Jornal Mercado Angola

Jornal Mercado Angola Jornal Mercado é um jornal de economia e finanças. Somos o Jornal Mercado um jornal de economia e finanças.
(36)

Temos como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comuns, capitais, livre, financeiro, monetário e mercado de trabalho. A nossa missão é fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comum, capitais, livre, financeiro monetário ao trabalho. Ajude-nos a crescer deixa o teu like convide seus amigos. :) ABRA O MERCADO... OLHE MAIS LONGE

As startups angolanas Anda, focada em mobilidade rodoviária, e Mamboo, dedicada à entrega de produtos, foram as represen...
30/08/2024

As startups angolanas Anda, focada em mobilidade rodoviária, e Mamboo, dedicada à entrega de produtos, foram as representantes do país, avança a Embaixada de Angola no Japão através de um comunicado.

O evento, apoiado pelo PNUD e financiado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, serve para identificar e abordar os desafios que limitam o crescimento e o investimento nas pequenas empresas africanas.

Além disso, oferece às startups a oportunidade de estabelecerem contactos com potenciais parceiros e investidores japoneses.

Durante a iniciativa, as startups receberam uma doação de 20 mil dólares, cada uma, proveniente do Fundo de Desafio de Startups do PNUD para apoiar o desenvolvimento.

A "Mostra de Comunidades" faz parte do projecto "Conheça os Tôshikas", que este ano abrange empresas de Angola, África do Sul e Zâmbia.

Foto: Florêncio Gamaliel Gaspar- Adido de imprensa da embaixada de Angola no Japão

Fonte: Jornal de Angola

A EY em Angola volta a contar com o conhecimento e o talento de Naiole Cohen no novo ano fiscal, avança a Revista angola...
30/08/2024

A EY em Angola volta a contar com o conhecimento e o talento de Naiole Cohen no novo ano fiscal, avança a Revista angolana Líder.

Economista de formação, a Strategic Board Advisor da EY reforça as competências da equipa com a experiência que traz em várias das grandes empresas em que trabalhou, como por exemplo a Angola Telecom e a Angola Cables, onde foi, a primeira PCA desde a sua criação.

Foi ainda a primeira mulher a ocupar o cargo de administradora independente do BPC bem como a função de presidente do Comité de Auditoria e Controlo Interno do BPC.

Com experiência de negócios em África, Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Brasil, a Strategic Board Advisor reforça a EY Angola no fiscal year de 2025 e, pelo seu percurso, inspira outras mulheres na EY, firma cujos valores da diversidade e inclusão são um pilar central da instituição.

Fonte: Revista Líder

Três grandes tecnológicas não querem perder terreno para a empresa de Sam Altman, e estão actualmente a estudar particip...
30/08/2024

Três grandes tecnológicas não querem perder terreno para a empresa de Sam Altman, e estão actualmente a estudar participar na nova ronda de financiamento da OpenAI. A Apple, Nvidia e Microsoft estão na corrida para investir na dona do ChatGPT.

A empresa da maçã foi a última a juntar-se à lista de interessados na ronda de investimento liderada pela Thrive Capital. O “Wall Street Journal” já tinha indicado que a Microsoft se deveria juntar, mantendo o objectivo de investimento na startup de Inteligência Artificial a longo prazo.

A OpenAI está à procura de uma avaliação de 100 mil milhões de dólares. Com estes investidores de peso, tudo indica que este valor seja superado, estando avaliada actualmente em 86 mil milhões de dólares.

Mas estas empresas estão ligadas entre si, em muito mais que o mundo tecnológico.

Qual a ligação entre as tecnológicas e a OpenAI?

A Microsoft é uma das grandes por detrás da OpenAI, detendo 49% da participação na startup comandada por Sam Altman. Com interesse nesta nova ronda de financiamento, a tecnológica liderada por Satya Nadella deverá investir perto de mil milhões de dólares.

Foto: CEO da OpenAI- Sam Altman

Fonte: Jornal Económico

Leia a matéria na íntegra em www.jornaleconomico.sapo.pt

No quadro do cumprimento dos necessários trâmites administrativos junto das autoridades acreditadoras, a República de An...
30/08/2024

No quadro do cumprimento dos necessários trâmites administrativos junto das autoridades acreditadoras, a República de Angola, deu início ao processo de abertura in loco, da sua Embaixada em Camberra, na Comunidade da Austrália.

Na manhã desta Sexta-feira, 30 de Agosto, o Embaixador designado da República de Angola na Comunidade da Austrália, António Luvualu de Carvalho, foi recebido em audiência pelo Secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Embaixador Marc Innes-Brown.

No encontro, realizado na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Embaixador António Luvualu de Carvalho, efectuou a entrega de uma mensagem do Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Embaixador Téte António, destinada à sua homóloga, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Senadora Penny Wong, mensagem esta que teve como teor, o reforço das relações entre os dois países.

Na ocasião, Secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Embaixador Marc Innes-Brown, destacou o papel fundamental desempenhado por Angola, para a manutenção da Paz nas regiões Central e Austral do continente africano, bem como reafirmou o interesse australiano em aprofundar as relações com Angola, tanto à nível governamental como no incremento das trocas comerciais.

A Austrália, possui actualmente a 12° maior economia do mundo, constituindo os sectores de destaque, as actividades da mineração, agricultura, pecuária, turismo, bem como a prestação de serviços, possuindo actualmente o país a 9° maior bolsa de valores do mundo, a Australian Securities Exchange (ASX).

🇦🇴

As companhias petrolíferas internacionais projectam investir pelo menos 60 mil milhões USD nos próximos cinco anos, no â...
30/08/2024

As companhias petrolíferas internacionais projectam investir pelo menos 60 mil milhões USD nos próximos cinco anos, no âmbito do conjunto de acções que visam desenvolver as perspectivas do petróleo e gás em Angola, anunciou, recentemente, a Energy Capital Power.

Neste diapasão, de acordo ainda com o anúncio Energy Capital Power, a TotalEnergies está a implementar uma estratégia plurianual, que inclui o desenvolvimento do campo Begónia, avaliado em 850 milhões USD.

Já a ExxonMobil prevê injectar até 15 mil milhões USD no projecto a desenvolver na Bacia do Namibe, “após o sucesso comercial nas descobertas recentes”.

O potencial do sector dos hidrocarbonetos no País, avançou, será debatido na ‘Conferência Angola Oil & Gas (AOG)’, a realizar-se em Luanda, nos dias 02 e 03 de Outubro de 2024, que apresentará uma série de sessões In-Conversation with.

As discussões vão reunir as principais operadoras de petróleo e gás em Angola, incluindo TotalEnergies, ExxonMobil, Chevron, Azul Energy, Etu Energias e Sonangol e “fornecerão uma plataforma única para um diálogo franco sobre o futuro do desenvolvimento do petróleo e gás no País”.

Fonte: Economia e Mercado

As reservas internacionais angolanas fixaram-se em 14,6 mil milhões de dólares (13,5 mil milhões de euros), em julho pas...
30/08/2024

As reservas internacionais angolanas fixaram-se em 14,6 mil milhões de dólares (13,5 mil milhões de euros), em julho passado, uma variação mensal positiva de 1,66%, e o maior valor verificado este ano, segundo uma análise do Banco Millennium Atlântico.

Os dados do Banco Millennium Atlântico, divulgados numa nota de análise consultada hoje pela Lusa, mostram que este é o maior valor verificado desde dezembro de 2023, altura em que registou 14,7 mil milhões de dólares (13,6 mil milhões de euros).

No mês de junho, o 'stock' das reservas internacionais tinha também subido tendo-se fixado em 14,4 mil milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros), correspondendo a uma cobertura de 7,2 meses de importação de bens e serviços.

Fonte: Lusa

Leia a matéria na íntegra em www.lusa.pt

Bom dia Estimados Leitores!
30/08/2024

Bom dia Estimados Leitores!

A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Angola aprovou, por unanimidade a fusão dos bancos Access Bank Angola, ...
29/08/2024

A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Angola aprovou, por unanimidade a fusão dos bancos Access Bank Angola, S.A. (ex-Finibanco) e o Standard Chartered Bank Angola (SCBA), considerando que o negócio não cria entraves significativos à concorrência.

O conselho de administração da ARC analisou o processo e “deliberou unanimemente não se opor ao referido acto de concentração”, segundo uma decisão.

De acordo com o regulador da concorrência angolano, a fusão das duas instituições bancárias “não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva” no mercado.

A ARC, segundo a Lusa, tinha sido notificada em 03 de Abril sobre a pretensão de concentração entre as sociedades Access Bank Angola, S.A (adquirente) e SCBA.

Fonte: Lusa

Tal como já aconteceu com a Fidelidade que adaptou a estratégia de comercializar os seguros, colocando mais de 1.400 col...
29/08/2024

Tal como já aconteceu com a Fidelidade que adaptou a estratégia de comercializar os seguros, colocando mais de 1.400 colaboradores na rua para vendas porta-a-porta de seguros automóveis em 16 províncias do País e que permitiu angariar 10 mil novos contratos de seguro por mês em 2022, a Viva Seguros também colocou mais de 30 colaboradores que se deslocam aos estabelecimentos e instalações empresariais em diversos pontos da província de Luanda, para apresentarem o conjunto de seguros da companhia.

Com esta estratégia a seguradora tem o "objectivo de dinamizar as ofertas e ir ao encontro do público através da venda directa de seguros.

Os integrantes da Unidade de Venda Directa de Seguros, para além de venderem os serviços, têm ainda a responsabilidade de esclarecer todas as dúvidas do público interessado", disse um dos envolvidos.

Estes angariadores estão credenciados pela seguradora, ou seja, na prática são funcionários da companhia porque não dispõem de uma licença do regulador do sector.

Já a seguradora Giant Seguros fez formação a mil pessoas, mas apenas 40 passaram a ter estatuto de angariadores, estão espalhados pela província de Luanda, e que daqui a mês serão agentes certificados pelo ARSEG.

O presidente da Comissão Executiva da Giant Seguros, Helder Jorge, explicou que a seguradora tem apostado na formação de agentes para dinamizar a cultura de seguros em Angola.

"A ARSEG vai fazer daqui um mês uma cerimónia de distribuição de licenças. Portanto, vão deixar de ser angariadores e passar a ser agentes, até porque todos passaram por uma formação que vai permitir a sua certificação. Com esta iniciativa ganha o sector e o País, por isso, a nossa estratégia é ampla".

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a petrolífera estatal angolana contrataram um serviço espec...
29/08/2024

Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a petrolífera estatal angolana contrataram um serviço especializado para identificar a presença de petróleo e outros hidrocarbonetos na área dos blocos terrestres da Bacia do Kwanza.

Numa nota de imprensa a ANPG, concessionária e reguladora do sector, refere que, em colaboração com a Sonangol Exploração e Produção, decidiu avançar com a aquisição de dados geológicos, num projecto que terá início em setembro deste ano, para um melhorar conhecimento geofísico e geológico dos referidos blocos.

Para isso contratou “um serviço especializado para a aquisição de dados gravimétricos, que compreende o estudo e análise de resíduos, e magnetométricos, que se refere ao grau de magnetização, nos Blocos Terrestres da Bacia do Kwanza, que abrange as províncias de Luanda, Malanje e Cuanza-Norte, nomeadamente os Blocos KON-11, KON-12 e KON-15.

Fonte: Lusa

Leia a matéria na íntegra em www.lusa.pt

Tanto os particulares como as empresas já podem abrir contas de moeda electrónica através dos 16 Prestadores de Serviços...
29/08/2024

Tanto os particulares como as empresas já podem abrir contas de moeda electrónica através dos 16 Prestadores de Serviços de Pagamento (PSP) autorizados pelo Banco Nacional de Angola a emitir este tipo de activos. Essa iniciativa pretende facilitar o acesso aos serviços financeiros, especialmente para aqueles que não possuem conta bancária, além de proporcionar um melhor controlo dos fluxos financeiros numa economia em que a informalidade ronda os 80%.

Em termos práticos, a moeda electrónica é um valor monetário armazenado electronicamente, que tem a mesma utilidade que outras moedas transaccionáveis, sendo movimentada por meio electrónico através de um arranjo de pagamento instantâneo, no caso de Angola o KWiK (kwanza instantâneo), muito associado à agilidade das transacções, uma espécie do Pix brasileiro.

O KWik lançado pelo BNA é o mecanismo de pagamento que vai operacionalizar a moeda electrónica, garantindo a interoperabilidade entre os vários Prestadores de Serviço de Pagamentos, sendo parte importante da estratégia do banco central para aumentar o acesso aos serviços financeiros e formalizar, de certa forma, as transacções financeiras em Angola, já que a taxa de bancarização ainda é bastante baixa, fixada em pouco mais de 30%.

As contas electrónicas já começaram a ser abertas pelas sociedades PSP do sistema financeiro angolano, que constam na lista do banco central, nomeadamente a Africell, como o seu Afrimoney e a Unitel, com a carteira Unitel Money, e outras 14 empresas.

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

O consórcio Rovuma LNG, liderado pela petrolífera norte-americana ExxonMobil, iniciou a fase de engenharia de base na Ár...
28/08/2024

O consórcio Rovuma LNG, liderado pela petrolífera norte-americana ExxonMobil, iniciou a fase de engenharia de base na Área 4 da Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, para explorar gás natural, anunciou esta quarta-feira, 28 de agosto, o Governo moçambicano.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique referiu, em comunicado, que o consórcio avançou para a adjudicação e assinatura de "contratos competitivos" para engenharia, aquisição e construção do projecto.

"Esta fase, que deve durar aproximadamente 16 meses, representa a última etapa antes da tomada da decisão final de investimento", indica-se no comunicado.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias, considerou o desenvolvimento registado pelo Projecto Rovuma LNG um sinal de que este empreendimento estruturante está a ganhar forma.

"Encorajamos as concessionárias a continuarem a dar passos firmes para a obtenção de custos associados que tornarão o mesmo numa realidade", disse Zacarias, citado no documento.

Fonte: Jornal de Negócios

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldenegocios.pt

"Um passo de cada vez". Essa frase popular faz muito sentido na carreira de Luciana Wodzik, actual CEO da Arezzo&Co, uni...
28/08/2024

"Um passo de cada vez". Essa frase popular faz muito sentido na carreira de Luciana Wodzik, actual CEO da Arezzo&Co, unidade de negócio dentro do grupo Azzas 2154.

Nascida em Belo Horizonte, Wodzik começou a carreira como vendedora e gerente de loja no varejo de moda.

"Eu sempre amei essa conexão de moda, varejo e pessoas', afirma a CEO.

Ainda a cursar a faculdade de Administração, Wodzik ouviu falar sobre uma oportunidade de ser modelo de calce (o equivalente a uma modelo especializada em
vestir calçados). Para a vaga da época, era preciso ter o pé número 35 e atender a largura do sapato.

"Coincidentemente, eu atendi a essas características e dei o meu primeiro passo no grupo Arezzo', diz Wodzik que passou a frequentar as grandes feiras de calçados do Brasil.

Durante os eventos, o lado vendedor da mineira falou mais alto do que a imagem dos seus pés. Era 1995, quando o fundador Anderson Birman notou que a modelo tinha potencial para vendas e a convidou para um cargo na companhia, que na época era só a marca Arezzo.

"Comecei na área de franchising em um momento de forte expansão da companhia, tanto que participei da abertura de mais de 100 lojas".

Fonte: Exame

Leia a matéria na íntegra em www.exame.com

A banca angolana é constituída pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), Banco de Fomento de Angola, Banco BIC, Banco ...
28/08/2024

A banca angolana é constituída pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), Banco de Fomento de Angola, Banco BIC, Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco Millennium Atlântico, Banco Económico, Banco Sol, Standard Bank Angola, Banco Keve, Banco de Negócios Internacional e Banco de Comércio e Indústria (BCI).

O ano passado (2023), o Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou para 11 o número de bancos obrigados a constituir uma reserva para evitar riscos sistémicos.

A criação desta reserva de capital adicional para bancos de importância sistémica (conhecida pela sigla inglesa DSIB) foi aplicada no ano passado a oito instituições bancárias, com montantes de reserva entre 1 e 2%, conforme publicou o Jornal de Angola.

Entretanto, o governador do BNA afirmou, recentemente, no Lubango, que os bancos comerciais devem estar disponíveis para prestar apoios com serviços e financiamentos.

Manuel Dias sublinhou, na altura, que a banca comercial tem a missão de apoiar projectos de investimentos, visando o aumento da produção, diversificação da economia, redução das importações e aumento das exportações.

O governador do BNA destacou, ainda, o papel dos bancos comerciais como catalisadores do desenvolvimento das actividades económicas das diferentes regiões do país.

O encontro ocorre uma semana depois de o Chefe de Estado ter convocado o Conselho da República, seu órgão de consulta, para avaliar a segurança alimentar, assim como o trabalho do Executivo, empresários do ramo da agropecuária, pescas e das comunidades, no âmbito da agricultura familiar.

Fonte: Jornal de Angola

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldeangola.ao

Perto das 08h:00 de Luanda, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as exportações angolan...
28/08/2024

Perto das 08h:00 de Luanda, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as exportações angolanas, sobia 0,14% para 79,66 USD por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, somava 0,13% para 75,63 USD.

Os preços do petróleo têm sido sustentados pela guerra no Médio Oriente e tentativas falhadas de um cessar-fogo entre Israel e Hamas, assim como a ameaça no corte de produção por parte da Líbia.

Mas o sentimento do mercado para o futuro não é tão positivo, levando a que o Goldman Sachs e o Morgan Stanley a reverem em baixa as previsões para o próximo ano, acreditando que o crude será afectado pela crise na economia chinesa e pela queda do consumo de gasolina na Europa.

Fonte: Expansão

Pelo segundo mês consecutivo o Multicaixa Express ultrapassou em valor as transacções realizadas nos Caixas Automáticos,...
28/08/2024

Pelo segundo mês consecutivo o Multicaixa Express ultrapassou em valor as transacções realizadas nos Caixas Automáticos, um sinal de que a digitalização ganhou terreno face aos meios tradicionais.

O canal digital já vale 36,3% do valor global movimentado na rede Multicaixa (3,0 biliões Kz), o que compara com as movimentações monetárias feitas nos ATMs, que caíram para 34,5% no mês passado, de acordo com cálculos do Expansão com base no Relatório Sintético Mensal MCX de Julho da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

Se em 2023 o Multicaixa Express, que surgiu em Abril de 2019, ultrapassou os ATMs em número de operações, este ano começou a ameaçar aquele que é o meio mais tradicional de consulta e de operações financeiras feitas pelos clientes bancários. Apesar de em Abril o Multicaixa Express ter superado os ATMs em movimentações monetárias, em Maio voltou a cumprir-se a "tradição", para em Junho e Julho o Express ter regressado ao primeiro lugar novamente.

Ainda assim, no que toca ao acumulado do ano, o ATM ainda continua a liderar, ainda que por apenas 30 mil milhões Kz. O "agigantamento" do Multicaixa Express é um sinal de que se começa a desenhar em Angola a substituição dos cartões físicos por meios mais digitais nas operações e transacções na rede Multicaixa, tal como já se observa em países com sistemas financeiros mais desenvolvidos. Isto permitirá uma menor circulação do dinheiro físico e maior controlo não só no combate a crimes como o branqueamento de capitais, mas também com vista à formalização da própria economia.

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

A Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) vai ‘desembolsar’ 39,1 mil milhões de yenes (269,6 milhões USD) pa...
28/08/2024

A Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) vai ‘desembolsar’ 39,1 mil milhões de yenes (269,6 milhões USD) para financiar a construção de linhas de transmissão e sistemas de subestações no Sul de Angola, ilustra o Despacho Presidencial n.º 196/24 de 26 de Agosto, em posse da E&M.

O Presidente da República, João Lourenço, já autorizou a celebração do acordo de financiamento entre o Ministério das Finanças (em representação do Estado) e aquela instituição pública japonesa, criada com o objectivo de contribuir para a estabilidade das economias em desenvolvimento.

Ainda no Despacho Presidencial n.º 196/24 de 26 de Agosto, o Titular do Poder Executivo autoriza a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, com a faculdade de subdelegar, a assinar o referido acordo, “bem como toda a documentação relacionada com o mesmo, em nome e representação da República de Angola”.

Foto: Ministra das Finanças- Vera Daves de Sousa

Fonte: Economia e Mercado

O preço do Brent avançou, nesta segunda-feira, 2,64%, fixando-se nos 81,11 dólares por barril, enquanto os do WTI subira...
27/08/2024

O preço do Brent avançou, nesta segunda-feira, 2,64%, fixando-se nos 81,11 dólares por barril, enquanto os do WTI subiram 2,83%, para 76,95 dólares.

No global, os preços do barril para entrega em Outubro abriram em alta de cerca de 3,0% após suspensão de exportação pelo Governo da Líbia.

O Governo de Benghazi não é reconhecido internacionalmente, mas controla a maioria dos campos de petróleo da Líbia. A Corporação Nacional de Petróleo, sediada em Trípoli e responsável pelos recursos petrolíferos, ainda não confirmou a notícia.

As facções líbias estão em uma luta pelo poder para controlar o banco central e a receita do petróleo.

"O maior risco para o mercado de petróleo provavelmente é uma queda adicional na produção de petróleo da Líbia devido a tensões políticas no país, com o risco de que a produção caia dos actuais níveis de 1 milhão de barris por dia para zero”, disse o analista Giovanni Staunovo, do banco suíço UBS.

Na sexta-feira, os contratos da commoditie já fecharam em alta, atribuída à sinalização de Jerome Powell, presidente do Fed, sobre o início iminente dos cortes nas taxas de juros.

"A perspectiva de uma flexibilização da política monetária impulsionou o sentimento em todo o complexo de commodities”, disseram analistas do ANZ em nota, de acordo com a CNBC.

Fonte: Jornal de Angola

A receita fiscal com a venda de diamantes, entre Janeiro e Junho deste ano, aumentou 11,8%, para 63,5 milhões USD, face ...
27/08/2024

A receita fiscal com a venda de diamantes, entre Janeiro e Junho deste ano, aumentou 11,8%, para 63,5 milhões USD, face ao mesmo período de 2023, quando o fisco arrecadou para os cofres do Estado 56,7 milhões USD, de acordo com cálculos do Expansão com base no mapa da arrecadação especial da Administração Geral Tributária (AGT) referente ao primeiro semestre de 2024.

No entanto, se o cálculo for feito em Kwanzas, a receita fiscal disparou 70,8%, já que nos primeiros seis meses deste ano a receita fiscal arrecadada em moeda nacional com a venda de diamantes cifrou-se nos 53,0 mil milhões Kz, contrastando com os 31,0 mil milhões registados no primeiro semestre do ano passado.

De acordo com o Fisco, os resultados resultam do aumento dos royalties durante o período em análise. Só para se ter uma ideia, nos primeiros seis meses deste ano, os royalties (direitos mineiros) pagos pelos operados do subsector dos diamantes cifraram-se em 34,7 mil milhões Kz, representando um aumento de 235,2%, comparativamente ao período homólogo de 2023, quando foram pagos os direitos mineiros no valor de 10,3 mil milhões Kz.

Já o imposto industrial registou uma quebra de 11,4% fixando-se nos 18,3 mil milhões Kz, entre Janeiro e Junho deste ano, contra os 20,6 mil milhões arrecadados nos primeiros seis meses do ano passado.

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

O Banco Central de Cabo Verde publicou esta semana os balanços dos sete bancos comerciais que operam em Cabo Verde e que...
27/08/2024

O Banco Central de Cabo Verde publicou esta semana os balanços dos sete bancos comerciais que operam em Cabo Verde e que reflectem um resultado histórico em termos de lucros, 5,20 mil milhões de escudos no total, correspondendo a cerca de 52,27 milhões de dólares.

São valores depois de impostos, transversais a todo o sistema bancário, uma vez que todas as instituições apresentaram lucros (ver tabela). O aumento dos juros e proveitos equiparados (61,3%) foi o que mais contribuiu para os lucros dos bancos comerciais, segundo o banco central.

Este é um caminho de crescimento acelerado que acontece há três anos consecutivos, em 2021 cresceu quase 20%, em 2022 cerca de 26,5% e agora em 2023, mais 19,1%. No seguimento do que foi a recuperação da actividade económica no arquipélago a seguir à crise da covid-19.

A melhoria do desempenho do sistema financeiro, de acordo com o documento, deve-se sobretudo ao aumento da margem financeira, mais 8,9% relativamente a 2022, e pela redução das imparidades, que reflecte também a diminuição de incumprimentos por parte dos clientes. Interessante verificar também que os depósitos de clientes cresceram para 260,9 mil milhões de escudos (2,63 mil milhões USD), em comparação com os 251,2 mil milhões de escudos (2,53 mil milhões USD) existentes no final de 2022.

No final de 2023, os meios de financiamento de todo o sistema bancário cabo-verdiano aumentaram 3% relativamente ao ano anterior, atingindo 292,2 mil milhões de escudos (2,94 mil milhões de USD).

Entenda-se meios de financiamento do sistema bancário como os recursos de bancos centrais, de instituições de crédito, depósitos à ordem e a prazo e outros depósitos e obrigações subordinadas.

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

O BPI poderá encaixar mais de 100 milhões de euros com a venda de uma participação de 15% que detém no Banco Fomento Ang...
27/08/2024

O BPI poderá encaixar mais de 100 milhões de euros com a venda de uma participação de 15% que detém no Banco Fomento Angola (BFA), depois de o presidente angolano ter aprovado na semana passada a venda de 15% do capital do banco angolano através de uma oferta pública inicial (IPO) na bolsa de Luanda.

O valor do potencial encaixe corresponde à avaliação que a instituição portuguesa atribuía ao BFA no final do ano passado, valorizando a sua posição de 48,1% em cerca de 340 milhões de euros – com uma avaliação implícita de mais de 700 milhões para 100% do capital do banco angolano.

O Jornal Económico (acesso pago) avançou esta segunda-feira que o BPI irá acompanhar o Estado angolano na venda de acções do BFA através de um IPO no mercado angolano.

Foto: Luís Roberto Gonçalves- PCE do BFA

Fonte: Lusa

Leia a matéria na íntegra em www.lusa.pt

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, apelou, sexta-feira, na cidade de Porto-Amboim, pr...
26/08/2024

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, apelou, sexta-feira, na cidade de Porto-Amboim, província do Cuanza-Sul, às empresas nacionais que operam no sector de exploração mineral a apostarem na transição energética que se assiste no mundo, respondendo aos desafios do presente e futuro do país.

Diamantino Azevedo, que falava à imprensa no fim da visita de 24 horas ao Cuanza-Sul, referiu que a transição energética pressupõe explorar os recursos naturais de forma sustentável e económica, em benefício das populações.

Em relação à proibição da exploração do quartzo e do gesso, em vigor no país, o ministro esclareceu que o Executivo estabeleceu um período de 189 dias, durante o qual vai regular a exploração de forma sustentável, e salvaguardar as reservas existentes no país, por serem insumos que garantem a transição energética, mas, ao mesmo tempo, permitir a sua transformação a nível local, em vez de ser exportada.

"Com a transição energética que o mundo regista, aumenta a apetência e procura destes recursos por parte dos operadores deste ramo, factor que exige do Executivo reforçar as medidas de protecção dos mesmos, na medida em que as empresas angolanas se alinham de forma plena neste desafio”, frisou.

Foto: Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo

Fonte: Jornal de Angola

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldeangola.ao

O Access Bank Angola (Access) já está a organizar o seu novo "board", a começar pela Comissão Executiva. Ricardo Ferreir...
26/08/2024

O Access Bank Angola (Access) já está a organizar o seu novo "board", a começar pela Comissão Executiva. Ricardo Ferreira, até então administrador Executivo do Standard Bank Angola, passa a ser o novo CEO do Access, em substituição Rui Pereira que apresentou a sua carta de demissão, apurou o Expansão junto de fontes do banco.

O Banco Nacional de Angola (BNA) já deu "luz verde" para Ricardo Ferreira iniciar as novas funções, ao lado de António Ribeiro, que já faz parte da equipa do Access Bank, que também entra para o bord como administrador Executivo.

Rui Pereira, que vem da liderança do ex-Finibanco, está de malas feitas, tendo já apresentado a sua carta de demissão no início do mês de Agosto. Segundo garantiu a fonte do Expansão, o mesmo tem apenas uma semana para deixar o "Edifício Amarelo" da rua Major Kanhangulo, na Mutamba. Assim, Ricardo Ferreira deve começar as suas funções já no dia 02 de Setembro.

O Access, novo dono do Finibanco Angola, alterou oficialmente o nome da instituição em Fevereiro para Access Bank Angola. O banco não só fez o rebranding da marca, como também já anunciou a nova sede localizada na Torre Victória Premium, na Avenida Gamal Abdel Nasser, nas Ingombotas.

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

Já foi publicado em diário da República a autorização para a privatização de 15% das acções que o Estado detém na empres...
26/08/2024

Já foi publicado em diário da República a autorização para a privatização de 15% das acções que o Estado detém na empresa de telefonia móvel Unitel, apurou a revista Economia & Mercado.

A autorização consta do Despacho Presidencial n.º 194/24, publicado a 23 de Agosto último, no qual João Lourenço determina a privatização, por via de oferta pública inicial, das respectivas acções, e delega competência à ministra das Finanças, com faculdade de subdelegar, para a verificação da validade e legalidade dos actos subsequentes no âmbito do respectivo procedimento.

No mesmo dia, ainda a respeito deste dossiê, no Despacho Presidencial n.º 195/24, o Chefe de Estado autoriza a reserva de 2% das acções na Unitel para aquisição, em condições especiais, pelos trabalhadores e membros dos órgãos sociais da empresa.

Fonte: Economia e Mercado

O ministro discursava na Reunião Ministerial da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TI...
26/08/2024

O ministro discursava na Reunião Ministerial da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD-9), que decorreu de 24 a 25 nesta cidade japonesa, subordinada ao tema a "Co-criação de soluções inovadoras com África”, para melhor enfrentar os desafios globais que afectam o mundo e nosso continente, trabalhando em estreita cooperação com os países africanos para busca de soluções.

"Confiamos que a visão holística da TICAD, na abordagem do desenvolvimento económico e social do continente africano, fazem deste fórum uma plataforma capaz de mobilizar e disponibilizar recursos financeiros, competências técnicas, transferência de tecnologia e concertação dos nossos governos à volta dos desafios que enfrentamos para alcançar o desenvolvimento económico e social", ressaltou Rui Miguês, que chefiou a delegação angolana no evento.

Rui Minguês sublinhou, também, que a paz em África não é um sonho utópico, destacando que é um objectivo "perfeitamente realizável que exige um empenho inabalável, determinação e uma visão partilhada por parte de todos nós".

A delegação angolana na TICAD-9 contou, igualmente, com a presença da embaixadora de Angola no Japão, Teodolinda Coelho, assim como funcionários do MIREX e do MINDCOM, segundo um comunicado de imprensa do Missão Diplomática de Angola no Japão.

Foto: Ministro da Indústria e Comércio- Rui Minguês

Fonte: Jornal de Angola

Os 21 bancos comerciais com os balancetes publicados contabilizaram, no primeiro semestre deste ano, um lucro conjunto d...
26/08/2024

Os 21 bancos comerciais com os balancetes publicados contabilizaram, no primeiro semestre deste ano, um lucro conjunto de 357,2 mil milhões Kz (cerca de 427,1 milhões USD), o que representa um crescimento de 19% face aos 443, mil milhões Kz registados no mesmo período de 2023, de acordo com cálculos do Expansão com base os balancetes do II trimestre.

Os resultados da banca foram influenciados não só pela redução do volume de operações cambiais, mas sobretudo pela queda de 6% das aplicações em títulos de dívida pública, uma vez que concentram grande parte dos investimentos dos bancos, cerca de 32% do total dos activos da banca comercial. Quase todas as instituições bancárias registaram uma diminuição na carteira de títulos, sobretudo os grandes bancos.

"Se formos comparar a dívida detida pelos bancos no primeiro semestre, e comparado com o período homólogo, consegue-se ver uma redução na maior parte dos bancos. Aliado a isso, as taxas de juros mais baixas também contribuíram significativamente. Também as operações cambiais em volume caíram um pouco", apontou o economista Mateus Maquiadi

Fonte: Expansão

Leia a matéria na íntegra em www.expansao.co.ao

Endereço

Centro Logistico De Talatona C6
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244923419652

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Mercado Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal Mercado Angola:

Vídeos

Compartilhar

Categoria