunda-Feira, 29 de Julho de 2024. Fonte: INAM-Instituto Nacional de Mete...
29/07/2024

Bom dia!☀️🌈
Eis a previsão do tempo para hoje, Segunda-Feira, 29 de Julho de 2024.
Fonte: INAM-Instituto Nacional de Meteorologia

𝗙𝗠𝗜 𝗦𝗨𝗚𝗘𝗥𝗘 𝗤𝗨𝗘 𝗕𝗱𝗠 𝗕𝗔𝗜𝗫𝗘 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗥𝗢Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu ao Banco de Moçambique (BdM) que reduza...
29/07/2024

𝗙𝗠𝗜 𝗦𝗨𝗚𝗘𝗥𝗘 𝗤𝗨𝗘 𝗕𝗱𝗠 𝗕𝗔𝗜𝗫𝗘 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗥𝗢

Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu ao Banco de Moçambique (BdM) que reduza a taxa de juro directora do sistema financeiro nacional.
De acordo com o relatório mais recente do FMI, citado pelo portal “Diário Económico”, Moçambique apresenta, actualmente, taxas de juro reais em torno de 12% e expectativas de inflação bem ancoradas. Entretanto, o crescimento económico está abaixo do potencial, o crédito está em declínio e a consolidação fiscal continua. Neste contexto, o FMI considera que o BdM tem “amplo espaço” para proceder com uma nova redução da taxa de juro directora.

𝘋𝘰𝘮 𝘊𝘢𝘳𝘭𝘰𝘴 𝘔𝘢𝘵𝘴𝘪𝘯𝘩𝘦 é 𝘰𝘣𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘥𝘰𝘳𝗩𝗲𝗻𝗲𝘇𝘂𝗲𝗹𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲𝗺 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗗𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼A Venezuela escolhe neste Domingo, 2...
28/07/2024

𝘋𝘰𝘮 𝘊𝘢𝘳𝘭𝘰𝘴 𝘔𝘢𝘵𝘴𝘪𝘯𝘩𝘦 é 𝘰𝘣𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘥𝘰𝘳

𝗩𝗲𝗻𝗲𝘇𝘂𝗲𝗹𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲𝗺 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗗𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼

A Venezuela escolhe neste Domingo, 28 de Julho, o presidente que governará o país nos próximos seis anos.
A eleição é de prognóstico imprevisível. É que sondagens apontaram, tanto o favoritismo para a reeleição do presidente Nicolás Maduro, como uma vantagem ampla do principal concorrente da oposição, o diplomata reformado Edmundo González Urrutia.

A votação iniciou às 7h00 locais (13h00 de Moçambique) e se estenderá até às 19h00 e a previsão é que o resultado saia entre o final da noite deste Domingo e as primeiras horas de amanhã, Segunda-feira.

Analistas referem que as eleições deste Domingo podem marcar o final do regime de esquerda autoproclamado “bolivariano” iniciado com Hugo Chaves desde o final dos anos 1990.

Ao todo, 21 milhões venezuelanos residentes no país deverão votar e, apesar de estimativas de que podem haver mais de 7 milhões de venezuelanos no exterior – boa parte que emigraram forçosamente nas últimas décadas, devido à sucessão de crises económicas ou por perseguição política – apenas cerca de 69 mil respondem aos critérios para votar no exterior.

Sem um documento oficial de residência legal num país anfitrião, não é possível se inscrever para o processo. Os venezuelanos nos EUA, por exemplo, não votam desde 2018, quando as relações diplomáticas foram cortadas e os consulados do país foram fechados.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dom Carlos Matsinhe encontra-se naquele país latino na qualidade de observador eleitoral internacional.

A 19 deste Julho, lembre-se, Dom Carlos Matsinhe manteve um encontro, em Maputo, com o Embaixador Modesto Ruiz Espinoza, de quem se inteirou sobre sistema eleitoral venezuelano.

27/07/2024

EXPLORAÇÃO FLORESTAL: Estado arrecadou mais de 66 milhões de meticais em multas nos últimos três anos.

CAD MARCHA EM REPÚDIO À EXCLUSÃO DA SUA CANDIDATURA PELA CNEMembros e simpatizantes da Coligação Aliança Democrática (CA...
27/07/2024

CAD MARCHA EM REPÚDIO À EXCLUSÃO DA SUA CANDIDATURA PELA CNE

Membros e simpatizantes da Coligação Aliança Democrática (CAD) marcharam este sábado em manifestação pacifica de repúdio à reprovação da candidatura desta organização política para as eleições legislativas e provinciais de 9 de Outubro.

A manifestação foi liderada pelo presidente da CAD, Manecas Daniel, que na ocasião afirmou que os moçambicanos aguardam com enorme expectativa a resposta do recurso interposto ao Conselho Constitucional.

27/07/2024

ELEIÇÕES NOS EUA: “Esforço de Joe Biden para projectar Kamala Harris pode fracassar" - Maria Paula Menezes

27/07/2024

GREVES NA FUNÇÃO PÚBLICA: Funcionários do Estado contestam enquadramentos feitos no âmbito da TSU.

27/07/2024

M.I. STOCK MARKET: Nova firma de corretagem apresenta-se ao mercado bolsista nacional.

27/07/2024

COMÉRCIO TRANSFRONTEIRIÇO: Melhora mobilidade nas fronteiras de Ressano Garcia e de Machipanda.

26/07/2024

JORNAL DA NOITE | SEXTA-FEIRA (26/07) | MBC TV

Assista aqui ⬇️

𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗔 𝗗𝗔 𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗘 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗣𝗥𝗘𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗘𝗚𝗨𝗟𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗔 𝗟𝗘𝗜 𝗗𝗘 𝗙𝗟𝗢𝗥𝗘𝗦𝗧𝗔𝗦A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete ...
26/07/2024

𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗔 𝗗𝗔 𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗘 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗣𝗥𝗘𝗦𝗘𝗡𝗧𝗔 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗘𝗚𝗨𝗟𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗔 𝗟𝗘𝗜 𝗗𝗘 𝗙𝗟𝗢𝗥𝗘𝗦𝗧𝗔𝗦

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, procede esta manhã, na Cidade de Maputo, a Apresentação Pública do Projecto do Regulamento da Lei de Florestas n0 17/2023 de 29 de Dezembro.

A reunião decorre sob o lema “Por Uma Gestão Sustentável e Inclusiva do Património Florestal” e conta com pouco mais de 160 participantes dentre representantes dos ministérios, governos provinciais e distritais, academia, sector privado, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação, líderes comunitários entre outras entidades relevantes.

26/07/2024

ELEIÇÕES NOS EUA: “Vitória dos Republicanos vai favorecer o mundo incluindo Moçambique”- Egídio Vaz.

26/07/2024

ELEIÇÕES 2024: Lutero Simango ausculta preocupações da Associação Médica de Moçambique.

26/07/2024

CONCURSOS PÚBLICOS: CTA considera novo regulamento vantajoso para empresas estrangeiras em detrimento das nacionais.

26/07/2024

RAPTOS NO PAÍS: CTA submete ao governo proposta de medidas para mitigação do crime.

26/07/2024

GREVES NA FUNÇÃO PÚBLICA: Provedor de Justiça assegura que o governo está corrigir os erros da TSU.

Bom dia!☀️🌈Eis a previsão do tempo para hoje, Quinta-Feira, 26 de Julho de 2024. Fonte: INAM-Instituto Nacional de Meteo...
26/07/2024

Bom dia!☀️🌈
Eis a previsão do tempo para hoje, Quinta-Feira, 26 de Julho de 2024.
Fonte: INAM-Instituto Nacional de Meteorologia

Endereço

Avenida Armando Tivane, Nr 877, 1º Andar
Maputo

Telefone

+258858508500

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando MBC TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para MBC TV:

Vídeos

Compartilhar


Outra empresas de mídia em Maputo

Mostrar Todos