MANIFESTAÇÕES APÓS PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DO PASSADO DIA 9 DE OUTUBRO
No Distrito do Búzi, concretamente na Sede de Localidade de Bândua, os manifestantes saquearem mercadoria diversa na loja de um comerciante, na tarde de hoje (24.12.2024), igualmente incendiaram Barraca no mercado local.
O referido grupo de manifestantes na noite de ontem para a madrugada de hoje, arrumbaram o ármazem do mesmo Comerciante, tendo estes se apoderado de várias mercadorias.
NO BÚZI
DEZ ANOS DEPOIS BÂNDUA VOLTA A SAGRA-SE CAMPEÃO DO CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTEBOL ONZE.
A Localidade de Bândua representado pela equipa Povo Unido sagrou- se Campeão do Campeonato Distrital de Futebol Onze edição 2023, este designado como LIGA DOS CAMPEÕES DISTRITAL, ao vencer no último domingo (31) a formação de 1° de Maio que estava a representar a Localidade de Inharongue, por 4 a 2 na marcação das grandes penalidades, uma vez nos 90 minutos estiveram empatados a 1 tento.
Desta feita a formação de Bândua, recebeu como Campeão das mãos da Associação Distrital de Futebol, 25.000,00MT + uma Taça e 25 medalhas, enquanto que Inharongue na qualidade de Vice-Campeão foi premiado com 20.000,00MT + medalhas, e terceiro lugar que foi ocupado pela formação Acadêmica de Estaquinha depois de vencer no primeiro jogo do dia 31.03.2024 a turma de Chissinguana por 5 a 3, rcebeu 15.000,00MT + medalhas, e as restantes Localidades receberam valores de participação.
Igualmente as oito Localidades que participaram na competição foram atribuidos diplomas de honra, uma acção que se estendeu também para outras individualidades e instituições que tornaram possível a realização da Liga dos Campeões.
A Associação Distrital de Futebol, gratificou ainda toda equipa de arbitragem através de medalhas e um valor simbolico, pela dedicação e entrega que mostraram durante um mês da realização do Campeonato.
A Localidade de Bândua é segunda vez que cruza na final com a Localidade e sempre levou de vencida, a primeira foi em 2014 no Campo da Companhia do Búzi.
A Liga dos Campeões Distrital, teve o seu inicio no dia 10.03.2024 e terminou no dia 31.03.2024, tendo contado com a participação de oito Localidades nomeadamente: Bândua, Búzi Sede, Chissinguana,Estaquinha,Guara Guara,Inharongue, Inhamuchindo e Nova Sofala, não participaram no evento duas Localidades, neste caso Ampara pelo facto não ter realizado Campeonato e Grudj