Rádio Capital Fm

Rádio Capital Fm Uma nova Rádio Na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau API "Cabas Garandi" diz que mandato de Sissoco termina em 27 de fevereiroA Aliança Patriótica Inclusiva (AP...
14/01/2025

Guiné-Bissau

API "Cabas Garandi" diz que mandato de Sissoco termina em 27 de fevereiro

A Aliança Patriótica Inclusiva (API - Cabas Garandi) lembra ao Presidente da República que “o mandato presidencial caduca a 27 de Fevereiro de 2025”, tendo advertido Umaro Sissoco Embaló a entabular diálogo aberto e inclusivo com todos os atores políticos e institucionais”, com vista a atingir um “amplo consenso” para a marcação das datas das eleições legislativas e presidências.

A posição da Aliança liderada por Nuno Gomes Nabiam consta da missiva endereçada ao Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, datada de 6 de janeiro de 2025, à qual o jornal Capital News teve acesso esta terça-feira.

Na carta, a Aliança Patriótica Inclusiva exige a marcação das eleições legislativas e presidenciais, conforme o comunicado final da sexagésima sexta (66ª) Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, no seu ponto 39, e de acordo com a constituição da Guiné-Bissau.

Em caso da não observância da sua exigência e das recomendações da CEDEAO, a coligação eleitoral diz que vai alertar os atores políticos e institucionais, a sociedade civil, a população em geral e organismos internacionais, sobre as reiteradas “manobras dilatórias”, de Sissoco Embaló, com consequências sociais, económicas e políticas imprevisíveis, das quais o Presidente da República será o único e “exclusivo responsável”, lê -se na Carta enviada a Embaló.

O chefe de Estado guineense disse recentemente que as eleições presidenciais terão lugar só em novembro deste ano, uma postura que a oposição não aprova.

Por CNEWS

14/01/2025

CFM-Rádio Notícias

Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, insta os governadores regionais a denunciarem”cortes ilegais“ de árvores nas matas da Guiné-Bissau.

Por CFM

Data: 14.01.2025

Siga nos em www.radiocapitalfm.caster.fm

14/01/2025

CFM - Rádio Notícias

Bloco informativo das 20 horas

Data: 14.01.2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

14/01/2025

CFM - Rádio Notícias

Coordenadora do projeto "Minha Saúde, Meus Direitos", Rosa Tavares, defende a introdução de "Saúde Sexual Compreensiva", como disciplina, no currículo escolar guineense.

Por CFM

Data: 14. 01. 2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

14/01/2025

CFM - Rádio Notícias

Ministro do Interior, Botche Candé, apela às forças de segurança a elegerem como prioridade, este ano, a garantia da paz e estabilidade na Guiné-Bissau. O governante recebeu cumprimentos do ano novo, dos oficiais do Ministério do Interior.

Por CFM

Data: 14. 01. 205

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

Guiné-Bissau Criança de dois anos submetida à Mutilação Ge***al FemininaO Comité Nacional para o Abandono das Práticas N...
14/01/2025

Guiné-Bissau

Criança de dois anos submetida à Mutilação Ge***al Feminina

O Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e Criança denunciou, esta terça-feira (14.01), em comunicado, que quatro crianças, uma delas de dois anos, "foram submetidas" à prática de Mutilação Ge***al Feminina (MGF) no início do ano, em Canchungo, no norte da Guiné-Bissau.

Na nota a que a Capital FM teve acesso, o Comité que combate o fenómeno na Guiné-Bissau informa que a "fanateca" e o pai das crianças estão sob custódia das autoridades, enquanto o caso aguarda os seus trâmites no Tribunal Provincial de Bissarã, no norte do país.

Eis o comunicado na íntegra:

Quatro crianças de 02, 03, 06 e 09 anos de idade respectivamente foram vítimas da prática da Mutilação Ge***al Feminina (MGF), no passado dia 04 de janeiro do ano em curso na Região de Cacheu, Sector de Canchungo, bairro de Katakumba, Norte do País.

O Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas a Saúde da Mulher e Criança, tomou conhecimento deste ato inaceitável através do ativista da Liga Guineense dos Direitos Humanos na referida região.

Segundo as informações apuradas posteriormente através do nosso Coordenador Regional, dão conta de que o caso já foi encaminhado para o Tribunal Provincial de Norte em Bissorã, onde o Pai das meninas e a fanateca encontram-se sob custódia do mesmo
Em face a este acto criminoso, a luz da Lei 14 /2011, o Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas a Saúde da Mulher e Criança, exige, das autoridades judiciais, o julgamento e a consequente condenação dos actores desta prática hedionda.

Sendo a mutilação ge***al feminina uma prática nefasta, o CNAPN condena com todas as forças este comportamento que só marca negativamente a vida das meninas e mulheres no mundo e garante não baixar a guarda na luta para a eliminação definitiva desta prática medonha.

Bissau, 14 de janeiro de 2025
A Presidente do CNAPN
Marliatu Djaló

14/01/2025

CFM - Rádio Notícias

Bloco Informativo das 12horas..

Data: 14.01.2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

14/01/2025

CFM, Rádio Notícias

Conferência de Imprensa dos Ministérios de Comércio e Saúde, em reação à situação dos frangos no mercado.

Data: 14. 01. 2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

Guiné-Bissau Opinião: África é desafiada a  lutar pela descolonização mental Em qualquer sistema de domínio, na verdade,...
14/01/2025

Guiné-Bissau

Opinião: África é desafiada a lutar pela descolonização mental

Em qualquer sistema de domínio, na verdade, não há como escapar assimilação cultural de metrópole. Certo! Também, pode-se falar também em assimilação recíproca quando os hábitos culturais de duas populações de origens distintas, quando postas em contato direto, se influenciam reciprocamente, formando novos hábitos culturais mistos.

