Central de Notícia Nova Era

Central de Notícia Nova Era Publicamos informação diversificada desde Política, Cultura, Economia, Desporto e Sociedade🇦🇴

  SECRETÁRIA DE ESTADO DO MASFAMU TOMA POSSEO Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse na tarde desta sext...
30/08/2024



SECRETÁRIA DE ESTADO DO MASFAMU TOMA POSSE

O Presidente da República, João Lourenço,
conferiu posse na tarde desta sexta-feira à Secretária de Estado para a Acção Social,
Dina Emiliana Mayimona, recentemente nomeada.

Em breves palavras, depois de cumprido o ritual da cerimónia de empossamento (juramento e assinatura do termo de posse), o Presidente da República orientou a nova Secretária de Estado do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher a trabalhar de modo empenhado em defesa da família, da mulher e da criança, num tempo em que temas como a violência doméstica e a violação da integridade física e psicológica dos menores está na ordem do dia.

Testemunharam o acto Ministros de Estado, ministros e Secretários do Presidente da República.(PR)

 O exército israelita anunciou hoje que matou Uasam Hazem, "o chefe da organização terrorista Hamas em Jenin", na Cisjor...
30/08/2024



O exército israelita anunciou hoje que matou Uasam Hazem, "o chefe da organização terrorista Hamas em Jenin", na Cisjordânia, no âmbito da grande operação lançada na quarta-feira.

Segundo Israel, as operações no norte da Cisjordânia têm como objetivo evitar ataques ao país. Já os palestinianos têm caracterizado estes ataques como um alargamento da guerra em Gaza.

Reino Unido, França e Espanha disseram hoje estar preocupados com o agravamento da violência e instabilidade causadas pelas operações militares israelitas nesta região.

Fonte: Lusa

  CONSELHO DE MINISTROS APRECIOU PROPOSTA LEGISLATIVA SOBRE A MATÉRIA O Conselho de Ministros realizou esta sexta-feira,...
30/08/2024



CONSELHO DE MINISTROS APRECIOU PROPOSTA LEGISLATIVA SOBRE A MATÉRIA

O Conselho de Ministros realizou esta sexta-feira, 30 de Agosto, a sua Oitava Sessão Ordinária, sob orientação do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.
Nove departamentos ministeriais submeteram matérias para apreciação ao órgão colegial do Governo.

Aprovada a Estratégia do Executivo para a Electromobilidade, documento que define as regras para a aquisição, uso, manutenção e carregamento de veículos eléctricos e impulsiona a sua massiva adopção em substituição dos veículos convencionais, com o que se promoverá a protecção do Meio Ambiente e a redução das emissões de gases com efeito estufa. Foi aprovado o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo, instrumento estratégico de apoio à gestão da coisa pública para a implementação de um conjunto de tarefas, acções e métodos de comunicação com o objectivo de conquistar mercados e financiamentos orientados para a diplomacia económica, reforçar o posicionamento estratégico de Angola no contexto regional e internacional e promover a defesa da imagem e da boa reputação dos interesses superiores do Estado.

Também foi apreciado o Decreto Presidencial que aprova o Plano Nacional de Leitura, cujo objectivo último é a massificação da leitura no seio da população, de modo a garantir maior empoderamento cultural da população angolana e a sua respectiva autonomia.

Outro destaque da sessão foi a aprovação do Plano Nacional de Prevenção, Protecção e Apoio às Pessoas com Doenças Não-Transmissíveis, designadamente a hipertensão, a anemia falciforme, a diabetes, o cancro e doenças do foro mental.

 ANGOLA: REGISTADO CASO SUSPEITO DE MPOX EM CABINDA Foi detetado em Cabinda o primeiro caso suspeito de Mpox. De acordo ...
30/08/2024



ANGOLA: REGISTADO CASO SUSPEITO DE MPOX EM CABINDA

Foi detetado em Cabinda o primeiro caso suspeito de Mpox. De acordo com o Novo Jornal, trata-se de um cidadão proveniente da República Democrática do Congo (RDC), que terá entrado em Angola por via clandestina.

Uma amostra está já a caminho de Luanda para ser testada num laboratório e o doente está em isolamento. As autoridades sanitárias locais pedem calma à população, pois pode tratar-se de outra doença, como sarna ou sarampo, que apresentam os mesmos sintomas, avança ainda o jornal.

O Ministério da Saúde de Angola tem em curso medidas de vigilância epidemiológica para travar eventuais contágios do vírus, cujo ressurgimento na RDC já fez mais de 500 mortes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o atual surto de mpox em África como emergência global de saúde.(DW)

30/08/2024



INSTITUTO TÉCNICO PRIVADO DE SAÚDE VASSOVAVA LANÇA PARA O MERCADO DE TRABALHO MAIS DE QUATROCENTOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

 ADMINISTRADORA QUER PARCERIA DE EMPRESÁRIOS NO MUNICÍPIO PARA A MELHORIA DO SANEAMENTO BÁSICOA Administradora Municipal...
30/08/2024



ADMINISTRADORA QUER PARCERIA DE EMPRESÁRIOS NO MUNICÍPIO PARA A MELHORIA DO SANEAMENTO BÁSICO

A Administradora Municipal de Lucala, Maria de Lourdes Salgado manteve um encontro com os empresários que operam na circunscrição, com finalidade de estreitar as relações com o seu pelouro e fazer face às soluções dos grandes desafios que se impõem.

