Tudo Exposto

Tudo Exposto Acompanhe todos os acontecimentos que marcam a actualidade nacional e internacional.

03/08/2024

We back!

Hélio Nguane anuncia “Largartos de madeira e zinco”O escritor e jornalista moçambicano Hélio Nguane, anuncia sua estreia...
05/04/2024

Hélio Nguane anuncia “Largartos de madeira e zinco”

O escritor e jornalista moçambicano Hélio Nguane, anuncia sua estreia no mundo literário com a obra intitulada ”Lagartos de madeira e Zinco” sob a chancela da Fundação Fernando Leite Couto, subvencionado pelo Moza, no âmbito do seu apoio à cultura moçambicana.
O seu lançamento estava previsto para dia 26 de Março, terça-feira, na Fundação Leite Couto, mas, por contas de chuvas intensas, a organização, sentiu-se pressionado a cancelar e, irá anunciar a data oportunamente.

Segundo o autor “trata-se de uma obra que resulta de um exercício de escrita de crónicas com publicação regular na imprensa durante cinco anos, revelando um talento, com capacidade de transformar os mais peculiares acontecimentos e personagens do quotidiano em narrativas de fazer pensar ao mesmo tempo que desfruta do prazer da leitura”.

A escrita do autor torna-se surpreende por revelar pessoas, lugares e pequenos episódios do mundo, onde fervilham outros mundos à volta, tal é o seu efeito criativo, ao ponto de oferecer aos leitores a magia dos eventos da humanidade. Ao envolver na viagem literária, Inguane, convida o público a visitar lugares como Mafalala, onde o autor residiu e deu seus primeiros passos no mundo da escrita, que hoje faz parte de si.

“Cada crónica escrita e publicada no jornal era um pedaço de mim, um retalho de um tempo que vivi imaginariamente ou eram manipulações imprecisas de factos reais. Hélio que estão prestes a ler é alguém preocupado em colocar o mapa dos vossos pés na atmosfera dos lugares por onde ele passou, sem pedir julgamentos, sem tomar posições, sem ter pretensões literárias” revela o autor.

Hélio Nguane manifesta seu lado literário desde a tenra idade, na Mafalala, bairro que o viu a trilhar pelo país e o mundo fora.

Já não há nada: Alcy e Nicoll confirmam o fim da relação Desde manhã de sexta-feira, 21 de Março, o casal Caluamba, alim...
22/03/2024

Já não há nada: Alcy e Nicoll confirmam o fim da relação

Desde manhã de sexta-feira, 21 de Março, o casal Caluamba, alimenta fofocas, engajamento e audiências nos medias digitais e sociais após anunciar o fim de mais uma relação amorosa que durou aproximadamente dois anos ou mais.

A notícia foi primeiramente confirmada pelo criador de conteúdos, Alcy Caluamba com recurso a sua rede social de Instagram. Em poucas palavras, claro e objetivo disse: "É isso mesmo, estou solteiro" escreveu no seu story da rede.

Versão Nicolle Gonçalves

Antes da reação da influencer à respeito, circulava nas redes sociais um vídeo da Nicolle em "altos" beijos com seu actual Namorado e futuro marido Mandisse Júnior num ambiente de curtição (discoteca).
Quebrando rumores, Nicole, procedeu com o mesmo mecanismo para tornar público mais uma relação fracassada.

Nicoll foi categórica ao afirmar que "o vídeo que está circular nas redes, é da sua autoria: "sou eu sim". A mãe da Zoe foi mais longe revelando que a relação já estava azeda: "já não estávamos bem e não estamos mais juntos".

Para concluir, confessa que tudo que viveu com Alcy, foi "bonito" e está "grata" e nada pode ser "apagado". Garantiu também que, apesar de tudo ainda prevalece o "respeito e carinho" entre ambos.

Ell P**o com as Chaves de sucesso para música moçambicana além fronteiras O renomado produtor e DJ moçambicano, Ell P**o...
10/03/2024

Ell P**o com as Chaves de sucesso para música moçambicana além fronteiras

O renomado produtor e DJ moçambicano, Ell P**o, participou recentemente em um dos melhores podcasts da actualidade denominado "Vinyl" apresentado por João Diamantina, onde abordou seu percurso profissional desde à vaga experiência em produção, DJ até ao estágio actual da música nacional e internacional.

