Lider Magazine

Lider Magazine Revista de negócios, estratégias e desafios centrada em dar voz aos Líderes inovadores e inspirar futuras gerações.

A Clínica Girassol realiza de 2 a 6 de Setembro de 2024, o seu 4º Congresso, sob o lema “Que Futuro Queremos?”.O evento ...
04/09/2024

A Clínica Girassol realiza de 2 a 6 de Setembro de 2024, o seu 4º Congresso, sob o lema “Que Futuro Queremos?”.

O evento tem como foco discutir e explorar os caminhos da inovação e sustentabilidade na área da saúde.

Durante cinco dias, especialistas, profissionais e interessados terão a oportunidade de participar de palestras, workshops e painéis que abordarão as mais recentes inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que actualmente estão a moldar o futuro da medicina.

A Tis, empresa angolana integradora de sistemas, é uma das patrocinadores deste evento e participa do evento, apresentando soluções impactantes, que têm um grande potencial de elevar o processo de digitalização do sector da saúde em Angola para o outro nível, tornando-o mais eficiente e mais próximos dos que necessitam.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Angola está a desenvolver condições para a produção local de medicamentos e procura cooperação internacional, especialme...
03/09/2024

Angola está a desenvolver condições para a produção local de medicamentos e procura cooperação internacional, especialmente com a Agência Africana de Medicamentos e a República da Indonésia para alcançar este objectivo.

O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio Europeu, passou essa informação no 2.º Fórum Indonésia-África, que encerrou hoje, 03 de Setembro, na cidade de Bali.

No evento, com o tema “Investimento em Pesquisa e Inovação para Saúde: África e a Prioridade da Indonésia”, o secretário de Estado abordou a importância da colaboração global para enfrentar desafios da saúde.

Leonardo Inocêncio Europeu explicou que a necessidade de produção local surgiu durante a pandemia da COVID-19 com o desafio do acesso a vacinas e medicamentos.

Este desafio levou Angola a reflectir sobre a importância de intensif**ar a cooperação internacional, trabalhar de forma contínua com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com as entidades reguladoras africanas, segundo Leonardo Inocêncio Europeu.

“O objectivo é colaborar com os países africanos e com a Indonésia para promover a transferência de tecnologia e a produção local de medicamentos, para fortalecer a nossa capacidade de resposta a futuras emergências de saúde”, afirmou o secretário de Estado.
Leonardo Inocêncio Europeu destacou também a criação da Agência Reguladora de Medicamentos e Dispositivos Médicos em Angola, que visa alcançar a maturidade na regulação do mercado interno e garantir a qualidade dos produtos.

“O apelo de Angola inclui a transferência de know-how, o compartilhamento de conhecimento e a formação de recursos humanos”, acrescentou.

No Fórum Indonésia-África, o secretário de Estado integrou a delegação angolana chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
À delegação também fez parte o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Indonésia, Florêncio de Almeida, bem como representantes da Casa Civil do Presidente da República, dos ministérios das Relações Exteriores e da Saúde.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão Francisco Correia de Almeida, discursou, em representação do Presidente...
02/09/2024

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão Francisco Correia de Almeida, discursou, em representação do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, na sessão de líderes do Fórum de Alto Nível sobre Parcerias Multissectoriais, momento de maior relevância do 2º Fórum Indonésia-África que decorre em Bali, Indonésia, de 1 a 3 de Setembro de 2024 .

A sessão de líderes do Fórum contou, de igual modo, com as intervenções do Presidente da Indonésia , Joko Widodo, sequenciada por discursos dos Chefes de Estado do Gana , Nana Akufo-Addo, da Libéria, Joseph N. Boakai, do Ruanda , Paul Kagame e da República Unida da Tanzânia , Hussein Ali Mwinyi. Destacam-se ainda os discursos do Vice-Presidente do Zimbabué bem como dos Primeiros-Ministros de Eswatini e de Timor Leste.

