PRM detem três individuos envolvidos no assalto ao banco na Matola
A PRM na província de Maputo deteve três indivíduos indiciados de fazer parte da quadrilha que assaltou o balcão do BCI no bairro Fomento no Município da Matola na última quarta-feira. A polícia diz que continua a trabalhar para a detenção de outros seis elementos a monte.
STV estreia novela Índico
Está disponível na STV play a mais nova telenovela moçambicana, Índico, escrita por Juju Rombe. A produção tem 24 capítulos e no fim o público terá poder de decidir que fim cada personagem terá.
Daniel Chapo diz que vai apostar na agricultura
Daniel Chapo continua a privilegiar comícios populares para pedir votos. O candidato presidencial da Frelimo esteve hoje em Sussundenga, Manica, onde disse que a agricultura será a sua maior aposta para desenvolver a província.
Governo "arruma" 17 autocarros para buscar melhor operador de transporte
O Governo comprou 17 autocarros e parqueou-os, por um ano, porque não encontrou um operador adequado para começar a usar. Além disso, o executivo já não paga os seguros e a revisão obrigatória dos autocarros, no âmbito do contrato com a empresa Matchedje Motor.
Chiquinho Conde vai renovar contrato esta semana
Chiquinho Conde deverá assinar o contrato de renovação no comando técnico dos Mambas ainda esta semana. As duas partes já ultrapassaram o impasse relacionado com algumas cláusulas.
Casal detido por tentar vender três menores em Nampula
Um casal foi detido por tentar vender três menores a um milhão cada, no bairro Vieira, na Província de Nampula. Duas vítimas são os seus próprios filhos e a outra foi sequestrada no bairro de Natiquire, com a mesma intenção de ser vendida.
MINEDH falha meta de imprimir e distribuir mais de 22 milhões de livros escolares
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano falhou a meta de imprimir e distribuir mais de 22 milhões de livros até ao primeiro semestre deste ano. O MINEDH só conseguiu prover apenas quatro milhões de manuais.
Mateus Magala problemas LAM: tenhamos paciência
O ministro dos Transportes e Comunicações reconhece os problemas de atrasos e cancelamento de voos das Linhas Aéreas de Moçambique e pede paciência aos passageiros e garante que a situação será resolvida com a nova gestão. Sobre o voo Maputo-Lisboa, Mateus Magala diz que o lucro não é imediato.
Problemas da LAM vistos à lupa…
A insuficiência de aviões é que está por trás de atrasos e cancelamentos de voos das Linhas Aéreas de Moçambique. É que a companhia só está a operar com cinco aeronaves alugadas. “O País Económico” sabe, também, que o avião de carga introduzido em Março deste ano nunca decolou e a LAM está a pagar 93 mil dólares de aluguer por mês por um aparelho que não está a usar.
PODEMOS declara apoio a Venâncio Mondlane
O Partido Otimista pelo Desenvolvimento de Moçambique, PODEMOS, declarou publicamente o seu apoio à candidatura de Venâncio Mondlane às eleições presidenciais de 9 de Outubro. Mondlane diz que o apoio daquele partido extraparlamentar não significa fim da sua relação com a CAD.
Renovação de contrato: Conde garante que haverá desfecho em breve
Chiquinho Conde garante que as negociações para a renovação do seu contrato no comando técnico dos Mambas poderão ter desfecho nos próximos dias. O técnico explica que é normal que em qualquer negociação haja divergências em alguns pontos.
Edil de Marracuene nega energia e água a supostos invasores de Milhulamete
O edil de Marracuene, Shafee Sidat, proibiu o fornecimento de água e energia da rede pública aos residentes de Marracuene que disputam espaço com a empresa Milhulamete Limitada. À mercê da decisão do tribunal, Sidat avisa que vai demolir as construções erguidas pelos residentes, uma vez que as mesmas são ilegais e desordenadas.
Mesquita suspeita de radicalismo em Nampula
Uma mesquita está a ser suspeitas de práticas anti-islâmicas na periferia da cidade de Nampula. Há jovens que deixaram de frequenter o local de culto por o associarem ao radicalismo e o caso já está a ser tratado no âmbito policial.
Antigo Presidente do Misa Moçambique reage a retirada da STV da TMT
Tomás Vieira Mário diz que o Governo nunca esteve atento ao debate sobre a regulação da migração digital. O antigo Presidente do MISA - Moçambique e do Conselho Superior de Comunicação Social chama atenção que foi ignorado todo debate feito ao longo de quase 10 anos, sobre o assunto. Alerta ainda que a migração digital devia ser um processo estritamente social mas foi transformado em negócio
#retiradadastvdatmt #tomasvieiramario #opaisonline #opais #gruposoico
Retirada da STV da TMT: MISA diz que decisão viola direito à informação
O MISA Moçambique diz que a retirada da STV da TMT viola o direito à informação e revela as consequências de o Estado ter ignorado a regulação do sector. A agremiação afirma que o MISA está a inverter o modelo de negócio dos distribuidores de sinal, pois devia pagar às televisões por estar a ganhar dinheiro com a venda dos seus conteúdos.
CTA paga dívida com a Mondego
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique decidiu pagar os mais de 24 milhões de meticais que devia ao Grupo Mondego, pela construção de casas para empresários em Xai-Xai e Inhambane.
Chissano diz que Chang devia ser julgado em Moçambique
Joaquim Chissano diz que Manuel Chang deveria ter sido julgado em Moçambique para que sirva de exemplo no combate à corrupção. O antigo Chefe de Estado diz ainda que não deve haver criminosos no seio da Frelimo.
A Sociedade perdeu confiança nas instituições
A Sociedade perdeu confiança nas instituições, devido aos actos de algumas pessoas que as dirigem. Quem o diz é o comentador do programa Noite Informativa da STV, Hélder Jauana, acrescentando que é fundamental que se assuma que se está em crise para, assim, engajar a sociedade.
#helderjauana #noiteinformativa #opaisonline #opais #gruposoico
Governo exige provas sobre seu envolvimento nos raptos
O ministro do Interior diz que as vítimas de raptos devem trazer elementos para acusar as autoridades e o Governo de estarem envolvidos nos raptos. Pascoal Ronda considera que houve emoção na posição da comunidade islâmica.
Mais Integridade diz que alterações da Lei Eleitoral comprometem transparência
O Consórcio Eleitoral Mais Integridade diz que as alterações feitas à lei eleitoral são prejudiciais para a transparência do processo. O grupo acrescenta que não faz sentido que os tribunais distritais não decidam sobre a recontagem de votos.