Durante o bate-papo, questionado sobre possíveis meios de internacionalização da música ou ritmos locais, Ell P**o, entende que é um processo complexo, pois envolve muitos padrões de consumo internacional e os ritmos 100% locais que não sofrem alterações ao longo do tempo, dificilmente, "furam" mercados internacionais, ou seja são consumidos a nível interno.

"Os estilos 100% local de cada país são consumidos dentro do país . Para internacionalizar é preciso que a música seja comercial ou de forma mais evoluída" argumentou.

Para tornar sólido seu argumento, Ell P**o chamou exemplo de 2 países com uma industria mais desenvolvida, Nigéria e África do sul, Onde o amapiano e Afro beat 100% local não saem daqueles países. Os mais consumidos mundialmente são comerciais e com fusão pop.

Ainda neste ângulo, conta que por exemplo, para envolver Crish Brown numa marrabenta, seria imperioso "adaptar" o ritmo ou torná-lo pop, pois tem muita similaridade com vários ritmos com padrões internacionais, o que seria possível enquadrar facilmente.

Vale relembrar, que Ell P**o, conta com mais de 20 anos de larga experiência no seio musical. Já partilhou vários estúdios com artistas de maior importância mundial como Burna Boy, Runtown, A.K.A, French Montana e entre outras estrelas aclamadas.

Dia internacional do DJCelebra-se anualmente, a 09 de Março o dia internacional do DJ (também conhecido por Dee Jay ou D...
10/03/2024

Dia internacional do DJ

Celebra-se anualmente, a 09 de Março o dia internacional do DJ (também conhecido por Dee Jay ou Disc Jockey). A data faz homenagem aos profissionais responsáveis em entreter o público com seleções das mais variadas músicas e consequentemente transformar uma uma noite normal em memórias inesquecíveis.

Os DJ’s se popularizaram pelo mundo a partir da década de 1970, com o crescente aumento de discotecas.
Inicialmente, as mixagens eram feitas com discos de vinil, no entanto, com a evolução da tecnologia audiofônica, os DJ’s passaram a trabalhar com CD’s ou mesmo arquivos digitais, como o MP3.

Hoje em dia, em Moçambique e no mundo muitos DJ's ostentam o status de "superstar" na indústria da música, é caso dos DJ Taricco, Júnior, Ell P**o, Faya, Dilson entre outros.

Origem do Dia Mundial do DJ é celebrado desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music, que utilizam a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas.

Memória de um músico inesquecível: o fenômeno Azagaia Há exatamente um ano (09.03.23), Moçambique perdia uma estrela bri...
10/03/2024

Memória de um músico inesquecível: o fenômeno Azagaia

Há exatamente um ano (09.03.23), Moçambique perdia uma estrela brilhante da música, um artista cujo talento transcendia fronteiras e tocava os corações de milhares de pessoas ao redor do mundo. Azagaia, nome artístico do Edson da Luz, não era apenas um músico talentoso, mas também um verdadeiro visionário que usava sua arte como uma ferramenta de intervenção social e transformação das massas.

Sua música era mais do que simples entretenimento; era um grito de resistência, uma voz para os oprimidos e uma luz de esperança para aqueles que lutavam por justiça. Edson da Luz, não tinha medo de confrontar as injustiças e desigualdades do mundo em suas letras, e sua coragem em desafiar o "status quo" o tornou uma ameaça para aqueles que preferiam o silêncio à mudança.

Ao longo de sua carreira, Azagaia inspirou gerações com suas canções poderosas e sua mensagem de amor, paz e igualdade. Sua música ecoa ainda hoje, lembrando-nos da importância de permanecermos fiéis aos nossos valores e de nunca desistirmos da luta por um mundo melhor.

Embora sua presença física tenha nos deixado, seu legado vive em cada acorde, em cada verso e em cada coração que ele tocou com sua arte. Que possamos honrar sua memória mantendo viva sua música e seu espírito, lembrando-nos sempre do poder transformador da arte e da importância de nunca nos calarmos diante das injustiças.

Descanse em paz, "Vencedor das causas perdidas".
Povo no Poder!

Stewart anuncia oficialização da Banda Nkhuvu em uma associação O ícone da música moçambicana, que conta com mais de 60 ...
09/03/2024

Stewart anuncia oficialização da Banda Nkhuvu em uma associação

O ícone da música moçambicana, que conta com mais de 60 anos de idade e 40 de carreira, anunciou recentemente a transformação da academia "Nkhuvu" em uma Associação com forma partilhar vaga experiência e conhecimento para a nova geração.