A participação de Angola no 2º Fórum Indonésia-África reforça o compromisso de fortalecer as relações com as nações africanas e com a Indonésia, promovendo uma cooperação inclusiva e sustentável. Esse aspecto mereceu destaque na intervenção do Ministro de Estado, cuja abordagem considerou a importância de uma cooperação sul-sul reforçada e adaptada aos desafios do século XXI, com a visão de transformar o continente africano “num centro de produção de bens acabados, rompendo com o modelo de mero exportador de matérias-primas”.

Angola, referiu o governante angolano, está focada na diversif**ação económica, no desenvolvimento sustentável e na atracção de investimento estrangeiro, sendo, para o efeito, “importante apostar em infra-estruturas modernas como espinha dorsal para o desenvolvimento inclusivo e contínuo”.

O 2º Fórum Indonésia-África reúne líderes e mais de mil delegados de vários páiss africanos e constitui uma plataforma essencial para discussões profícuas ao redor do fortalecimento das parcerias económicas e diplomáticas. À margem do encontro, o Chefe da Casa Civil do Presidente da República manteve reuniões com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, e com os responsáveis das empresas Pertamina, do sector petrolífero, e da Kimiafarma, gigante local do ramo farmacéutico.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O conhecido causídico Alexandre Chivale, que representou a família do antigo Presidente de Moçambique Armado Guebuza no ...
02/09/2024

O conhecido causídico Alexandre Chivale, que representou a família do antigo Presidente de Moçambique Armado Guebuza no casos das famosas “dívidas ocultas”, foi detido na manhã de hoje na Direção Provincial do Serviço Nacional de Migração daquele país.

Chivale dirigiu-se para aquela entidade com o fim levantar o seu passaporte, mas saiu do local detido. Ele havia tentado renovar o documento de viajem em janeiro passado, mas na altura foi-lhe negado, disse uma das fontes.

O advogado, que era visto em Luanda, donde comentava as incidências do processo político de Moçambique - e que foi visto recentemente em Maputo num evento do seu cliente Armando Guebuza - foi transportado sob custódia para uma esquadra policial em Maputo, onde deverá permanecer até ser ouvido por um juiz de instrução, que determinará se ele sai em liberdade provisória sob termo de identidade e residência ou f**a sob prisão preventiva. A data limite para esta decisão judicial é quarta-feira.

A sua detenção está relacionada com um mandado de busca e captura, emitido pelo juiz Efigênio Baptista, em janeiro de 2022, durante o julgamento do caso do calote guebuzista.

O mandado de captura contra Chivale foi emitido pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo depois que o advogado não compareceu ao Tribunal, em janeiro daquele ano, em face de uma intimação para ele depor como declarante.

A captura de Chivale visa(va) duas coisas: ser ouvido em declarações sob custódia e ser julgado em processo sumário por desobediência, podendo incorrer numa pequena pena convertida em multa.

Chivale iniciou o julgamento do caso das “Dívidas Ocultas”, em agosto de 2021, como advogado de alguns dos arguidos mais destacados, incluindo Ndambi Guebuza, o filho mais velho do ex-presidente Armando Guebuza, e António Carlos do Rosário, chefe de inteligência económica do serviço de segurança, SISE.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Nos primeiros seis meses do ano em curso, os resultados líquidos do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) atingiram a cifra d...
02/09/2024

Nos primeiros seis meses do ano em curso, os resultados líquidos do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) atingiram a cifra de 79,24 milhões dólares, repartidos em 52,45 milhões de dólares, no I Trimestre e 26,79 milhões dólares no II Trimestre.

Os dados foram referidos em nota de imprensa do FSDEA, onde avança que, no âmbito da sua Política de Investimentos os resultados obtidos em 2023 e no primeiro semestre de 2024 deverão ser reinvestidos.

A nota refere ainda que em 2023, os resultados líquidos atingiram a cifra de 199,35 milhões dólares, marcando um crescimento extraordinário de 201% em relação ao ano anterior, em que a instituição enfrentou perdas signif**ativas na ordem dos 196,65 milhões de dólares.

