Farpasonline

Farpasonline Factos, Autonomia, Rigor, Patriotismo, Averiguação, Subsídio. Um jornalismo credível que pauta pela investigação e averiguação dos factos.

Procura-se familiares desta idosa, está no banco de socorros do Hospital Central de Maputo desde o dia 4. Ajude a locali...
07/05/2021

Procura-se familiares desta idosa, está no banco de socorros do Hospital Central de Maputo desde o dia 4. Ajude a localizar a família, partilhando.

Não sabemos se já foi localizada pelos seus familiares.

Fonte: Livenews48

Saiu! Saiu! O primeiro casal no Reality Show - F**A EM CASA!Parabéns aos nossos pombinhos!O PRIMEIRO CASAL DO F**A EM CA...
21/04/2021

Saiu! Saiu! O primeiro casal no Reality Show - F**A EM CASA!

Parabéns aos nossos pombinhos!
O PRIMEIRO CASAL DO F**A EM CASA REALITY SHOW

21/04/2021

Doppaz Começou a fazer confusão No Reality Show F**a em Casa!

TEMPESTADE “JOBO” AMEAÇA EVOLUIR PARA CICLONE E INFLUENCIAR O TEMPO EM CABO DELGADO O Instituto Nacional de Meteorologia...
21/04/2021

TEMPESTADE “JOBO” AMEAÇA EVOLUIR PARA CICLONE E INFLUENCIAR O TEMPO EM CABO DELGADO
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), está a fazer acompanhamento de uma depressão tropical a norte de Madagáscar que se formou no dia 19 de Abril de 2021 e evoluiu para tempestade tropical moderada denominada “JOBO”.
Em nota enviada à redacção da Miramar, o INAM indica que o sistema meteorológico tem fortes probabilidades para atingir o estágio de ciclone tropical, amanhã, dia 22 de Abril de 2021.
Este sistema, ainda de acordo com o INAM poderá influenciar o estado de tempo a norte da província de Cabo Delgado (distritos de Palma, Nangade e Mocimboa da Praia), com ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes.
O INAM continua a monitorar esse fenómeno e apela a população para que acompanhe os avisos difundidos.

Fonte: TV Miramar

PRESIDENTE DO CHADE IDRISS DEBY ITNO MORRE EM COMBATE CONTRA INSURGENTESUm alto comandante militar informou que o Presid...
21/04/2021

PRESIDENTE DO CHADE IDRISS DEBY ITNO MORRE EM COMBATE CONTRA INSURGENTES
Um alto comandante militar informou que o Presidente chadiano, Idriss Deby Itno, foi morto após mais de três décadas no poder.
"O presidente da república, chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas, Idriss Déby, acabou de dar seu último suspiro, defendendo a integridade territorial no campo de batalha. É com grande tristeza que informamos o povo do Chade da morte na terça-feira, 20 de abril de 2021, do marechal do Chade", declarou um oficial do Exército.
O anúncio na televisão e na rádio veio poucas horas depois que as autoridades eleitorais o declararam o vencedor da votação de 11 de Abril, abrindo caminho para que ele permanecesse no poder por mais seis anos.
Mais detalhes desta notícia, acompanhe na edição de hoje do Fala Moçambique.

Fonte: TV Miramar

AZAGAIA REVELA QUE JÁ SOFREU AMEAÇA POR POLÍTICOS.Segundo o rapper que se encontra no programa Moçambique em Concerto na...
19/04/2021

AZAGAIA REVELA QUE JÁ SOFREU AMEAÇA POR POLÍTICOS.

Segundo o rapper que se encontra no programa Moçambique em Concerto na rubrica "paredão" Azagaia revelou que já sofreu ameaça por políticos após lançar a sua música "povo no poder"
Azagaia disse chegou de responder por motivos dessa música.

Gabriel Júnior
"Azagaia de alguma vez já se sentiu ameaçado"?

Azagaia
Sim já me senti ameaçado, a minha vida como moçambicano já é uma ameaça.
Porque temos falta de energia, hospital. então quando um político me ameaça já é uma ameaça.

Fonte: TV Sucesso

Nota Informativa - FarpasOnlineBom dia a todos os nossos seguidores nesta página. Em primeiro queremos agradecer pelo vo...
15/04/2021

Nota Informativa - FarpasOnline

Bom dia a todos os nossos seguidores nesta página.

Em primeiro queremos agradecer pelo vosso apoio incondicional o que tem nos motivado bastante para continuar com esta página.

Em segundo dizer que está nota não quer dizer o fim da existência do FarpasOnline apenas queremos explicar o motivo que foi contra a nossa vontade que nos forçou a deletar os nossos últimos conteúdos. Tivemos algumas denúncias que nunca tivemos na página e o Facebook está a analisar todo o nosso trajeto até aqui.

