Ecos & Factos

Ecos & Factos ✊🌍 Este espaço é dedicado ao ativismo! Aqui, lutamos por justiça social ⚖️, igualdade ✨ e um futuro mais sustentável 🌱. Por Angola e Pelos Angolanos🌟🕊️”

Compartilho reflexões, histórias inspiradoras e ações que fazem a diferença 💡💪.

21/12/2024

“Projecto do Presidente João Lourenço é permanecer no poder a todo custo”

👉Polícia holandesa ag4id£ cidadã angolana que teve gestação recentementeO Consulado Geral de Angola expressou preocupaçã...
23/09/2024

👉Polícia holandesa ag4id£ cidadã angolana que teve gestação recentemente

O Consulado Geral de Angola expressou preocupação sobre o incidente envolvendo a cidadã angolana Evelina Patrícia Cristóvão Vunge, que foi vít!ma de ag4£ssão por parte da polícia em Eindhoven, Países Baixos. Evelina, que deu à luz recentemente, foi separada do seu recém-nascido após um desentendimento com o pai da criança, um cidadão holandês que, após o desentendimento, chamou a polícia. O incidente, captado em vídeo, gerou grande repercussão nas redes sociais, levando o Consulado a manifestar consternação pelo uso exc£ssivo de f0rça e pela falta de consideração pela condição vulnerável da mãe e do bebê.
A criança foi entregue a cuidadores sociais.

O Consulado angolano pediu uma investigação rigorosa e transparente sobre o caso. A entidade diplomática reforçou que continuará a acompanhar o desenrolar deste caso, oferecendo apoio à cidadã e à sua família.

26/08/2024

Assim vamos parar aonde ?

24/08/2024

Complicou

24/08/2024

Acreditaste😂😂😂😂

21/08/2024

Crime não compensa ✅😔 Os presumíveis assaltantes dos 12 milhões de kwanza …

19/08/2024

Podemos chamar já de ditadura ?

19/08/2024

Mal a pior

18/08/2024
18/08/2024

Tal como recebi: Criminalidade …

Oficial que matou colega transferido para a Província da Lunda-Sul Gilze - Um inspector do Serviço de Investigação Crimi...
11/08/2024

Oficial que matou colega transferido para a Província da Lunda-Sul

Gilze - Um inspector do Serviço de Investigação Criminal de Luanda, Dickson Da Silva “Malária”, acusado de ter matado em Abril o seu colega de nome Alberto Joaquim Bula, mais conhecido por “Betangó”, foi recentemente transferido para trabalhar na província da Luanda-Sul. Em meios que acompanham o assunto sobrassem reparos de que esta transferência serve para esconder alegados crimes cometidos pelo mesmo.

Até então ligado à área das execuções do SIC no município de Viana, Dickson da Silva “Malária”, e o falecido Alberto Joaquim “Betangó”, enfrentavam um processo judicial por terem assassinado no dia 25 de fevereiro de 2023, um jovem Domingos de Oliveira Pedro, 26 anos, recorrendo a práticas de tortura. Ou seja, Dickson perfurou as veias dos pés do falecido, causando hemorragia até à morte.
�Depois de denunciados, o agente “Betangó”, foi detido por alguns dias e Dickson Da Silva “Malária”, mantido em liberdade, uma vez que tem a reputação de g***r da proteção de um superior hierárquico, Lourenço Ngola Quina, com quem o mesmo trabalha no departamento dos crimes violentos.

Na sequência de relatos de que “Betangó”, estaria a se sentir sob pressão de acarretar sozinho o peso da morte de Domingos de Oliveira Pedro, o inspector Dickson da Silva, que foi o autor moral do assassinato, passou a sentir-se inseguro e sem garantias de que o seu o pudesse proteger diante do Juiz.

Em Abril, o inspector Dickson da Silva, levou o colega “Betangó”, para irem beber algures na zona de Luanda Sul, em Luanda.
Depois de terem sido vistos, surgiu na madrugada do dia seguinte a informação de que “Betangó”, “morreu na madrugada desta quarta-feira, 24, na estrada direita de Calumbo, junto às bombas da Pumangol, Zango 1, durante colisão entre um Toyota Hiace e uma motorizada”.
�Dickson Da Silva, o colega, passou a ser apontado como o principal interessado pela morte de “Betangó”, já que enfrentavam em tribunal processo pelo assassinato de Domingos de Oliveira Pedro, no ano passado. “Ele matou o “Betangó” para que o malogrado não pudesse explicar em tribunal sobre a morte de Domingos Pedro e ainda por cima levou-o para uma área sem câmaras de filmar que só os agentes do SIC conhecem para não deixar pista”, conforme descreveu uma fonte …

ÚLTIMA HORA: Cidadão entra agora no bar para beber e acabada perdendo a vid'aDe acordo as informações em nossa posse, o ...
10/08/2024

ÚLTIMA HORA: Cidadão entra agora no bar para beber e acabada perdendo a vid'a

De acordo as informações em nossa posse, o facto aconteceu agora mesmo, em Viana, nas imediações do Alimenta Angola da Estalagem, no interior de um bar frente a pedonal do alimenta, quando o senhor em causa que se fazia transportar da sua viatura com chapa de matrícula LD-54-71-EZ, terá entrado no referido bar, posto no bar e depois de consumir, simplesmente, supostamente, foi ao óbito
Ninguém no local conhece o senhor em causa....