O Fundo avança também que o resultado líquido do exercício do ano passado foi influenciado, essencialmente, pelo desempenho da carteira líquida de investimentos que registou ganhos no valor de 168,62 milhões dólares, bem como pelo desempenho da carteira alternativa, que alcançou lucros líquidos no valor de 39,28 milhões dólares.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A Starlink de Elon Musk fez a sua estreia na África em janeiro de 2023, com a Nigéria como o seu primeiro local de lança...
02/09/2024

A Starlink de Elon Musk fez a sua estreia na África em janeiro de 2023, com a Nigéria como o seu primeiro local de lançamento.

O provedor de internet via satélite de última geração prometeu revolucionar a conectividade de internet de alta velocidade na nação mais populosa de África, com planos ambiciosos de expansão pelo continente.

A Starlink também comprometeu-se em fornecer internet de baixa latência para áreas onde a conectividade é não confiável ou inexistente. Em outubro de 2023, o serviço estava oficialmente disponível em sete países africanos: Nigéria, Quênia, Moçambique, Rwanda, Malawi e Zâmbia.

Desde então, a Starlink estendeu o seu alcance para um total de 13 países africanos, incluindo as Ilhas Maurícias e a Serra Leoa.

Segundo a Business Insider, apesar do custo relativamente alto, a rede de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da Starlink fornece cobertura em quase qualquer lugar do planeta, o que a torna uma opção valiosa até mesmo em vilas rurais onde o acesso à banda larga é limitado.

No entanto, avança a fonte, a sua jornada no continente africano está longe de ser tranquila. O continente, onde apenas 40% dos 1,3 bilhões de pessoas têm acesso à internet — a menor taxa do mundo — apresenta desafios regulatórios signif**ativos para a Starlink.

Por exemplo, a 14 de agosto de 2023, a África do Sul proibiu a importação de kits Starlink, deixando o país isolado da internet via satélite da SpaceX. Apesar da sua presença em países vizinhos, a África do Sul, a maior economia da região, ainda não se juntou à rede da Starlink.

A Starlink, que disponibiliza serviço de internet através do satélite SpaceX, previa estar disponível em Angola a partir do quarto trimestre do ano passado.

De acordo com informação avançada pelo Expansão, a empresa, que já tem presença em mais de 30 países no mundo, aguarda apenas a aprovação do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), para disponibilizar o seu serviço de internet, que é conhecido pela alta velocidade e baixa latência, além de permitir o acesso às zonas remotas dos países onde já opera.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Grupo Chama anunciou através das redes sociais, ter aderido  à iniciativa Pacto Global da Organização das Nações Unida...
02/09/2024

O Grupo Chama anunciou através das redes sociais, ter aderido à iniciativa Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) - uma
plataforma de liderança voluntária para o desenvolvimento, implementação e
divulgação de práticas empresariais responsáveis.

Com esta adesão, o grupo empresarial angolano junta-se a milhares de empresas a nível mundial empenhadas em tomar acções empresariais responsáveis para criar um mundo que todos desejamos.

O Pacto Global das Nações Unidas é um apelo para as empresas de todo o mundo
alinharem as suas operações e estratégias aos Dez Princípios Universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção e para tomarem medidas em apoio aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para a Presidente do Conselho de Administração do Grupo Chana, integrar o Pacto das Nações Unidas é um marco signif**ativo e reflecte o compromisso com a paz, a justiça e o desenvolvimento sustentável.

Segundo Diandra Vaal Neto Simões, “este passo não é apenas um compromisso formal, mas um convite para todos nós nos unirmos em busca de um futuro mais justo e sustentável”.

“Que esta aliança inspire acções concretas e uma colaboração global para enfrentar os desafios que estão por vir. A nossa adesão é o início de um caminho promissor rumo a um mundo justo e equitativo”, concluiu.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Uma delegação da Câmara de Comércio Angola-China encabeçada pelo seu presidente Luís Cupenala encontra-se na Província d...
02/09/2024

Uma delegação da Câmara de Comércio Angola-China encabeçada pelo seu presidente Luís Cupenala encontra-se na Província de Hebei na China para participar da 9ª Cimeira dos Chefe de Estado e de Governo China-África que terá lugar nos dias 04 a 6 de Setembro do ano em curso em Beijing.

