Emiliano de Isaías

Emiliano de Isaías Amor aos irmãos e crer ao criador sem fim é a lei número 1

Primeira publicação do ano.No ano findo planificações para torná-las realizadas foram várias, mas nenhuma foi concretiza...
08/01/2025

Primeira publicação do ano.

No ano findo planificações para torná-las realizadas foram várias, mas nenhuma foi concretizada.
Ainda por fim perdi a pessoa que era único padrinho na cozinha.

Por isso, neste ano só quero lutar pela liberdade.
O FIM DE TODOS É ÚNICO!

Fomos nos apresentar na escola. "educar é coisa do coração" Dom Bosco.
09/09/2024

Fomos nos apresentar na escola.

"educar é coisa do coração" Dom Bosco.

𝗢𝗦 𝗢𝗩𝗜𝗠𝗕𝗨𝗡𝗗𝗨: 𝗚𝗨𝗔𝗥𝗗𝗜𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗔 𝗧𝗥𝗔𝗗𝗜𝗖̧𝗔̃𝗢, 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗘𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗘 𝗖𝗨𝗟𝗧𝗨𝗥𝗔 (𝐵𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑢𝑚𝑜)𝐎𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨: Este artigo oferece apenas um br...
28/08/2024

𝗢𝗦 𝗢𝗩𝗜𝗠𝗕𝗨𝗡𝗗𝗨: 𝗚𝗨𝗔𝗥𝗗𝗜𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗔 𝗧𝗥𝗔𝗗𝗜𝗖̧𝗔̃𝗢, 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗘𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗘 𝗖𝗨𝗟𝗧𝗨𝗥𝗔 (𝐵𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑢𝑚𝑜)

𝐎𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨:

Este artigo oferece apenas um breve resumo sobre alguns dos aspectos mais interessantes dos povos Ovimbundu, destacando suas origens, cultura, reinos e líderes notáveis. Para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a rica história e a vasta herança cultural dos Ovimbundu, recomendamos a consulta de fontes acadêmicas especializadas que abordam o tema com maior profundidade. Explorar essas fontes permitirá uma compreensão mais abrangente e detalhada das complexidades e contribuições dos Ovimbundu para a história de Angola e da África Central.

𝗢𝗦 𝗢𝗩𝗜𝗠𝗕𝗨𝗡𝗗𝗨

Os Ovimbundu , também conhecidos como Mbundu do Sul , são uma nação Bantu que vive no Planalto do Bié, no centro de Angola e na faixa costeira a oeste destas terras altas. Sendo a maior nação linguística de Angola, representam 38 por cento da população do país. Os Ovimbundu são populações Bantu que vieram do Norte, ao longo do último milênio, e formaram grupos locais/regionais que lentamente se tornaram unidades políticas e focos de identidade social: M'Balundu, Sele, Wambo, Bieno e outros. Desenvolveram uma agricultura sofisticada, completada pela criação de pequenos animais (galinhas, cabras, suínos) bem como de um mínimo de vacas compradas aos agricultores-pastores do Sul ( Nyaneka-Nkhumbi , Ovambo ).

No século XVII, os Ovimbundu começaram a formar reinos poderosos, como o Reino do Bailundo, Reino do Huambo e Reino do Bié. Esses reinos tornaram-se centros de poder regional, não apenas pela sua organização política, mas também pelo controle das rotas comerciais que ligavam o interior de Angola ao litoral, facilitando o comércio de escravos, marfim e outros bens valiosos.

A língua Umbundu é a principal língua falada pelos Ovimbundu e pertence ao grupo linguístico bantu. O Umbundu é uma língua tonal, o que significa que o significa...

25/07/2024

A raiz latina do nome está associada à palavra "aemulus," que significa "rival" ou "aquele que se esforça para igualar" em latim. Assim, Emiliano pode ser interpretado como "aquele que rivaliza" ou "o ambicioso."

AS REGIÕES AFRICANAS O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, ...
22/05/2024

AS REGIÕES AFRICANAS

O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, África Meridional, África Central, África Ocidental e África Oriental).

Os povos que habitam esses países hoje ultrapassam a marca de um bilhão de habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 30 milhões de km2.

Regiões da África

O continente africano divide-se em cinco regiões, as quais agrupam países com características semelhantes. Veja quais são elas:

África Setentrional: também conhecida como Norte da África, abriga países como Argélia, Egito, Sudão, Marrocos, Líbia e Tunísia. Localiza-se próximo do Mar Mediterrâneo e concentra um considerável número de habitantes.

África Meridional: conhecida também por África Austral, é a região localizada na parte sul do continente africano. Integram essa região a África do Sul, Zimbábue e Botsuana. Geograficamente, essa região encontra-se entre o Oceano Índico, a leste, e o Oceano Atlântico, a oeste. Destaca-se economicamente com a agricultura e extrativismo mineral.

África Central: como o próprio nome sugere, encontra-se na porção central do continente africano. Nela se encontram os territórios de países como Chade, Gabão, República do Congo, Angola, Camarões e República Democrática do Congo. Essa é uma região que se difere das outras quanto às semelhanças, visto que esse agrupamento não leva em conta similaridades históricas, políticas ou econômicas. Basicamente, apenas agrupa os países que estão no centro do continente.