"Vamos oficializar a academia Nkhuvu como uma associação neste momento porque achamos que temos músicos com muito valor na banda, e gostaríamos que esses músicos começassem a passar o testemunho de forma didática, organizada sistemática para outras gerações" disse o autor de "Felizmina" durante o podcast "Mozpod" apresentado por Chairman.

Sukuma acredita que o projecto poderá impactar significativamente na geração vindoura, pois, abre espaço para uma escola onde poder-se-á ensinar a "fabricação de instrumentos tradicionais (Mbira, Timbila, Xigovia) e a inclusão destes nas escolas públicas e privadas".

Stewart aproveitou a ocasião para convidar a todos fãs, seguidores, admiradores e o público em para celebrar os 40 anos de carreira na capital moçambicana, concretamente no Porto De Maputo, no dia 30 de Março.

Ostentação e dinheiro demasiado foram motivos que levaram Akeem à "falência" Recentemente o renomado jovem empreendedor,...
08/03/2024

Ostentação e dinheiro demasiado foram motivos que levaram Akeem à "falência"

Recentemente o renomado jovem empreendedor, Akeem Matsinhe, participou num dos Podcasts nacionais em ascensão denominado "Moz Real Media" apresentado Shabba Wonder, onde abordou sobre algumas polémicas, conquistas, realizações e sobretudo do mundo Forex.

Durante o bate-papo, Matsinhe falou de momentos de altos e baixos que marcaram sua vida. Akeem confessa que foi na altura do "Mr. Boom" que já fez "milhões e milhões" o que lhe propiciou vida luxuosa e uma vida de ostentação quase que infinita. Por essas e outras práticas, Akeem, viu-se à falência.

Após o sucedido, Matsinhe fez uma radiografia do seu "baground" onde concluiu que: valores avultados, falta de mentoria, educação financeira, idade, e emoção foram elementos cruciais para "cair" no Forex, pois gastava mais do que produzia.

Onde há desvantagens, há vantagens diz o ditado. Graças ao Forex, Matsinhe, conseguiu adquirir sua primeira casa, viatura e realizar o casamento e viagens dos sonhos.

Apesar de momentos "agridoces", Akeem confessa que em hipótese alguma se arrependeu, pois, trabalhou de forma árdua e sólida de modo a "fechar" as lacunas acimas referidas.

Para finalizar, na sua visão no que tange as ambições dos jovens, há muito que se trabalhar e respeitar os processos:
"A juventude, infelizmente está com parasita de nome pressa.
Para curar este vírus, é preciso a paciência (acreditar e potencial)" finalizou.

Iveth anuncia "Homenagem"  ao Azagaia"Homenagem" é o título do mais recente single  da female rapper e jurista moçambica...
08/03/2024

Iveth anuncia "Homenagem" ao Azagaia

"Homenagem" é o título do mais recente single da female rapper e jurista moçambicana, Iveth, que conta com a participação de Izlo H, Joe e Guto D' Harculete. Seu lançamento está previsto para 09.03.24, dia em que o rappper de intervenção social perdeu a vida, há sensivelmente um (1) ano.

Segundo Iveth, a música é a homenagem do grupo de rappers da Cotonete Records que Azagaia foi parte. Nesta composição, falam e o homenageam como rapper, pessoa, pai, esposo e herói da juventude que ousou usar da liberdade de expressão para lutar as suas/ nossas lutas como povo dando voz aos sem voz e aos oprimidos.

Este tema transcorre numa cronologia inversa da vida de Azagaia- da sua morte ao dia do seu nascimento, destacando a sua força, visão, patriotismo e cometimento com causas sociais.

Refira-se que "Homenagem" é parte integrante do álbum Entre(tanto) de Iveth a ser lançado ainda este ano.

Ai de nós se calarmos! Avizinha-se um ano que Moçambique ainda chora a morte precosse da “voz dos sem voz”, Edson da Luz...
29/01/2024

Ai de nós se calarmos!

Avizinha-se um ano que Moçambique ainda chora a morte precosse da “voz dos sem voz”, Edson da Luz ou simplesmente Mano Azagaia, que perdera a vida na noite de 03 de Março de 2023 em sua residência.
Como diz o ditado: morre o homem e ficam suas obras. Facto, suas músicas ainda são ouvidas. “Marcha” e “Ai de Nós”, por exemplo, até nos dias que correm, fazem a radiografia das incuravéis doenças do povo moçambicano: pobreza, fome e corrupção.