Neste Domingo 01 de Setembro de 2024, a Câmara de Comércio Angola-China em parceria com a GUOZHI TECNOLOGY (HEIBEI) C.O LTD, representada pelo seu presidente Zhang Yanking e Luis Cupenala Presidente da CAC formalizaram a abertura do escritório de ligação legal de promoção de investimentos e intercâmbio económico e cultural na provincia de Hebei.

De referir que integram a comitiva da câmara de Comércio Angola-China os vice-presidentes Emmanuel Miguel e António Leite, que na oportunidade visitaram outros empreendimentos de grande dimensão como fábricas.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A Angola Cables, multinacional angolana de telecomunicações, fará o lançamento da 3ª edição do Programa ACeleraNet no pr...
02/09/2024

A Angola Cables, multinacional angolana de telecomunicações, fará o lançamento da 3ª edição do Programa ACeleraNet no próximo dia 3 de Setembro, em Luanda.

O Programa AceleraNet é uma iniciativa estratégica concebida para impulsionar a economia digital em Angola, oferecendo suporte essencial a pequenos provedores de serviços de internet para que possam operar com elevados padrões de qualidade, que atendam às exigências do mercado, enquanto se minimizam os custos que poderiam inviabilizar as suas operações.

Reconhecida pela sua inovação, a Angola Cables opera uma infra-estrutura robusta de transporte e uma rede IP interligada, oferecendo acesso aos principais IXPs, Operadores Tier I e fornecedores de conteúdo globais, conectando as Américas, África, Europa e Ásia através de mais de 30 POPs e mais de 66 Data Centers interconectados.

A empresa possui uma rede própria de cabos submarinos com mais de 33 mil quilómetros (WACS, SACS e MONET) e estende os seus serviços para mais de 50 mil quilómetros através de cabos parceiros, com um tráfego de 18.500 Tbps no seu backbone. Além disso, é responsável pela operação de dois Data Centers de classe mundial: AngoNAP Fortaleza (Brasil) e AngoNAP Luanda (Angola). A Angola Cables também administra o PIX no Brasil e o AngonIX em Angola, um dos principais pontos de troca de tráfego de internet em África, ligado directamente a mais de 21 IXPs em todo o mundo.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) assinou um compromisso de investimento no Fundo Kimbo da BFA Gestão de Activos na pas...
02/09/2024

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) assinou um compromisso de investimento no Fundo Kimbo da BFA Gestão de Activos na passada quinta-feira.

Segundo um comunicado distribuído à imprensa, o Fundo Soberano de Angola (FSDEA) formalizou a sua entrada no Fundo de Investimento de Capital de Risco (Fundo Kimbo), em parceria com a BFA Gestão de Activos, no valor global de 5 milhões de dólares.

O Fundo Kimbo está na sua primeira fase de capitalização para um valor global de 20 milhões de dólares (equivalente em kwanzas) com uma maturidade de 10 anos.

A BFA Gestão de Activos é uma empresa de gestão de investimentos fundada em Angola em 2016, tendo cumulativamente 500 milhões de dólares (452 milhões de euros) em activos sob gestão.

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA), presidido por Armando Manuel, “desempenha um papel complementar no alargamento de esforços para a diversif**ação da economia, em linha com as directivas do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) aprovado pelo Executivo”.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A advogada Sheila Bandeira, é a nova Directora de Recursos Humanos da Luanda International School.Formada em Direito pel...
31/08/2024

A advogada Sheila Bandeira, é a nova Directora de Recursos Humanos da Luanda International School.

