Central de Notícia Nova Era

Central de Notícia Nova Era Central de Notícias Nova Era. O seu jornal de notícias, tudo sobre Angola e o mundo. Economia, política, sociedade, desporto, cultura e entretenimento.

Em todas frentes.

16/01/2026

NACIONALISTA NGOLA KABANGO

"Por não se respeitar os acordos de Alvor, levou-nos a viver na situação em que estamos hoje"

Enfermeiro detido no município do Piri por suspeita de agressão sexual contra paciente O Comando Municipal do Piri da Po...
16/01/2026

Enfermeiro detido no município do Piri por suspeita de agressão sexual contra paciente

O Comando Municipal do Piri da Polícia Nacional deteve, no dia 14 de janeiro de 2026, um cidadão nacional, enfermeiro afeto ao centro de saúde local, por suposto envolvimento no crime de agressão sexual com penetração, contra uma cidadã nacional de 22 anos de idade, comerciante ambulante, residente no bairro Boa Esperança, no município do Piri.

De acordo com a vítima, o facto terá ocorrido cerca das 14h00 do mesmo dia, quando se dirigiu ao centro de saúde por se sentir indisposta.

Após relatar os sintomas, o enfermeiro terá insinuado uma possível gravidez, hipótese posteriormente negada por um teste com resultado negativo.
Ainda assim, o suspeito terá forçado a realização de um exame invasivo, culminando num ato sexual sem consentimento.

Após o sucedido, a vítima informou o marido e ambos dirigiram-se ao piquete policial para formalizar a denúncia, o que levou a detenção imediata do cidadão em causa.

Marcelo alerta: sucessor enfrentará “tarefa mais difícil”O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que ...
16/01/2026

Marcelo alerta: sucessor enfrentará “tarefa mais difícil”

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que o seu sucessor terá uma missão mais desafiante, destacando a complexidade do cenário político atual. Durante o dia de reflexão antes das eleições presidenciais, Marcelo sublinhou a importância de os cidadãos pensarem cuidadosamente no voto e refletirem sobre o futuro do país.

Segundo o Presidente, os desafios não se limitam a questões internas, mas incluem também a dinâmica política global e europeia, tornando a liderança do próximo Chefe de Estado uma tarefa exigente.

Fonte: Sic Notícias

Ministro da cultura orienta tomada de posse de novos responsáveis do sector O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pin...
16/01/2026

Ministro da cultura orienta tomada de posse de novos responsáveis do sector

O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, orientou, esta quinta-feira,15 de Janeiro de 2026, a cerimónia de tomada de posse da Directora-Geral Adjunta da Agência Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (ANICC) e de Chefes de Departamento afectos ao Ministério da Cultura.

O acto teve lugar no salão nobre do Ministério da Cultura e contou com a presença da Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, bem como de directores nacionais e funcionários da instituição.

Na ocasião, o titular do pelouro enalteceu a maior representatividade feminina entre os recém-empossados, considerando-a um sinal positivo do compromisso do Executivo com a promoção da igualdade do género e a valorização da competência das mulheres em cargos de decisão no sector cultural.

Foram empossados Sandra Mfundu Kinavuidi, no cargo de Directora-Geral Adjunta da Agência Nacional das Indústrias Culturais e Criativas; Emiliana Natália Daniela Lombo Catenda, como Chefe de Departamento da Cultura e Eventos Culturais da Direcção Nacional da Acção Cultural; Cecília Sodré Fernandes Bumba Fragoso Neto, como Chefe de Departamento Curricular, Registo e Estatísticas Artísticas da Direcção Nacional da Formação Artística; Guilhermina Domingos Rogério, como Chefe de Departamento de Relações Públicas e Expediente da Secretaria-Geral; Domingos Vanuza Manuel Pires, como Chefe de Departamento de Apoio ao Director-Geral da ANICC; Rosa Mendes Paulo, como Chefe de Departamento de Administração, Serviços Técnicos e Auxiliares do Museu Nacional de História Natural; Vanda Carla da Silva Mateus, como Chefe de Departamento de Apoio à Directora-Geral do SENADIAC;

Foram ainda empossados na mesma cerimónia, Domingos Pascoal de Carvalho Rogério, como Chefe de Departamento de Comunicação, Inovação Tecnológica e Modernização de Serviços do Arquivo Nacional de Angola; Luís da Conceição Fernandes Nguvulo, como Chefe de Departamento de Conservação e Restauro do Arquivo Nacional de Angola; Paula Alexandra Firmino da Costa, como Chefe de Departamento de Comunicação, Investigação e Atendimento do Arquivo Nacional de Angola; Nedege Mbuka Mansoni, como Chefe de Departamento de Administração e Serviços Gerais do Arquivo Nacional de Angola; José Cariato João, como Chefe de Departamento de Apoio ao Director-Geral do Arquivo Nacional de Angola; e Edna Lucília Pereira Martins da Cruz Silva, como Chefe de Departamento de Arquivística e Arquivo Oral do Arquivo Nacional de Angola; Alice Simão Sapuile Chicola, Chefe de Departamento de Área Arquivística do Arquivo Nacional de Angola.

