Mais Portal

Mais Portal Bem-vindo ao Mais Portal, a plataforma de Notícias, Entretenimento e Cultura. Aqui você encontra as principais notícias que marcam a actualidade no mundo.

Governo recua e adia aumento de 10% nos salários da função pública previsto para Janeiro Aumento de 10% nos salários da ...
15/01/2026

Governo recua e adia aumento de 10% nos salários da função pública previsto para Janeiro

Aumento de 10% nos salários da função pública será implementado no mês de Fevereiro - Percentagem que poderá atingir os 100% em 2027 será discutida em Setembro.

As centrais sindicais e o Governo chegaram a acordo para que, em Fevereiro deste ano, seja feito o aumento de 10% nos salários da função pública, com retroactivos do mês de Janeiro, ficando assim implementado um terço do valor total do aumeneto salarial até 2027, soube o Novo Jornal.

Só no mês de Setembro é que as três centrais sindicais do País - Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS) e Força Sindical - Central Sindical (FS-CS) - vão reunirem-se com Governo para discutirem os restantes 75% em falta, que o Executivo deverá implementar até ao próximo ano.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Dias, diz ser necessário que o MAPTSS cumpra todos os procedimentos legais e administrativos, de modo a garantir que os funcionários públicos não sejam prejudicados durante a implementação da medida.

Assim sendo, a partir de Fevereiro, os funcionários contarão com novos ordenados, o que representa um aumento salarial de 46% nos últimos quatro anos.

Adriano dos Santos, porta-voz das centrais sindicais, diz que o aumento a ser feito será uma valia, mas há um acordo trienal para o mês de Setembro deste ano, em que será discutida o valor do aumento a implementar em 2027.

Segundo as centrais sindicais, os sindicatos vão abordar com o Governo se terão capacidade de pagar os 75% em 2027, acordado para o próximo ano.

Equipa da 2ª divisão elimina Real Madrid da Copa do Rei em estreia de ArbeloaA estreia de Álvaro Arbeloa no comando técn...
15/01/2026

Equipa da 2ª divisão elimina Real Madrid da Copa do Rei em estreia de Arbeloa

A estreia de Álvaro Arbeloa no comando técnico do Real Madrid ficou marcada por vexame. A equipe perdeu por 3 a 2 para o Albacete, time que disputa a 2ª divisão espanhola, e está eliminada da Copa do Rei na fase de oitavas de final.

Jefté, homônimo do lateral do Palmeiras, foi o herói de um jogo dramático e que estava em 2 a 1 até os 45 minutos do 2º tempo. O atacante de 32 anos, que saiu do banco de reservas, até viu Gonzalo García empatar nos acréscimos, mas marcou praticamente no último lance e decretou a vitória heroica dos mandantes no Estádio Carlos Belmonte.

Senegal de Sadio Mané vence o Egipto e está na final da CANO Senegal derrotou o Egipto de Mohammed Salah por 1‑0 de nest...
14/01/2026

Senegal de Sadio Mané vence o Egipto e está na final da CAN

O Senegal derrotou o Egipto de Mohammed Salah por 1‑0 de nesta noite e garantiu o lugar na final da Taça das Nações Africanas (CAN)!

O golo decisivo foi marcado por Sadio Mané, aos 33 minutos do segundo tempo, num remate potente que não deixou hipóteses ao guarda‑redes egípcio.

China encerra 2025 em alta com um saldo positivo de 1,2 trilhão de dólares, o maior já registrado A China encerrou 2025 ...
14/01/2026

China encerra 2025 em alta com um saldo positivo de 1,2 trilhão de dólares, o maior já registrado

A China encerrou 2025 com um superávit comercial de US$ 1,19 trilhão, valor arredondado pelos mercados para US$ 1,2 trilhão, estabelecendo um recorde global que nenhuma outra economia jamais alcançou.

Segundo dados da Administração Geral das Alfândegas, as exportações da China subiram 6,6% em dezembro em comparação com o ano anterior, em dólares americanos, bem acima da estimativa de 3% e mais rápido do que o aumento de 5,9% em novembro.

As importações cresceram 5,7%, superando as expectativas de 0,9% e marcando otronaumento desde setembro, quando as importações expandiram 7,4%, de acordo com dados da LSEG. Ao longo do ano, as exportações aumentaram 5,5%, as importações permaneceram estáveis ​​e a China encerrou 2025 com um superávit 20% maior do que em 2024.