Formada em Direito pela Universidade de Paris, Sheila Bandeira é Especializada em recursos humanos e desenvolvimento de pessoas, tendo trabalhado em instituições governamentais de alto nível, com destaque para a Administração Geral Tributária, onde ocupou o cargo de Directora de Recursos Humanos, no INAPEM, como Administradora Executiva e muito recentemente, no Ministério do Economia e Planeamento, como Directora de Recursos Humanos.

“A sua missão é combinar a legislação com o crescimento de profissionais de qualidade, competentes e felizes”, conclui a LIS.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A República de Angola, deu início ao processo de abertura in loco, da sua Embaixada em Camberra, na Comunidade da Austrá...
30/08/2024

A República de Angola, deu início ao processo de abertura in loco, da sua Embaixada em Camberra, na Comunidade da Austrália.

Na manhã desta Sexta-feira, 30 de Agosto, o Embaixador designado da República de Angola na Comunidade da Austrália, António Luvualu de Carvalho, foi recebido em audiência pelo Secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Embaixador Marc Innes-Brown.

No encontro, realizado na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, António Luvualu de Carvalho, efectuou a entrega de uma mensagem do Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, destinada à sua homóloga, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Penny Wong, mensagem esta que teve como teor, o reforço das relações entre os dois países.

Na ocasião, Secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Embaixador Marc Innes-Brown, destacou o papel fundamental desempenhado por Angola, para a manutenção da Paz nas regiões Central e Austral do continente africano, bem como reafirmou o interesse australiano em aprofundar as relações com Angola, tanto à nível governamental como no incremento das trocas comerciais.

A Austrália, possui actualmente a 12° maior economia do mundo, constituindo os sectores de destaque, as actividades da mineração, agricultura, pecuária, turismo, bem como a prestação de serviços, possuindo actualmente o país a 9° maior bolsa de valores do mundo, a Australian Securities Exchange (ASX).

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A Africell inaugurou esta quinta-feira, a nova Agência de Serviços de Pagamento da Afrimoney, dedicada a promover a conf...
30/08/2024

A Africell inaugurou esta quinta-feira, a nova Agência de Serviços de Pagamento da Afrimoney, dedicada a promover a confiança, educar os usuários, melhorar a acessibilidade e promover o ecossistema de dinheiro digital, unindo perfeitamente as economias tradicional e digital.

Localizada no Bairro Azul, município de Luanda, a nova agência foi aberta com o objectivo de envolver players de pequena escala, expandir oportunidades e estabelecer modelos empresariais resilientes.

A Afrimoney é uma solução rápida e segura de dinheiro móvel, desenvolvida pela Africell que permite transferir e levantar dinheiro, fazer pagamentos físicos e virtuais de produtos e serviços, verif**ar saldo, através do celular.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A Bestfly uma das principais empresas de aviação privada de Angola, surge como a principal candidata para a gestão do Ae...
29/08/2024

A Bestfly uma das principais empresas de aviação privada de Angola, surge como a principal candidata para a gestão do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Segundo apurado, empresa, conhecida pelo serviço de aviação executiva e suporte logístico, tem mostrado capacidade de gestão e inovação que a tornam apta para enfrentar os desafios e as oportunidades que o novo aeroporto oferece.

Caso a Bestfly assuma a gestão, espera-se que ela traga uma abordagem moderna e eficiente, alinhada com as melhores práticas internacionais, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento do sector aéreo em Angola.

A possível gestão pela Bestfly também abre portas para parcerias estratégicas, melhoria na infraestrutura e nos serviços oferecidos, além de fortalecer a posição de Luanda como um hub aéreo na região da África Austral.

Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a concessão num prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.

Concorrem para gestão e manutenção do novo Aeroporto Internacional, o consórcio Corporacion America Airports, S.A. (CAAP), Mota- Engil Engenharia e Construção, S.A. e BestFly, Lda e outra pelo Consórcio China National Aero- Technology International Engineering Corporation (CAIEC) e Yunnan Airport Group Co., Ltd.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Criada em 2020 por Philippe Oliveira, a Mambo tem trabalhado na melhoria do acesso a uma ampla gama de produtos e simpli...
29/08/2024

Criada em 2020 por Philippe Oliveira, a Mambo tem trabalhado na melhoria do acesso a uma ampla gama de produtos e simplif**ando transações financeiras.

Sobre a sua participação no evento de Tóquio, o CEO da Mamboo, destaca: "Ficamos muito surpreendidos ao descobrir que este tipo de programa existe. Estávamos à procura de algo assim para mostrar ao mundo que temos grandes soluções em África.”

O Meet the Toshikas, visa catalisar “pipelines”de investimento entre investidores japoneses e startups africanas.

O processo de selecção iniciou com 256 candidatos (116 da Zâmbia, 81 da África do Sul e 59 de Angola) e depois reduzido ao top 30, 10 de cada país.

Recentemente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), anunciou os 6 principais empreendimentos inovadores escolhidos de um grupo competitivo de candidatos pelo seu potencial excepcional de perturbar as indústrias e gerar um impacto signif**ativo.

Tratam-se da Anda, uma empresa de moto-taxi, que fornece financiamento, treinamento e seguro para os seus moto-taxistas, fornecendo assim um serviço melhor e mais seguro para os seus clientes.

A Mamboo, que fornece entregas rápidas e perfeitas de alimentos, a Zoie Healt e a Jobox (África do Sul), assim como Bosso e a Afrionline Group, baseadas na vizinha Zâmbia.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Consultora Boston Consulting Group (BCG) admitiu esta quarta-feira que pagou milhões de dólares em “luvas” para ganhar c...
29/08/2024

Consultora Boston Consulting Group (BCG) admitiu esta quarta-feira que pagou milhões de dólares em “luvas” para ganhar contratos em Angola, através do seu escritório em Lisboa, avança o Financial Times. E, através de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), aceitou pagar 14 milhões de euros para encerrar o assunto.

De acordo com a investigação do DOJ, tornada pública esta quarta, os subornos foram pagos através do escritório da consultora em Lisboa, entre 2011 e 2017, quando Eduardo dos Santos ainda era presidente do país.

O dinheiro era enviado para três entidades em contas offshore, controladas por agentes associados às autoridades angolanas e membros do partido no poder, que f**avam com uma “comissão” de 20 a 35% do valor dos contratos que a BCG ganhou nesse período.

“Certos funcionários da BCG em Portugal tomaram medidas para ocultar a natureza do trabalho do agente” quando “surgiram questões internas, incluindo a alteração da data dos contratos e falsif**ação do suposto produto de trabalho do agente”, disse o DoJ, citado pelo Financial Times.

O diário britânico avança que a consultora ganhou 11 contratos com o ministério da Economia e um com o banco central angolano, onde teve 22,5 milhões de dólares em receitas e 14 milhões em lucros, que agora concordou em devolver.

Por enquanto, a justiça dos EUA afasta processar a BCG, uma vez que a consultora confessou, cooperou com a investigação, demitiu os funcionários envolvidos e fechou o escritório em Luanda. O DOJ não afasta, no entanto, reabrir o inquérito caso surjam novos dados e até processar as pessoas envolvidas.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Numa mudança signif**ativa no topo da elite económica de África, o bilionário sul-africano Johan Rupert ultrapassou o ma...
29/08/2024

Numa mudança signif**ativa no topo da elite económica de África, o bilionário sul-africano Johan Rupert ultrapassou o magnata empresarial nigeriano Aliko Dangote para reivindicar o título de homem mais rico de África.

De acordo com a Bloomberg, a fortuna de Rupert aumentou em US$ 1,9 bilhão, elevando o seu património líquido total para US$ 14,3 bilhões, classif**ando-o em 147º lugar globalmente – 12 lugares à frente de Dangote.

Johann Rupert lidera a Richemont, um conglomerado líder no mercado global de bens de luxo.

A empresa possui marcas de prestígio como Cartier e Montblanc. Este aumento na riqueza de Rupert é atribuído ao forte desempenho do setor de luxo.

