Mais Afrika

Mais Afrika Magazine de Notícias genéricas com foco em África e nos PALOP e na análise das suas economias

RDC: Conflito Força Emigração Para AngolaAngola e a República Democrática do Congo (RDC) partilham uma vasta fronteira t...
07/02/2025

RDC: Conflito Força Emigração Para Angola

Angola e a República Democrática do Congo (RDC) partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial e a intensificação do conflito armado na RDC pode provocar um fluxo crescente de emigrantes forçados para Angola.

A proximidade geográfica entre os dois países e a partilha de uma vasta fronteira facilitam a mobilidade de cidadãos congoleses que fogem da violência e instabilidade no seu país. No entanto, esta realidade coloca desafios significativos para Angola, tanto do ponto de vista económico como sanitário e de segurança.

Com os confrontos entre o exército congolês e os rebeldes do M23 a atingirem níveis alarmantes, a crise humanitária no leste da RDC agrava-se. Segundo analistas, o aumento da violência pode levar a um número sem precedentes de refugiados a procurar abrigo em território angolano.

“Toda a guerra tem consequências e uma delas é a mobilidade das pessoas”.

“Como nós partilhamos esta extensa fronteira, a probabilidade que temos de lidar com fluxo de refugiados da RDC é maior”.

Afirmou Tiago Armando, especialista em relações internacionais, lembrando também a pressão económica que este fluxo migratório pode impor ao país, levando a preocupações em relação à propagação de doenças. Angola já enfrenta um surto de cólera, e a chegada de refugiados provenientes de áreas com epidemias pode complicar ainda mais a situação sanitária.

O Governo angolano, por intermédio do Presidente João Lourenço, tem procurado intervir diplomaticamente para mediar o conflito e evitar um agravamento da crise.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/rdc-conflito-forca-emigracao-para-angola/

RDC: Guterres Apela à Paz Face à ViolênciaO secretário-geral das Nações Unidas (ONU) lançou hoje "um apelo especial à pa...
06/02/2025

RDC: Guterres Apela à Paz Face à Violência

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) lançou hoje "um apelo especial à paz", face à situação "profundamente preocupante" na República Democrática do Congo (RDC), cujo povo é vítima de um "ciclo de violência aparentemente interminável".

Numa declaração feita à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, António Guterres observou que os líderes da Comunidade da África Oriental e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral participarão na sexta-feira numa Cimeira na Tanzânia para abordar a ofensiva do movimento rebelde M23, apoiado pelas Forças de Defesa do Rwanda, defendendo que este é um "momento crucial" para uma "união pela paz".

"Na próxima semana, em Adis Abeba [capital da Etiópia], participarei numa cimeira do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, onde esta crise também estará em destaque. Antes destes encontros cruciais, quero fazer um apelo especial à paz", disse o líder da ONU.

Focando-se no "enorme custo humano" do conflito na RDC, o ex-primeiro-ministro português indicou que milhares de pessoas foram mortas -- incluindo mulheres e crianças -- e centenas de milhares foram forçadas a abandonar as suas casas no leste do país, além dos inúmeros relatos de abusos dos direitos humanos, incluindo violência sexual e de género, recrutamento forçado e interrupção da ajuda humanitária.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/rdc-guterres-apela-a-paz-face-a-violencia/

Morreu Aga Khan, o Maior Benfeitor de ÁfricaFaleceu esta terça-feira, 4 de Fevereiro de 2025, em Lisboa, o príncipe Kari...
05/02/2025

Morreu Aga Khan, o Maior Benfeitor de África

Faleceu esta terça-feira, 4 de Fevereiro de 2025, em Lisboa, o príncipe Karim Aga Khan IV, líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas e fundador da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN). Com 88 anos, deixa um legado de filantropia e desenvolvimento, particularmente em África e na Ásia, onde investiu milhões em projectos humanitários.

Aga Khan IV destacou-se pelo seu compromisso com a educação, saúde, cultura e desenvolvimento social. A sua fundação, presente em mais de 25 países, transformou vidas, independentemente da religião ou nacionalidade dos beneficiários. Em Portugal, encontrou uma segunda casa, tendo transferido a sede mundial do Imamat Ismaili para Lisboa em 2015.