Governo angolano vende "imagem irrealista" do país na CNN – MCGilze - O governo angolano assinou recentemente um contrat...
20/07/2024

Governo angolano vende "imagem irrealista" do país na CNN – MC

Gilze - O governo angolano assinou recentemente um contrato milionário com o canal norte-americano de notícias CNN, com o intuito de vender uma imagem paradisíaca de Angola a nível internacional

Esta iniciativa, orquestrada pelo Presidente João Lourenço e seus auxiliares, tem como objetivo vender uma velha imagem de que Angola é um país rico e belo, que consta nos manuais escolares do primeiro ciclo do ensino.
No entanto, como é sobejamente sabido, esta narrativa que o governo prevê vender aos fracos de espírito, tal como aconteceu num passado recente na Euronews, está em desacordo gritante com a realidade vivida pelos cidadãos angolanos no dia a dia.
Não podemos tapar o sol com a peneira e partilhar a visão moribunda dos dirigentes angolanos de que o nosso querido país, Angola, é um paraíso africano na terra e, aqui, não existe nenhum problema. Pois, até os mais básicos, tais como: de energia eléctrica, água potável, saneamento básico, pobreza, corrupção, seca e fome, estão resolvidos.
Abro aqui um parêntese para parabenizar o candidato a presidente do MPLA, general Higino Carneiro, pela coragem de exibir, nas redes sociais, a sua modesta mansão luxuosa (de dar inveja) algures em Luanda. Obviamente, caso seja eleito presidente do MPLA, no próximo Congresso Ordinário, e quiçá Presidente da República nas próximas eleições gerais, não irá pôr as mãos no erário. Sic!
Enquanto os líderes angolanos desenham um país paradisíaco e desenvolvido, a realidade é que Angola está atolada numa crise económica e governativa que parece não ter fim. Os cidadãos, que deveriam ser os protagonistas desta história de sucesso, vivem em condições deploráveis, muitas vezes piores que as dos animais nos currais.
O governo, ao invés de enfrentar os verdadeiros problemas do país, opta por gastar milhões de dólares em acordos de publicidade com a CNN. Esta parceria, anunciada com p***a e circunstância, que supostamente visa reforçar e melhorar a imagem de Angola aos olhos do mundo, através da CNN, não passa meramente de uma fachada para enganar os incautos no exterior.

A recente audiência entre João Lourenço e o vice-presidente da CNN, Konstantinos Oikonomou, foi mais um acto deste grande teatro. Discutir formas de melhorar a colaboração é uma coisa, mas utilizar isto como uma cortina de fumo para mascarar a realidade é outra bem diferente. Aqui questionamos se os recursos a serem gastos nesta "diplomacia mediática" não seriam melhor empregados em resolver os problemas básicos do país.
Em vez de investir em propaganda cara e absurda, o Executivo de João Lourenço deveria focar-se em melhorar as condições de vida dos pacatos cidadãos.
A formação de jornalistas e profissionais de comunicação social público é importante, mas sem uma imprensa verdadeiramente livre (que respeita a ética e deontologia jornalística, dando espaço aos partidos da oposição, que actualmente são considerados inimigos públicos, à margem da Constituição da República de Angola) este esforço é como tentar encher um balde furado.
O verdadeiro desenvolvimento do país só virá com a implementação de políticas públicas eficazes, combate à corrupção e melhoria das condições económicas e sociais dos angolanos.
Logo, a afirmação de Oikonomou de que "a CNN encara todos os países de África com potencial único" é uma pérola de hipocrisia. Este "potencial único" raramente se traduz em melhorias reais para a população.

Em Angola, a propaganda cria uma narrativa de progresso que só existe na imaginação dos políticos do partido no poder, MPLA. Enquanto isso, o povo angolano continua a lutar diariamente pela sobrevivência, numa realidade que está longe de ser um paraíso tropical.
Mas, graças a Deus, os angolanos são resilientes e têm uma percepção clara da sua situação. Sabem que a prosperidade não se alcança através de campanhas publicitárias, mas sim com políticas públicas sólidas e transparentes.
A verdadeira imagem de Angola deve ser construída com base em realizações concretas e não em ilusões propagandísticas. O governo pode tentar enganar o mundo, mas não pode enganar o seu próprio povo.
Portanto, ao nosso ver, o referido contrato é uma certeza de como os dirigentes angolanos usam os órgãos de comunicação social para manipular a percepção pública e internacional.
Mas, a verdade é teimosa e, mais cedo ou mais tarde, vem à tona. É imperativo que o governo angolano redireccione os seus esforços e recursos para enfrentar os desafios internos e melhorar a vida dos seus cidadãos. Somente assim Angola poderá realmente ser o país próspero que se deseja projectar ao mundo.
Até lá, continuaremos a assistir este triste espectáculo de propaganda governamental, onde a realidade é filho alheio.
*Jornalista, jurista, defensor dos Direitos dos Consumidores e activista dos Direitos Humanos

11/07/2024

Endereço

São Paulo De Luanda

Telefone

+244929229809

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ecos & Factos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Ecos & Factos:

Vídeos

Compartilhar