Vice & Versa

Vice & Versa A revista Vice & Versa é sua, muitas entrevistas, cultura, música e novidades.. Made in Cabo Verde. Para artigo, envie email.
(1)

Cai a liberdade de imprensa em Cabo Verde.Quanto à segurança, admite que desde que a democracia foi estabelecida em 1991...
03/05/2024

Cai a liberdade de imprensa em Cabo Verde.

Quanto à segurança, admite que desde que a democracia foi estabelecida em 1991, nenhum jornalista foi detido, raptado, colocado sob vigilância ou seguido no âmbito do seu trabalho .

“Alguns jornalistas que trabalham em meios de comunicação privados relataram, no entanto, terem sido ameaçados depois de uma história ter sido publicada ou transmitida. Da mesma forma, os jornalistas que cobrem o partido no poder ou os partidos da oposição podem ser assediados nas redes sociais pelos seus apoiantes.”

De referir que existem em Cabo Verde cinco canais de televisão , três canais privados, e um canal português. Conta ainda com mais de 20 estações de rádio. A mídia impressa e on-line inclui uma agência de notícias estatal ( Infopress ) , dois jornais privados e cerca de cinco sites de notícias.

O melhor e o pior:

O declínio geral do indicador político também afectou o trio no topo do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa. A Noruega, ainda em primeiro lugar, registou uma queda na sua pontuação política, e a Irlanda (8.º), onde os políticos submeteram os meios de comunicação social a intimidação judicial, cedeu a sua posição de liderança na União Europeia à Dinamarca (2.º), seguida pela Suécia (3º).

Os três países asiáticos no final do Índice do ano passado – Vietname, China e Coreia do Norte – cederam as suas posições a três países cujas pontuações políticas despencaram: o Afeganistão (que caiu 44º lugar na classif**ação política), que tem perseguido jornalistas incessantemente desde o regime talibã. voltou ao poder; Síria (caiu oito na classif**ação política); e a Eritreia (que caiu nove posições na classif**ação política), que é agora a última na classif**ação política e geral. Os dois últimos países tornaram-se zonas sem lei para os meios de comunicação social, com um número recorde de jornalistas detidos, desaparecidos ou mantidos como reféns.

Fonte: TN redacção

1 de Maio assinalada com manifestação de trabalhadores. Este ano, apenas cerca de 80 pessoas decidiram percorrer parte d...
01/05/2024

1 de Maio assinalada com manifestação de trabalhadores.

Este ano, apenas cerca de 80 pessoas decidiram percorrer parte da Avenida Cidade de Lisboa munidas de cartazes para assinalarem o 1. de Maio, dia internacional dos trabalhadores.

A fraca adesão desapontou claramente a organização porque, para os presidentes do Sindep e Siscap, há motivos de sobra para a classe trabalhadora sair à rua, nomeadamente na Capital. “A presença não foi a esperada, mas valorizamos os que vieram”, assume Eliseu Tavares. Este dirigente sindical lembra que a inflação atingiu os 15% desde 2022 – enquanto os aumentos f**aram muito longe -, a taxa de desemprego na camada jovem é desanimadora – ao ponto de os jovens estarem decididos a emigrar - falta cobertura de previdência social, proliferam contratos precários e há desrespeito do poder político até por decisões judiciais.

“Desde 2016, o Governo assumiu o compromisso de reduzir os impostos 1% ao ano, mas o que verif**amos é o contrário”, continua a enumerar o sindicalista do Siscap, que lamenta ainda a decisão do Executivo de aumentar a idade da reforma das mulhares para 65 anos com a “falsa desculpa”, segundo esta fonte, de poderem beneficiar de uma melhor pensão.

Dois motivos fortes foram apontados pelos representantes do Siscap e Sindep para essa fraquíssima adesão dos praienses à manifestação: festas e medo de represálias. Segundo Eliseu Tavares, é preciso reconhecer que há represálias para quem ouse protestar. Afiança que o próprio Estado voltou a impedir um pequeno grupo de trabalhadores de percorrer a Avenida Cidade de Lisboa para evitar que se concentrem em frente ao Palácio do Governo. E, para garantir a eficácia desse bloqueio, prossegue, mandou mobilizar um número signif**ativo de agentes da Polícia Nacional.

“Apesar de haver várias razões para os trabalhadores saírem à rua, muita gente preferiu ser atraída para festas organizadas com o claro objectivo de gerar a desmobilização. Não é normal termos uma juventude desapontada, que só pensa em emigrar, mas que não dá a cara numa manifestação, preferindo ir divertir-se em locais como Tira-Chapéu e Achada S. Filipe, ou então procurar esses locais para obter um pouco de comida e até bebidas”, realça, por seu lado, Jorge Cardoso. Para ele, não é normal o que se passa. Por isso mesmo acha que o trabalho dos sindicatos é para continuar.

