20/01/2025
Porquê que quando uma obra dá um bom lucro elogia-se mais o Diretor de Obra (Engenheiro de Produção), mas quando dá prejuízo (perda de dinheiro) criticam mais o orçamentista, dizendo que ele errou nos cálculos?
Esta situação me parece menosprezar o trabalho do orçamentista.
Até hoje desconheço a causa desse pensamento. Se alguém souber, por favor deixe nos comentários. Ficarei grato!
Para minimizar (ou eliminar) essa questão, acredito que uma possível solução seria incluir o Diretor de Obra já na fase de concurso/licitação para participar no orçamento com a sua visão prática, antes de se apresentar ao cliente.
Assim, o orçamento deixa de ser uma surpresa para o Diretor de Obra em fase de execução. Ele passa a ter conhecimento do orçamento desde a fase inicial do concurso da obra.
O contra dessa solução é que ela apresenta desafios, principalmente devido aos prazos apertados para entrega dos orçamentos. Mas ainda assim, acredito que esta solução pode ser viável, pois os benefícios superam os desafios.
Orçamentar com a participação do Diretor de Obra, promove maior responsabilidade entre as equipas e ajuda a desfazer a mentalidade “errada” de que os problemas da obra começam no escritório.
Portanto, precisamos superar essa ideia e reconhecer que o sucesso de uma obra depende do trabalho em equipa desde o início, de processos transparentes, de decisões partilhadas e da união entre quem planeia/orça e quem executa. Assim, no final da obra o elogio ou a crítica será para todos (Orçamentistas e Directores de Obra).
Quando as equipas partilham informações desde a fase de concurso/licitação, a obra deixa de ser um mistério para alguns e torna-se um esforço conjunto com maior potencial de sucesso financeiro e operacional.
Esta é a nossa visão sobre o assunto. E estamos abertos a ouvir os vossos feedback’s. Partilhe a sua opinião nos comentários!