12/04/2024
IECA A CAMINHO DA TRANSIÇÃO
𝐎𝐈𝐓𝐀𝐕𝐎 𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐆𝐄𝐑𝐀𝐋 É 𝐂𝐎𝐍𝐇𝐄𝐂𝐈𝐃𝐎 𝐍𝐄𝐒𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐁𝐀𝐃𝐎
Já o disse o pregador, “𝒕𝒖𝒅𝒐 𝒕𝒆𝒎 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒅𝒆𝒕𝒆𝒓𝒎𝒊𝒏𝒂𝒅𝒐, 𝒆 𝒉á 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒑ó𝒔𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒃𝒂𝒊𝒙𝒐 𝒅𝒐 𝒄é𝒖” (𝑬𝒄𝒍𝒆𝒔𝒊𝒂𝒕𝒆𝒔 3.1). A vida é feita de ciclos. As organizações, também definem ciclos. No caso da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, doravante IECA, a regra, quanto aos secretariados definem cinco anos ou dez, correspondendo a um ou dois mandatos, respectivamente.
É um ciclo normal e festivo, quando tal tempo chega, sem grandes crises. Sem precisar alteração de estatutos, crucificar as regras ou favorecer acordos secretos, para subverter a ordem colegialmente aceite.
Estamos a escassas horas para a transição. Um virar de página e rosto, mas uma contínua marcha, no serviço de anunciar o evangelho, que salva almas. Pois a igreja terá um novo executor, líder e uma nova equipa. Termina o exercício, do Reverendo André Cangovi Eurico, enquanto 7º Secretário-geral. Porém, sua participação enquanto obreiro ordenado continua.
Quando, por força de mandatos, terminam os ciclos, damos honra e gloria a Deus. Mudam-se os timoneiros, mas a missão da igreja continua. A missão de anunciar o evangelho, viver a prática bíblica e se esforçar ensinando a sã doutrina.
São quatro candidatos aprovados pela igreja. De entre eles, um será escolhido, para ser o oitavo Secretário Geral, da IECA. Por meio de um órgão deliberativo, a Assembleia Geral, que é convocada de forma ordenaria, de dois em dois anos, ou de forma extraordinária, como é esta. A eleição do Secretário Geral é um acto feito por representação ou delegação de poderes, que irmãos pastores e não pastores, exercem em nome de todos.
Qualquer dos candidatos está ai, pois pode dirigir a IECA, que caminha para os 150 anos de existência. São todos pastores ordenados. Todos com mais de 25 anos de serviço.