Rádio & Televisão Única

Rádio & Televisão Única Magazine
(2)

“Na falta do melhor, o pior serve”A política actual, não se difere do ditado bíblico, “a nossa luta é espiritual e não c...
25/08/2024

“Na falta do melhor, o pior serve”

A política actual, não se difere do ditado bíblico, “a nossa luta é espiritual e não carnal”, há necessidade dos partidos políticos, ou os dirigentes destes movimentos políticos entenderem que a política, nos dias que correm não se faz a força. Resultado disto, é o que vivenciamos, hoje, data do início do processo da campanha eleitoral, rumo as sétimas eleições gerais. A população mesmo estando “cansado dos desmandos” de um, preferiu “vaiar” o outro.

Este é um sinal, de que as mudanças devem partir internamente, e só assim pode-se falar do manifesto eleitoral, que visa assegurar o bem comum, como tem sido nos manifestos, “Não posso tirar a trave no seu olho, sem tirar no meu próprio olho”, dizem as escrituras sagradas.

Ora vejamos, o mundo digital nos traz um espaço de debate público onde pode se avaliar a aceitação de um candidato do partido A, B, C pelo público, sem gastar “nada”, mas, nem com isso, tomamos consciência do perigo que colocamos o País, pela ganância de estarmos no poder e ter aquele, “income”. (Milton Zunguze)

APÓS A SUA REABILITAÇÃO: CENTRO DE SAÚDE DA LIBERDADE ENTRA EM FUNCIONAMENTO HOJEApós a conclusão das obras de reabilita...
23/01/2024

APÓS A SUA REABILITAÇÃO:
CENTRO DE SAÚDE DA LIBERDADE ENTRA EM FUNCIONAMENTO HOJE

Após a conclusão das obras de reabilitação e requalificação das antigas instalações do Centro de Saúde da Liberdade, no Município da Matola, província de Maputo, entra em funcionamento, hoje, 23 de Janeiro.

As obras de remodelação e ampliação custaram 15 milhões de meticais (cerca de 237 mil dólares ao câmbio do dia), financiados pelo governo americano, através do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

A reabilitação consistiu na construção de um novo piso para a administração, aumento de salas de tratamento, gabinetes de consultas, sala de espera, banco de socorros, laboratório e área de colheitas.

A unidade sanitária, cuja reabilitação iniciou-se em Junho do ano passado, será inaugurada pelo governador da província de Maputo, Júlio Parruque, de acordo com uma nota do seu gabinete.

Além dos residentes do bairro da Liberdade, a unidade sanitária vai beneficiar também os bairros circunvizinhos como Tsalala, Malhampsene, entre outros.

Pessoas portadoras de deficiência: Gasto catastrófico para o acesso de medicamentosO Observatório Cidadão para Saúde (OC...
15/04/2023

Pessoas portadoras de deficiência: Gasto catastrófico para o acesso de medicamentos

O Observatório Cidadão para Saúde (OCS), junto das associações parceiras apresentou, recentemente uma pesquisa referente ao acesso e custos de medicamentos para pessoas com deficiência em Moçambique, com vista a chamar atenção dos actores-chave estatais e não-estatais sobre a necessidade de se envidar esforços na melhoria da organização e funcionamento dos serviços destinados a pessoas portadoras de deficiência, onde cerca de 53% de pessoas com deficiência, o equivalente a mais de 400 mil cidadãos, não tem acesso a medicamentos no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

O estudo, levado a cabo pelo OCS em 2022, apresenta evidências sobre o difícil acesso a medicamentos para pessoas com deficiência em Moçambique, assim como a ligação existente entre o difícil acesso a medicamentos e a pobreza extrema das famílias, num contexto em que mulheres, crianças e idosos são os mais vulneráveis.