Sem dúvida alguma, foi uma figura irreverente nas suas abodargens no que respeita suas críticas socio-culturais e políticas. Cantava de forma enérgica que “feria” corações dos já feridos, assim, identificando em flagrante o povo oprimido do sistema e, ao mesmo tempo chamar a conciência do seu povo que há anos sofre impiedosamente de guerras, violência, estigma social entre outras “epidemias”.

E, porque era do povo, a serviço do povo, sempre apresentou-se aos palcos como o “eterno vencedor das causas perdidas” e, militarmente trajado para combater a escória e injectar seu espirito revolucionário ao seu povo “mudo” e geograficamente sem norte, centro nem sul, rumo ao poder.

Graças a sua militância lírica e seu activismo, Azagaia, tornou-se rapidamente o centro dos halofotes e uma referência indelével no espaço lusófono e no mundo. Não ostentava graus acadêmicos, porém, portentoso que era, causava inveja. Instigou ondas de marchas no país, em prol de um Moçambique melhor. Despiu o povo de “medos” para manifestar licitamente em seus direitos conforme plasmado no artigo 51.
Um artista sem igual com capacidades de traduzir, interpretar e prever o destino da sociedade moçambicana hoje, amanhã e sempre em vários campos sociais quer pessoal quer colectivamente.

"A Hora Maconde” de Marcelo Panguana retirada das livrarias nacionaisHá dias, a Alcance Editora anunciou a retirada da o...
28/01/2024

"A Hora Maconde” de Marcelo Panguana retirada das livrarias nacionais

Há dias, a Alcance Editora anunciou a retirada da obra literária ”A Hora Maconde” do escritor e jornalista moçambicano, Marcelo Panguana, em todas livrarias nacionais, alegadamente, por esta conter “gralhas ao longo do texto e existência de um lote de livros com defeitos na margem da corte”.

Por conta disso, em nota de esclarecimento, a editora “iniciou com a rectificação de anomalias que deverão conduzir a uma segunda edição”.
Apesar destes constrangimentos, a editora garantiu que “o livro tem sido bem recebido e o mercado tem se manifestado bastante positivo”.

O vencedor do prémio literário Jóse Craveirinha 2023, ainda não se manifestou à respeito. Através de comentários no Facebook, dos amantes da literatura, confirmam as gralhas do livro.

“Não são apenas gralhas. Há outros aspectos no texto que precisam de revisão de um trabalho de edição a sério. O texto pela sua qualidade exige isso” escreveu um internauta.

"As gralhas que lá estão são inconcebíveis. A retirada no mercado é oportuna" comentou um amante literário.

Jorge Ribeiro e sua ostentação (família).
24/01/2024

Jorge Ribeiro e sua ostentação (família).

Casal Bawito declar-se fã de Kadabra MCAtravés da conta do Facebook, o renomado músico moçambicano, Mr.Bow, declarou-se ...
24/01/2024

Casal Bawito declar-se fã de Kadabra MC

Através da conta do Facebook, o renomado músico moçambicano, Mr.Bow, declarou-se hoje (24.12), fã do mestre de Improvisos, Kadabra MC, que há anos vem acompanhado seu trabalho e espera oportunamente o conhecer.

"Caro Kadabra. Acompanho-te a anos e só me falta a oportunidade certa para conhecer-te e pessoalmente falar-te o seguinte: eu e a minha esposa somos muito fãs do teu trabalho e desejamos-te muito mais sucesso" escreveu King Bow.

Suas declarações, inserem-se no âmbito, da celebração da primeira posição do Kadabra, no Top 10 das batalhas mais vistas em Angola, na história da RRPL.

O empresário, mais uma vez parabenizou o talentoso jovem pela facto "histórico" na maior liga de batalhas em Angola, RRPL, apesar de ter sido vítima nas batalhas.

Kamané Kamas disponibiliza videoclipe do “Valor Nacional” Há dias, o cantor e mestre de cerimónias (MC), Carlos Manuel H...
24/01/2024

Kamané Kamas disponibiliza videoclipe do “Valor Nacional”

Há dias, o cantor e mestre de cerimónias (MC), Carlos Manuel Hama ou simplesmente Kamané Kamas, lançou seu recente videoclipe da música intitulada “Valor Nacional”, na plataforma de YouTube.