Durante o encontro em que participaram representantes de três empresas com destaque no município, foram abordadas questões ligadas à disponibilidade de meios por parte das empresas para libertar as zonas de maior concentração capim e lixo, contentores para a deposição dos resíduos, sacos facilitar as campanhas de limpeza que regularmente acontecem todas as sexta-feiras.

Durante as conversações que teve lugar na sala de reuniões da Administração, os empresários mostraram-se satisfeitos pela iniciativa e abertura da titular do Município em dialogar com os mesmos, convista a serem actores nos passos de desenvolvimento desta parcela do Cuanza-Norte, no âmbito da sua responsabilidade social.

Os homens fortes do sector privado, mostraram-se disponíveis em trabalhar com a administração ali for possível, sendo que a fábrica FULL BLLIS, prontificou-se em fornecer quantidades de rolos de plásticos nos próximos dias, para suportar e facilitar o projecto denominado "LUCALA SEM PLÁSTICOS NAS RUAS" que arranca ainda neste mês, numa iniciativa da administradora municipal.

Relativamente as máquinas, ficou a garantia de que se discutir em conselho das empresas tendo em consideração o volume de trabalho nas obras das quais são responsáveis, contudo, a partir de Setembro, haverá maior disponibilidade para cooperar de forma integral com administração, neste particular.

No final do encontro, a Administradora agradeceu a disponibilidade dos empresários e disse que exercício do género vai continuar a ser feito com as outras empresas.

  INSTITUTO TÉCNICO PRIVADO DE SAÚDE VASSOVAVA LANÇA PARA O MERCADO DE TRABALHO MAIS DE QUATROCENTOS PROFISSIONAIS DE SA...
29/08/2024



INSTITUTO TÉCNICO PRIVADO DE SAÚDE VASSOVAVA LANÇA PARA O MERCADO DE TRABALHO MAIS DE QUATROCENTOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

O Instituto Técnico Privado de Saúde Vassovava, outorgou na quarta-feira, 28 de Agosto, mais de quatrocentos novos estudantes de saúde, aptos para o mercado de trabalho.

Rodrigues Paulino, Finalista de Enfermagem, promete prestar um serviço de saúde mais virado para a humanização, e que está ávido para "emprestar" o seu saber ao nível da saúde.

"Saímos daqui bem formados e preparados para ajudar o nosso país a desenvolver cada vez mais no sector da saúde" garantiu a Estudante de Farmácia Laurinda Kissanga.

Os Professores Floriano António e Mateus García, mostram-se satisfeitos com a conclusão da formação com êxito destes estudantes, e que os conteúdos passados foram absolvidos de forma mais clara e técnica.

O Presidente do Conselho de Administração, referiu que esta acção representanta o compromisso da sua instituição na formação de profissionais de saúde de qualidade, e que prova do que afirma, são os resultados satisfatórios alcançados pelos estudantes nas várias unidades sanitárias onde efectuaram estágios curriculares.

"Temos tido várias aberturas no enquadramento dos estudantes nas várias unidades sanitárias da Província de Luanda, e que fruto da formação qualitativa que temos como prioridade, os nossos agora enfermeiros, farmacêuticos e analistas, vão levar como testemunho no mercado de trabalho" garantiu o responsável.

Crisóstomo Vassovava, referiu que a sua instituição está igualmente preocupada com a falta de humanização e hempatia no atendimento dos utentes, sendo que os professores tiveram neste período formativo de quatro anos, a levar a cabo uma série de programas e aulas de sensibilização a estes recém formados.

  EMPRESÁRIO FRANCISCO GUEDES EXIGE O PAGAMENTO DE 60 MIL DÓLARES RESTANTES DA DÍVIDA DA INTER TRANSPORTES CENTER.Inform...
29/08/2024



EMPRESÁRIO FRANCISCO GUEDES EXIGE O PAGAMENTO DE 60 MIL DÓLARES RESTANTES DA DÍVIDA DA INTER TRANSPORTES CENTER.

Informações recolhidas pela Central de Notícias Nova Era, dão conta que a Empresa Italiana Inter Transportes Center, efectuou no passado dia 9 de Abril deste ano, uma compensação na ordem dos cinquenta e um milhões, quinhentos e setenta e oito, e vinte e oitenta e cinco kwanzas, que representa apenas 50% da dívida, orçada em 120 mil dólares norte americanos.

"Em conformidade com o disposto no artigo 77, n°2, alineas d) e e), da lei nº12/15, de 17 de Junho, solicita-se a vossa Excelência o seguinte: Informação sobre se foi depositado, na conta do Tribunal, a quantia de kz 51.578.028,00 (Cinquenta e um milhões, quinhentos e setenta e oito mil, vinte e oito Kwanzas), referente ao presente processo executivo"refere um documento a que tivemos acesso.

O Empresário Angolano avançou ainda que "eles pagaram apenas um valor que corresponde a 60 mil dólares, faltando outros 60 mil dólares por se concluir até ao momento, mas eles não cumprem as orientações da sentença" denunciou Francisco Guedes.

Não deixou de mostrar-se confiante e firme na concretização que passa por conforme garantiu, caso seja necessário, iniciar um outro processo judicial, que terá como fim "pressionar" o Tribunal a obrigar a Inter Transportes Center a vender um dos seus imóveis para fruto da arrecadação dos recursos financeiros por esta via, pagar esta dívida.

"Estamos dispostos caso seja necessário, começar mais um processo judicial, só que desta vez para exigir a venda de um dos seus mais importantes imóveis, e fruto desta liquidação, eles pagarem-me a outra parte da dívida que falta" asseverou.

Estas novas reações do Empresário surge depois dos pronunciamentos de um dos Advogados da Inter Transportes Center, Inglês Pinto, que garantiu que o dinheiro todos já foi pago.

De recordar que tudo começou quando a Empresa do Empresário Francisco Guedes assinou um contrato com Organizações Não Governamentais, para a distribuição de produtos alimentares às populações deslocadas e desfavorecidas no interior do país, ainda em época de guerra, isto em Julho de 1995.

Os problemas começaram quando firmou parceria com a empresa de transportes de mercadorias estrangeira, de expatriados italianos denominados por Inter Transportes Center.

No acto da descarga de mercadorias ao Sumbe, Província do Kwanza Sul, registaram o desaparecimento de perto de mil setecentos e oitenta sacos de feijão, de 50 kilos cada, num total de 83 toneladas de feijão, uma situação que deixou o cliente do empresário angolano bastante preocupado.

Foi daí que Francisco Guedes abriu um processo judicial no Tribunal da Comarca do Lobito para exigir o pagamento de uma indemnização avaliada em 120 mil dólares norte americanos.

Em actualização...

  EMPOSSADOS MAIS DE TRINTA NOVOS RESPONSÁVEIS DOS CPAS DO BLOCO DA SOLUÇÃO.Mais de trinta novos responsáveis dos CPAS d...
29/08/2024



EMPOSSADOS MAIS DE TRINTA NOVOS RESPONSÁVEIS DOS CPAS DO BLOCO DA SOLUÇÃO.

Mais de trinta novos responsáveis dos CPAS do Bloco da Solução, foram empossados na tarde de terça-feira, 27 de Agosto, na Sala de Conferências do Proffice Center, para se conformar a nova configuração deste movimento político.

"Neste momento o que o bloco vai fazer é trabalhar, é envolver mais a sociedade, para permitir que outros entes que queiram unir-se possam solicitar a adesão. Daqui em diante é trabalhar com o cidadão, procurar explicar aquilo que é a sua responsabilidade constitucional através das propostas que os partidos apresentam" assegurou Edson Sawile.

O Coordenador do Bloco da Solução não deixou de realçar que a intenção passa por se organizar para constituir novos membros do Conselho Permanente, para dar resposta aos desafios que se apresentam.

A nova configuração do Bloco da Solução (BS), está composta pelo Movimento de União Nacional (MUN), Partido Democrático para o Progresso da Aliança Nacional Angolana (PDP ANA), e mais recentemente o Projecto Político PAJUD, sendo que por este motivo, Edson Sawile referiu que este empossamento visa envolver os seus membros na dinâmica do Bloco da Solução, que passam por ter capacidade de gerir os dossiês, e melhor execução dos programas deste movimento político.

"Nós defendemos o federalismo, e mais tarde quando nos apresentarmos em eleições, vamos defender as nossas ideias para resolução dos problemas dos cidadãos, porquanto estas e outras questões técnicas tivemos que passar aos novos membros" avançou.

29/08/2024



PSICÓLOGO CLÍNICO E PROFESSOR KINTOMBO PEDRO LANÇA PRIMEIRA OBRA CIENTÍFICA

  O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA escutou, com bastante preocupação, as decl...
29/08/2024



O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA escutou, com bastante preocupação, as declarações do Presidente do MPLA, proferidas durante a sessão de abertura da reunião com os Primeiros Secretários dos Comités de Acção do seu Partido, e torna público o seguinte:

É do domínio público que o MPLA, partido no poder, está envolto numa grave e indisfarçável crise de liderança que o torna incapaz de orientar de realizar o seu programa de governação, gravemente condicionado pela corrupção institucionalizada, pela mentalidade monolítica e pela cultura de exclusão, oferecendo aos cidadãos um país onde todos os que pensam diferente vivem já condenados, até que o Presidente do MPLA decida o contrário.

O Presidente do MPLA, com vestes de Presidente da República, no seu discurso, demonstrou, de viva voz, que não está à altura da missão republicana de representar todos os angolanos, porque é contra a unidade nacional, o Estado Democrático e de Direito e o regular funcionamento das instituições da República. O Presidente da República destila ódio, promove a intolerância e a divisão dos angolanos.

Ao proferir impropérios contra a oposição, a propósito do sentido de voto do Grupo Parlamentar da UNITA, aquando da votação final global da proposta de Lei dos crimes contra a vandalização de bens públicos, o Presidente do MPLA, com vestes de Presidente da República de Angola, recorre à calúnia e à difamação, pelo que o desafiamos a provar que a ocorrência dos crimes que imputa à oposição não são meras e falsas acusações.

