11/02/2024
RELACIONAMENTO TÓXICO
As relações de namoro, por um lado, são feitas de momentos de alegria, convergências e de intensas paixões. Por outro, naturalmente, são feitas de momentos de tristezas, divergências de opiniões, e até mesmo de indecisões no que concerne ao futuro da relação.
São dois lados antagónicos que se configuram como características idiossincrásicas das relações humanas. Este último, em particular, é sensível, pois carrega características que podem sair daquilo que pode ser considerado normal, e servirem de trampolim para o adoecimento da relação e do outro.
Entretanto, nem sempre conseguimos notar alguns aspectos que excedem o normal, e que, de alguma forma, colocam-nos no prejuízo psicológico, emocional e/ou social. Seja a curto, médio ou a longo prazo, transformando a sua relação, naquilo que muita gente chama de relação tóxica.
Mas afinal, o que é um relacionamento tóxico?
A palavra “tóxico” refere-se a qualquer substância nociva para um organismo vivo ou uma parte específica desse organismo, que ao penetrar nesse mesmo organismo, seja por ingestão ou inalação cria problemas no seu funcionamento normal do mesmo.
No contexto de relacionamentos interpessoais, a palavra tóxico, passou a ser utilizada para referir as relações interpessoais entre duas ou mais pessoas, em que uma ou duas, é/são equiparada(s) uma substância nociva, que criam impactos severos em várias dimensões da vida da outra pessoa, seja de forma directa ou indirecta.
O relacionamento tóxico é qualquer relacionamento interpessoal, em que uma pessoa tem tendência de prejudicar a outra pessoa, tendência em criar um clima de desagradável, por meio de palavras, agressõe,s físicas, psicológicas, emocionais, "manipulação", e outras questões, trazendo prejuízos enormes.
Meque Raul Samboco