É através do "Valor Nacional" que o artista busca discutir os problemas do país no tocante a cultura nacional desde a música, teatro, literatura e outras manifestações artísticas. Na mesma obra, kamane, busca "oferecer" possíveis soluções e conscientizar as massas para o consumo local.

Kadabra MC lidera o top 10 das batalhas mais vistas em AngolaHá anos, concretamente em 2017, assistiu-se na noite de 06 ...
24/01/2024

Kadabra MC lidera o top 10 das batalhas mais vistas em Angola

Há anos, concretamente em 2017, assistiu-se na noite de 06 de Maio, na capital moçambicana, Coconuts, uma das maiores batalhas "sangrenta" de rompimento entre Moçambique e Angola, pela segunda vez, promovida pela RRPL e Rapódromo.

Estiverem em palco os gladiadores Kadrabra MC (Moçambique) e Tanay Z (Angola) cujos garantiram uma noite memorável para os seus seguidores, admiradores e o público em geral com sua performance para além de trocas de experiências.

Volvidos 6 anos, os gladiadores lideram a primeira posição, no Top 10, das batalhas mais vistas na história de Rompimento em Angola, com cerca de 2,1 milhões de visualizações no YouTube.

Relembrar que no Março próximo, data por anunciar, as duas ligas de rompimento, irão novamente "jorar sangue" na cidade de Maputo, em alusão a celebração dos 10 anos de existência da maior liga de batalhas em Moçambique, Raopdrómo.

Fly Skuad mostra-se confiante na vitória dos MambasO CEO da maior liga de batalhas liricas em Angola, RRPL, surprendeu a...
22/01/2024

Fly Skuad mostra-se confiante na vitória dos Mambas

O CEO da maior liga de batalhas liricas em Angola, RRPL, surprendeu ao povo moçambicano ao manifestar forças positivas para Seleção Moçambicana de Futebol, Mambas, que defrontam na noite de hoje (22.01), a seleção Ganesa.

Fly Skuad, recorreu as suas contas de Facebook e Instagram, para tornar pública a sua confiança pela vitória dos Mambas: "Moçambique vamos a isso, hoje a vitória é nossa" sublinhou.

O empresário, aproveitou a ocasião para mais uma vez confirmar a sua presença em Moçambique, na celebração dos 10 anos da maior liga de batalhas de Hip-Hop, Rapódromo: "No final de Março, estarei aí para mais um encontro familiar entre Rapodromo VS RRPL" concluiu.

O internacional moçambicano, Reinildo Mandava, celebra hoje (21.01) mais um aniversário natalício.Ajude-nos a parabenizá...
21/01/2024

O internacional moçambicano, Reinildo Mandava, celebra hoje (21.01) mais um aniversário natalício.

Ajude-nos a parabenizá-lo.

K9 lamenta "ignorância" de alguns estudantes da UEMO rapper e panafricanista moçambicano Heber Bomba ou simplesmente K9,...
21/01/2024

K9 lamenta "ignorância" de alguns estudantes da UEM

O rapper e panafricanista moçambicano Heber Bomba ou simplesmente K9, lamenta a vulnerabilidade mental e cultural de alguns moçambicanos sobretudo, classe académica, que infelizmente põe em causa o desenvolvimento da nação.

Sua indignação surge, quando, há dias fez-se presente numa das avenidas da capital do país, onde fui atingida por águas sujas, oriundas do lar dos estudantes da maior Universidade do país, UEM. Ao invés de se redimirem, simplesmente manifestaram sua ignorância sobre o rapper: risadas.

Para K9, "São os mesmos que depois irão a marcha exigir seus direitos" e tentar mudar o mundo, sem primeiro, mudar a eles próprios, pois não se faz revolução "enquanto estivermos doente".

Há muita poeira!"Somos fortes. Se o colonialismo português não conseguiu calar-nos, vencer as nossas convicções, não são...
20/01/2024

Há muita poeira!

"Somos fortes. Se o colonialismo português não conseguiu calar-nos, vencer as nossas convicções, não são os nossos camaradas que vão conseguir isso".

Parabéns pelo seu 81° aniversário, ex-presidente.

Wilma Josina na festa de aniversário da Gracy, filha de Olga e Akeem Matsinhe.
20/01/2024

Wilma Josina na festa de aniversário da Gracy, filha de Olga e Akeem Matsinhe.

Mia Couto nomeado para prémio de DublinO escritor moçambicano Mia Couto está entre os 70 nomeados para o Prémio Literári...
20/01/2024

Mia Couto nomeado para prémio de Dublin

O escritor moçambicano Mia Couto está entre os 70 nomeados para o Prémio Literário de Dublin, na Irlanda, um galardão internacional que anualmente distingue uma novela escrita em inglês ou traduzida para aquele idioma.

No certame, que visa promover a excelência na literatura mundial e patrocinado unicamente pela cidade de Dublin, Mia Couto entra na lista com a tradução de David Brookshaw para inglês de “O Bebedor de Horizontes”, terceiro livro da trilogia “As Areias do Imperador”, escreve o “Notícias”.

A versão inglesa de “O Bebedor de Horizontes” foi publicada em Fevereiro do ano passado pela editora norte-americana Farrar Strauss and Giroux. A obra de Mia Couto foi indicada pela Biblioteca Nacional de Moçambique.

O livro foi classificado entre os romances africanos mais notáveis publicados em língua inglesa durante 2023, pela “Brittle Paper”, uma revista “on-line” especializada na divulgação da literatura africana. Isto acontece depois de, em 2022, a mesma obra ter conquistado o prémio internacional Jan Michalski, refere a mesma fonte.

Na obra, o autor retrata a saga final do imperador Gungunhana, o derradeiro grande governante de um império na África no século XIX. Aqui, os prisioneiros do oficial Mouzinho de Albuquerque embarcam no cais de Zimakaze em um barco que parte em direcção ao posto de Languene. De lá, seguem para o estuário do Limpopo e então iniciam a viagem marítima que conduz os africanos capturados para um distante e eterno exílio, numa das ilhas dos Açores, em Portugal (O País).

O renomado designer de moda (estilista) moçambicano, Omar Adelino, completa mais um ano de vida. Adelino, é uma figura  ...
19/01/2024

O renomado designer de moda (estilista) moçambicano, Omar Adelino, completa mais um ano de vida.

Adelino, é uma figura que dispensa apresentações quando se trata de moda. É responsável por vestir e combinar as peças de roupas de celebridades nacionais e internacionais.

Já vestiu figuras como Mr. Bow, C4 Pedro, Júlia Duarte, Yuri da Cunha, Liloca, Neyma Alfredo, Pérola entre mais.

Deixe uma mensagem de felicitação.

Artistas lamentam derrota dos MambasA selecção Moçambicana de Futebol sofreu  três bolas sem resposta (3-0) diante da su...
19/01/2024

Artistas lamentam derrota dos Mambas

A selecção Moçambicana de Futebol sofreu três bolas sem resposta (3-0) diante da sua congénere Cabo-verdiana.
Por conta disso, artistas lamentam o final infeliz dos Mambas e manifefestam um apoio incondicional pelos mesmos.

Sem rodeios, Cláudio Ismael conta que está "decepcionado pelo jogo" prestado pelos Mambas, mas ainda acreddita que é "possível" vencer.

Por sua vez, 16 cenas, apesar dos resultados dos Mambas, ainda rega esperança pela seleção: "Eu ainda acredito! Hoje, amanhã e sempre! Eu sou daqui!" Escreveu o gladiador nas suas redes sociais.

Importa ressaltar que os Mambas irão defrontar- no próximo jogo a seleção do Gana.

Valete manifesta seu amor pelos MambasO rapper português Valete manifestou na tarde de hoje (19.01), seu apoio à seleção...
19/01/2024

Valete manifesta seu amor pelos Mambas

O rapper português Valete manifestou na tarde de hoje (19.01), seu apoio à seleção Moçambicana de futebol, que defrontou a selecção Cabo-verdiana num jogo que resultou em 3 bolas sem resposta ( Moç:0 - C.Verde:3).

Em seu texto, publicado no Facebook, conta que ama os Cabo-verdianos, mas o seu "coração está agora com os Moçambicanos".

Keidje Lima, conta que o seu apoio aos Mambas, justifica-se por Moçambique ser uma "terra mágica" onde sentiu a "verdadeira essência da Cultura Hip-Hop".

Relembrar que inúmeras vezes o rapper português apoiou Moçambique quando sempre precisa. Em 2019, por Exemplo, manifestou seus sentimentos aos "irmãos" da zona Centro do País, Sofala, que foi afectada pelo "ciclone Idai" .