No passado dia 14 recebemos uma notificação dizendo que estamos a violar as políticas do Facebook mais sem especificar qual era a violação ou conteúdo que violava tal política. Sendo assim nos foi informado que poderíamos perder algumas qualidades na página.

Então para não termos problemas futuramente eliminamos todo conteúdo da página para começar do zero com conteúdos exclusivos pois não queremos deixar de informar os nossos seguidores sobre o que está acontecendo no mundo e principalmente no país.

Em breve voltamos com grandes notícias do mundo e de Moçambique, apenas estamos a aguardar a verificação do Facebook para sermos liberados.

Traremos muitas novidades...

Pedimos nossas sinceras desculpas pelos danos causados a todos vocês e nos vemos muito em breve.

Administração do Farpasonline

12/07/2016

Nova previsão de crescimento de Moçambique é "demasiado optimista", refere The Economist

A Economist Intelligence Unit (EIU), equipa de análise ligada ao grupo de média The Economist, considerou hoje que a previsão de crescimento económico de 4,5%, apresentada pelo Governo de Moçambique para este ano, é "demasiado otimista", antecipando antes uma expansão económica de 3,8%.

"Dados os ventos económicos contrários que o país enfrenta, acreditamos que a nova projeção de crescimento económico do Governo ainda é demasiado otimista", escrevem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist, que antecipam uma expansão económica de 3,8% este ano.

Numa nota enviada aos investidores, os analistas da Economist escrevem que o abrandamento esperado pelo Governo, de 7% para 4,5%, "segue-se a uma década em que o PIB cresceu em média 7%, alicerçado num rápido crescimento do setor mineiro, altos níveis de dívida e despesa pública financiadas por ajuda externa e um aumento do investimento estrangeiro no setor energético".

O abrandamento económico no país só é "em parte" explicado por fatores externos, como os preços baixos do carvão, alumínio e titânio, as principais matérias-primas que Moçambique exporta, mas os analistas da Economist acrescentam também fatores internos, como "a má gestão económica pelo Governo" e as dívidas escondidas, que originaram uma suspensão da ajuda externa.

"O próximo orçamento deverá ter mais medidas de austeridade, o que será mais um entrave ao crescimento", diz a Economist, alertando ainda que as consequências do aumento da austeridade: "Menos empregos e níveis de pobreza mais altos são uma consequência inevitável, acarretando com eles um risco de instabilidade social aumentado".

SAPO – 11.07.2016

12/07/2016

Comissão mista “deveria incluir académicos e sociedade civil”, além dos representantes dos partidos Frelimo e Renamo

“Eu acho problemático que até hoje o grupo constituído para pensar aquilo que vai ser o nosso País seja composto apenas por partidários” afirmou o jurista Ericino de Salema, numa recente conferência organizada pelo Parlamento Juvenil, sugerindo que a chamada comissão mista, criada em Março pelo Presidente Filipe Nyusi e composta apenas por representantes dos partidos Frelimo e Renamo, “deveria incluir académicos, sociedade civil, pessoas que tenham algum capital político e reconhecidas pela sua independência na sociedade”.

O jurista, que denomina a comissão mista de grupo de trabalho “porque o Presidente da República não emitiu nenhum acto juridicamente válido (despacho, decreto)”, declarou também o seu cepticismo em relação ao frente-a-frente entre o Presidente de Moçambique e o presidente da Renamo, que essa comissão está a preparar.

“Eu posso-vos garantir uma coisa, ainda que amanhã o Presidente Nyusi e o presidente da Renamo se encontrem e haja um outro encontro e a Renamo entregue efectivamente as armas não é preciso profeta para inferir que a Renamo talvez jamais vai entregar todas as armas, tendo em conta que já concluiu que são aquelas armas que frexibilizam, entre aspas, aquilo que ela precisa. Então a desconfiança é a principal fonte de problemas do nosso sistema eleitoral”, concluiu Ericino de Salema que falava justamente num painel subordinado ao papel da legislação eleitoral na prevenção de conflitos pós-eleitorais em Moçambique.

Salema concordou com outro membro do painel, Alfredo Gamito, antigo presidente da Comissão de Revisão eleitoral, sobre a partidarização da Comissão Nacional de Eleições(CNE) e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral(STAE) como uma das raízes do problema que Moçambique enferma pois “é o único ao nível da África Austral que tem uma CNE partidarizada, na minha opinião, a cem por cento, tendo em conta que os supostos representantes da sociedade civil que estão lá não foram para lá conduzidos pela Sociedade Civil, foram cooptados pelos políticos”.