África Ocidental: localiza-se na parte oeste, entre o deserto do Saara e o Golfo da Guiné. Abrange os territórios de países como Níger, Senegal, Mauritânia, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Togo, entre outros. Parte desses países faz parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

África Oriental: localiza-se na parte leste da África, entre a bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. São exemplos de países que fazem parte dessa re

20/05/2024

O PESCADOR
E O SEU
FILHO

Um rapaz perguntou ao seu pai, que era pescador:

" Papá, não há problema se contar às pessoas sobre os meus objetivos e sonhos na vida? "

O pescador ficou em silêncio por um momento, e depois perguntou:

" Por que queres saber sobre isso? "

O jovem respondeu:

" Bem, papá, eu tenho muitos sonhos grandes, muito grandes! Quero ter impacto em todas áreas da vida, para a minha geração e todos os aspectos da vida. E aí, não sei se posso ou não contar às pessoas sobre estes sonhos que tenho."

O pescador sorriu e depois disse:

" Sabes que mais... Vamos à pesca, e depois vamos continuar com essa conversa, está bem? "

Nesse momento, o pescador e o seu filho pegaram o equipamento da pesca e foram pescar. No rio, eles colocaram um pedaço de isca no anzol e jogaram a cana da pesca no rio para pescar o peixe.

Algumas horas depois, eles já tinham pescado muito peixe e a cesta deles estava quase cheia. O pescador então parou, apontou para o cesto e disse ao seu filho:

" Dê uma olhada em todos estes peixes no cesto. Esses foram apanhados pelo gancho, e o seu distino agora é diferente do daqueles que estão no rio. Esses perderam tudo nas suas vidas: as suas famílias, amigos e casas. Infelizmente , eles terão que sofrer e ser mortos de forma macabra. Alguns serão fritos, outros grelhados, outros assados, etc. Sabe porque eles têm que passar por muita desgraça?"

O rapaz pensou por um minuto, depois abanou a cabeça e disse:

" Não sei, papá, diz-me . "

O pescador respirou fundo, e depois assobiou,

" Bem, é porque não consiguiram fechar a boca. Diz-se que um peixe de boca fechada nunca é apanhado pelo anzol. Nunca é vitima. "

Ao dizer isso, o pescador deu palmada no ombro do filho, sorriu e depois continuou:

" Filho, isto é o que acontece na vida real. Muitas pessoas falharam e perderam tudo o que adquiriram na vida porque abriram a boca demasiado e contaram a outras pessoas sobre os seus sonhos e planos. Uma boa razão para proteger os seus s

Amor aos irmãos e crer ao criador sem fim é a lei número 1

19/05/2024
19/05/2024

Vigília diocesana de pentecostes juvenil no Lwena 2024

18/05/2024

Vigília de pentecostes da juventude diocesana de Lwena 2024

18/05/2024

Vigília de pentecostes diocesana da juventude. Lwena 2024

17/05/2024
17/05/2024

Grande arte

CHICA DA SILVA - Foi uma escrava brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoj...
17/05/2024

CHICA DA SILVA - Foi uma escrava brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. Manteve uma relação de concubinato com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.

Francisca da Silva nasceu no Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina, Minas Gerais, na época em que o Brasil tornou-se grande produtor de diamantes.

Filha do português, capitão das ordenanças, Antônio Caetano de Sá e da africana Maria da Costa, foi escrava de um proprietário de lavras, o sargento-mor Manoel Pires Sardinha, com quem teve um filho chamado Simão Pires Sardinha, alforriado pelo pai, recebeu seus bens em testamento.

Alforria e Luxo

Com 22 anos, Chica da Silva foi comprada pelo rico desembargador João Fernandes de Oliveira, contratador de diamantes, que chegou ao Arraial do Tijuco, em 1753.

Depois de alforriada, passou a viver com o contratador, mesmo sem matrimônio oficial. Chica da Silva passou a ser chamada oficialmente Francisca da Silva de Oliveira. O casal teve 13 filhos e todos receberam o sobrenome do pai e boa educação.

Chica da Silva, mulata, frívola, prepotente, impôs-se de tal forma, que o rico português atendia a todos os seus caprichos. O maior deles, como não conhecia o mar, pediu ao marido para construir um açude, onde lançou um navio com velas, mastros, igual às grandes embarcações.

Chica da Silva vivia em uma magnífica casa, construída nas encostas da serra de São Francisco, onde promovia bailes e representações.

Era dona de vários escravos que cuidavam das tarefas domésticas de sua casa. Só ia à Igreja ricamente vestida e coberta de joias, seguida por doze acompanhantes. Consta que muitas pessoas se curvavam à sua passagem e lhe beijavam as mãos.

Fim da União

João Fernandes de Oliveira foi acusado de contrabandear diamantes, chegou a ser preso e perdeu parte de seus bens. Mesmo assim, possuía uma das maiores fortunas do Império Português.

A união do casal que durava 15 anos, f

Dirección

Buenos Aires

Teléfono

+244946338291

Página web

Notificaciones

Sé el primero en enterarse y déjanos enviarle un correo electrónico cuando Emiliano de Isaías publique noticias y promociones. Su dirección de correo electrónico no se utilizará para ningún otro fin, y puede darse de baja en cualquier momento.

Contato La Empresa

Enviar un mensaje a Emiliano de Isaías:

Videos

Compartir

Categoría