Descrito por muitos como um homem discreto, mas carismático, Aga Khan IV foi também um dos homens mais ricos do mundo. Contudo, a sua verdadeira marca foi a dedicação à luta contra a pobreza e a promoção da paz. Muitos líderes mundiais, incluindo africanos lamentaram profundamente a sua morte, sublinhando o impacto do seu trabalho na melhoria das condições de vida de milhões de pessoas.

António Guterres, o Secretário-Geral das Nações Unidas, sublinhou o impacto que o líder dos muçulmanos xiitas ismailis teve ao longo da sua vida.

“ERA UM SÍMBOLO DE PAZ, TOLERÂNCIA E COMPAIXÃO NO NOSSO MUNDO CONTURBADO”.

“AS MAIS PROFUNDAS CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA DE SUA ALTEZA E À COMUNIDADE ISMAELITA”.

Frisou o diplomata português, através de uma publicação na rede social X.

O filho mais velho de Karim Aga Khan IV, o Príncipe Rahim Al-Hussaini Aga Khan V, será agora o 50º Imã hereditário, descendente directo do profeta Maomé e líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/morreu-aga-khan-o-maior-benfeitor-de-africa/

HRW: EUA Cúmplices de Israel Em Crimes de GuerraA Human Rights Watch (HRW), acusou hoje os Estados Unidos da América (EU...
04/02/2025

HRW: EUA Cúmplices de Israel Em Crimes de Guerra

A Human Rights Watch (HRW), acusou hoje os Estados Unidos da América (EUA), de cumplicidade nos crimes de guerra cometidos por Israel na Faixa de Gaza. A HRW sustenta que o apoio militar ininterrupto de Washington permite a perpetuação de ataques que já causaram dezenas de milhares de mortes e a destruição de infraestruturas essenciais.

A HRW argumenta que, enquanto os EUA continuarem a fornecer assistência militar a Israel, estarão directamente envolvidos nas violações do direito internacional humanitário. O relatório da organização sublinha que, desde 07 de Outubro de 2023, quando o grupo Hamas realizou um ataque a Israel, os EUA aumentaram significativamente a sua ajuda militar ao país.

A HRW considera que os Estados Unidos têm conhecimento das crescentes provas de crimes de guerra cometidos pelas forças israelitas e, ao continuarem a fornecer armamento, tornam-se cúmplices dessas acções.

No dia em que o presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, se vão encontrar em Washington, a HRW avisa que se a nova administração norte-americana quiser acabar com a cumplicidade relativa a esses crimes tem de suspender imediatamente as transferências de armas para Israel.

"TRUMP DISSE QUE AS HOSTILIDADES EM GAZA 'NÃO ERAM UMA GUERRA' DOS EUA, MAS A MENOS QUE DEIXE DE DAR APOIO MILITAR A ISRAEL, GAZA SERÁ TAMBÉM UMA GUERRA DE TRUMP".

Afirmou Bruno Stagno, director da unidade de advocacia da HRW.

Lê a Notícia / o Artigo, na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/hrw-eua-cumplices-de-israel-em-crimes-de-guerra/

Cabo Verde: PR Sugere Formação Como ReparaçãoO chefe de Estado de Cabo Verde, discursou hoje, 03 de Fevereiro de 2025, e...
03/02/2025

Cabo Verde: PR Sugere Formação Como Reparação

O chefe de Estado de Cabo Verde, discursou hoje, 03 de Fevereiro de 2025, em Arusha, Tanzânia, a convite da presidente do Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos, Imani D. Aboud.

A abertura do ano judicial de 2025 marca também o início da 76.ª Sessão Ordinária daquele tribunal, que decorrerá até 28 de Fevereiro.

O Presidente cabo-verdiano tem defendido a restituição de bens culturais a África e outras regiões do mundo para preservação da cultura e espiritualidade local, como o fez na Assembleia Geral das Nações Unidas, Nova Iorque, em Setembro de 2024.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/cabo-verde-pr-sugere-formacao-como-reparacao/

Festas de África: Osun-Osogbo, o Coração IorubáConheces o Festival Osun-Osogbo, na Nigéria? Não? Então prepara-te para d...
02/02/2025

Festas de África: Osun-Osogbo, o Coração Iorubá

Conheces o Festival Osun-Osogbo, na Nigéria? Não? Então prepara-te para descobrir um dos eventos culturais e espirituais mais fascinantes de África.

