DW Português para África

DW Português para África Descubra o que se passa no continente africano em www.dw.com/portugues. Discuta temas da atualidade. A nossa missão é regulamentada por lei.
(852)

Nós criámos um fórum para os pontos de vista de alemães e de outros e, assim, estimulamos a compreensão e o intercâmbio de povos e culturas. A nossa principal função é assegurar a presença mediática da Alemanha a nível mundial, fornecendo informação independente e credível. Transmitimos os valores que a Alemanha defende no mundo, especialmente a democracia e os direitos humanos. Promover a cultura

e a língua alemãs é também a nossa responsabilidade. Em países sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa, oferecemos informações objetivas sem censura. Observação:

Nós reservámo-nos o direito de apagar e denunciar comentários ofensivos, difamatórios, violentos, pornográficos, racistas ou xenófobos. Veja também a nossa Netiqueta: http://www.dw.com/dw/article/0,,15809058,00.html

Por favor, observe os nossos termos de uso: http://www.facebook.com/terms.php?ref=pf

‼️🇦🇴 Indulto em Angola liberta ativistas condenados por ultraje ao Presidente, mas gera controvérsia. Críticos alertam p...
07/01/2025

‼️🇦🇴 Indulto em Angola liberta ativistas condenados por ultraje ao Presidente, mas gera controvérsia. Críticos alertam para impacto negativo na cidadania e retrocesso na luta cívica. Repressão ou reconciliação?

Indulto em Angola liberta ativistas condenados por ultraje ao Presidente, mas gera controvérsia. Críticos alertam para impacto negativo na cidadania e retrocesso na luta cívica. Repressão ou reconciliação?

‼️🇲🇿 CAD desafia resultados oficiais e organiza eleições populares para escolher "governantes do povo". Venâncio Mondlan...
07/01/2025

‼️🇲🇿 CAD desafia resultados oficiais e organiza eleições populares para escolher "governantes do povo". Venâncio Mondlane promete posse em janeiro. Legalidade ou pressão política?

CAD desafia resultados oficiais e organiza eleições populares para escolher "governantes do povo". Venâncio Mondlane promete posse em janeiro. Legalidade ou pressão política?

‼️🇲🇿 O Governo de Moçambique fixou a data de 20 de janeiro para a investidura dos membros das assembleias provinciais el...
07/01/2025

‼️🇲🇿 O Governo de Moçambique fixou a data de 20 de janeiro para a investidura dos membros das assembleias provinciais eleitos nas eleições gerais de 09 de outubro. FRELIMO conquistou a maioria, de acordo com o CC.

O Governo de Moçambique fixou a data de 20 de janeiro para a investidura dos membros das assembleias provinciais eleitos nas eleições gerais de 09 de outubro. FRELIMO conquistou a maioria, de acordo com o CC.

07/01/2025

‼️ 07 de Janeiro de 2025 – Jornal da Manhã

Esteja a par das últimas de África e do mundo:

📍 Angola: Abel Chivukuvuku disse que, nas eleições de 2027, "o partido será Governo ou parte do Governo". Significa que fará uma coligação com o MPLA?

📍 Angola: Que impacto terá o indulto presidencial no movimento cívico angolano?

📍 Moçambique: O MNE português apela a Venâncio Mondlane para que seja "um fator de estabilização e reconciliação nacional" ao regressar ao país na quinta-feira.

Não perca os detalhes nesta emissão!

PERGUNTA DO DIA: Como avalia uma possível coligação entre PRA-JA Servir Angola e o MPLA para as eleições de 2027❓Em Ango...
07/01/2025

PERGUNTA DO DIA: Como avalia uma possível coligação entre PRA-JA Servir Angola e o MPLA para as eleições de 2027❓

Em Angola, os relatos sobre negociações entre o político Abel Chivukuvuku e o MPLA não param desde a legalização do PRA-JA Servir Angola em outubro de 2024.

O veterano da política que partilha com os líderes da UNITA e Bloco Democrático a liderança da plataforma Frente Patriótica Unida é acusado de estar a negociar uma suposta coligação com o partido no Poder.

O político nega os rumores. Será esta uma estratégia arriscada de Chivukuvuku?