As critícas foram também direcionadas às centrais sindicais UNTC-CS e CCSL, que não estiveram presentes no acto. Para o presidente do Siscap, essas duas organizações é que deveriam comandar essa ação com o apoio dos sindicatos.

Praia: Comerciante de Sucupira perde tudo em incêndio Maria José, comerciante de Sucupira, cidade da Praia, viu hoje a s...
29/04/2024

Praia: Comerciante de Sucupira perde tudo em incêndio

Maria José, comerciante de Sucupira, cidade da Praia, viu hoje a sua barraca ser consumida pelo fogo, tendo um prejuízo de cerca de sete mil contos.

Em declarações à imprensa, Maria José, que já tinha perdido tudo com a inundação do Sucupira nas chuvas de 2020, contou que as suas funcionárias chegaram cedo para abrir o negócio e que foram surpreendidas pelo fogo.

Segundo relatou, as chamas consumiram tudo em poucos minutos, tendo deixado as suas três barracas em cinzas.

“Foi em poucos minutos e tudo ficou queimado. Não sei o que aconteceu. Há poucos dias tirei várias cargas da alfândega e cheguei com outros volumes de avião”, conta referindo que “estava tudo lá dentro das três barracas”.

Prejuízo de 7 mil contos

A comerciante estima prejuízo à volta de sete mil contos neste incêndio que ninguém sabe explicar ao certo como deflagrou.

“Foi sorte que ninguém foi apanhado pelas chamas e que o fogo não atingiu outras ao lado” disse uma outra comerciante que vende ao lado.

Segundo a mesma fonte, tudo aconteceu em “minutos” depois de terem visto faísca de lume no fio de luz.

Apoio para recuperar o negócio

Perante este quadro, Maria José apela a Câmara Municipal, ao Governo e às pessoas no geral a ajudarem-na a recuperar a sua barraca e o seu negócio.

Os bombeiros, segundo o oficial de serviço, Paulo Cardoso, foram chamados para darem assistência por volta de 8h39m a um incêndio numa barraca na sucupira.

“Às 08:40 saímos do quartel e chegamos a Sucupira três minutos depois e deparamos com um incêndio numa barraca atrás do prédio Visão. A nossa preocupação foi cortar o incêndio para que não atingisse outras barracas e depois disso concentramos o nosso serviço para extinguir o fogo”, disse

Paulo Cardoso avançou que inda não se sabe o motivo do incêndio mas que pelo relato dos outros funcionários, suspeita-se ter sido um curto-circuito.

Seguir as regras de combate ao incêndio

Questionado se as barracas, assim como os comércios, não deveriam ter extintores, Paulo Cardoso afirmou que sim e que todos os sítios onde existe comércio deveriam cumprir com as regras de combate a incêndios.

“Todo o negócio deveria ter extintor e hoje a dona da barraca teve um bom prejuízo, por isso, devem jogar na segurança comprando um extintor e pedir formação a bombeiros em como utilizá-lo”, apelou Cardoso.

fonte: C/Inforpress

Morador acusa procuradora de abuso de poder.Um morador na cidade da praia, acusa uma procuradora da Procuradoria Geral d...
26/04/2024

Morador acusa procuradora de abuso de poder.

Um morador na cidade da praia, acusa uma procuradora da Procuradoria Geral da República, de abuso de poder. Tudo aconteceu, nesta semana, quando de repente um morador encontra na sua frente com um individuo desconhecido no interior do prédio onde reside. Imediatamente perguntou ao individuo de s**o masculino, se mora no prédio porque nunca o tinha visto. Para surpresa do morador, contou à "Vice & Versa, que ele respondeu, ser guarda de dia, que foi contratado por uma senhora no primeiro piso, para fazer segurança no primeiro piso, onde reside uma procuradora e também no segundo piso, que não reside ninguém no momento. O morador disse estranhar, porque existe à noite um guarda que faz segurança de todos os moradores, mas f**a na rua, parte externa do prédio. Foi chamada a policia, que foi ao local, questionou o suposto segurança, se tem contrato e quem o contratou. Segundo o morador, ele disse não ter contrato e nem sabe por quanto tempo vai trabalhar, que o trabalho dele é vigiar dentro do prédio. O policial pediu contacto de quem o contratou, ao falar no telemóvel que colocou em alta voz, ouvia-se a moradora do primeiro piso que é uma procuradora alegando de que no interior do prédio, paredes estão a ser riscadas, e que por isso foi contratado segurança. A moradora é de opinião que deve-se fazer as coisas conforme manda a lei, e acha ser abuso de poder, uma figura como um procurador, achar normal passar por cima da privacidade dos moradores, com o argumento de que é necessário colocar um estranho com titulo de guarda dentro de um recinto privado. "Nunca vi fazer-se segurança no interior de um prédio, ainda mais com um segurança que não sei onde vive, o seu nome, mas que anda a circular no mesmo espaço que resido, quem me dá garantias de que realmente estou em segurança, onde f**a o direito à privacidade, questiona. O morador vai mais longe dizendo que o suposto guarda f**a sentado de pernas esticadas, barrando livremente a passagem na caixa de escadas, que tipo de segurança é esse, questiona novamente. "Que eu tenha conhecimento num espaço comum e privado como no interior de um prédio, se existe decisão de uma ou mais pessoas, com base legal, deve ser feito em reunião geral, com acta e afixado na parede para todos os moradores terem conhecimento". Segundo diz o morador, nada disso foi feito.