João Lourenço reúne em Luanda líderes religiosos congoleses para analisar crise no leste da RDCO Presidente da República...
14/01/2026

João Lourenço reúne em Luanda líderes religiosos congoleses para analisar crise no leste da RDC

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta quarta-feira, em Luanda, líderes religiosos da República Democrática do Congo (RDC) para uma avaliação da situação de segurança no leste daquele país, numa iniciativa enquadrada nos esforços de mediação regional.

O encontro decorreu no gabinete do Chefe de Estado angolano e contou com a presença de bispos da Conferência Episcopal das Igrejas Cristãs e Evangélicas do Congo (CENCO), tendo como foco principal o agravamento do clima de insegurança na região oriental da RDC.

A reunião foi conduzida por João Lourenço, que acumula as funções de Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, sublinhando o envolvimento activo de Angola na promoção da paz e da estabilidade na região dos Grandes Lagos.

Esta diligência ocorre por iniciativa do Presidente angolano e acontece poucos dias depois de o Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, se ter deslocado a Luanda por duas vezes na mesma semana, no âmbito das consultas diplomáticas destinadas a encontrar soluções para a crise persistente no leste congolês.

As autoridades angolanas reafirmaram, no encontro, a disponibilidade para continuar a apoiar os esforços de diálogo e de concertação entre as partes envolvidas, com vista à redução das tensões e ao restabelecimento da segurança naquela zona do continente africano.

Ministério do Interior alerta para falsas informações sobre processos de recrutamentoO Ministério do Interior manifesta ...
13/01/2026

Ministério do Interior alerta para falsas informações sobre processos de recrutamento

O Ministério do Interior manifesta preocupação com a circulação de informações imprecisas nas plataformas digitais relativas a alegados processos de recrutamento, esclarecendo que não existe, neste momento, qualquer concurso público aberto.

O Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior informou que o departamento ministerial está a acompanhar com preocupação a proliferação de informações falsas e susceptíveis de induzir os cidadãos em erro, divulgadas sobretudo através das plataformas digitais, sobre o processo de recrutamento ao nível dos seus órgãos.

Segundo o comunicado, o Ministério reconhece o legítimo interesse dos cidadãos em servir a Nação, nos termos da lei em vigor. No entanto, esclarece que, neste momento, não se encontra aberto qualquer concurso público ou processo de recrutamento no âmbito dos seus serviços.

Face a esta situação, o Ministério do Interior apela aos cidadãos para que denunciem este tipo de práticas e não se deixem enganar por informações falsas ou por propostas de facilitação.

Reitera ainda que toda a informação oficial relativa à abertura de processos de ingresso será divulgada exclusivamente através dos canais institucionais competentes.

O esclarecimento é assinado pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.

Presidente autoriza mais de 60 milhões de dólares em medicamentos para combater as doenças que mais matam em Angola O Pr...
13/01/2026

Presidente autoriza mais de 60 milhões de dólares em medicamentos para combater as doenças que mais matam em Angola

O Presidente da República autorizou uma despesa superior a 60 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição de medicamentos destinados a fazer face às doenças que mais matam em Angola, designadamente o HIV-SIDA, a malária e a tuberculose.

No âmbito do Programa de Combate à Malária, o Chefe de Estado aprovou uma despesa de 12,5 mil milhões de kwanzas para a compra de medicamentos anti-maláricos e meios médicos, com vista à redução da taxa de mortalidade e morbilidade associada a esta doença.

Para o Programa do HIV-SIDA e das Hepatites Virais, João Lourenço autorizou uma verba de 26,7 mil milhões de kwanzas, destinada à aquisição de medicamentos, te**es rápidos, reagentes e outros meios necessários.

Relativamente ao Programa de Combate e Controlo da Tuberculose, foi igualmente autorizada uma despesa de 18,3 mil milhões de kwanzas.

O despacho presidencial delega na ministra da Saúde a competência, com faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados, incluindo a adjudicação das propostas e a celebração e assinatura dos respectivos contratos.

Presidente João Lourenço mexe no xadrez da RNA e exonera membros do Conselho da Administração O Presidente da República,...
12/01/2026

Presidente João Lourenço mexe no xadrez da RNA e exonera membros do Conselho da Administração

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, exonerou, por conveniência de serviço, os seguintes integrantes do Conselho de Administração da Empresa Pública Radiodifusão Nacional de Angola (RNA-EP):

Pedro Bernardo Neto- Presidente do Conselho de Administração;

António Sebastião Lino- Administrador Executivo para a Área de Marketing e Intercâmbio;

Mendes Paulo Jacinto, Administrador não Executivo.

Na sequência, o Presidente da República procedeu às nomeações que se seguem para a estrutura directiva da referida empresa pública:

António Sebastião Lino - Presidente do Conselho de Administração;

Telmo Renato dos Santos Silveira- Administrador Executivo para a
Área de Marketing e Intercâmbio;

Pedro António Manuel- Administrador não Executivo.

Real Madrid despede Xabi Alonso após derrota no clássico diante do Barcelona Madrilenos oficializaram a saída do treinad...
12/01/2026

Real Madrid despede Xabi Alonso após derrota no clássico diante do Barcelona

Madrilenos oficializaram a saída do treinador espanhol

12/01/2026

Pronunciamento dos Advogados do Rapper Naice Zulu…

Funcionário do Banco Millennium Atlântico entre os 19 detidos por esquema de desvio de mais de mil milhões de kwanzasUm ...
12/01/2026

Funcionário do Banco Millennium Atlântico entre os 19 detidos por esquema de desvio de mais de mil milhões de kwanzas

Um funcionário do Banco Millennium Atlântico integra o grupo de 19 indivíduos detidos em Luanda por suspeitas de envolvimento num esquema de fraude informática que terá provocado prejuízos superiores a mil milhões de kwanzas à instituição bancária.

A Direcção de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP) confirmou a detenção de 19 pessoas alegadamente envolvidas num esquema organizado de desvio de fundos do Banco Millennium Atlântico, recorrendo a acessos ilegais ao sistema informático da instituição.

Entre os detidos encontra-se um engenheiro informático do próprio banco, apontado pelas autoridades como um dos principais elementos da rede criminosa. Segundo o porta-voz nacional da DIIP, Quintino Ferreira, o funcionário “tirou partido das suas funções e dos seus conhecimentos técnicos para invadir o sistema bancário e efectuar transferências de elevadas somas para contas pessoais e de terceiros”.

Do total de detidos, 18 são residentes na província de Cabinda, sendo o funcionário do Banco Millennium Atlântico o único domiciliado em Luanda. As detenções tiveram lugar na capital, no momento em que o grupo estaria a preparar um novo esquema fraudulento, de acordo com a investigação policial.

Apesar de a rede ter sido desmantelada apenas na semana passada, a DIIP tinha já conhecimento da sua actuação desde Novembro de 2025, tendo desenvolvido várias diligências que culminaram agora na identificação e detenção dos suspeitos.

As autoridades indicaram ainda que a mesma associação criminosa é suspeita de ter furtado, no ano passado, mais de 700 milhões de kwanzas de uma outra instituição bancária, caso que continua sob investigação.

Os 19 detidos deverão ser apresentados esta segunda-feira, dia 12, em Luanda, durante a sessão de balanço semanal da Direcção de Investigação e Ilícitos Penais, conforme informou Quintino Ferreira.

Governo assina acordo de financiamento de 179,2 milhões USD com o Deutsche Bank para obras na Universidade Agostinho Net...
12/01/2026

Governo assina acordo de financiamento de 179,2 milhões USD com o Deutsche Bank para obras na Universidade Agostinho Neto

No dia 15 de Outubro de 2021, no seu discurso no Parlamento sobre o "Estado da Nação", o Presidente da República garantiu que 2022 seria a data do início das obras de conclusão do campus universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), cuja primeira fase foi inaugurada em 2011, ainda por José Eduardo dos Santos. Por ajuste directo, João Lourenço destinou nada mais nada menos que 300 milhões de dólares norte-americanos para a empresa Globaltec Desarrollos e Ingeniería dar forma à empreitada de concepção, construção e apetrechamento de edifícios para as faculdades e institutos da UAN.

Agora, num despacho em que autoriza um empréstimo de 179,2 milhões USD com o Deutsche Bank, o Chefe de Estado justifica o pedido de financiamento com "o actual estado de deterioração e a insuficiência das infra-estruturas que albergam as diferentes Faculdades e Institutos da UAN, que comprometem o normal funcionamento das actividades lectivas e de investigação, bem como a segurança e salubridade das instalações."

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mais Portal publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Mais Portal:

Compartilhar