No que respeita respeita o Rap, como acima referido, já "tirou chapéu" para vários artistas moçambicanos como A-Small, Azagaia, Duas Caras, 16 cenas e entre mais Mc's da cultura Hipopiana.

Hernâni da Silva aponta "Disciplina e Persistência" para auge da música moçambicana Hernâni da silva é um  dos rappers m...
16/01/2024

Hernâni da Silva aponta "Disciplina e Persistência" para auge da música moçambicana

Hernâni da silva é um dos rappers mais sonantes no Hip-Hop moçambicano e lusófono, com composições gigantescas que vão desde intervenção social, romance e dia-a-dia. Pela sua proeminência no seio artístico, fez uma "radiografia" no que respeita a estágio da música moçambicana.

Falando à Voa Português (Passadeira Vermelha), o rapper entende que o estágio da música moçambicana está, num bom caminho, pois, é rica em diversidade e colaboração entre artistas. Porém, para se chegar ao nivel desejado, entende que há uma necessidade dos artistas pautarem pela "disciplina e persistência" para se chegar ao "patamar dos países mais desenvolvidos".

Na mesma linha de abordagem, deixou ficar a verdadeira essência do movimento, que no seu entender visa "abrir a visão de quem ouve e transmitir conhecimentos" ou seja, explicar uma determinada situação" de interesse social.

Apesar da morte precoce do rapper de Intervenção social, Azagaia, quem o considera "Mestre", Mudanisse acredita que "o Hip-Hop moçambicano tem preenchido o activismo social".

Lupita Nyongo encantada com diversidade cultural moçambicanaMoçambique, tem sido um dos maiores palcos turísticos nos úl...
14/01/2024

Lupita Nyongo encantada com diversidade cultural moçambicana

Moçambique, tem sido um dos maiores palcos turísticos nos últimos tempos. Recentemente, foi a estrela da Hollywood, Lupita Nyongo a se reencantar com a diversidade cultural que a cidade capital ostenta. Apaixonada, não perdeu oportunidade de expressar a beleza que a cidade das Acácias ostenta.

"Maputo é uma das cidades mais bonitas de África. É um lugar emocionante para se estar, com uma população jovem enérgica olhando para o futuro" escreveu a atriz de "Black Panther" nas suas redes sociais.

Não só se encantou com a cidade, como também com a arte e os seus fazedores. Durante sua visita nas artérias da cidade, Lupita, conheceu figuras como Osvaldo Cipriano (arquiteto), Ivan Muhambe Muralista), Yara Chidiamissamba (desportista), Dona Angélica (cozinheira), Witnei Shamussa (designer de moda).

Porque em "Maputo tem" (Sheila Jesuíta), a atriz da Hollywood, visitou principais mercados da cidade onde degustou do frango e rissóis de feijão (badjias) tipicamente moçambicana e vibrou aos ritmos da Marrabenta.

Música de luto: Morreu Chico AntônioFaleceu na madrugada de hoje, sábado, 13 de Janeiro, o ícone da música moçambicana, ...
13/01/2024

Música de luto: Morreu Chico Antônio

Faleceu na madrugada de hoje, sábado, 13 de Janeiro, o ícone da música moçambicana, Chico Antônio, vítima de doença.

O autor de "Antlissa Maria" nasceu no dia 13 Maio de 1956, no distrito de Magude, província de Maputo. Um artista que incansavelmente contribuiu significativamente na cultura nacional.
Porque o talento não tem fronteiras, Chico, carregou sempre consigo a bandeira Nacional além fronteiras.

Graças a sua voz e guitarra, permitiram-no cantar e encantar pessoas de várias geografias como Inglaterra, França, Noruega, Portugal entre mais países, provando com "A+b" que o factor língua é secundário para internacionalização da carreira, através de música.

Miguel Chabindza deseja a todos um feliz ano novo.
01/01/2024

Miguel Chabindza deseja a todos um feliz ano novo.

A cantora Lukie, conta com apoio de todos vocês em 2024.
01/01/2024

A cantora Lukie, conta com apoio de todos vocês em 2024.

Família Mafuiane (Ubakka) deseja a todos um feliz 2024.
01/01/2024

Família Mafuiane (Ubakka) deseja a todos um feliz 2024.

Endereço

Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Tudo Exposto publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar