Em Morrumbala, Zambézia, depois de identificados alguns elementos responsáveis pelos últimos tumultos e vandalização de infraestruturas públicas e privadas, fora capturados alguns elementos pela população local (lembrar que a polícia no local nas se faz presente devido ao ataque perpetrado ao comando distrital) e estes capturados por sua vez estão a detonar os outros. A decisão da população é de reposição dos danos causados ou serão linchados.
Mais uma vandal!zação numa loja de venda de produtos alimentares.
O comentador do programa Noite Informativa da STV diz que o boicote aos exames por parte dos professores prejudica muito os alunos. Hélder Jauana chama a atenção para o facto de algumas ações ligadas ao negócio do livro escolar, a forma como são realizados os concursos públicos e quem os ganha contribuem para a intolerância dos professores em relação aos prazos de pagamento do Governo.
Os últimos três dias foram de terror em algumas províncias do país. Imagens chocantes circularam de pessoas baleadas, feridas e mortas em meio à turbulência. A STV fez uma compilação de vídeos amadores que mostram descaradamente a violação dos direitos humanos. As imagens são sensíveis
"𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐒𝐓𝐎𝐒 𝐒Ó 𝐕Ã𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐀𝐑 𝐒𝐄 𝐀 𝐂𝐍𝐄 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐀𝐑 𝐎 𝐏𝐎𝐃𝐄𝐑 𝐀𝐎 𝐕𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐕𝐄𝐍𝐂𝐄𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐀𝐒 𝐄𝐋𝐄𝐈ÇÕ𝐄𝐒", 𝐃𝐄𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀 𝐀𝐋𝐁𝐈𝐍𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐐𝐔𝐈𝐋𝐇𝐀
De acordo com as declarações feitas na manhã de hoje pelo Albino Forquilha, presidente do Partido Otimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), os protestos que estão acontecendo no país em contestação aos resultados eleitorais divulgados pelas Comissões Distritais de Eleições, só terão seu fim se a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar amanhã, quarta-feira, o que foi a vontade expressa pelo povo nas urnas no dia 9 de Outubro.
"Espero que a CNE não volte a repetir o que fez em 2023, entregar o poder a quem não conquistou, isso seria abusar o povo", avançou.
E porque a entrevista foi conduzida no decorrer do velório do advogado Elvino Dias e do fotojornalista Paulo Guambe, vítimas de assassinato por desconhecidos durante o fim de semana, Albino Forquilha avançou que o legado deixado por estes dois homens será combustível para continuar com a luta antes iniciada.
Se os resultados eleitorais que até agora indicam a. Vitória de Daniel Chapo e do partido FRELIMO, o candidato diz que vai resolver vários problemas no novo governo, incluindo preocupações da Associação dos Deficientes Militares de Moçambique. Também na passada terça-feira, Daniel Chapo felicitou o antigo chefe de Estado, Joaquim Chissano, pela celebração do seu 85º aniversário.
Afinal, os resultados já foram anunciados, não sabemos. Aí dizem que Venâncio deveria esperar tranquilamente pelo anúncio da CNE & STAE Moçambique
Jornalistas que cobriam a manifestação pacífica desta segunda-feira, 21 de outubro, na Praça da OMM, foram atingidos por gás lacrimogéneo e balas verdadeiras disparadas pelos agentes da PRM.
Dois profissionais da comunicação social foram atingidos com alguma gravidade e levados de imediato para o Hospital Central de Maputo.
O Venâncio Mondlane E UM GRANDE PASTOR