Durante a cerimónia, o Ministro exortou os recém-empossados a desempenharem as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, ética profissional e dedicação ao serviço público, visando o reforço institucional e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao sector.

A tomada de posse insere-se no processo de reorganização e fortalecimento das estruturas do Ministério da Cultura, com vista à implementação eficaz das políticas culturais e à valorização do património cultural nacional.

Estados Unidos emitiram um alerta nesta terça-feira, 13, para que cidadãos americanos deixem o Irã imediatamente.O alert...
16/01/2026

Estados Unidos emitiram um alerta nesta terça-feira, 13, para que cidadãos americanos deixem o Irã imediatamente.

O alerta foi emitido diante da crise de protestos que a República Islâmica do Irá vive nestes últimos dias e aponta para o aumento do risco de violência, prisões arbitrárias e restrições nas comunicações.

Durante duas semanas de protestos contra o regime mais de duas mil pessoas morreram, segundo um representante do governo local.

O chanceler iraniano afirmou que o país está pronto para a guerra contra os americanos, mas também aberto ao diálogo.

CENTRAL DE NOTÍCIA NOVA ERA

Detidos 48 cidadãos suspeitos na prática de vários crimes nos municípios do Panguila e Barra do Dande.Forças conjuntas  ...
16/01/2026

Detidos 48 cidadãos suspeitos na prática de vários crimes nos municípios do Panguila e Barra do Dande.

Forças conjuntas compostas por efectivos dos Comandos Municipais da PNA do Panguila, da Barra do Dande, Unidade Operativa (URP), DIIP,UPSOE DINFOP, UPSOE e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), realizaram, nesta quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, uma micro-operação de enfrentamento à criminalidade nos municípios do Panguila e da Barra do Dande, que resultou na detenção de 48 cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, suspeitos na prática de crimes de natureza diversa, com destaque para roubos e furtos e venda ilegal de combustível.

‎Durante a operação procedeu-se a apreensão de 1.200 litros de óleo de motor (n.º 40 e 50, marca Speed), 21 litros de gasóleo, 02 motorizadas e 01 kg de estupefaciente vulgo de liamba. Após as detenções, os suspeitos serão presentes ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, no quadro do reforço das ações de combate à criminalidade e reposição da ordem e tranquilidade públicas na província do Bengo.

SIC detém cidadãos e recupera bens furtados no município do PanguilaEfectivos do Serviço de Investigação Criminal destac...
16/01/2026

SIC detém cidadãos e recupera bens furtados no município do Panguila

Efectivos do Serviço de Investigação Criminal destacados no município do Panguila, realizou nos dias 11 e 12 de Janeiro de 2026, uma operação, na sequência de várias denúncias sobre crimes recorrentes na jurisdição da Brigada de Investigação Criminal da Centralidade do Capari, que incidiu nos municípios do Dande, Barra do Dande e Panguila, concretamente nos bairros Cawango, Kitongola, Musseque Kikoca e N’dala Muleba, tanto em residências como na via pública, que resultou na detenção de um cidadão nacional, de 22 anos, facto que permitiu o esclarecimento de um crime de furto ocorrido a 30 de Dezembro de 2025.

No âmbito da mesma sequência investigativa, foi igualmente detida, no dia 12, no bairro N’dala Muleba, a cidadã uma, de 24 anos, por envolvimento no roubo de uma motorizada ocorrido a 8 de Janeiro de 2026, na Centralidade do Capari.

A suspeita confessou o crime, revelando ter actuado em co-autoria com outros indivíduos ainda em fuga, utilizando um esquema de engano para atrair as vítimas. No cômputo geral da operação, as forças policiais procederam ainda à recuperação de diversos bens, entre materiais de construção, botijas de gás e um televisor plasma.

Aumento de assaltos nas paragens de táxi preocupa passageiros em Luanda.“Senhora, cuidado com a janela, nem todos os lot...
13/01/2026

Aumento de assaltos nas paragens de táxi preocupa passageiros em Luanda.

“Senhora, cuidado com a janela, nem todos os lotadores são realmente lotadores.”
Estas são palavras frequentemente ouvidas dos cobradores de táxi, vulgo gerentes, durante o exercício das suas atividades, sobretudo em algumas paragens dos azul e branco nas principais artérias da cidade de Luanda.

O alerta surge devido ao elevado índice de assaltos registados nos últimos três meses, praticados, segundo relatos, por jovens que auxiliam os cobradores no enchimento das viaturas. Os Lotadores.

A nossa equipa de reportagem realizou uma ronda pelas paragens do Kikolo, Estalagem e Cacuaco, no sentido São Paulo, de forma ascendente, para ouvir de perto o quotidiano de quem frequenta estes locais.

“Os assaltos nesta paragem tem sido constante, e o mais preocupante é que alguns acontecem mesmo à vista dos agentes da Polícia Nacional”, relatou a senhora Adalgiza, passageira com destino à Vila de Viana. Entre a necessidade de apanhar o táxi e o cuidado com os pertences pessoais, o medo é permanente. “Controlem bem os vossas pastas, não confiem. Alguns não são nossos”, alertou.

A passageira acrescentou ainda críticas à atuação das autoridades: “Não sei por que razão os agentes reguladores de trânsito parecem mais preocupados com as suas ‘gasosas’ do que em impedir jovens de terem os seus telefones e perucas arrancados. Isso é muito estranho. Não é normal a realidade que se vive aqui na paragem da Estalagem.” Segundo Aldagiza, o período noturno é ainda mais perigoso.

“Não vale a pena confiar nesses lotadores, muitas vezes são eles próprios que roubam os passageiros”, afirmou.
Alexandre Macosso, taxista, também se mostrou preocupado com a postura de alguns lotadores. “Durante o dia trabalham bem, mas à noite são os mesmos que cometem assaltos.

Não sei o que faz a associação responsável quando surgem essas situações”, questionou. Apesar disso, reconhece que “existem lotadores honestos, que trabalham para manter uma vida organizada”.

Dona Lúcia, vendedeira no mercado da Estalagem, lembra que, “embora estejamos a vender num local proibido, o comandante da polícia em Viana deveria fazer de tudo para organizar a atuação dos lotadores”. Apela por maior controlo e ordem.

Este cenário repete-se também na paragem do Kikolo, onde, segundo relatos, “os lotadores acompanham os passageiros como se fossem guias, mas, infelizmente, são eles próprios que acabam por assaltá-los”.
São vários os locais onde os lotadores são acusados desta prática.

Os entrevistados são unânimes em defender a recolocação de esquadras móveis a poucos metros das paragens, como forma de dissuadir a criminalidade.
Importa referir que, cerca de quinze minutos antes da chegada da nossa equipa à paragem do Kikolo, a cidadã Paula Gomer Pinto foi vítima de assalto, tendo-lhe sido retirada a peruca.

Se quiseres, posso:
adaptar o texto para rádio ou televisão;
torná-lo mais curto;
deixá-lo com um tom ainda mais investigativo;
ou ajustar para português mais formal ou mais popular.

Por: Tiago Figueira

Bairro Paraíso: criminalidade soma e segue, cidadão é executado a tiro no interior de sua residência.Um cidadão nacional...
13/01/2026

Bairro Paraíso: criminalidade soma e segue, cidadão é executado a tiro no interior de sua residência.

Um cidadão nacional com idade compreenda aos 27 anos que em vida respondia pelo nome de Nelson Cabral Zenza, morador do bairro Paraíso, município de Cacuaco, foi alvo de homicídio praticado com arma de fogo, durante um assalto protagonizado por cinco marginais.

De acordo com alguns familiares, os marginais entraram no quintal, arrombaram a porta da casa da mãe e, já no interior, manipularam a arma, abriram a botija de gás deixando o líquido vazar e, sob ameaças de morte, exigindo valores monetário.

Sabendo que não tinha dinheiro e não satisfeitos, os marginais subtraíram quatro telemóveis, sendo três iPhones e um da marca Vivo, um televisor plasma de 32 polegadas e, consequentemente, exigiram que a família entregasse a chave da motorizada de marca Apollo.

Segundo relato de Ernesto Zenza, irmão mais novo da vítima, “ O meu irmão não tinha dinheiro, levaram-no para fora e efectuaram um disparo que o atingiu na região abdominal”, informou.

Acrescentou ainda que, durante o assalto, a família comunicou à polícia, que se fez ao local dentro de 30 minutos, tendo ajudado a socorrer a vítima até ao Hospital Municipal de Cacuaco.

VISITA ÀS OBRAS DA REFINARIA DO LOBITO     🔳PR VERIFICOU DIFERENTES FASES DO EMPREENDIMENTO      O Presidente da Repúbli...
13/01/2026

VISITA ÀS OBRAS DA REFINARIA DO LOBITO

🔳PR VERIFICOU DIFERENTES FASES DO EMPREENDIMENTO

O Presidente da República, João Lourenço, percorreu os diferentes pontos em edificação da Refinaria do Lobito, que no próximo ano vai conhecer a sua primeira fase de produção.

O empreendimento, que terá um custo total superior a 6 mil milhões de dólares, vai ser definitivamente concluído em 2029.

O Chefe de Estado visitou as obras de construção da Refinaria do Lobito durante algumas horas esta terça-feira.

Presidente cubano afirma estar pronta para defender a pátria até a última gota de sangueO Presidente cubano afirmou na t...
12/01/2026

Presidente cubano afirma estar pronta para defender a pátria até a última gota de sangue

O Presidente cubano afirmou na tarde desta segunda-feira que "ninguém dita o que fazer" ao seu país, em resposta às ameaças proferidas pelo homólogo norte-americano.

Irá: Protestos e execuções, entenda a situação atual da República Islâmica do Irá.Em atualização.
12/01/2026

Irá: Protestos e execuções, entenda a situação atual da República Islâmica do Irá.

Em atualização.

Endereço

Talatona

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 17:00

Telefone

+244952618263

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Central de Notícia Nova Era publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Central de Notícia Nova Era:

Compartilhar