“Temos que dar um voto de confiança ao Presidente Nyusi”

O jovem jurista e docente defende que “(...)o nosso sistema eleitoral tem que ser repensado, o nosso quadro jurídico eleitoral tem que ser reestruturado de tal sorte que nem se abra espaço para a mera hipótese de ocorrência de fraude” e deu como exemplo as recentes eleições que aconteceram na Áustria e que a contestação de um dos candidatos levou o tribunal constitucional austríaco a decidir que as eleições devem ser repetidas com o fundamento “que a mera hipótese de ocorrência de fraude não pode ser tolerada numa democracia. Mas nós aqui em Moçambique há fraude as vezes comprava, com evidências materiais e tudo, mas dizemos que não é bastante para influenciar os resultados, isso é vergonhoso”, lamentou Ericino de Salema que sugeriu a constituição de “um grupo de figuras proeminentes para estudar todo o nosso sistema e quadro jurídico e eleitoral desde as primeira eleições até hoje e apresentar propostas”.

“Eu acho que no actual contexto em que estamos temos que dar um voto de confiança ao Presidente Nyusi, tenho fé que a breve trecho vamos ter notícias encorajadoras para o nosso País. Eu acho que o Presidente da República merece mais um voto de confiança de todos nós, aqueles que podem não ter os dados históricos bem presentes mesmo o Presidente Samora em 84, 85 e 86 já estava isolado naquele contexto de partido único”, apelou Salema.

À plateia de jovens presente Ericino de Salema deixou a sugestão é preciso “manifestar a sua insatisfação com os estado da coisas de forma democrática e com recurso a aquilo que o nosso ordenamento jurídico nos fornece, por exemplo chegarmos a uma situação em que o Presidente da República recebe por dia cem cartas de jovens no seu endereço postal a manifestarem a sua insatisfação, o presidente da Renamo podia receber cem cartas dos jovens a manifestar a sua insatisfação, eu penso que é uma acção cívica como essa era capaz de despertar a consciência dos nossos líderes”, concluiu.

- 11.07.2016

12/07/2016

CONFIRMADA OCORRÊNCIA DE DIAMANTES EM MOÇAMBIQUE

Moçambique acaba de confirmar a ocorrência de diamantes no distrito de Massangena, na província de Gaza, sul do país.
Naquela região decorrem trabalhos de pesquisa, envolvendo empresas nacionais e estrangeiras.
A edição de hoje do jornal Notícias, editado em Maputo, a capital moçambicana, cita o director nacional de Minas, Elias Daude, a afirmar que Moçambique está a trabalhar para formalizar a sua adesão ao processo Kimberley, que permite a exportação formal deste minério.
O que devo dizer é que Moçambique é um país rico em quase todo o tipo de recursos minerais, incluindo diamantes mas, infelizmente, ainda não tivemos a sorte de fazer um estudo profundo e iniciar a sua exploração. Há, no entanto, empresas que estão a fazer pesquisas em Massangena e dessa acção resultou na descoberta de diamantes, referiu o director.
Contudo, ele não revelou as quantidades de diamantes até aqui descobertas.
O director nacional de Minas escusou-se ainda a revelar o número de empresas envolvidas na pesquisa de diamantes em Moçambique.

No entanto, dados referentes ao ano de 2011 apontam para a atribuição, na altura, em todo o país, de até 40 licenças distribuídas por 27 titulares de direito mineiro, dos quais 21 eram empresas e seis singulares.
As províncias do Niassa, Tete, Manica, Zambézia, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo são apontadas como sendo as que acolhem os trabalhos de pesquisa e prospecção de diamantes.
Acredita-se que todo o vale do Save seja propenso à ocorrência de diamantes. Mesmo assim, Elias Daúde refere que hoje em dia, quase todas as empresas envolvidas nas pesquisas estão concentradas na zona de Gaza.
A fonte realçou a importância da adesão ao processo Kimberley, considerando que sem este procedimento concluído, ainda que o país tenha grandes quantidades de diamantes, estes não poderão ser vendidos.
Por essa razão existem técnicos do Ministério dos Recursos Minerais e Energia que estão à frente disto e estão a trabalhar no sentido de ver o processo legalizado de modo a permitir que a exportação do diamante ocorra de forma legal, afirmou.

AIM – 11.07.2016

Endereço

Avenida Julius Nyerere
Maputo
1108

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 06:00 - 20:00
Terça-feira 06:00 - 20:00
Quarta-feira 06:00 - 20:00
Quinta-feira 06:00 - 20:00
Sexta-feira 06:00 - 20:00
Sábado 06:00 - 20:00
Domingo 06:00 - 20:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Farpasonline publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Farpasonline:

Vídeos

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Empresa de comunicação e notícias em Maputo

Mostrar Todos