Enquanto o mundo avança e muitas tradições se vão perdendo, há celebrações que resistem ao tempo, mantendo viva a fé e a identidade de um povo. O Festival Osun-Osogbo é um desses eventos, uma manifestação vibrante da cultura iorubá que une gerações há séculos.

No coração da Nigéria, entre rituais sagrados e danças ancestrais, fiéis e visitantes reúnem-se todos os anos para homenagear a deusa Osun, espírito das águas e da fertilidade.

Hoje, continuamos a nossa série de 17 artigos sobre Festas de África, explorando os eventos que dão cor e vida às comunidades do nosso continente. Vamos mergulhar no Festival Osun-Osogbo, uma celebração realizada na mística Floresta Sagrada de Osun, onde tradição e espiritualidade se encontram num espectáculo inesquecível.

Prepara-te para uma viagem à Nigéria, onde o som dos tambores, as vestes coloridas e os rituais sagrados criam uma atmosfera única. Lê o artigo e descobre porque é que este festival continua a inspirar fiéis e curiosos de todo o mundo e como ele mantém viva a ligação entre o povo iorubá e as suas raízes ancestrais.

Lê o Artigo, na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/festas-de-africa-osun-osogbo-o-coracao-ioruba/

TEF: Abriu Programa De Empreendedorismo 2025A Fundação Tony Elumelu (TEF), a principal defensora do empreendedorismo em ...
01/02/2025

TEF: Abriu Programa De Empreendedorismo 2025

A Fundação Tony Elumelu (TEF), a principal defensora do empreendedorismo em África, anunciou a abertura das candidaturas para os seus novos Programas de Empreendedorismo para 2025 que oferecem muitas oportunidades valiosas para empreendedores africanos que desejam transformar as suas ideias inovadoras em negócios sustentáveis.

Lê o Artigo, na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/tef-abriu-programa-de-empreendedorismo-2025/

RDC: Centenas de Mortos Nos Últimos 3 DiasA escalada do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) atingi...
31/01/2025

RDC: Centenas de Mortos Nos Últimos 3 Dias

A escalada do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) atingiu níveis alarmantes nas últimas semanas, com combates intensos a provocarem centenas de mortos e milhares de deslocados.

A cidade de Goma, capital da província do Kivu Norte, tornou-se o epicentro da violência, após o grupo armado M23, apoiado por forças do Rwanda, ter anunciado a sua captura. A situação humanitária é crítica, com hospitais sobrecarregados e a população civil a enfrentar um panorama de medo e incerteza.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo governo congolês, pelo menos 700 pessoas morreram e 2.800 ficaram feridas nos combates que ocorreram entre 26 de Janeiro e o final da semana passada e só nos últimos 3 dias morreram mais de 100 pessoas.

A ONU alerta que estes números podem ainda aumentar, dada a instabilidade e a presença de munições não deflagradas nas áreas afectadas. Jean-Pierre Lacroix, chefe das operações de manutenção da paz da ONU, descreveu a situação como “tensa e volátil”, com tiroteios ocasionais a continuarem a assustar os habitantes de Goma.

O conflito no leste da RDC não se limita a Goma. A província de Ituri, no nordeste do país, também tem sido palco de ataques violentos, desta vez protagonizados pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF), um grupo rebelde com ligações ao Estado Islâmico.

Num ataque recente, pelo menos 28 civis foram mortos em aldeias da região de Walese Vonkutu. Este panorama de violência generalizada levou o Papa Francisco a apelar ao fim das hostilidades, sublinhando a necessidade de proteger a população civil e de encontrar soluções diplomáticas para o conflito.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/rdc-centenas-de-mortos-nos-ultimos-3-dias/

Filha de Jacob Zuma Foi Presa Por TerrorismoUma das filhas do ex-presidente sul-africano, Jacob Zuma,  Duduzile Zuma-Sam...
30/01/2025

Filha de Jacob Zuma Foi Presa Por Terrorismo

Uma das filhas do ex-presidente sul-africano, Jacob Zuma, Duduzile Zuma-Sambudla, de 42 anos, compareceu hoje, 30 de Janeiro de 2025, num tribunal de Durban, para responder a acusações de incitação ao terrorismo e à violência na África do Sul.

Em causa estão publicações nas redes sociais antes e durante os tumultos que abalaram o país há quatro anos e que causaram mais de 350 mortos. O seu advogado afirmou que esta fez publicações nas redes sociais sobre os motins de julho de 2021, mas negou que tenham incitado à violência.