Bestfly deixa Cabo Verde, com duras criticas.A companhia aérea angolana Bestfly anunciou hoje, terça-feira, 23, que vai ...
23/04/2024

Bestfly deixa Cabo Verde, com duras criticas.

A companhia aérea angolana Bestfly anunciou hoje, terça-feira, 23, que vai deixar Cabo Verde e culpou o "ambiente de negócios tóxico e punitivo", criticando a forma como foi tratada pelas autoridades.

"A BestFly World Wide, acionista maioritária da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), tomou a difícil decisão de deixar de operar definitivamente em Cabo Verde e suspender a operação da TICV no país", referiu a companhia aérea em comunicado.

A marca detinha a concessão atribuída pelo Governo dos voos interilhas, cujo serviço se deteriorou por falta de aviões, ao ponto de os voos terem sido suspensos no início do mês.

A Bestfly justificou o anúncio de hoje com o facto de a Agência de Aviação Civil (AAC) ter revogado os termos de entrada de um avião que ia permitir retomar os voos, substituindo as aeronaves que estão em manutenção.

O pedido foi recebido num "clima de desconfiança, lentidão e hostilidade, ainda que o procedimento, por parte da TICV, tenha sido levado a cabo com toda a regularidade", referiu Nuno Pereira, diretor executivo da BestFly, acionista maioritário da TICV.

"Temos operado num ambiente de negócios tóxico e punitivo, que condiciona severamente a nossa capacidade de ação, apesar do investimento contínuo", referiu, acrescentando que "o contexto tem sido marcado por situações de franca anormalidade".

"Sugiro que as autoridades cabo-verdianas façam a devida análise de quantas companhias já operaram em Cabo Verde nos últimos 10 anos. Acredito que o resultado dessa análise deve justif**ar uma profunda reflexão sobre o ambiente de negócios vivido no país", concluiu.

Os constrangimentos aos transportes aéreos domésticos no arquipélago têm-se agravado, sem voos nas últimas semanas.

Atualmente, as ligações interilhas são asseguradas pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), companhia estatal de voos internacionais, que o Governo colocou nas rotas domésticas para cobrir as falhas da Bestfly, remetendo para breve uma solução para as ligações.

"Dor de C***o" com Ga Da Lomba e Josslyn Ga DaLomba e Josslyn  colaboram em Novo Single "Dor de C***o", abordando temas ...
22/04/2024

"Dor de C***o" com Ga Da Lomba e Josslyn

Ga DaLomba e Josslyn colaboram em Novo Single "Dor de C***o", abordando temas de infidelidade e relacionamento

O talentoso artista Ga Da Lomba, da Klasszik,e da BladsProd lançou seu mais recente single, "Dor de C***o", em colaboração com a renomada artista Josslyn. A faixa, que explora os complexos temas da infidelidade e dos desafios nos relacionamentos, foi lançado em todas as plataformas de streaming no dia 19 de Abril de 2024.

"Dor de C***o" oferece uma perspectiva cativante e emocional sobre as experiências de traição e suas repercussões nos relacionamentos. Com a união dos distintos estilos musicais de Ga Da Lomba e Josslyn, os ouvintes podem esperar uma composição rica em letras reflexivas e melodias envolventes.

"Dor de C***o" estará disponível para audição em todas as plataformas de streaming a partir de 19 de Abril de 2024.

Confira neste link 👇

Videoclipe por Ga DaLomba e Josslyn interpretando "Dor de C***o". Produzido por PalmArt Studeo e Lokko Monkeys. © 2024 Klasszik Entertainment.STREAMING: http...