“O grupo mais vulnerável são mulheres, crianças e idosos com deficiências, menos que a metade das pessoas com deficiências, no universo do estudo, apenas têm acesso a iboprofem e paracetamol, que se encontram disponíveis no sector público” disse ,

O estudo, aponta que as famílias que estão a procura pelos medicamentos, recorrem há um gasto catastrófico, gastando acima de 30% do seu rendimento, "se um indivíduo recebe 1000 mts e gasta acima de 300 mts na compra de medicamentos, então esse indivíduo está num gasto catastrófico" referenciou Pesquisador do OCS Pedro Nhanengue,

“Este sector é caracterizado pela instabilidade económica, num contexto em que o acesso a medicamentos, nas farmácias públicas, é irregular. Ou seja, os pacientes são obrigados a contrair dívidas apesar das limitações económicas”, disse
O pesquisador apontou, igualmente, para a automedicação como um problema vivido por este grupo de pessoas. Observatório Cidadão para Saúde

Mano Azagaia, Povo no Poder:  do aforismo para uma marcaA família do músico Edson da Luz (Azagaia), fez saber ao público...
15/04/2023

Mano Azagaia, Povo no Poder: do aforismo para uma marca

A família do músico Edson da Luz (Azagaia), fez saber ao público através de um documento, que o aforismo "Mano Azagaia, Povo no Poder", foi registado como uma marca, pelo que o uso do mesmo passa a ser autorizado pela família da Luz, "tomamos a iniciativa de registar nas entidades competentes a marca Mano
Azagaia, Povo no Poder, pelo que todos os assuntos relacionados com a utilização desta, sejam espectáculos, produção de materiais de visibilidade, incluindo cartazes, camisetas, bonés, panfletos e quaisquer outras formas de produção ou reprodução de bens associados devem ser autorizados pela família" informa o documento

A família, apela aos promotores de eventos e aos interessados na produção e reprodução de artigos com a marca Mano Azagaia que se aproximem à família para solicitar a respectiva autorização por escrito e com assinatura dos responsáveis legais da marca.

Consta ainda no documento mensagem de profunda gratidão pelos gestos de
carinho e amor manifestados, pelos abraços calorosos eapoio material que que pessoas de vários cantos do mundo prestaram, "A família da Luz serve-se do presente meio para agradecer a todos que de forma directa e indirecta, a partir dos mais variados cantos do mundo, se dignaram a prestar o seu apoio durante as exéquias fúnebres do seu ente querido, Edson da Luz, mais conhecido por "Mano Azagaia", lê se no documento

04/03/2023

O Brasil pondera investir em Moçambique nos sectores de alimentação, vestuário, construção civil, serviços entre outros. Com a saída da Mineradora de carvão mineral vale na província de Tete, o Brasil reduziu o seu poder de investimento no país ou seja saiu da escala de bilhões para deze...

02/03/2023

As vítimas das inundações no distrito de Boa continuam a pagar a tarifa norma no transporte público de passageiros, facto que se contradiz com a garantia dada pelo chefe do estado moçambicano, Filipe Nyusi, aquando da sua comunicação à nação, na sequência das inundações que fustigaram a...

10/02/2023

ALERTA MÁXIMO

INAM PREVÊ CHUVAS INTENSAS E VENTOS COM RAJADAS E TROVOADAS.

O Instituto Nacional de Meteorologia, prevê a continuação de ocorrências de chuvas fortes até mais de 50 milímetros em 24 horas, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas para as próximas 48 horas.

As Províncias em áreas de riscos são as seguintes:

Província de Maputo (distritos de Matutuine, Namaacha, Boane, Moamba, Manhiça, Magude, Marracuene e nas cidades de Maputo e Matola)

Província de Gaza (distritos de Ckokwé, Bilene, Mandlakazi, Limpopo, Mapi, Mabalane, Chicualacuala, Chigubo, Chibuto, Guijá, Chongoene e cidade de Xai-Xai)

Província de Inhambane ( distritos de Zavala, Inharrime, Jangamo, Panda, Funhalouro, Homoine, Morrumbene, Mabote, Massinga, Vilankulo, Guvuro, Inhassoro, cidades de Maxixe e Inhambane)

Província de Manica ( distritos de Machaze, Mossurize, Sussundenga, Macate, Vanduzi, Gondola, Barue, Macossa, G**o, Tambara e cidade de Chimoio)

Província de Sofala ( distritos de Machanga, Chibabava, Búzi, Dondo, Nhamatanda, Muanza, Gorongosa, Cheringoma, Marromeu, Maringue, Caia, Chemba e cidade da Beira).

Face a esta situação, INAM recomenda a medida de precaução e segurança.

