23/11/2024
ARQUIDIOCESE DO LUBANGO PEGARÁ FOGO 🔥 ARCEBISPO EMÉRITO DO LUBANGO DOM ZACARIAS KAMWENHO COMPLETA 50 ANOS DE EPISCOPADO.
Nascido em Chimbundo, Bailundo Província do Huambo, no dia 5 de Setembro de 1934, ordenado sacerdote da Igreja Católica em 1961, foi elevado a Arcebispo de Lubango em 1995. Dom Zacarias Kamwenho encontrava-se na vanguarda de um movimento que, no final da década de 1990, através dos seus esforços e dos de outros dirigentes da Igreja e da sociedade civil, inspirou no povo angolano uma consciência crescente da necessidade de lutar pela paz e pelos direitos humanos e promover uma «reconciliação nacional inclusiva».
Foi Presidente do Comité Ecuménico para a Paz em Angola, fundado em 2000. Este organismo ecuménico congregou a Conferência Episcopal Católica de Angola e São Tomé, de que também era presidente, a Aliança Evangélica de Angola e o Conselho das Igrejas Cristãs de Angola.
Dom Zacarias Kamwenho serviu de mediador entre as partes em conflito para trazer a paz a um país dilacerado por 27 anos de guerra intermitente, de cariz étnico e ideológico, que serviu de campo de batalha à Guerra Fria, com a ampla participação de Cuba, da África do Sul, da União Soviética e dos Estados Unidos da América, deixando mais de meio milhão de mortos e milhões de pessoas deslocadas, destruindo as infraestruturas de Angola e causando graves danos à sua economia e instituições.
O líder civil e religioso Dom Zacarias Kamwenho inspirou o povo angolano no sentido de defender os seus direitos e desempenhou um papel fundamental no processo de paz que conduziu ao fim da guerra civil no país.
A MISSA DE ACÇÃO DE GRAÇAS SERÁ REALIZADA NO PAVILHÃO MULTIUSOS DA NOSSA SENHORA SO MONTE, AS 9 HORAS.
VAMOS CELEBRAR JUNTO DELE MAIS UMA RISONHA EPISCOPAL, NÃO FALTE.
AFAP EXPRESS Angola