Roupa de repórter fica distorcida na tela
Ao se vestir para o trabalho ontem, esta repórter da CNBC esqueceu um mandamento básico da TV: não usar roupas com estampas que aparecem distorcidas na tela. Chamou mais atenção do que a notícia
Drauzio Varella: o discurso de ódio nas redes sociais atrapalha o combate a fake news
Você lembra do caso da pílula do câncer? Uma fake news que falava sobre um suposto remédio que curava todos os tipos da doença. Na live do MediaTalks, o dr. Drauzio Varella comentou o caso, destacando a dificuldade em desmentir uma notícia falsa, principalmente em meio ao crescimento do discurso de ódio nas redes sociais.
Um estudo do International Center for Journalists/Tow Center for Digital Journalism detectou que mais de 80% dos profissionais de imprensa depararam-se com notícias falsas sobre a doença pelo menos uma vez por semana. E as redes sociais são grandes propagadores de desinformação. Segundo a pesquisa, 46% dos jornalistas manifestaram frustração com a forma como as plataformas lidaram com as fake news que lhes foram relatadas. Na maioria das vezes, não responderam.
Leia mais sobre o assunto no especial do MediaTalks: http://www.mediatalks.com.br/pt/2020/12/10/efeitos-da-pandemia-sobre-o-jornalismo/
Emmanuel Colombié: jornalismo de qualidade é o antídoto para as fake news
Qual é o antídoto para as fake news? Para Emmanuel Colombié, da Repórteres sem fronteiras, é o jornalismo de qualidade, que checa, apura e transmite informações confiáveis, e também a educação midiática, que tem o objetivo de ensinar as pessoas sobre o tipo de informação que consomem e compartilham.
Fake News e a desinformação como um todo são tópicos abordados pelo Mediatalks no especial sobre pandemia e jornalismo. Confira: http://www.mediatalks.com.br/pt/2020/12/10/efeitos-da-pandemia-sobre-o-jornalismo/
Natália Leal: Fake News estão associadas às emoções, e não à razão
Você sabe quanto tempo uma fake news dura nas redes? Será que as pessoas compartilham desinformação de forma racional ou emocional? As agências checadoras de fatos estão "enxugando gelo"? Veja o que disse Natalia Leal (Agência Lupa) na live do MediaTalks.
Natália Leal: O que a pandemia ensinou para o Jornalismo
Na live do MediaTalks, Natália Leal (Agência Lupa) explicou como a pandemia afetou o jornalismo e destacou a importância da alfabetização midiática no comabte à desinformação.
Drauzio Varella e Natália Leal: O papel da imprensa na crise da Covid-19
Na live do MediaTalks, Drauzio Varella e Natália Leal comentam a importância e o papel da imprensa em meio à pandemia de coronavírus
BBC PROÍBE USO DE EMOJIS
As cornetadas de Boris Johnson sobre a imparcialidade da BBC fizeram com que a rede estatal britânica redigisse um novo código de conduta para seus funcionários. O guia proíbe o uso, entre outras coisas, de emojis – linguagem típica das redes sociais –, e os jornalistas de expressarem opinião sobre questões políticas. As novas regras não foram bem recebidas na redação. Vale evitar embate com o primeiro-ministro ou com a equipe? Confira detalhes das regras no artigo do MediaTalks: https://bit.ly/2TGHIWY
DROGAS X FAKE NEWS
O poder negativo das fake news não é mais segredo pra ninguém. Entretanto, quando atingem um assunto delicado como as drogas💊 a coisa pode ficar ainda mais feia – e perigosa. Artigo do #MediaTalks traz análise de dois especialistas em dependência química sobre o efeito mortal ☠️ que a desinformação sobre o tema pode causar, ainda mais quando é amplificado nas redes sociais e, pasmem, até na imprensa.
https://bit.ly/2IZzp6u
DILEMA DAS REDES
Pode parecer coisa de ficção científica do mundo moderno, mas dá para pensar num mundo sem Facebook e Google? Pois a acirrada disputa entre o governo e as gigantes de tecnologia ganha corpo na Austrália após o relatório Tech-xit, do Centro para Tecnologia Responsável, propor uma alternativa estatal para as plataformas no país. Mas é direto dos EUA que vem o maior golpe para o gigante site de buscas. O Departamento de Justiça norte-americano entrou com uma ação civil antitruste com objetivo de impedir o Google de manter monopólio nos mercados de buscas. Estamos nos aproximando do fim de uma era? Veja no artigo do #MediaTalks o novo dilema das redes!
📰: https://bit.ly/3jqLUnU
DISCURSO DE ÓDIO X LIBERDADE DE EXPRESSÃO
O discurso de ódio deixou as rodas de amigos e as acaloradas discussões nas mesas de bar para dominar as redes sociais. Nesse contexto, o combate à desinformação transformou-se na nova – velha – missão da imprensa. A jornalista neozelandesa Tova O'Brien, do Newshub, viralizou ao interromper um político que propagava fake news sobre o coronavírus numa entrevista: “Não quero ouvir esse lixo”. A discussão do momento é sobre a possibilidade de regular as redes sem ferir a liberdade de expressão. Será possível?
📲: https://bit.ly/3kqfKuc
#MediaTalks
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
Depois de mostrar que mulheres são escolhidas com menos frequência como fontes dna cobertura da Covid-19, agora sabe-se também que há dois pesos e duas medidas na forma como a mídia trata a cobertura de mulheres e homens na política. E adivinha quem sai perdendo? Elas! Estudo do International Communication Association (ICA Official Page) conclui que o preconceito faz com que mulheres políticas sejam tratadas tendenciosamente 🤨. Detalhe: as reportagens sobre as candidatas são mais focadas na aparência e na vida pessoal, além de serem retratadas com mais frequência com estereótipos de gênero.
🗞️: https://bit.ly/3kc0pgU
#MediaTalks