O Presidente do MPLA, com vestes de Presidente da República, resiste à ideia de governar para todos os angolanos como iguais, exterioriza o seu profundo desrespeito pelos que pensam diferente, manda no Poder Judicial, dita sentenças, espezinha o funcionamento autónomo da Assembleia Nacional e quer determinar o sentido de voto do Grupo Parlamentar da UNITA.

O discurso do Presidente do MPLA é nostálgico ao SISTEMA DE PARTIDO ÚNICO, responsável pela desgraça que se abateu sobre Angola, desde Maio de 1975, quando o MPLA derrubou o Governo de Transição saído dos Acordos de Alvor, para impor aos angolanos a guerra do hegemonismo partidário, que arruinou o País e adiou o seu desenvolvimento económico e social por meio século.


O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA apela aos patriotas angolanos, membros de partidos políticos, das igrejas, da sociedade civil, do Poder Judicial e das Forças de Defesa e Segurança, a rejeitarem e condenarem o discurso do Presidente do MPLA com vestes de Presidente da República, que atenta contra a paz, a democracia e a reconciliação nacional.

O Presidente do MPLA devia ser, com vestes de Presidente da República e antes de tudo, o garante da paz, da unidade e da reconciliação nacional, pois nenhuma acção diplomática de promoção da paz na região dos grandes lagos é credível, quando o mesmo actor alimenta a discórdia no seu país.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA apela ao MPLA e ao seu presidente, que abandonem a linguagem do ódio, da intolerância e da diabolização de quem pensa diferente, e se libertem da tática de apontar o dedo aos outros, sempre que surge a necessidade de encobrir os seus próprios fracassos.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA apela às angolanas e aos angolanos para não se deixarem intimidar pelas intenções de condicionar o livre exercício do mandato do povo soberano de Angola pelos Deputados à Assembleia Nacional e para que não desistam desta luta incessante pela busca de um País de todos, que trate todos como iguais em direitos, deveres e oportunidades.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA encoraja os Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA a pautarem os seus posicionamentos políticos pela defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos e pelos valores e princípios inscritos na Constituição da República de Angola.

  𝐁𝐋𝐎𝐂𝐎 𝐃𝐄𝐌𝐎𝐂𝐑𝐀́𝐓𝐈𝐂𝐎: 𝗢 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗜𝗗𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗗𝗢 𝗕𝗟𝗢𝗖𝗢 𝗗𝗘𝗠𝗢𝗖𝗥𝗔́𝗧𝗜𝗖𝗢 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗔𝗨𝗗𝗜𝗘̂𝗡𝗖𝗜𝗔 𝗨𝗥𝗚𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗢 𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗢 𝗗𝗢 𝗜𝗡𝗧𝗘𝗥𝗜𝗢𝗥.O president...
29/08/2024



𝐁𝐋𝐎𝐂𝐎 𝐃𝐄𝐌𝐎𝐂𝐑𝐀́𝐓𝐈𝐂𝐎: 𝗢 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗜𝗗𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗗𝗢 𝗕𝗟𝗢𝗖𝗢 𝗗𝗘𝗠𝗢𝗖𝗥𝗔́𝗧𝗜𝗖𝗢 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗔𝗨𝗗𝗜𝗘̂𝗡𝗖𝗜𝗔 𝗨𝗥𝗚𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗢 𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗢 𝗗𝗢 𝗜𝗡𝗧𝗘𝗥𝗜𝗢𝗥.

O presidente do Bloco Democrático, 𝐅𝐢𝐥𝐨𝐦𝐞𝐧𝐨 𝐕𝐢𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐋𝐨𝐩𝐞𝐬, solicitou hoje ao Ministro do Interior uma audiência urgente, antes do dia 31 de Agosto, para questionar o comportamento da Polícia.

O documento exprime a preocupação do Partido “com a forma como tem agido a Polícia Nacional em várias circunstâncias, dificultando a compreensão sobre o cumprimento dos artigos 11º da Constituição da República sobre “paz e segurança nacional” bem como do artº 21º sobre a necessidade do Estado “assegurar os direitos dos cidadãos no âmbito das suas tarefas fundamentais.”

A carta realça que o “artº 17º da Constituição concede aos partidos políticos fins como “contribuir para a protecção das liberdades fundamentais e dos direitos da pessoa humana bem como da “defesa da forma republicana de governo”.

O Bloco Democrático acentuou que face a Manifestação prevista para o dia 31 de Agosto é fundamental que esse diálogo seja realizado para se evitar repressão ao invés da acção de protecção como postula a Lei.

  🇦🇴UNITA PEDE AO MPLA E SEU LÍDER QUE ABANDONEM LINGUAGEM DE ÓDIO E INCOMPETÊNCIAA UNITA, maior partido da oposição em ...
28/08/2024



🇦🇴UNITA PEDE AO MPLA E SEU LÍDER QUE ABANDONEM LINGUAGEM DE ÓDIO E INCOMPETÊNCIA

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, apelou hoje ao MPLA, partido no poder, e ao seu presidente, João Lourenço, que "abandonem a linguagem do ódio, da intolerância e da diabolização de quem pensa diferente".