De partida a este exercício cívico-crítico, trouxe algumas indagações que permita um cidadão não só guineense, mas sim, dos países que sofreram a dominação colonial, principalmente semicolónias para analisar e chegar a uma conclusão sobre os rastos de monopólios.

Por que, admiramos mais cultura Ocidental em detrimento a nossa, punimos crianças africanas quando nas escolas falarem línguas nativas a favor das línguas estrangeiras [ditas oficiais], damos mais valor o que é europeia em relação aquilo é nosso, vestimos até almejamos pensar como europeu, entregarmos nossos recursos aos sistemas de mafia internacional em nome de globalização… São inúmeras indicadores nefastos que eu poderia elencar para uma analisa estilística-holística sobre as desvantagens de [neo] colonialismo.

Voltando atrás, em quê que se basear os sistemas exploratórios [coloniais], logo que criaram a [estúpida] narrativa “descoberta”, associada a termologia [criminosa] “indígenas” , isto, porque partiram de pressupostos de que a população autóctone era inferior e capaz, pelo que de ponto de vista [patético] de metrópole os nativos tinham que ser administrados por eles [metrópoles]. Está mentalidade [podre] prevalece até hoje, mas em modelos diferentes [ a teoria do terceiro homem], por via dos dirigentes das antigas colónias que se fazem de marionetes para os fins opostos aos princípios locais e contra a vontade das soberanias nacionais.

Mas, outros indicadores para esse exercício histórico e crítico, que reflexos têm os acordos internacionais assinados por elite política africana em especial? Pesca, agricultura, exploração de minério, ciência e [a] cultura… São enormes dimensões cooperativas que apenas valem [medíocre] classe dominante e que a população local só sabe por via de notícias e jornais.

Em nome da “civilização” e do “progresso”, na altura [mesmo hoje] as políticas de assimilação pretendiam [ou pretendem] transformar os africanos em súditos dóceis e aculturados. A identidade africana era vista como inferior e bárbara, a ser erradicada em favor da europeia.

Quando as finanças de países africanos dizem que obtiveram Créditos [uma linguagem técnica], enganam a população que conseguiram financiamento, não dívidas e nem explicam como essas dívidas serão liquidadas. Apenas enaltecem os acordos e driblam o povo [adormecido]. Que reflexos essas mentiras possuem na vida da população, na economia social e no mercado nacional em especial?

As políticas de assimilação geraram impactos profundos e duradouros, mas sobretudo nefastos na Africa. Destacando neste excerto entre outras, a Perda de identidade: a desvalorização das culturas nativas fragilizou a identidade africana, levando à perda de costumes, línguas e saberes ancestrais; Alienação: a imposição de valores e costumes europeus gerou alienação e descompassos sociais, criando uma identidade híbrida e fragmentada e a Desigualdades: a elite “assimilada” se distanciou da maioria da população, aprofundando as desigualdades sociais e perpetuando o colonialismo de forma interna.

Por isso, eu digo sempre que , “a África precisa sobretudo, de elite política competente “ para fazer face a essas mentalidades retrógradas para “uma verdadeira liberdade “ dos povos africanos.

Essa liberdade, passa exatamente pelo controle [Autónomo] de economias nacionais, formações e desenvolvimento técnicos e Científicos, valorização das culturas africana em especial, oficialização e inclusão das línguas locais no sistema de ensino e na função pública. Assim, sem sombra de dúvida, vamos continuar ser nós mesmos.

Enfim, a busca por identidade e o resgate cultural ainda são desafios presentes no continente. As tensões entre culturas e a luta pela descolonização mental continuam a moldar a história africana.

Abra os olhos!

Mamandin Indjai

Guiné-Bissau PRS: 33 anos, "dois presidentes" e uma crise que não acabaO Partido da Renovação Social (PRS) completa, est...
14/01/2025

Guiné-Bissau

PRS: 33 anos, "dois presidentes" e uma crise que não acaba

O Partido da Renovação Social (PRS) completa, esta terça-feira (14.01), 33 anos da sua existência, numa altura em que vive a maior crise e divisão internas, desde a sua fundação em 1992.

Fundado por, entre outros, Kumba Ialá, e considerado um dos "partidos-pioneiro" da democracia guineense, o PRS está, pela primeira vez na sua história, a assinalar o seu aniversário sem grandes motivos de regozijo, por conta da crise interna.

Os renovadores celebram 33 anos com Fernando Dias a dirigir uma ala do partido e Félix Nandunguê à frente da outra, criando uma fissura nas estruturas e nos militantes do partido, que observam agora um "período de trégua", após momentos tensos, de trocas de acusações públicas sobre a situação interna do PRS.

O PRS, que participou em todas as eleições realizadas na Guiné-Bissau, desde 1994, só ganhou as legislativas por uma vez, em sete já realizadas no país. Ainda assim, o Partido da Renovação Social tem tomado parte em diferentes Governos, sendo às vezes criticado por esse facto, acusado de “governar sem ganhar as eleições”.

Em 1999, o Partido da Renovação Social ganhou as eleições legislativas com a maioria relativa e o seu líder e candidato presidencial, Kumba Ialá, já falecido, venceu a segunda volta das eleições presidenciais realizada em janeiro do ano 2000, derrotando o também já falecido Malam Bacai Sanhá.

Por CFM

14/01/2025

CFM - Rádio Notícias

Bloco informativo das 08horas.

Data: 14.01.2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

Endereço

Bairro Belém, Avenida Combatentes Da Liberdade De Pátria
Bissau

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Capital Fm publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio Capital Fm:

Compartilhar

Participe no nosso Grupo de WhatsApp

Clique aqui para Participar