Os motins, desencadeados pelo facto de Jacob Zuma ter sido enviado para a prisão por desrespeito ao tribunal por se recusar a testemunhar num inquérito sobre a corrupção generalizada do Governo durante o período em que foi presidente, de 2009 a 2018, foram alguns dos piores distúrbios civis a que a África do Sul assistiu desde o fim do sistema de 'apartheid' da minoria branca em 1994.

Duduzile Zuma-Sambudla, é deputada e foi libertada sob aviso, algo semelhante, no nosso sistema judicial, a uma fiança, mas a sem necessidade de depósito de dinheiro, enquanto o seu caso foi transferido para um tribunal superior para o processo continuar em Março.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/outros/mulheres/filha-de-jacob-zuma-foi-presa-por-terrorismo/

CEDEAO: Mali, Níger e Burkina Fasso Formalizam SaídaA Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (...
29/01/2025

CEDEAO: Mali, Níger e Burkina Fasso Formalizam Saída

A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou formalmente que a saída do Mali, do Níger e do Burkina Fasso da organização "entrou hoje em vigor", mantendo, contudo, "as portas abertas".

A Comissão solicita a "todas as autoridades relevantes", internas e externas, a obrigatoriedade de reconhecer "até segunda ordem", os passaportes e cartões de identificação com o logo da entidade que sejam utilizados pelos cidadãos dos três países.

Numa declaração escrita à imprensa, a Comissão da CEDEAO solicita ainda àquelas autoridades para continuarem "a tratar os bens e serviços provenientes dos três países de acordo com o Esquema de Liberalização do Comércio da CEDEAO (ETLS, na sigla em inglês) e a política de investimentos".

"NO ESPÍRITO DA SOLIDARIEDADE REGIONAL E NO INTERESSE DAS PESSOAS, É DECISÃO DA CONFERÊNCIA DA CEDEAO, MANTER AS PORTAS DA CEDEAO ABERTAS".

A Comissão solicita finalmente que seja permitido aos cidadãos do Mali, do Níger e do Burkina Fasso a manutenção da possibilidade de "usufruir do direito de livre circulação, residência e estabelecimento com isenção de visto, de acordo com os protocolos da CEDEAO.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/outros/financas/cedeao-mali-niger-e-burkina-fasso-formalizam-saida/

João Lourenço Debate a Instabilidade em ÁfricaO Presidente angolano, João Lourenço, posiciona-se como figura central nos...
28/01/2025

João Lourenço Debate a Instabilidade em África

O Presidente angolano, João Lourenço, posiciona-se como figura central nos esforços para conter a instabilidade em África, com destaque para o leste da República Democrática do Congo (RDC), um dos maiores desafios do continente.

A crise na região, marcada por conflitos prolongados, disputas sobre recursos naturais e crises políticas, tem implicações profundas para a segurança, o desenvolvimento económico e a vida de milhões. Em contacto com homólogos da Mauritânia e da Guiné Equatorial nas últimas horas, João Lourenço reforçou o seu papel de mediador chave, procurando travar a escalada da violência.

"A questão da instabilidade e segurança em África" dominou os diálogos, conforme detalhou um comunicado da Presidência angolana. A intensificação das tensões em várias regiões do continente coloca em causa os esforços de integração e desenvolvimento regional, tornando o tema um foco urgente para os líderes africanos.

A crise na RDC, marcada pelo avanço do grupo rebelde M23, ameaça transformar-se numa guerra regional. A tensão aumentou após a violação do cessar-fogo de 04 de Agosto de 2024, com os rebeldes a controlarem zonas mineiras estratégicas.

“O GOVERNO ANGOLANO CONDENA VEEMENTEMENTE AS ACÇÕES DO M23 E REAFIRMA O SEU COMPROMISSO COM A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS”.

Afirmou a secretária de Estado angolana, Esmeralda Bravo Conde da Silva Mendonça, durante reunião da União Africana.