Em comunicado, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA reagia a um discurso do líder do MPLA, segunda-feira, na abertura de um encontro com os primeiros secretários dos Comités de Ação do Partido (CAP).

Na sua intervenção, João Lourenço acusou os adversários do partido "que não fazendo oposição, encorajam e fomentam a desordem, organizam e lideram a subversão".

"Como ficou evidente agora na aprovação da Lei contra a Vandalização de Bens Públicos, tendo ficado provado o que já era evidente, que estão por detrás destas práticas antissociais e criminosas", disse o líder do MPLA e também Presidente de Angola. Face à acusação, a UNITA exortou ao MPLA e ao seu líder que "se libertem da tática de apontar o dedo aos outros, sempre que surge a necessidade de encobrir os seus próprios fracassos".

"O presidente do MPLA, com vestes de Presidente da República, no seu discurso demonstrou, de viva voz, que não está à altura da missão republicana de representar todos os angolanos, porque é contra a unidade nacional, o Estado Democrático e de Direito e o regular funcionamento das instituições

Fonte: Lusa

28/08/2024



BLOCO DA SOLUÇÃO CONFERE POSSE DE NOVOS SECRETÁRIOS DOS CPAS

  COMANDANTE DA 18ª UNIDADE DE POLÍCIA DE GUARDA FRONTEIRAS APELA MAIS TRABALHO EM PROL DA PROTECÇÃO DA FRONTEIRA ESTATA...
28/08/2024



COMANDANTE DA 18ª UNIDADE DE POLÍCIA DE GUARDA FRONTEIRAS APELA MAIS TRABALHO EM PROL DA PROTECÇÃO DA FRONTEIRA ESTATAL

O Comandante da 18ª Unidade de Polícia de Guarda Fronteiras no Bengo, Superintendente-Chefe José António "Tozé" apelou aos efectivos mais empenho e trabalho em prol da Protecção da fronteira estatal.

José António falava, esta segunda-feira 26.08.2024, durante o acto das comemorações do 46° aniversário da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola, que se assinalou, igualmente a 26 de agosto do ano em curso.

Na sua intervenção, o oficial superior chamou igualmente a atenção aos recém promovidos daquela Unidade, no sentido de continuarem a trabalhar em prol da protecção da Fronteira Estatal e a promoverem sempre o sentimento patriótico e o garante da segurança ao cidadão.

O acto provincial das comemorações decorreu, num ambiente festivo, com actividades de confraternização entre os efectivos.

Fizeram parte do acto, membros do Conselho Consultivo local, bem como, oficiais superiores, subalternos, subchefes e agentes da 18ª Unidade de Polícia e Guarda Fronteiras no Bengo.

  DIIP DETÉM DOIS CIDADÃOS IMPLICADOS NO CRIME DE VANDALIZAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Efectivos do Departamento de Investigaçã...
28/08/2024



DIIP DETÉM DOIS CIDADÃOS IMPLICADOS NO CRIME DE VANDALIZAÇÃO DE BENS PÚBLICOS

Efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais afectos ao Comando municipal do Dande da Polícia Nacional, em coordenação com as Forças da Esquadra Policial do Panguila realizaram na pretérita semana uma micro-operação que incidiu na via pública, concretamente na paragem do Hotel Panguila, que resultou na detenção de dois cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 28 e os 30 anos, acusados no crime de vandalização de bens públicos, isto é, uma captação de água.

Os cidadãos em causa, foram detidos por volta das 17 horas, após uma denúncia de populares de que os mesmos vandalizavam uma captação de água localizado no sector 02 do Panguila.

De referir que, durante a operação foram recuperadas (02) duas metades de tubos de transportação de água potável com aproximadamente 6 metros cada e apreendida uma motorizada de três rodas de cor preta da marca Kawasaki sem chapa de matrícula, que servia como meio de transporte dos meios vandalizados a fim de, serem comercializados no mercado do Rock no Panguila.

Os referidos cidadãos serão presentes ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais.

  FORÇAS DO MININT DETÊM TREZE CIDADÃOS DA RDC POR ENTRADA E PERMANÊNCIA ILEGAL NO TERRITÓRIO NACIONAL.Forças da Delegaç...
28/08/2024



FORÇAS DO MININT DETÊM TREZE CIDADÃOS DA RDC POR ENTRADA E PERMANÊNCIA ILEGAL NO TERRITÓRIO NACIONAL.

Forças da Delegação do Ministério do Interior, compostas por efectivos (da PNA, SIC E SME) estacionados no Município do Ambriz, procederam no dia 25.08.24, a detenção de treze cidadãos estrangeiros provenientes da República Democrática do Congo, por entrada e permanência ilegal no território nacional, nas localidades do Loge, Tuzolana, município do Ambriz e Panguila no Município do Dande.

A informação foi avançada esta quarta-feira 28, pelo Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Minint no Bengo superintendente Gaspar Luís Inácio, que afirmou que, as detenções foram resultado de de um trabalho de busca de informações realizado pelas forças da Delegação do Ministério do Interior estacionados no Município do Ambriz e de denúncias que davam conta da movimentação de pessoas estranhas que circulavam num matagal nas imediações do rio Loge e no Tuzolana, tendo se deslocado para a referida zona, uma patrulha composta por efectivos da Polícia Nacional, do SIC e do SME, que culminou com a detenção de 10 cidadãos que se faziam acompanhar de cinco menores todos da RDC, por entrada e permanência ilegal no território nacional, presumindo -se que os mesmos foram transportados por uma viatura não identificada e abandonados a sua sorte na calada da noite.

Gaspar Luís Inácio disse ainda que outros três cidadãos provenientes da RDC, foram detidos na Região do Panguila município do Dande pela Polícia Nacional quando estes tentavam atingir a capital do País Luanda .

O oficial superior da Polícia Nacional no Bengo disse ainda que, os treze cidadãos provenientes da RDC, serão presentes ao Ministério Público junto do SME para os o legais.

 GOVERNADOR PROVINCIAL DO MOXICO INTERAGE COM PACIENTES OPERADOS POR PROBLEMAS MAXILO-FACIAISNoventa e três cirurgias do...
27/08/2024



GOVERNADOR PROVINCIAL DO MOXICO INTERAGE COM PACIENTES OPERADOS POR PROBLEMAS MAXILO-FACIAIS

Noventa e três cirurgias do fórum maxilo-facial foram realizadas no Hospital Geral do Moxico, durante sete dias de campanha de cirurgias gratis promovida por equipa médicos de Hospital Josina Machel e Hospital Geral do Moxico em parceria com o Ministério da Saúde de acordo com Médico cirugião “Agnelo Lucamba” esta terça-feira 27 de Agosto após a visita do Governador Ernesto Muangala.

Agnelo Lucamba, fez estes pronunciamentos ao fazer o balanço das cirurgias tendo afiançado igualmente que até agora já foram atendidos mais de cento e quarenta pacientes e os resultados são satisfatórios.

Entre os pacientes operados paira o clima de satisfação e alegria pois haviam pacientes com mais de 10 sem abrir a boca por problemas maxilo faciais, recordam com nostalgia o triste cenário por estes vividos anteriormente, "com este gesto estamos felizes já vamos nos sentir mais inclusos na sociedade... Muito obrigado."

Na ocasião o Director do Gabinente Provincial da Saúde no Moxico Tiago Mario, ao falar dos objectivos disse que destacam-se o de fazer consultas e cirurgias bem como de realizar campanha massiva de consultas maxilo-facial, para diagnosticar e tratar as várias lesões faciais causadas por má formações congénitas ou acidentes e garante a criação de condições para a continuidade e a realização de outras campanhas de género nos Municípios do Moxico e Luau.

Por sua vez, o Governador Provincial Ernesto Muangala, mostrou-se solidário com os pacientes já operados e disse que a campanha teve um grande impacto no seio da população do Moxico e não só, porque recorreram na nossa província e hospital, pacientes de outras localidades do país.

“Agradeço a oportunidade em nome do Governo e a população do Moxico a equipa médica e a todos os profissionais que deixaram as suas famílias e seus locais de trabalho (Luanda), para juntar-se a essa causa solidária, princípio de humanismo, atenção aos nosso pacientes."

Esta campanha permitiu, ainda, levar os serviços de saúde mais próximo dos cidadãos, principalmente, nas consultas de especialidades que são difíceis, como é o caso da Maxilo-facial.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da saúde em parceria com o hospital Jasina Machel, que vai abranger cinco províncias do país como Luanda, Benguela, Moxico, Huambo, Uíge e Cune

PRESIDENTE DA REPÚBLICA: ENCONTRO COM A BANCA COMERCIAL O Presidente da República, João Lourenço, realizou na manhã dest...
27/08/2024

PRESIDENTE DA REPÚBLICA: ENCONTRO COM A BANCA COMERCIAL

O Presidente da República, João Lourenço, realizou na manhã desta terça-feira, 27 no Palácio Presidencial, uma reunião com a direcção da banca comercial que opera em Angola.

Em atualização!

  A gigante americana já começou a enviar os convites para a apresentação, que será realizada no Steve Jobs Theater, no ...
26/08/2024



A gigante americana já começou a enviar os convites para a apresentação, que será realizada no Steve Jobs Theater, no Apple Park. O tema do evento é "It’s glowtime".

O iPhone 16 terá telas maiores em seus modelos Pro e novos recursos de câmera, como um botão dedicado para tirar fotos. A empresa também está lançando um conjunto de ferramentas de inteligência artificial chamado Apple Intelligence.

Os modelos da Apple Watch Series 10 serão mais finos, mas terão telas maiores. E a Apple está reformulando sua linha de AirPods com novas versões de entrada e intermediárias.

Fonte: Globo

 NOVO ATAQUE RUSSO EM MASSA CONTRA KIEV E OUTRAS REGIÕES Várias explosões foram ouvidas esta segunda-feira na capital uc...
26/08/2024



NOVO ATAQUE RUSSO EM MASSA CONTRA KIEV E OUTRAS REGIÕES

Várias explosões foram ouvidas esta segunda-feira na capital ucraniana, Kiev, tendo sido lançado um alerta nacional contra os ataques aéreos russos, com mísseis e drones a visar várias regiões da Ucrânia.