Fonte: INAM ( 10/02/2023)

12/01/2023

O jornalista e Lider transformacional do TYMOVE-Moçambique, Muamine Benjamim, tem recebido sucessivas ameaças de morte e intimidações das Autoridades municipais de Nhamatanda.

Dos casos mais preocupantes consta o facto de 28 de Março de 2021, o membro da Assembleia Municipal de Nhamatanda, Farice Nhampuce, ter expulsado o editor do Jornal Profundus, Muamine Benjamim, da sala onde decorria uma sessão ordinária daquele órgão, por alegada falta de autorização do presidente da Assembleia Municipal, Andre Machatine, para a permanência da equipa do jornal naquele local.

A liberdade de imprensa e de expressão é um direito fundamental, previsto na Constituição da República que garante a livre manifestação do pensamento e a livre expressão da actividade intelectual, artística, científica e de comunicação. O trabalho da imprensa consiste em produzir informações de interesse para toda a sociedade, como denúncias em caso de corrupção, os sucessos e falhas das políticas públicas e monitorar o trabalho dos grupos políticos que estão no poder.

As autoridades devem impedir qualquer tentativa de intimidação ao exercício do jornalismo no país. Além disso, O SERNIC deve intervir para que se investigue de forma rigorosa essa abominável intimidação ao exercício da livre imprensa e activismo.

15/10/2022
24/07/2022

MAMBAS EMPATAM SEM GOLO DIANTE DA ZÂMBIA

Numa partida realizada esta tarde de domingo (24.07) no Estádio Nacional do Zimpeto, dez meses depois da interdição, a seleção nacional de futebol, os Mambas, empatou sem registo de golo (0-0), diante dos Chipolopolos, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória, que dá acesso ao Chan 2023, a realizar-se na Argélia.

De referir que, os Mambas realizam a segunda eliminatória, na Zâmbia no próximo sábado, dia 30 de julho.

MAMBAS RECEBEM A ZÂMBIA NO ENZApós a derrota diante do Senegal, no torneio COSAFA, edição 2022, a Seleção Nacional de Fu...
23/07/2022

MAMBAS RECEBEM A ZÂMBIA NO ENZ

Após a derrota diante do Senegal, no torneio COSAFA, edição 2022, a Seleção Nacional de Futebol, Os Mambas , recebem os Chipolopolos, este domingo (24.07.), no Estádio Nacional do Zimpeto, em jogo da primeira mão, da primeira eliminatória do CHAN 2023, a realizar -se na Argélia.

A Confederação Africana de Futebol (CAF), agendou a partida para as 15h00, sendo que a equipa de arbitragem é proveniente das Ilhas Comores.

De referir que, o jogo da segunda mão desta eliminatória, terá lugar nos dias 28 e 29 de julho, na Zâmbia.

Em caso de apuramento à segunda eliminatória, os Mambas irão defrontar, o vencedor do embate entre Zimbábue e Malawi.

Ultima Hora🚨🚨🚨MANUEL CHANG VAI AOS ESTADOS UNIDOS Toda história tem começo e o fim, o Tribunal Constitucional da África ...
07/06/2022

Ultima Hora🚨🚨🚨

MANUEL CHANG VAI AOS ESTADOS UNIDOS

Toda história tem começo e o fim, o Tribunal Constitucional da África do Sul, julgou em última e indeferiu a pretensão da Procuradoria Geral da República de recorrer àquele órgão para travar a extradição de Manuel Chang para os Estados Unidos da América.

A decisão foi tornada pública hoje, 07.06.
Sendo o Tribunal constitucional o limite Juridicional do sistema de justiça sul-africano, deverá agora ser executada a decisão de mandar Chang para os EUA.
De referir que Manuel Chang está preso na África do Sul desde Dezembro de 2018.

Endereço

Maputo

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 17:45
Terça-feira 07:00 - 17:45
Quarta-feira 07:00 - 17:45
Quinta-feira 07:00 - 17:45
Sexta-feira 07:00 - 17:45
Sábado 07:00 - 15:45
Domingo 07:00 - 15:45

Telefone

+258864588067

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio & Televisão Única publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio & Televisão Única:

Vídeos

Compartilhar


Outra Empresa de comunicação e notícias em Maputo

Mostrar Todos