15/07/2024
OS MEUS CÁLCULOS e ANÁLISES
-- Uma proposta de fecho deste debate --
Venâncio Mondlane venceu, e com estrondo, ao Rasaque Manhique com expressivos 55% dos votos? Sim! Os escritórios da CAD SEDE estão abertos para quem queira recomprovar tais actas e editais. Lá perceber-se-á que, a FRELIMO esteve em cerca de 40% uma vez que MDM teve 5% dos votos. Outro dado importante é que, o mesmo VM7, em 2013, competiu contra David Simango, ficando em segundo lugar com 42%, um recorde que o MDM jamais teve. Atenção: Cidade de Maputo é a capital de Moçambique.
Para as eminentes eleições de 2024, Venâncio Mondlane que precisava, apenas, de 10Mil assinaturas pelo País, foi apoiado em mais de 600Mil e destas, cerca de 400Mil foram, com sucesso, ao Notário, razão que permitiu ao VM7 apresentar ao Conselho Constitucional 20Mil. No dia da remessa da sua candidatura, uma caixa com cerca de 120mil assinaturas fora posta, disponível aos jornalistas, para fidelizar que as 20Mil eram genuínas.
O inequívoco facto de VM7 ter bons resultados, independentemente, do partido representado, leva a compreender o massivo, actual e encrescendo apoio popular, sendo que não é líquido afirmar que tal franja de apoiantes se limita às cidades, pois das 600mil assinaturas, o grosso, veio de distritos recônditos, com Nampula e Zambézia a contribuírem, expressivamente. VM7 está em périplo pelo País a apresentar seus co-candidatos e o que se vê é uma moldura humana, sempre na casa de dezenas de milhares por comício ou marcha - nas zonas rurais.
Como, facilmente, se pode INFERIR, assumir que há probabilidade de 70% a 80% de Chapo ganhar, logo à primeira, portanto, sem segunda volta, é demasiado optimista, e só pode ser fruto de imperícia, pois VM7 é um fenómeno político que nunca dependeu do partido aonde esteve filiado. Não há-de ser alucinação afirmar que, não fosse a "batota" de 2018, VM7 destronaria Comiche. Portanto, se há 10 anos VM7 já era imponente, os resultados reais de 2023 e as assinaturas de 2024 mostram que sua afirmação política está consolidada. A FRELIMO tem ainda a desvantagem do voto rebelde. A RENAMO, o Conrado já o afirmou, "está morta". Do MDM nem falarei
Como se vê, havendo probabilidades, que vão contra a corrente dos factos tangíveis, torna legítimo que se tenha exigido ao ilustre Salema a apresentar os tais CÁLCULOS e ANÁLISES. A sua atabalhoada resposta ao Tomas Mario, deixou claro uma verdade. Sim, é pessoa que tem muita experiência e demonstra ter alguma informação sobre eleições, todavia, NUNCA fez quaisquer CÁLCULOS ou sequer ANÁLISES, até porque a sua honra foi beliscada e quereria ele inverter isso. Se tivesse ele 1) algum estudo, ou que fosse; 2) um raciocínio lógico para partilhar, ou ainda; 3) um rabisco metodológico aliado a breves dados, Salema não perderia a oportunidade de "nos esfregar na cara"... kkkk...
Para nós, CAD, o debate público, está encerrado!
Dinis Tivane
DT77