Há relatos de explosões noutras partes do país, incluindo a cidade de Lutsk, no noroeste, onde as autoridades disseram que um ataque danificou um edifício de apartamentos. A força aérea ucraniana avisou que mísseis de vários tipos estavam a ser apontados a diferentes partes do país.

De acordo com as autoridades locais, o ataque em massa lançado pela Rússia fez pelo menos três mortos, um na cidade de Lutsk e dois nas regiões de Dnipropetrovsk (centro) e Zaporiyia (sudeste) e foi dirigido sobretudo contra o setor energético ucraniano. Empresas do setor já anunciaram cortes de eletricidade de emergência. (DW com agências)

  Encontro do Presidente do MPLA com os Primeiros Secretários dos Comités de Acção do Partido.Em atualização!
26/08/2024



Encontro do Presidente do MPLA com os Primeiros Secretários dos Comités de Acção do Partido.

Em atualização!

  🇦🇴 LIVRO DO PSICÓLOGO CLÍNICO E PROFESSOR KINTOMBO PEDRO JÁ À DISPOSIÇÃO DO PUBLICO.Cell: 942970899/923579737
25/08/2024



🇦🇴 LIVRO DO PSICÓLOGO CLÍNICO E PROFESSOR KINTOMBO PEDRO JÁ À DISPOSIÇÃO DO PUBLICO.

Cell: 942970899/923579737

 GOVERNADOR  DO MOXICO ERNESTO MUANGALA AUSCULTA POPULAÇÃO DE LUCUSSEO Governador provincial do Moxico Ernesto Muangala ...
24/08/2024



GOVERNADOR DO MOXICO ERNESTO MUANGALA AUSCULTA POPULAÇÃO DE LUCUSSE

O Governador provincial do Moxico Ernesto Muangala auscultou a população da Comuna Histórica do Lucusse na pretérita semana, um a um, o Governador auscultou a população e as autoridades tradicionais, religiosas da comuna do Lucusse, mostraram-se satisfeitas e confiantes no desenvolvimento da circunscrição, com a elevação da Comuna à Município, em Janeiro de 2025.

Após serem recebidos pelo Governador do Moxico Ernesto Muangala, no âmbito do programa "Fale com o Governador", que igualmente já auscultou a população da sede Provincial e do Município de Luacano e vai agora na terceira edição.

Com objectivo de ouvir as preocupações, sugestões e críticas dos cidadãos, o programa reflete o compromisso do Governo Provincial em fortalecer a governação participativa e de Proximidade para solucionar as questões de interesse colectivo.

As autoridades tradicionais e religiosas, afirmaram acreditar que a elevação da comuna do Lucusse a município ganhará um hospital municipal maior e com os serviços essenciais de saúde, para o bem da população.

Em resposta às questões levantadas e questões colocadas o Governador da Província do Moxico, Ernesto Muangala, asseverou que as autoridades tradicionais, religiosas e a população em geral, desta comuna, apoiam a ascensão da região para município.

"Pois já se projecta numa primeira fase a construção de uma escola do II ciclo, oferta de ambulância, tendo em conta o número de acidente que ocorre na Estrada Nacional 180, e neste ano a oferta de instrumentos agrícolas pelo facto de ser uma comuna produtora de mandioca e outros tubérculos.

Ernesto Muangala disse igualmente que o Gabinete de Estudo, Planeamento do Estatística (GEPE), fez um levantamento das necessidades de quadros, para salvaguardar as regiões da Província que ascenderam a município."

As cooperativas de Lucusse passam agora a produzir maior e melhor com a entrega de insumos agrícolas, trata-se de fertilizantes, numa iniciativa do Governador Provincial do Moxico Ernesto Muangala.

Recordar que o Lucusse dista a 133 quilómetros a sul da cidade do Luena, na Província do Moxico.

 RESPOSTA AO COMUNICADO DE IMPRENSA DA UNITARESPEITADO POVO ANGOLANO!O Grupo Parlamentar do MPLA dirige-se a todos os an...
23/08/2024



RESPOSTA AO COMUNICADO DE IMPRENSA DA UNITA
RESPEITADO POVO ANGOLANO!

O Grupo Parlamentar do MPLA dirige-se a todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, do mar ao leste, para refutar de forma firme e inequívoca as acusações falaciosas e irresponsáveis feitas pela UNITA, na conferência de imprensa que realizou ontem, dia 23 de Agosto.

Mais uma vez, este partido mostra com clareza as manobras políticas com que nos habituou, para desestabilizar o país e semear discórdia entre os angolanos.

O comunicado de imprensa da UNITA, não é mais do que uma ardilosa acção de propaganda política, que instrumentaliza as dificuldades do Povo
Angolano para se autopromover.

O Grupo Parlamentar do MPLA lamenta o facto do maior partido da oposição recorrer, mais uma vez, à mentira para impor a sua agenda política, em contra-mão com os ditames da Democracia e os verdadeiros interesses do Povo Angolano.

