21/02/2024
O aplicativo de mobilidade Yango e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) assinaram recentemente um memorando de entendimento que visa estabelecer uma relação de cooperação para a melhoria da segurança e protecção dos condutores e passageiros.
Nos termos do memorando, o CISP e a Yango passam a cooperar no domínio da verificação dos dados dos condutores que trabalham ou pretendem trabalhar com o aplicativo da Yango. As autoridades angolanas passam a analisar o registo criminal e a carta de condução destes condutores, bem como o livrete e o título de propriedade dos veículos que usam o aplicativo da Yango para prestar o serviço de transporte.
Por seu lado, a Yango, responsabiliza-se em solicitar aos condutores das empresas de transporte parceiras, a apresentação da confirmação do CISP de que submeteram os seus documentos num prazo de 15 dias úteis a partir da data de registo. Os condutores que não tiverem a validação do CISP não poderão receber pedidos de serviços de transporte através da aplicação Yango Pro.
O memorando entre o CISP e a Yango também melhora funcionalidades de segurança já existentes no aplicativo, como o botão SOS. Quando um passageiro ou condutor activa esta funcionalidade através do aplicativo, entra imediatamente em contacto com as autoridades, através do número 111.
Para o director geral do CISP, o Comissário Adulcínio Lutucuta, este instrumento “representa um passo muito importante, face às preocupações que têm vindo a surgir há algum tempo nas redes sociais, sobre alguma insegurança nos táxis por aplicativo”.
Segundo o Comissário, os utentes “podem sentir-se mais seguros durante as viagens, porque, em tempo real, e sempre que houver alguma situação, a Yango sabe onde se dirigir, de forma a activar a intervenção dos órgãos de segurança.”
Siga Mundo T para mais notícias. 😉