Enquanto isso, a Comunidade da África Oriental convocou uma cimeira extraordinária em Nairobi, com a presença confirmada dos Presidentes da RDC, Félix Tshisekedi e do Rwanda, Paul Kagame. A mediação angolana, através do "Processo de Luanda", surge como esperança para estabilizar a região, ainda que os desafios económicos e o tráfico de minerais persistam como obstáculos.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/joao-lourenco-debate-a-instabilidade-em-africa/

África: Não Metam China e Rússia no Mesmo S**oÁfrica é, cada vez mais, o centro de disputas entre potências mundiais, de...
27/01/2025

África: Não Metam China e Rússia no Mesmo S**o

África é, cada vez mais, o centro de disputas entre potências mundiais, destacando-se, nesse contexto, a China e a Rússia. Ambas têm aumentado a sua presença no continente, mas com abordagens distintas.

A Rússia procura criar instabilidade como estratégia para fragilizar o flanco sul da União Europeia e da NATO, enquanto que a China se concentra em garantir os seus interesses económicos, especialmente através da extracção de recursos naturais.

Estas diferenças foram destacadas por João Gomes Cravinho, representante especial da União Europeia para o Sahel que assumiu o cargo a 1 de Dezembro de 2024.

"NÃO SE DEVE METER A CHINA E A RÚSSIA NO MESMO S**O QUANDO SE FALA NAS RELAÇÕES COM ÁFRICA", AFIRMOU.

Em entrevista à Lusa, Cravinho analisou o impacto destas presenças e as consequências das suas estratégias para a estabilidade regional.

Com exemplos concretos, como o investimento chinês no oleoduto Níger-Benim e a crescente influência russa nos países que abandonaram a CEDEAO, Cravinho mostrou como estas potências moldam o futuro de África, cada uma à sua maneira.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/africa-nao-metam-china-e-russia-no-mesmo-saco/

Festas de África: AZGO a Arte ContemporâneaConheces o Festival AZGO, em Moçambique? Não? Então prepara-te para descobrir...
26/01/2025

Festas de África: AZGO a Arte Contemporânea

Conheces o Festival AZGO, em Moçambique? Não? Então prepara-te para descobrir como este evento, realizado no coração de Maputo, celebra a arte contemporânea africana, reunindo artistas locais e internacionais num encontro vibrante de música, cultura e criatividade.

Enquanto o mundo enfrenta mudanças e as tradições encontram novas formas de expressão, o Festival AZGO surge como uma celebração moderna e inclusiva, onde as raízes culturais africanas se encontram com o futuro. Criado em 2011, este festival transformou-se num dos principais eventos culturais de Moçambique, destacando-se pela sua diversidade artística e pelo impacto positivo nas comunidades locais.

Hoje, na nossa série de 17 artigos sobre Festas de África, viajamos até Maputo, a capital moçambicana, para explorar o Festival AZGO. Este evento é uma plataforma excepcional, para a promoção da música, das artes e da cultura africana, oferecendo um espaço de encontro, partilha e celebração.

Em cada edição a essência do festival, transforma Maputo num verdadeiro palco da criatividade africana. Se estás à procura de inspiração, música de qualidade e uma celebração da arte africana, não deixes de ler o artigo para descobrires como o Festival AZGO tem contribuído para o enriquecimento cultural de Moçambique e da sua comunidade artística.

Lê o Artigo, na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/festas-de-africa-azgo-a-arte-contemporanea/

Moçambique: Rio Limpopo Isola 22 Mil PessoasMoçambique enfrenta uma situação crítica no distrito de Chibuto, província d...
25/01/2025

Moçambique: Rio Limpopo Isola 22 Mil Pessoas

Moçambique enfrenta uma situação crítica no distrito de Chibuto, província de Gaza, onde cerca de 22 mil pessoas se encontram isoladas, devido à subida do caudal do rio Limpopo, provocada pelas intensas chuvas que assolam a região.

Segundo as autoridades locais, estas pessoas estão em locais seguros, mas impedidas de se deslocarem para realizar actividades diárias, como o acesso à cidade para obterem bens essenciais. Este panorama agrava-se com as descargas feitas pelas barragens em países vizinhos como a África do Sul e o Zimbabwe que contribuíram para o transbordo do rio.

Apesar da gravidade da situação, o delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Teixeira Almeida, assegurou que as famílias estão em segurança e que o nível das águas poderá diminuir, dentro de três dias, aproximadamente.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/mocambique-rio-limpopo-isola-22-mil-pessoas/

PowerGen expande energia renovável em ÁfricaA PowerGen Renewable Energy (PowerGen) anunciou uma parceria estratégica com...
24/01/2025

PowerGen expande energia renovável em África

A PowerGen Renewable Energy (PowerGen) anunciou uma parceria estratégica com investidores internacionais para criar uma plataforma de energia renovável de grande escala que promete revolucionar o acesso à electricidade em várias regiões de África.

Esta iniciativa visa implementar 120 megawatts (MW) de energia renovável, incluindo sistemas de armazenamento de energia em baterias, destacando-se como um passo significativo para enfrentar os desafios energéticos no continente.

A colaboração reúne a PowerGen, o Grupo de Desenvolvimento de Infraestruturas Privadas (PIDG), o Fundo de Investimento Dinamarquês para os Países em Desenvolvimento (IFU), a EDFI Management Company, através da ElectriFi financiada pela União Europeia e o Fundo de Energia Sustentável para África (SEFA) do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Este esforço conjunto representa um compromisso sólido para impulsionar soluções energéticas inovadoras em regiões subdesenvolvidas. Com a experiência acumulada em mais de 13 anos de operações em África, a PowerGen tem demonstrado a capacidade de transformar comunidades, proporcionando acesso fiável e sustentável à energia.

Esta nova plataforma que começa na Nigéria, Serra Leoa e República Democrática do Congo (RDC), deverá beneficiar milhões de pessoas, expandindo-se progressivamente para outras regiões do continente.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/powergen-expande-energia-renovavel-em-africa/

Óscares 2025: África Mais Uma Vez, F**a ForaA lista de nomeados para os Óscares 2025, foi revelada hoje, dia 23 de Janei...
23/01/2025

Óscares 2025: África Mais Uma Vez, F**a Fora

A lista de nomeados para os Óscares 2025, foi revelada hoje, dia 23 de Janeiro, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, confirmando a expectativa de muitos fãs do cinema, mas traz algumas surpresas. A cerimónia, marcada para o próximo dia 2 de Março, no emblemático Dolby Theatre, em Los Angeles, será a 97ª edição dos prémios mais prestigiados da sétima arte.

Entre os destaques deste ano estão filmes como Emilia Pérez que está à frente com umas impressionantes 13 nomeações e Wicked e The Brutalist, ambos com 10 nomeações. A inclusão do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, realizado por Walter Salles, marca um momento importante para o cinema de língua portuguesa, já que está na corrida para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

No entanto, apesar da diversidade cultural, das histórias ricas e das produções impressionantes enviadas, por vários países africanos, mais uma vez, nenhum filme do continente foi nomeado para os Óscares 2025, em nenhuma das categorias.

Os filmes submetidos, incluindo títulos da África do Sul, Egipto, Marrocos e outros, capturam a essência de África, as suas complexidades e a sua beleza, mas a sua exclusão reforça as barreiras que os cineastas africanos enfrentam nestas competições, levantando questões importantes sobre representação, equidade e visibilidade na indústria cinematográfica mundial.

A revelação dos nomeados sofreu dois adiamentos, devido aos incêndios que atingiram Los Angeles, o que levou a dupla de actores, Rachel Sennott e Bowen Yang, a homenagear as vítimas durante o anúncio. Apesar das adversidades, as expectativas para a grande noite continuam altas, com grandes nomes do cinema e produções de diferentes géneros a disputar os cobiçados troféus dourados.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/noticias/ultimahora/oscares-2025-africa-mais-uma-vez-fica-fora/

Angola Quer Emitir Até $2.000 Milhões Este AnoMil milhões de dólares é o valor que Angola pretende captar nos mercados i...
22/01/2025

Angola Quer Emitir Até $2.000 Milhões Este Ano

Mil milhões de dólares é o valor que Angola pretende captar nos mercados internacionais este ano, através da emissão de Eurobonds (títulos de dívida em moeda estrangeira), revelou José de Lima Massano em entrevista à agência de informação financeira Bloomberg em Davos, onde decorre o Fórum Económico Mundial

O governador do Banco Nacional de Angola afirmou que “não será diferente” do que já foi feito anteriormente, admitindo ainda que o valor pode chegar até aos dois mil milhões de dólares.

Lê a Notícia na Integra, no Nosso Site, Mais Afrika. Segue o Link: https://maisafrika.com/outros/financas/angola-quer-emitir-ate-2-000-milhoes-este-ano/

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Mais Afrika posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Mais Afrika:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share