18/06/2024
𝐎 𝐐𝐔𝐄 É 𝐑𝐄𝐀𝐋 𝐍𝐀 𝐇𝐈𝐒𝐓Ó𝐑𝐈𝐀 𝐃𝐎𝐒 𝐅𝐈𝐋𝐌𝐄𝐒 𝐎 𝐆𝐑𝐀𝐍𝐃𝐄 𝐌𝐄𝐒𝐓𝐑𝐄?
Ip Man é um dos personagens marciais mais famosos do cinema atualmente. Ele herdou essa fama por ter sido um dos mestres do famoso artista marcial Bruce Lee na vida real. No entanto, a história verdadeira de Ip Man é diferente da retratada no cinema. Praticamente nada do que é mostrado nos filmes aconteceu na vida real, muita coisa foi criada apenas para estabelecer uma franquia de filmes e lucrar com o personagem.
Vamos dizer que apenas 25% do que é mostrado nos filmes realmente aconteceu na vida real.
Então, vamos descobrir um pouco da história do verdadeiro 𝐌𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞 𝐈𝐩 𝐌𝐚𝐧.
O mestre Ip Man vem de uma das linhagens mais antigas das artes marciais. Ele, aos 13 anos, foi o último aluno de Chan Wah-Shun. Um dos maiores estudiosos do Wing Chun, um estilo de Kung Fu praticado no sul da China.
Chan Wah-Shun também era doutor em medicina chinesa e treinou o exército de seu país ou seja o mestre de IP Man era um especialista com vários conhecimentos. (Clínicos e Marciais).
Uma curiosidade do mestre de Ip Man, era seu segundo emprego como um carro forte humano. Como assim? Bom, ele tinha um emprego de levar dinheiro a estabelecimentos comerciais.
Ele carregava durante o dia, grandes quantidades de moedas de um lugar para o outro pela cidade, o tempo que ele fez esse serviço nunca ocorreu um caso de tentativa de assalto ao mestre, este era um emprego bem comum na época, e as empresas geralmente escolhiam os praticantes de artes marciais para fazê-lo.
Ip Man após treinar com Chan acabou se mudando para Hong Kong com ajuda de um parente. Lá ele prosseguiu com seu treinamento sozinho.
Ip Man chegou em Hong Kong achando que tinha atingido a excelência no Kung Fu, por um tempo ele desafiou e foi desafiado por alguns lutadores de diferentes cidade e vilarejos, vencendo todos os combates, ele tinha o plano de abrir sua própria escola de Kung-fu.
Porém um dia ele foi desafiado por um lutador local chamado Leung Bik, um mestre especialista em Kung-fu, Ip Man perdeu a primeira luta que foi bastante equilibrada, porém, algum tempo depois, eles se enfrentaram novamente e Ip Man acabou sendo derrotado de forma humilhante, sem ao menos acertar um golpe se quer em Leung Bik.
Isto abalou muito o mestre chinês. Que queria abrir sua própria escola na cidade, isso fez Ip Man querer esquecer o Kung-fu, e por um tempo ele realmente deixou de treinar, e começou a procurar um novo rumo para a sua vida.
Mas o próprio Leung, seu algoz nos últimos combates, o convenceu a voltar treinar e não desistir, pois ele tinha ótimas habilidades e seria um desperdício ele desistir daquela forma.
Ip Man ouviu o conselho e acabou treinando com diversos mestes em Hong Kong por quase uma década até voltar para China novamente. em sua cidade natal, acabou se tornando policial e treinando diversos do seus subordinados.
Mas seu retorno a China durou pouco. Depois da revolução comunista, ele teve que fugir para Hong Kong por pertencer ao partido de oposição.
Quando Ip Man fugiu para Hong Kong, acabou fundando uma escola de artes marciais que se tornou famosa. Seus alunos estavam vencendo diversos campeonatos de Kung Fu, o que ajudou a restabelecer sua fama como grande professor. Ip Man foi desafiado por vários mestres em Hong Kong; isso era algo comum na época. O mestre chinês venceu grande parte dos os desafios, sofrendo poucas derrotas ao longo dos anos.
Uma outra curiosidade é que Ip Man não gostava de aceitar esses desafios, principalmente depois que passou dos 30 anos e obteve família, apesar de ser muito habilidoso na arte do Kung-Fu e um excelente professor. O Mestre era franzino, muito magro e sem grande força física. Por isso, mesmo vencendo a maioria dos combates, ele sempre saía machucado e com lesões dessas lutas. Com o passar do tempo, Ip Man passou a não aceitar mais as lutas e, quando era desafiado, os melhores alunos da academia eram que faziam as lutas e geralmente venciam.
Em 1953, quando tinha entre 13 e 14 anos, Bruce Lee começou a treinar com Ip Man. Ele era considerado um dos alunos mais aplicados e dedicados, mesmo começando os treinamentos já na adolescência, geralmente os Chineses começam seus treinamentos ainda crianças, por mais que Bruce Lee tenha se tornado uma figura famosa, ele não estava entre os melhores alunos de IP Man, existiram alunos avançados na academia que treinavam com ele desde os 5 anos de idade, e Bruce Lee começou aos 13 anos, uma grande diferença de tempo.
Ip Man deu toda a base do Kung-fu a Bruce Lee, que aprimorou ainda mais quando foi morar nos EUA. Lá, ele treinou com outros mestres, porém voltava várias vezes ao longo dos anos para refinar seu Kung-fu com o mestre Ip Man.
A estrela de cinema espalhou pelo mundo um dos métodos mais eficazes e didáticos de como ensinar Kung Fu. Bruce Lee acabou visitando seu velho mestre pouco antes de sua morte.
Ip Man morreu em 1972, apenas sete meses antes da morte de seu mais famoso aluno.
O mestre se foi com 79 anos vítima de um câncer.
Como todos sabem, Ip Man ficou realmente popular no mundo com uma série de filmes que foram lançados a partir de 2008.
No entanto, esses filmes não contam a história verdadeira de Ip Man e utilizaram sua história para ganhar muito dinheiro criando um Mito.
Bom, pelo menos os filmes ajudaram a dar a relevância que o mestre de Kung-fu tanto merecia.
Fontes : Site Spirit of Warrior / Site Scribd / Site Venum / Site Fandom