Manica: Manifestantes "param trânsito" em Chimoio
👉🏾No último dia desta fase de protestos em Moçambique, manifestantes inundaram três das principais vias da cidade de Chimoio, província de Manica, incluindo a estrada nacional N6, de vital importância na dinamização da economia do país.
Durante cerca de 15 minutos, o trânsito foi interrompido dando origem a longas filas de camiões que transitam entre o porto da Beira e a fronteira de Machipanda. Os transportes públicos, vulgo "chapa 100", também foram obrigados a parar durante esse período. #moçambiqueeleições2024 #janeladwafrica
Em direto: 22 de Novembro de 2024 - Jornal da Noite
Estes são os nossos destaques no Jornal da Noite de hoje da DW, apresentado por António Cascais:
- Novo dia de protestos pela verdade eleitoral: Moçambicanos cantaram o hino nacional nas ruas.
- Venâncio Mondlane remete carta à Presidência da República com exigências para o diálogo proposto por Filipe Nyusi.
- Porque é que os auxiliares do Presidente de Angola, João Lourenço, não demoram muito no seu Governo?
Sintonize o programa! #diretoDW
!! Académico denuncia intolerância em Moçambique, apesar de reconhecer acalmia nos últimos protestos
Em conversa com a DW, o sociólogo Hélder Jauana reconhece que a última fase das manifestações foi marcada pela acalmia, mas denuncia que prevalece outro tipo de violência: A intolerância para com quem pensa diferente.
O convite para o diálogo à oposição, feito Presidente da República, é visto com desconfiança pelo académico. É que se deve aguardar pelo bater do martelo do bastião da legalidade, o Conselho Constitucional, em relação a verdade eleitoral, o centro da discórdia.
#diretoDW #moçambiqueeleições2024
Maputo: Polícia dispersa manifestantes com gás lacrimogéneo
🇲🇿📢 No terceiro dia de protestos convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, Maputo voltou a parar ao som de buzinas, apitos e cânticos. No bairro Sommerschield, os manifestantes saíram à rua e gritaram "Povo no poder". Apesar da presença de polícias e militares, o protesto, que juntou centenas de pessoas nas avenidas Kenneth Kaunda e Kim Il Sung, decorreu de forma pacífica.
Já na Av. Eduardo Mondlane, os manifestantes pró Venâncio Mondlane foram dispersados pela polícia com gás lacrimogéneo enquanto entoavam o hino nacional.
#moçambiqueeleições2024 #janeladwafrica
"Oh, Pátria amada, vamos vencer": Em Moçambique, cantou-se o hino nacional em protesto
🇲🇿 "Oh, Pátria amada, vamos vencer": Em Moçambique, cantou-se o hino nacional em protesto ‼
No último dos três dias da nova fase de protestos convocada por Venâncio Mondlane, centenas de manifestantes responderam ao apelo do candidato presidencial e entoaram o hino nacional durante 25 minutos junto ao monumento da Praça dos Combatentes, na cidade de Maputo.
#moçambiqueeleições2024 #janeladwafrica
O que atrai África à COP29?
A COP29 foi apelidada "COP das Finanças". O que pede África e como pretende utilizar a ajuda? #africaexplained
Porque é que deve experimentar carne de cobra!
Venenosas, mortais e temidas... as cobras! Na Nigéria, 20.000 pessoas são vítimas de ataques de cobras por ano. Mas em Lagos, na Nigéria, é possível "atacar" de volta em segurança.
Pronto para experimentar carne de cobra?
#the77percent
Jornal da Manhã DW
🔴Jornal da Manhã DW
📌Em Moçambique a PGR exige a Venâncio Mondlane e ao partido PODEMOS uma indemnização de 480 mil euros pelos prejuízos das manifestações. Será isso uma perseguição da justiça?
📌Erradicação da fome em Angola – uma miragem ou realidade?
📌Termina hoje a COP29;
Não perca os detalhes nesta emissão! #Moçambique #Angola #GuinéBissau #CaboVerde #moçambiqueeleições2024 #janeladwafrica
Funcionários da zona nobre da baixa de Maputo protestam contra resultados eleitorais
🇲🇿Funcionários de empresas públicas e privadas na zona nobre da baixa da cidade de Maputo paralisaram hoje, às 12:00 locais, as suas atividades e aderiram ao segundo dia de "buzinão".
Vestidos de preto, munidos de cartazes e apitos, os funcionários saíram à rua para protestar contra os resultados eleitorais anunciados, que dão a vitória à FRELIMO e ao seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
#moçambiqueeleições2024 #janeladwafrica
Em direto: 21 de Novembro de 2024 - Jornal da Noite
Estes são os destaques no Jornal da Noite de hoje da DW:
- Moçambique: Venâncio Mondlane aceita diálogo, mas só com agenda.
- Partidos da oposição formam grande coligação para exigir uma auditoria forense dos resultados eleitorais. RENAMO fica de fora.
- Polémica: ONG britânica Chatham House felicita a eleição de Daniel Chapo antes do pronunciamento do Conselho Constitucional.
Fique na nossa sintonia! #diretodw
Comunidade internacional reconhece vitória da FRELIMO?
Comunidade internacional reconhece vitória da FRELIMO❓
A nível internacional, a tensão política moçambicana está a merecer dois tratamentos controversos: por um lado, são enviados apelos para o fim da violência policial contra manifestantes e, por outro, mesmo sem a validação do Conselho Constitucional, vão reconhecendo a vitória da FRELIMO nas eleições. Alguns organismos internacionais são indagados pelo povo. Que factos desencadeiam preocupação? #janeladwafrica
Guiné-Bissau: ONG condenam espancamento de jornalistas
👉🏾A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) e a Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau (OJ-GB) reagiram hoje ao espancamento de dois jornalistas de duas rádios privadas guineenses.
Segundo as organizações, os jornalistas foram ontem vítimas de agressões pela polícia quando cobriam uma vigília de estudantes de escolas de formação de professores, em frente ao Ministério da Educação Nacional.
Estudantes também denunciaram espancamentos e seis ainda se encontram detidos. A LGDH condena os ataques e responsabiliza o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, pelo sucedido. #janeladwafrica