Pilotos não conseguem acordo com os TACVO Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) e o conselho da admini...
21/04/2024

Pilotos não conseguem acordo com os TACV

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) e o conselho da administração dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) reúniram-se nesta sexta-feira, 19, para negociações, após o pré-aviso de greve de 25 a 29 de Abril.

A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pelo presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC), Edmilson Aguiar, que assegurou que a classe está “disponível e aberta” para negociar com a actual direcção da empresa e juntos encontrarem as “melhores soluções” para as partes.

Assegurou que a decisão de realizar uma greve de cinco dias foi tomada com “muita ponderação” e “sentido de responsabilidade”, após várias tentativas de dialogar com a actual direcção da TACV, que ao longo desses dois anos tem-se mostrado “indisponível e intransigente” perante os pilotos.

Para o presidente do sindicato, a greve não é apenas uma reivindicação para melhoria de condições de trabalho da classe, mas também de todos os tripulantes, pois, que o que está em causa, vincou, é garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

Em causa, segundo explicou, está o desenvolvimento na carreira, inexistência de um programa de segurança, proteção da saúde e de higiene no trabalho, cancelamento das consultas médicas e redução do prémio de seguro, redução unilateral dos subsídios, deficiência nos procedimentos de segurança e redução do serviço de restauração prestado aos tripulantes, ou seja, catering deficitário.

Na mesma linha, acusou a actual direcção de tomar decisões técnicas administrativas que afectam diretamente a função dos pilotos, sem respeitar os acordos e os procedimentos legais estipulados, não pagar os suplementos remuneratórios, designadamente subsídios de voo, turno e noturno, ignorando a decisão proferida em sentença judicial, e de pagar o salário com atrasos sistemáticos

Edmilson Aguiar lembrou ainda que é necessário formalizar o acordo da empresa, tendo em vista o estatuto dos pilotos, no âmbito do memorando de entendimento assinado em 25 de Fevereiro de 2019.

Os 32 pilotos da companhia querem melhores condições de trabalho e protecção dos direitos adquiridos, estendido aos tripulantes, garantir o desenvolvimento na carreira e cumprimento dos benefícios adequados às responsabilidades e riscos que a função acarreta, conforme estipula a lei, proteção e garantia de estabilidade no emprego.

“Garantir que as negociações coletivas entre os pilotos e as companhias aéreas sejam conduzidas de forma justa e transparente, com respeito às leis e os direitos dos pilotos, qualidade dos serviços prestados pelos tripulantes aos passageiros”, precisou o presidente, que adiantou que se trata de uma “luta justa”.

Edmilson Aguiar, que assegurou que os pilotos são profissionais dedicados e comprometidos com a estabilidade da empresa, a segurança e o conforto dos passageiros, acusou a direcção ainda de ignorar as preocupações da classe e negligenciar as respectivas necessidades.

Na ocasião, disse estar consciente de que esta greve terá “impactos signif**ativos” na empresa, mas também para os passageiros, mas sublinhou que esta decisão é o último recurso após várias tentativas de dialogar e negociar com o conselho da administração dos TACV.

Bestly cancela todos os voos de 19 de Abril a 08 de Maio.Todos os voos de  19 de abril a 8 de maio encontram-se cancelad...
20/04/2024

Bestly cancela todos os voos de 19 de Abril a 08 de Maio.

Todos os voos de 19 de abril a 8 de maio encontram-se cancelados.

A Cabo Verde Airports suspendeu os serviços aeroportuários à TICV, Bestfly Cabo Verde. As indicações da administração da empresa que gere os aeroportos do país está a ser seguida ao milímetro e deixa em terra o Bombardier Dash 8 Q300 adquirido pela Bestlfy para cobrir a lacuna deixada pela manutenção de dois aviões ATR 72-600.

A Agência da Aviação Civil não concedeu a certif**ação ao aparelho, facto que terá implicado o cancelamento, ontem, de todos os voos da TICV.

No entanto, a Bestfly Cabo Verde emitiu um comunicado sublinhando que infelizmente, todos os voos de 19 de abril a 8 de maio encontram-se cancelados. Justif**ando a medida por falta de autorização da Agência da Aviação Civil para operar com o Q300 estacionado na Praia.

Conforme o comunicado, a Bestfly Cabo Verde diz estar a trabalhar diligentemente para conseguir proteger os passageiros em voos da outra companhia que opera as rotas domésticas.

Fonte: rtc

Pilotos da TACV em greve.Todos os voos internacionais da TACV estão afectados, devido à greve dos pilotos.Uma greve dos ...
19/04/2024

Pilotos da TACV em greve.

Todos os voos internacionais da TACV estão afectados, devido à greve dos pilotos.

Uma greve dos pilotos da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) pode afetar os voos internacionais da companhia entre os dias 25 e 29 de abril, admitiu na quarta-feira a companhia.

“Por forma a minimizar os impactos de uma possível greve, a companhia coloca à disposição de todos os passageiros com viagens marcadas entre os dias 25 e 29 de abril a possibilidade de alterarem as datas, sem qualquer custo adicional”, indicou a TACV.
A companhia também realiza voo interilhas que, segundo o comunicado, não estão abrangidos pela possível paralisação.

Numa publicação na Internet, o Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) de Cabo Verde adiantou que estão em causa reivindicações relativas à segurança, condições de trabalho e remuneração.

Em actualização.Procuradora ameaça jornalista. Tudo aconteceu na passada, 5 feira, perante um acontecimento que veio a s...
17/04/2024

Em actualização.

Procuradora ameaça jornalista.

Tudo aconteceu na passada, 5 feira, perante um acontecimento que veio a ser noticia nos orgãos de comunicação social. A jornalista deparou-se com um aparato policial devido a um suposto crime, esta começou a fazer o seu trabalho, recolhendo informações no terreno e a fazer fotos. De repente foi abordada por um policia exigindo ao jornalista apagar a foto. Informou ao policia de que é jornalista e está a fazer uma matéria. Para espanto, uma dita procuradora do ministério público, Elisa Mendes naquele momento se encontrava no local, dirigiu-se ao jornalista aos berros, em frente aos policiais e muitas pessoas anónimas, para que apague a foto e que teria que provar naquele momento de que é jornalista, porque caso contrário iria ser presa de imediato por falsa identidade. O profissional que por acaso naquele momento tinha na carteira o cartão de identif**ação de jornalista, tirou para mostrar ao policia, ao que de novo para o seu espanto, a procuradora arrebatou das suas mãos o cartão, conferiu o lado frente e verso entregou e foi embora, sem dizer nada. A questão que a jornalista colocou aos policias se aquele procedimento é correcto e porque não interviram? Se a dita procuradora tem o direito de abordar daquela forma um cidadão em voz alta e sem a própria se ter identif**ado com nenhum documento? E se naquele momento não tivesse o cartão na carteira, a ameaça de levar presa, iria acontecer de facto e porquê? Não responderam nada, as pessoas em volta f**aram perplexas com tal comportamento que pareceu ser de abuso de poder, de falta de ética.

Subscreva e partilhe o novo canal no youtube, a Vice & Versa é a sua revista. Trazemos temas diversos no podcast, além d...
17/04/2024

Subscreva e partilhe o novo canal no youtube, a Vice & Versa é a sua revista. Trazemos temas diversos no podcast, além de notícias, entrevistas, opinião, recantos de Cabo Verde e muito mais. 😀😀

Podcast da Vice & Versa traz semanalmente um novo tema para si.

Conflito entre duas pessoas termina em sangue. Na tarde desta quinta-feira, 11, no palmarejo, um homem e uma mulher tive...
12/04/2024

Conflito entre duas pessoas termina em sangue.

Na tarde desta quinta-feira, 11, no palmarejo, um homem e uma mulher tiveram algum desentendimento, que terminou em sangue. Segundo uma jovem mulher, que se encontra de férias na cidade da praia, o seu namorado tentou tirar-lhe a vida. Relatou aos policiais que defendeu-se do namorado, que a ameaçou com uma faca de cozinha e pi***la. A suposta vitima conta que o namorado após tentativa frustrada de agredi-la, tentou suicidio com a faca de cozinha. Aparentemente não havia sinais de agressão fisica visivel, na suposta vitima, já o namorado foi levado ao hospital com ferimentos que pareciam ser graves, esvaindo em sangue pelo corpo, na viatura de Bombeiro. A policia nacional e cientif**a, estiveram no terreno, a levantar todos os dados para investigação do que realmente terá acontecido.
Nos últimos dias, segundo um agente da policia, tem havido muitos casos de agressão, principalmente contra mulheres que terminam em homicidio. Qual o motivo destes acontecimentos, é uma pergunta que a sociedade tem feito.

Cada uma ao seu estilo, mas todas Preciosas.Feliz dia. 🌷⚘️🌺
08/03/2024

Cada uma ao seu estilo, mas todas Preciosas.
Feliz dia. 🌷⚘️🌺

Endereço

Praia

Telefone

+2389917030

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Vice & Versa publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Vice & Versa:

Compartilhar

Categoria


Outra Revista em Praia

Mostrar Todos