A UNITA avalia como "marcadamente negativo" o desempenho da Assembleia Nacional durante o Segundo Ano Parlamentar da actual
Legislatura. Mas recordemos que a própria UNITA também tem responsabilidades no que se alcançou, e sobretudo, naquilo que não se alcançou neste 2° Ano Parlamentar.

Em vez do consenso político, em matéria de combate ao crime público, foi a própria UNITA, que ataca juízes, procuradores e agentes da ordem pública que se absteve na votação da lei dos crimes contra vandalismo.

Os deputados da UNITA têm demonstrado uma reiterada falta de decoro e ética parlamentar, nas suas intervenções e acções, tendo sido tal comportamento sucessivo ao longo de todo o Ano Legislativo que termina.

Durante este segundo ano parlamentar, o MPLA promoveu e aprovou leis fundamentais para o desenvolvimento de Angola, enquanto a UNITA, mais uma vez, optou por se colocar do lado da inércia e do obstrucionismo.

O Parlamento é constituído por todos os partidos e por todos os Deputados eleitos pelo Povo Angolano. Todos os Deputados têm um espaço e voz próprios, desde que para isso tenham vontade anímica. A contribuição do MPLA para o avanço legislativo do país é inegável e será lembrada como um dos pilares da construção de uma Angola mais justa e próspera.

Desde a sua fundação, o MPLAsempre defendeu a Soberania Nacional e a Constituição da República de Angola. Hoje, com redobrado vigor e determinação, o MPLA e o seu Grupo Parlamentar lutam, acima de tudo, pela defesa da Constituição da República e dos direitos e liberdades fundamentais do Povo Angolano.

No entanto, o MPLA, como partido que suporta o governo, desempenha um papel central e decisivo no processo legislativo em Angola. As iniciativas legislativas apresentadas pelo Presidente da República, que é também o Presidente do MPLA, reflectem directamente o programa de Governo do MPLA e os compromissos assumidos para com o povo angolano.

Portanto, todas as propostas de leis introduzidas pelo titular do Poder Executivo são, na sua essência, decorrentes do programa de governação do
MPLA, sufragado e eleito pela maioria do Povo Angolano.
Desde as eleições de 2022, a UNITA tem-se mostrado incapaz de aceitar os resultados legítimos que deram a vitória ao MPLA.

Este comportamento é sintomático de um partido que não tem respeito pela vontade do povo e que, em vez de trabalhar para Angola, prefere fomentar a divisão e a desordem.

O povo angolano sabe quem está do lado certo da História.
Para que país a UNITA nos quer levar?
Todos nos recordamos da não aceitação dos resultados eleitorais de 1992.

A UNITA está na memória dos Angolanos como o partido que até hoje não conseguiu expurgar de si as práticas que levaram à destruição e ao sofrimento

A tentativa falhada de destituição do Presidente da República, orquestrada pela UNITA, foi uma manobra anti-democrática e uma afronta directa à vontade soberana do Povo Angolano, expressa nas urnas. Este processo, completamente desprovido de bases legais ou factuais, revela o verdadeiro rosto da UNITA: um partido que não aceita as regras do jogo democrático e que está disposto a tudo para alcançar o poder, inclusive subverter a ordem constitucional.

Este acto, que não encontra precedente em nenhuma democracia séria, expõe o maior partido da oposição como uma força desestabilizadora, que não hesita em colocar os seus interesses acima da paz e da estabilidade do país.

A UNITA falta com a verdade quando sabe que o Executivo, liderado pelo MPLA, tem já criadas infraestruturas autárquicas em várias províncias do país, de suporte à institucionalização das autarquias locais.

A reestruturação administrativa da província de Luanda, implementada pela Divisão Político-Administrativa, é uma medida necessária para melhorar a eficiência do Estado e aproximar os serviços públicos da população.

Ainda relativamente à Divisão Político-Administrativa da Província de Luanda, é importante sublinhar que o Grupo Parlamentar do MPLA votou e aprovou o que está consagrado na Constituição da República de Angola: a capital da República de Angola é Luanda, e não o que se vai dizendo e escrevendo no espaço público.

No entanto, a oposição desesperada tenta fazer crer que esta medida tem outro propósito que não o desenvolvimento e o bem-estar dos angolanos, mas esquece-se que o MPLA nas eleições de 2022, elegeu 4 deputados no Cuando-Cubango e 4 deputados no Moxico, províncias que também serão abrangidas pela Divisão Político-Administrativa do território.

O Executivo tem implementado políticas rigorosas e medidas de transparência e de combate à corrupção, enquanto a UNITA se tem limitado a lançar acusações sem fundamento, numa clara demonstração de hipocrisia e populismo fácil.

Tantos os dados apresentados pela Procuradoria-Geral da República, como da insuspeita Transparency International, mostram que Angola tem feito progressos nesta matéria que resultaram na melhoria sucessiva, desde 2016, do índice de percepção da corrupção.

Endereço

Talatona

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 17:00

Telefone

+244952618263

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Central de Notícia Nova Era publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Central de Notícia Nova Era:

Vídeos

Compartilhar


Outra Empresa de comunicação e notícias em Talatona

Mostrar Todos