10/01/2025
MADAGÁSCAR
25 Dias
Deixo aqui o link para o primeiro vídeo narrado:
https://youtu.be/GiPIse6Eff0?si=07mUXhzcj_ciSi-V
🚗 Alugámos carro na capital (no aeroporto) e conduzimos durante os primeiros 12 dias, pelas estrada nacional 2 e 7. Entregámos o carro em Antsirabe e continuámos a viagem com um condutor para fazer o restante trajeto. Motivo: as estradas são mais desafiadoras (especialmente entre Morondava e TSINGY). É fácil encontrar contratualizar esta opção de carro + condutor, e é mais barato do que alugar carro e conduzimos sozinhos. Contratámos este motorista com base num blog, mas é possível encontrar vários serviços deste estilo em grupos de redes sociais ou agências locais. Ao contratar um condutor continuamos a ter autonomia para decidir o itinerário e o sítio onde iremos dormir. O preço inclui a hospedagem e alimentação do condutor. Quase todos os hotéis têm quartos destinados para os condutor.
Outra forma de viajar pelo país é através do táxi bus. Bastante mais económico, mas temos de ter maior flexibilidade de calendário e mais paciência.
🌳 Não é permitida a circulação "individual" pelos parques nacionais e reservas. Temos de nos fazer acompanhar por um guia. Todos os parques e reservas contam com guias oficiais. Basta aparecer no local. Outra opção é pedir diretamente ao hotel.
💧Ao longo da estrada, especialmente para o sul e lado oeste, muitas pessoas pedem água ao longo da estrada. Comprámos algumas garrafas para darmos. Demos também as garrafas vazias - algo bastante pedido.
🔥 A desflorestação é uma realidade por toda a ilha. Os terrenos são queimados para a agricultura ou venda de madeira. Ao fim de uns anos, os terrenos que outrora tinham plantações são abandonados devido à saturação do solo.
🐾 A observação de animais nos parques de Andasibe, ranomafana e kirindy, foi, para mim, um pouco agridoce. Tivemos momentos de observação muito bons e autênticos, mas outros não tão naturais. Irei focar-me apenas nos maus, porque é uma realidade não muito falada: Demasiados turistas concentrados num único sítio a observarem 1 família de Lemures; guias que mexem nos camaleões para que o turista consiga tirar uma fotografia digna de revista; guias que esfregam bananas em árvores para atrair Lemures noturnos. Tentámos sempre afastar-nos destas situações, mas estou certa de que fotografei/ filmei algum animal nessas condições mesmo sem o saber. Em kirindy muitas vezes alimentam a fossa (o maior predador da ilha), para que ela saia do seu esconderijo. Claro que dissemos que não, esperámos quietos e escondidos, desta forma tivemos uma observação "mais natural".
💲São raros os sítios que aceitam cartão. Isto inclui bombas de gasolina. Conseguimos pagar com € em dois ou três sítios, mas as notas de 20€ podem ser um problema.
Itinerário 25 dias
Dia 1 - Chegada a Antananarivo (levantámos o carro alugado no aeroporto)
Dia 2 - Antananarivo - Andasibe. Caminhada noturna na reserva mitsinjo
Dia 3 - Andasibe. visita reserva VOIMMA, parque nacional Analamazoatra e caminha noturna na reserva VOIMMA
Dia 4 - Andasibe - Antsirabe
Dia 5 - Antsirabe - Parque Nacional Ranomafana
Dia 6 - Parque Nacional Ranomafana. Caminhada diruna e noturna
Dia 7 - Parque Nacional Ranomafana. Caminhada diurna
Dia 8 - Ranomafana - Isalo
Dia 9 - Isalo. Caminhada piscina natural, azul e preta
Dia 10 - Isalo
Dia 11 - Isalo - Ambavalao (Comunidade Anja)
Dia 12 - Ambavalao - Antsirabe (entregámos o carro alugado e conhecemos o motorista que seguiu connosco para o trajeto seguinte)
Dia 13 - Antsirabe - Av. Baobás - Morondava
Dia 14 - Morondava - TSINGY
Dia 15 - TSINGY. Caminhada pelo pequeno TSINGY e passeio de canoa pelo rio
Dia 16 - TSINGY. Caminhada pelo grande TSINGY
Dia 17 - Tsingy - Kirindy
Dia 18 - kirindy
Dia 19 - kirindy - Miandrivazo
Dia 20 - Miandrivazo - Antsirabe
Dia 21 - Antsirabe - Antananarivo (aeroporto) - Nosy be (mas o voo foi cancelado)
Dia 22 - Nosy be (tour a nosy iranja)
Dia 23 - Nosy be (tour baleia tubarão baleia e snorkeling)
Dia 24 - Nosy be (snorkeling)
Dia 25 - Nosy be (aeroporto) - Regresso a Lisboa