Presidente eleito de Moçambique criticou hoje as manifestações pós-eleitorais que culminaram em vandalismo e perda de em...
06/01/2025

Presidente eleito de Moçambique criticou hoje as manifestações pós-eleitorais que culminaram em vandalismo e perda de empregos.

‼ Pelo menos um morto em protesto contra junta militar no poder na Guiné-ConacriPelo menos uma pessoa morreu hoje durant...
06/01/2025

‼ Pelo menos um morto em protesto contra junta militar no poder na Guiné-Conacri

Pelo menos uma pessoa morreu hoje durante os protestos convocados pela oposição na Guiné-Conacri contra a junta militar no poder. Os manifestantes foram dispersos pela polícia com gás lacrimogéneo e munições reais na capital, Conacri.

Os protestos, que levaram ao bloqueio do trânsito e ao encerramento de lojas em muitas zonas da capital guineense, foram convocados pela plataforma Forças Vivas da Guiné (FVG), constituída por partidos políticos e organizações da sociedade civil.

A FVG apelou a uma manifestação pacífica para exigir o fim do regime da junta militar e o estabelecimento de uma transição civil para um rápido regresso à ordem constitucional, mas as autoridades proibiram o protesto.

Os militares no poder tinham-se comprometido a devolver o poder aos civis após uma transição de dois anos, mas o prazo expirou em 31 de dezembro sem que fossem convocadas eleições, com as autoridades a anunciarem um atraso no regresso à ordem constitucional.

O país é dirigido por uma junta militar chefiada pelo coronel Mamadi Doumbouya (foto) desde 05 de setembro de 2021.

Nesse dia, membros do Grupo das Forças Especiais do exército realizaram um golpe de Estado e derrubaram o então Presidente, Alpha Condé, que governava desde 2010, depois de se ter candidatado a um controverso terceiro mandato em outubro de 2020, o que não é permitido pela Constituição guineense.

Leia mais em: http://dw.com/p/4iyfI

Em Moçambique, Albino Forquilha está a ser acusado de trair a pátria, por concordar com o empossamento dos deputados do ...
06/01/2025

Em Moçambique, Albino Forquilha está a ser acusado de trair a pátria, por concordar com o empossamento dos deputados do seu partido e não só. O PODEMOS nega e fala em cumprimento de um acordo com Mondlane.

06/01/2025

Em direto: 6 de janeiro de 2024 - Jornal da Noite

Centro para a Democracia e Direitos Humanos entregou queixa à Procuradoria-Geral da República contra os ministérios do I...
06/01/2025

Centro para a Democracia e Direitos Humanos entregou queixa à Procuradoria-Geral da República contra os ministérios do Interior e da Justiça pelo "massacre" dos 33 reclusos.

Venâncio Mondlane anunciou no domingo o seu regresso ao país no dia 09 de janeiro. À DW, analistas falam de incertezas s...
06/01/2025

Venâncio Mondlane anunciou no domingo o seu regresso ao país no dia 09 de janeiro. À DW, analistas falam de incertezas sobre o futuro das manifestações e desconfiam de um possível acordo entre Mondlane e o Governo.

- Acredita no regresso de Venâncio Mondlane ao país❓Em Moçambique, o candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou n...
06/01/2025

- Acredita no regresso de Venâncio Mondlane ao país❓

Em Moçambique, o candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou neste domingo o seu regresso ao país no dia 9 de janeiro. Mondlane apelidou o regresso de fase "Ponta de Lança" das manifestações que abalam o país há mais de dois meses. No entanto, este anúncio levanta várias interpretações.

O MLSTP, maior partido da oposição são-tomense, defendeu hoje que o primeiro-ministro Patrice Trovoada deveria demitir-s...
06/01/2025

O MLSTP, maior partido da oposição são-tomense, defendeu hoje que o primeiro-ministro Patrice Trovoada deveria demitir-se do cargo, face às críticas do Presidente da República sobre a governação do país.

O PRA-JA Servir Angola terá o seu congresso constitutivo neste ano de 2025. Abel Chivukuvuku disse que, nas eleições de ...
06/01/2025

O PRA-JA Servir Angola terá o seu congresso constitutivo neste ano de 2025. Abel Chivukuvuku disse que, nas eleições de 2027, "o partido será Governo ou parte do Governo". Significa que fará uma coligação com o MPLA?

