Jornal Mercado Angola

Jornal Mercado Angola Jornal Mercado é um jornal de economia e finanças. Somos o Jornal Mercado um jornal de economia e finanças.
(1)

Temos como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comuns, capitais, livre, financeiro, monetário e mercado de trabalho. A nossa missão é fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comum, capitais, livre, financeiro monetário ao trabalho. Ajude-nos a crescer deixa o teu like convide seus amigos. :) ABRA O MERCADO... OLHE MAIS LONGE

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
05/01/2026

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!

O Governo iniciou o ano de 2026 com a aprovação de um empréstimo externo no valor de 250 milhões de dólares norte-americ...
05/01/2026

O Governo iniciou o ano de 2026 com a aprovação de um empréstimo externo no valor de 250 milhões de dólares norte-americanos, junto da Africa Finance Corporation (AFC), instituição financeira com sede na Nigéria, destinado à cobertura de pagamentos iniciais de Projectos de Investimento Público (PIP).

A autorização consta de um despacho assinado pelo Presidente da República, no qual é referido que o montante agora aprovado será utilizado para assegurar até 25 por cento dos valores iniciais dos projectos a serem executados pelo Estado, no âmbito da implementação do Programa de Investimentos Públicos.

O documento estabelece, igualmente, a delegação de competências à Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, com faculdade de subdelegar, para a negociação, assinatura e formalização de toda a documentação associada ao acordo de financiamento com a AFC.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Os valores transacionados na EMIS – Empresa Interbancária de Serviços aumentaram 26,5% em Novembro, face ao mesmo períod...
05/01/2026

Os valores transacionados na EMIS – Empresa Interbancária de Serviços aumentaram 26,5% em Novembro, face ao mesmo período do ano anterior, refletindo uma maior utilização dos meios de pagamento electrónicos no sistema financeiro nacional.

De acordo com os dados divulgados, a EMIS registou, em Novembro de 2025, transacções no valor de cerca de 4,196 biliões de kwanzas, resultantes de aproximadamente 327,34 milhões de operações realizadas através dos diversos canais disponíveis.

Em termos homólogos, o crescimento foi expressivo tanto em valores como em volume de operações, com os montantes transacionados a avançarem 26,5% e o número de movimentos a aumentar 40,8%. Em contrapartida, na comparação mensal, observou-se uma ligeira desaceleração: os valores transaccionados recuaram 2,3% e o número de operações diminuiu 0,9% face a Outubro.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Bom dia, Estimados Leitores!
05/01/2026

Bom dia, Estimados Leitores!

Em 2025, os sectores dos recursos minerais, petróleo e gás, bem como o dos transportes, estiveram no centro da agenda ec...
02/01/2026

Em 2025, os sectores dos recursos minerais, petróleo e gás, bem como o dos transportes, estiveram no centro da agenda económica angolana. Neste cenário, ganharam particular visibilidade o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, e o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu.

À frente do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo teve um ano particularmente exigente, num momento em que Angola continuou a enfrentar desafios relacionados com a queda da produção petrolífera e a volatilidade dos preços internacionais do crude.

Sendo o petróleo a principal fonte de receitas fiscais e de exportação do país, o desempenho do sector teve impacto directo nas contas públicas, no equilíbrio orçamental e na capacidade de financiamento do Estado.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

A Indústria Transformadora registou um crescimento robusto de 13,02% em volume ao longo de 2025, impulsionado sobretudo ...
02/01/2026

A Indústria Transformadora registou um crescimento robusto de 13,02% em volume ao longo de 2025, impulsionado sobretudo pela produção de cereais, leguminosas, panificação, bebidas e abate de carnes, segmentos que representam mais de 70% do peso do sector, anunciou esta terça-feira, 30 de Dezembro, em Luanda, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira.

O ministro falava durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, ocasião em que destacou o impacto positivo do sector na economia nacional, de acordo com o que disse, a Indústria Transformadora contribuiu com 0,72 pontos percentuais para a variação global do Produto Interno Bruto (PIB) e passou a representar 6,71% do PIB nominal.

