23/11/2024
No ato do encerramento da primeira fase do colóquio literário ,"Que caminhos para a literatura cabo-verdiana?",foi homenageado Sr.Joaquim Morais.
Joaquim dos Angelos Monteiro Morais é natural de Coculi, sede da Freguesia de Santo Crucifixo, Concelho da Ribeira Grande, Ilha de Santo Antão, onde nasceu a 10 de Janeiro de 1953. É casado e tem três filhos.
Fez os estudos primários em Santo Antão e no Sal. Os estudos secundários, fê-los no Sal e em S. Vicente.
É licenciado (Maîtrise) em Ciências de Informação e Comunicação (especialidade em Documentação) pela Universidade de Dakar, e ao longo da sua vida profissional frequentou várias formações de curta duração no exterior do país, com destaque para as de Organização e gestão de Bibliotecas, um programa de formação contínua da Universidade do Arizona (USA); Informática Documental, na Escola Internacional de Bordeaux, França; e Condução de Projectos nas Bibliotecas, na Escola Superior de Bibliotecários de Villeurbanne, Lyon, França.
Como técnico exerceu as funções de Responsável do Centro de Documentação do INIA/INIDA, Centro que criou e geriu durante 8 anos; Responsável pela criação e gestão do Centro de Documentação e Informação do INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas); Director dos Serviços de Comunicação Documental do Arquivo Histórico Nacional; Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, instituição que criou e geriu durante 15 anos (1999 a 2014). Em todos esses serviços, foi também responsável pela edição das respectivas publicações.
Participou na montagem de vários Centros de Documentação, na Praia, com destaque pelo da Assembleia Nacional.
De Outubro de 1985 a Abril de 1993, integrou o quadro de formadores do Centro de Formação do INIA (Instituto Nacional de Investigação Agrária) e participou como formador nos diversos cursos de formação organizados pelo Arquivo Histórico Nacional (AHN), nomeadamente os de Técnicos Profissionais de Arquivo e de Informática Documental.
De Maio a Junho de 1993, fez um Estágio de aperfeifoamento na Biblioteca da Universidade do Québec e no Centro de Documentação do Instituto Oceanográfico Maurice Lamontagne, em Rimouski, Canadá.
De 26 a 31 de Janeiro de 1998, enquanto formador do AHN, organizou e orientou, na Praia, um Seminário sobre a utilização das novas tecnologias nas bibliotecas. Esse seminário foi financiado pela IFLA (Agência Intercional das Bibliotecas) e destinado aos Directores das Bibliotecas Nacionais dos PALOP.
Dos poucos trabalhos escritos da sua autoria, destaque para os seguintes títulos:
· Apontamentos de Arquivística. – Praia, 1987, 20 p.
· Les Bibliothèques publiques au Cap-Vert : bilan, situation, perspectives. – Praia, 2003, 50 p.
· A Internacionalização da literatura caboverdiana, – Praia, 2005, 4 p.
· Trinta anos de leitura pública, in Cabo Verde: 30 anos de cultura – 1975-2005; pp. 277-282
· Pedro Cardoso – Textos jornalísticos e literários, vol. I . – IBNL : Praia, 2008 *
* Em co-autoria com Manuel Brito-Semedo