04/02/2024
RUBRICA = ROSTOS DO UÍG=
- COMEÇAMOS A NOSSA RUBRICA COM UMA GRANDE PERSONALIDADE AO NÍVEL NACIONAL(PROFETA SIMÃO GONÇALVES TOCO).
leia...
Simão Gonçalves Toco nasceu em 1918 na localidade de Sadi-Zulumongo (Ntaia, Maquela do Zombo, província do Uíge, Angola), tendo recebido o nome kikongo de Mayamona. Após frequentar o ensino primário na missão baptista de Kibokolo, concluiu os estudos liceais no Liceu Salvador Correia em Luanda. Por esta altura, terá conhecido um acontecimento milagroso que terá despoletado a sua missão religiosa: o encontro com Deus em Catete (17 de Abril de 1935). Depois, regressará ao Uíge para trabalhar nas missões baptistas de Kibokolo e Bembe. Em 1942, decide partir para Leopoldville (Congo Belga) para colaborar com a missão local e dirigir um coro musical com cantores zombos, oriundos da mesma região que ele (Maquela do Zombo). A este coro dará o título de Coro de Kibokolo.
Em 1946, graças ao trabalho que lhe fora reconhecido no âmbito da missão baptista e do coro, foi convidado, junto com outros dois “indígenas” (Gaspar de Almeida e Jessé Chipenda Chiúla) para intervir nos trabalhos da Conferência Missionária Internacional Protestante, realizada de 15 a 21 de Julho de 1946, na localidade de Kaliná em Leopoldville (actual cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo). Nesse momento, dirige uma prece onde pede para o Espírito Santo descer em África.
Simão Toco, é o Fundador do Tocoismo.(igreja essa de matriz Angolana), que actualmente tem a sua sede em Administrativa e Eclesiástica em Luanda, e possui mais duas sedes Espirituais(uma em Ntaya e a outra em Catete).
Toco, Foi um grande Nacionalista que deu a sua vida em prol da defesa Colonial do Povo Angolano, em particular Uígense.E Também Por ter contribuído no Processo de Paz e Reconciliação Nacional.
Toco, Morreu aos 31 de Dezembro de 1984.
A Esse Senhor, rendemos os nossos profundos agradecimentos, por ser um grande filho do Uíge!