Angola notícias de Angola

Angola notícias de Angola Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Angola notícias de Angola, Empresa de comunicação e notícias, Avenida brasil, Luanda.

Angola Notícias de Angola,Celebridades de Angola,Famosos de Angola,Fala Angola,Zap Viva,Salú Gonçalves,Tv Zimbo,A tarde é Nossa Fazer websites em Angola,Humor,Passatempo,Diversão

Se o plano A der errado vamos atrás do plano B.Qual é o plano B ?Fazer o plano A dar certo.🇦🇴🇲🇿🇧🇷🇵🇹
02/01/2025

Se o plano A der errado vamos atrás do plano B.
Qual é o plano B ?
Fazer o plano A dar certo.
🇦🇴🇲🇿🇧🇷🇵🇹

Ela conseguiu se chamam! Vai motivar as fobadas!
02/01/2025

Ela conseguiu se chamam! Vai motivar as fobadas!

Crise nas pescas leva ao despedimento massivo de trabalhadores30-12-2024 | Fonte: VOA Companhias de pesca na província ...
02/01/2025

Crise nas pescas leva ao despedimento massivo de trabalhadores

30-12-2024 | Fonte: VOA



Companhias de pesca na província angolana de Benguela anunciaram o despedimento de mais de mil funcionários devido a dificuldades financeiras, no fecho de um ano em que as baixas capturas impuseram a destruição de postos de trabalho também em outros pólos pesqueiros do país.

A Liga das Associações de Pesca, Aquicultura e Sal de Angola (LAPAS) clama por medidas contra o que chama de sufoco e não vislumbra um cenário diferente em 2025, que chegará com a entrada em vigor do novo salário mínimo de 70 mil kwanzas, pouco mais 70 dólares.

Na semana em que o Governo disse ter criado 213.533 mil empregos entre janeiro e novembro deste ano, destacando melhorias no ambiente de negócios, a Associação de Pescas de Benguela anunciou despedimentos na vila piscatória da Baía Farta, através de um informe endereçado à Inspecção Geral do Trabalho, Sindicato das Pescas e outras instituições.

Foca te mais em ti e não vais perder tempo.
02/01/2025

Foca te mais em ti e não vais perder tempo.

Próximo ano não dão mais aquelas buzinas nessas crianças, fizeram muito barulho.
02/01/2025

Próximo ano não dão mais aquelas buzinas nessas crianças, fizeram muito barulho.

2025 está fadado ao fracasso socioeconómico devido a má distribuição da renda nacional no OGE29-12-2024 | Fonte: VOASem ...
02/01/2025

2025 está fadado ao fracasso socioeconómico devido a má distribuição da renda nacional no OGE

29-12-2024 | Fonte: VOA

Sem uma reavaliação urgente das prioridades do governo, o povo angolano está destinado a continuar a sofrer em 2025 as consequências de uma crise económica sem precedentes. A advertência é dos especialistas Rui Mangovo, Mestre em Democracia e Governação, e do economista Gaspar Fernandes, que fazem estes apelos numa altura em que a população luta diariamente contra dificuldades que ameaçam a sua sobrevivência e a dignidade.

Fome, pobreza extrema, escassez de alimentos, perda de poder aquisitivo, baixos salários, falta de emprego para jovens, subida dos preços dos bens essenciais é cenário que define o quotidiano de muitos angolanos, à medida que o novo ano se aproxima. Com apenas 2 dias restantes para 2025, a falta de esperança permeia as conversas nas ruas de Luanda.

Dizem os citadinos, amargurados pela actual situação social e económica do país, que não se vislumbra um fim para este cenário que coloca sob pressão quem tem família para sustentar.

“Os preços subiram muito. Tudo está caro. O arroz, a massa, a fuba. Você vai comprar óleo ou vai comprar roupa para as crianças? O governo é que deve saber que o povo está a sofrer. Nós como povo vamos falar o quê? Se a pessoas não põem uma banheira na cabeça para zungar vai sofrer e as crianças não vão comer. Não há dinheiro e o país não está nada bom. Não sei como é que vai ser, só Deus é que sabe o que será 2025. O preço dos produtos da cesta básica está muito alto, parece que estamos a comprar em dólar”, desabafaram distintos cidadãos que fazem de actividades informais como a zunga e o serviço de moto táxi como a sua fonte de rendimento.

Mário Miguel, moto taxista, é um exemplo gritante da resiliência em tempos de adversidade. Com todos os riscos que a actividade acarreta, todos os dias faz-se à estrada antes do sol nascer e só regressa à casa horas depois do último raio de sol se pôr ou em

Sonangol prevê aumento de produção de lubrificantes em 202531-12-2024 | Fonte: LusaA Sonangol prevê atingir a meta até 2...
02/01/2025

Sonangol prevê aumento de produção de lubrificantes em 2025

31-12-2024 | Fonte: Lusa

A Sonangol prevê atingir a meta até 2027, pois estarão em funcionamento as três refinarias projectadas para Angola. A de Cabinda, que terá uma produção de 60 mil barris por dia, pelo menos serão gasolina e gasóleo, irá finalizar as duas fases de produção no próximo ano.

A refinaria de Soyo, prevista para operar em 2026, terá uma capacidade de 100 mil barris por dia, mas encontra-se a 2% de execução. As incertezas em relação ao modelo de financiamento e à execução do projecto levantam preocupações sobre a viabilidade de cumprir os prazos estabelecidos.

Relativamente à refinaria do Lobito, com uma capacidade prevista de 200 mil barris por dia, deve iniciar operações em 2027, mas está 10,29% concluída, e a entrada de novos accionistas ainda está em discussão.

Dessa forma, a conclusão das três refinarias em tempo hábil é crucial para que Angola atinja as metas de produção de lubrificantes e produtos refinados.
A realidade do sector petrolífero angolano, marcada por atrasos frequentes e por desafios financeiros, coloca em risco essas ambições.

A Sonangol reconhece que, sem o funcionamento efectivo das refinarias, será difícil não apenas aumentar a produção de lubrificantes e produtos derivados do petróleo, mas também garantir a auto-suficiência energética do País.

Assim, segundo analistas do sector, será fundamental que a Sonangol e as partes envolvidas trabalhem para superar os obstáculos que podem comprometer a realização deste projecto estratégico, buscando parcerias efectivas, soluções financeiras adequadas e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

A capacidade de Angola em transformar a indústria petrolífera, avançam especialistas, dependerá não apenas do investimento em infra-estrutura, mas também da adopção de boas práticas e gestão eficiente ao longo de todo o processo.

Oposição e sociedade civil cépticas quanto à pertinência da Divisão Politica Administrativa31-12-2024 | Fonte: RFIAngola...
02/01/2025

Oposição e sociedade civil cépticas quanto à pertinência da Divisão Politica Administrativa

31-12-2024 | Fonte: RFI

Angola passa a contar, a partir de amanhã, com três novas províncias, no quadro da Nova Divisão Administrativa do país. Oposição e sociedade civil mostram-se cépticas quanto à pertinência desta reforma administrativa.

A partir de amanhã, 01 de Janeiro de 2025, Angola vai contar com três novas províncias, passando de um total de 18 para 21. As três novas províncias são nomeadamente o Cuando, que vem da divisão do Cuando-Cubango, Cassai Zambeze, que surge da divisão da província do Moxico, e Icolo e Bengo, oriunda da divisão da província de Luanda.

Os respectivos governadores têm estado já a ser apresentados, pelo executivo, à população dos novos territórios, como aprovado pela Assembleia Nacional, embora a oposição e a sociedade civil se tenham demonstrado cépticas quanto à pertinência desta reforma administrativa.

A 14 de Agosto, o parlamento angolano aprovou na globalidade a divisão administrativa das províncias do Cuando-Cubango, Moxico e Luanda, com votos favoráveis do MPLA e “chumbo” da UNITA que pedia “autarquias já”. O FNLA, o partido Humanista, o PRS optaram pela abstenção.

Para o MPLA, a lei da Nova Divisão Administrativa visa melhorar a gestão do território e a distribuição dos recursos do país, tendo em conta o crescimento demográfico. Para os partidos da oposição, a iniciativa do Presidente João Lourenço é uma estratégia para adiar a realização das eleições autárquicas e não vai resolver os crônicos problemas econômicos e sociais que Angola vive.

O executivo de João Lourenço sustenta que a Nova Divisão Administrativa visa uma melhor gestão do território, nomeadamente, nos domínios político, económico e social, tendo em conta a distribuição equitativa dos recursos do país.

Foram recentemente nomeados os governadores para as suas três províncias, são eles Auzílio Jacob para Icolo e Bengo, Lúcio do Amaral para a província do Cua

02/01/2025
Assim mesmo só quer, aprender a fazer bolo este soldado está conquistar é táctica!!
02/01/2025

Assim mesmo só quer, aprender a fazer bolo este soldado está conquistar é táctica!!

Nunca tenha vergonha de trabalhar duro. A jornada torna a recompensa ainda mais doce🙌👨‍🌾👩‍🌾
02/01/2025

Nunca tenha vergonha de trabalhar duro. A jornada torna a recompensa ainda mais doce🙌👨‍🌾👩‍🌾

A mais desejada do País!
02/01/2025

A mais desejada do País!

Endereço

Avenida Brasil
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Angola notícias de Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar