27/08/2024
Banco Mundial disponibiliza mais de 200 milhões de kwanzas para dois centros de acção social
O Banco Mundial (BM) concedeu um financiamento de mais de 200 milhões de kwanzas para a construção de dois Centros de Acção Social Integrados (CASI) nas sedes municipais do Cuangar e Dirico, na província do Cuando Cubango, que vão prestar o registo de nascimento, emissão de bilhete de identidade, resolução de casos de violência contra criança e doméstica, entre outros serviços.
Segundo o Jornal de Angola, os actos de consignação das duas empreitadas, que terão a duração de três meses, já foram feitos esta semana nos respectivos municípios entre o Instituto de Desenvolvimento Local-IDL (FAS), na qualidade de dono da obra, e as empresas construtoras.
O director do departamento do FAS no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo, disse que os Centros de Acção Social Integrados vão contar com uma sala de espera, de triagem, de atendimento e reuniões, gabinetes e acoplado ainda com um jango comunitário para atender os casos de violência contra os menores, idosos e doméstica, com realce para a fuga à paternidade, agressões físicas e verbais, violação sexual e acusação de feitiçaria.
Por parte da instituição, assegurou, têm todas as condições financeiras e compromete-se em cumprir com os pagamentos faseados, com base nos acordos contratuais para que as empresas possam concluir as obras no prazo de três meses.
As duas empreitadas, a serem executadas no quadro da Municipalização da Acção Social, é a efectivação de um desafio que o Executivo leva a cabo em todo o país e em particular no Cuando Cubango, que ainda conta com muitas localidades sem serviços públicos.
A conclusão destas duas empreitadas, adiantou, vai permitir à província do Cuando Cubango ter, até ao final do ano, um total de cinco Centros de Acção Social Integrados nos municípios do Cuito Cuanavale, Rivungo, Cuchi, Dirico e Cuangar.