25/05/2023
O BINARISMO TOSCO DO "CERTO x ERRADO"
Maria te ama. ❌
Maria ama-te. ✅
Bom final de semana! ❌
Bom fim de semana! ✅
Tenho que estudar mais. ❌
Tenho de estudar mais. ✅
Certamente você já viu essas "dicas de Português" acima numa porção de páginas do Instagram e do Facebook, certo?
Pois é... E lamento muito dizer, mas essas páginas continuarão prosperando com esse pensamento binário do certo vs. errado tomados em sentido absoluto, gerando em você a frustrante sensação de "Eu não sei falar português".
Perfis com essa abordagem tosca perpetuam o ensino equivocado do Português, pois dão a entender que a verdadeira Língua Portuguesa é aquela unicamente marcada por ✅, e não por ❌.
(E, claro, se você fala ou escreve "Maria te ama", "Bom final de semana!" e "Tenho que estudar mais", está errado, é b***o, não sabe usar sua própria língua, etc.) 🙄
Mas aprenda de uma vez por todas: a língua portuguesa, como qualquer língua, admite "formas variantes", inclusive em sua modalidade "culta", aquela ensinada nas gramáticas normativas tradicionais.
Mais do que isso: a norma culta evolui!
Logo, não faz mais sentido algum, em pleno 2023, esses perfis de Instagram/Facebook continuarem cagando regra com uma norma culta irreal, que não reflete mais o estado atual do registro culto, da real norma culta.
Não basta boa intenção em dar "dicas de Português". É preciso ter honestidade intelectual e ESTUDAR a verdadeira norma culta (falada e escrita), sobretudo do português brasileiro, para ensinar corretamente!
Sabe por que muitos professores de português ainda ensinam essa visão atrasada da norma culta? Simples: porque estão atrasados, desatualizados em seus estudos. Logo, reproduzem ensinos errados por não darem um F5 em seus aprendizados. Sim, nós (professores) também precisamos estudar, investigar, aprender e reaprender, para não perpetuarmos lições equivocadas.
[Não fiquem chateados comigo, professores, porque estou na mesma fileira que vocês, buscando sempre evoluir.]
FFernando PestanaFernando Pestana