Centrais sindicais angolanas manifestaram-se hoje surpreendidas com decisão unilateral do Governo de adiar para março o ...
06/01/2025

Centrais sindicais angolanas manifestaram-se hoje surpreendidas com decisão unilateral do Governo de adiar para março o aumento salarial para a função pública e vão reunir-se para analisar o anúncio.

‼ Bispos moçambicanos alertam para o "agravar" da crise pós-eleitoralA Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) conside...
06/01/2025

‼ Bispos moçambicanos alertam para o "agravar" da crise pós-eleitoral

A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) considerou que a crise pós-eleitoral no país "está a agravar-se" e manifestou "profunda gratidão" aos bispos angolanos pela expressão de solidariedade diante da crise que o país enfrenta.

A CEM, em nota enviada à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), que promoveu em Luanda nos dias 01, 02 e 03 de janeiro uma jornada de oração pela paz em Moçambique, expressou gratidão pela iniciativa da Igreja Católica angolana que considerou solidária e de esperança.

"A iniciativa da CEAST com a qual fazeis eco do sentido comum de Igreja e manifestais a vossa solidariedade ao povo moçambicano e à Igreja Católica em Moçambique, encoraja-nos e infunde-nos a esperança num momento em que a crise pós-eleitoral está a agravar", disseram os bispos moçambicanos.

Nesta nota a que a Lusa teve hoje acesso, assinada pelo arcebispo de Nampula e presidente da CEM, Inácio Saure, a igreja moçambicana agradece ainda aos bispos de Angola pela "louvável iniciativa" de uma jornada de operação pela paz em Moçambique, que testemunha a unidade e a comunhão com os filhos da mesma igreja".

A jornada de oração pela paz em Moçambique terminou na noite da passada sexta-feira com uma vigília na capital angolana.

Os bispos católicos angolanos manifestaram no dia 01 de janeiro de 2025 solidariedade ao povo e à igreja moçambicana devido à crise pós-eleitoral naquele país, apelando para a abertura de linhas de negociação para se "estancar a espiral de violência" que o país enfrenta.

Leia mais em: http://dw.com/p/4ojNr

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu a ação interposta pelo militante suspenso da UNITA, José Pedro Kachiungo, ...
06/01/2025

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu a ação interposta pelo militante suspenso da UNITA, José Pedro Kachiungo, que declarou estar encerrado "sem ressentimentos" o conflito com o partido.

Enviada especial do Presidente do Malawi, Khumbize Chiponda, defendeu hoje a necessidade de estabilidade e paz em Moçamb...
06/01/2025

Enviada especial do Presidente do Malawi, Khumbize Chiponda, defendeu hoje a necessidade de estabilidade e paz em Moçambique, face a um período pós-eleitoral marcado por manifestações de contestação e violência.

Adresse

Bonn
53113

Benachrichtigungen

Lassen Sie sich von uns eine E-Mail senden und seien Sie der erste der Neuigkeiten und Aktionen von DW Português para África erfährt. Ihre E-Mail-Adresse wird nicht für andere Zwecke verwendet und Sie können sich jederzeit abmelden.

Service Kontaktieren

Nachricht an DW Português para África senden:

Videos

Teilen

Da Alemanha para o continente africano: DW África

A Deutsche Welle (DW) é a emissora internacional da Alemanha. Os programas de rádio e a oferta online em português da DW dirigem-se aos países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A missão da DW é regulamentada por lei. Nós criámos um fórum para vários pontos de vista e, assim, estimulamos a compreensão e o intercâmbio de povos e culturas.

A nossa principal função é assegurar a presença mediática da Alemanha a nível mundial, fornecendo informação independente e credível. Transmitimos os valores, que a Alemanha defende no mundo, especialmente a democracia e os direitos humanos. Promover a cultura e a língua alemãs é também a nossa responsabilidade. Em países sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa, oferecemos informações objetivas sem censura.

Para saber mais sobre a DW, consulte: http://www.dw.com/pt-002/o-que-%C3%A9-a-dw-%C3%A1frica/a-1936905