Rui Miguêns de Oliveira sublinhou ainda o papel do comércio como um dos pilares da economia angolana. Em 2025, o sector registou um crescimento de 3,29%, impulsionado pelo aumento da comercialização de bens agropecuários e industriais, alcançando um peso de 15,66% no PIB. “Este sector garantiu uma contribuição positiva de 0,48 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto”, destacou o ministro.

Foto: Ministro da Indústria e Comércio- Rui Miguêns de Oliveira

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

O ano de 2025 ficou marcado por decisões estruturais, ajustamentos económicos e intenso debate sobre o futuro do modelo ...
02/01/2026

O ano de 2025 ficou marcado por decisões estruturais, ajustamentos económicos e intenso debate sobre o futuro do modelo de crescimento em Angola, num contexto em que várias figuras da governação, do sector financeiro e do tecido empresarial assumiram protagonismo na condução e reflexão sobre a política económica nacional.

No Governo, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, manteve-se como uma das principais protagonistas do ano, através do cargo que ocupa desde 2019, tem sido responsável pela condução das políticas fiscais, pela elaboração e execução do Orçamento Geral do Estado e pela articulação com instituições financeiras internacionais.

Em 2025, assumiu um papel central nas negociações orçamentais e no ajustamento das políticas económicas, num cenário marcado pela pressão sobre as receitas petrolíferas e pela necessidade de consolidação fiscal.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou esta semana a autorização do registo de uma nova comissão liquidatária do VTB ...
02/01/2026

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou esta semana a autorização do registo de uma nova comissão liquidatária do VTB África, composta por Eduardo Amândio de Oliveira Quissanga, que assume a presidência, e por Oksana Ivanovna Tikhonova e Hamilton Vicente Sebastião Soares, ambos na qualidade de vogais.

Num comunicado publicado no site, o BNA refere que a medida resulta da deliberação da Assembleia Geral Extraordinária do Banco VTB África, S.A., realizada a 29 de Abril de 2025, que aprovou a dissolução voluntária e a liquidação da instituição.

O banco central esclarece ainda ao público em geral, aos clientes e credores, bem como às demais partes interessadas, que se trata de uma proposta apresentada pelos accionistas do VTB África, na sequência de uma deliberação do Comité Executivo do Banco Nacional de Angola, datada de 30 de Dezembro de 2025.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

A economia angolana manteve em 2025 uma trajectória de recuperação, ainda que a um ritmo moderado, num ano marcado por d...
02/01/2026

A economia angolana manteve em 2025 uma trajectória de recuperação, ainda que a um ritmo moderado, num ano marcado por desafios fiscais, pressão sobre as receitas petrolíferas e medidas de ajustamento com impacto social significativo.

De acordo com estimativas de instituições internacionais, o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola terá crescido entre 2,9% e 3%, um desempenho inferior ao registado em 2024, quando a economia avançou cerca de 4,4%.

A desaceleração reflecte, sobretudo, a redução das receitas provenientes do petróleo, principal motor da economia nacional, bem como um contexto macroeconómico internacional menos favorável.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

O grupo japonês SoftBank concluiu o seu compromisso de investimento de 40 mil milhões de dólares (cerca de 33,98 mil mil...
31/12/2025

O grupo japonês SoftBank concluiu o seu compromisso de investimento de 40 mil milhões de dólares (cerca de 33,98 mil milhões de euros, ao câmbio actual) na OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, avançou esta terça-feira a CNBC.

Segundo a cadeia de notícias financeira norte-americana, o SoftBank transferiu na semana passada a tranche final do investimento, num montante entre 22 mil milhões e 22,5 mil milhões de dólares (entre 18,69 mil milhões e 19,12 mil milhões de euros). A informação foi confirmada por uma fonte próxima do processo.

Este valor junta-se a dois investimentos realizados no ano passado: um primeiro aporte de 10 mil milhões de dólares (8,50 mil milhões de euros) e um segundo de 8 mil milhões de dólares (6,80 mil milhões de euros), completando assim o pacote financeiro acordado entre o conglomerado japonês e a tecnológica norte-americana.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Endereço

Maianga

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244923419652

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Mercado Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal Mercado Angola:

Compartilhar

Categoria