Por outro lado, o património líquido da Dangote caiu 1,7 mil milhões de dólares este ano, totalizando agora 13,4 mil milhões de dólares. A recessão é um reflexo da luta económica mais ampla na Nigéria. O país enfrenta desafios como a elevada taxa de inflação superior a 30%, na sequência de reformas económicas signif**ativas iniciadas pelo Presidente Bola Tinubu.

Os mais ricos de África em agosto de 2024:

• 1° Johann Rupert & Family, África do Sul, US$ 14,3 bilhões, 147º
• 2°Aliko Dangote, Nigéria, US$ 13,4 bilhões, 159º
• 3° Nicky Oppenheimer, África do Sul, US$ 11,3 bilhões, 213º
• 4°Nassef Sawaris, Egito, US$ 9,48 bilhões, 278º
• 5° Nati Kirsch, África do Sul, US$ 9,22 bilhões, 286º

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A Boeing e a sua rival Airbus estão a enfrentar atrasos nas entregas devido à escassez contínua de peças e à rotactivida...
28/08/2024

A Boeing e a sua rival Airbus estão a enfrentar atrasos nas entregas devido à escassez contínua de peças e à rotactividade da força de trabalho.

Os atrasos da Boeing na entrega de novas aeronaves obrigaram a Ethiopian Airlines, a maior transportadora de África, a alugar aviões para manter os seus planos de expansão.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Os países abaixo, lideram as exportações de vegetais devido ao clima favorável de que dispõem, práticas agrícolas desenv...
28/08/2024

Os países abaixo, lideram as exportações de vegetais devido ao clima favorável de que dispõem, práticas agrícolas desenvolvidas e fortes vínculos comerciais com os mercados globais.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A análise foi feita consoante o PIB per capita expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC) de cada país.De acordo com...
28/08/2024

A análise foi feita consoante o PIB per capita expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC) de cada país.

De acordo com o WorldAtlas, em 2024 o país mais rico da Europa continua a ser o Luxemburgo, com um PIB per capita expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC) de 128.666 euros.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A EY em Angola volta a contar com o conhecimento e o talento de Naiole Cohen no novo ano fiscal, avança a consulta em co...
28/08/2024

A EY em Angola volta a contar com o conhecimento e o talento de Naiole Cohen no novo ano fiscal, avança a consulta em comunicado.

Economista de formação, a Strategic Board Advisor da EY reforça as competências da equipa com a experiência que traz em várias das grandes empresas em que trabalhou, como por exemplo a Angola Telecom e a Angola Cables, onde foi, a primeira PCA desde a sua criação.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O antigo futebolista português Luís Figo, de 51 anos de idade, está a braços com um sério problema financeiro.A sua empr...
27/08/2024

O antigo futebolista português Luís Figo, de 51 anos de idade, está a braços com um sério problema financeiro.

A sua empresa de exploração de metais preciosos, a Damash Assets, sofreu um severo abalo financeiro nas contas de 2023.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Banco de Fomento Angola (BFA) rendeu mais de 700 milhões de euros ao BPI na última década, tendo contribuído para um t...
27/08/2024

O Banco de Fomento Angola (BFA) rendeu mais de 700 milhões de euros ao BPI na última década, tendo contribuído para um terço dos lucros de 2,2 mil milhões que o banco português acumulou entre 2014 e 2023, de acordo com as contas feitas pelo ECO.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Presidente da República João Lourenço, autorizou em Despacho, o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação a...
27/08/2024

O Presidente da República João Lourenço, autorizou em Despacho, o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação a celebrar com a empresa China Road and Bridge Corporation o Memorando de Entendimento para a Elaboração dos Estudos e Projectos Necessários para Sustentar o Lançamento do Concurso Público, na modalidade de Parceria Público-Privada, para a construção da Auto-Estrada Soyo/Santa Clara (Norte-Sul).

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O empresário tecnológico Pavel Durov foi apelidado de "Zuckerberg russo" e fundou outras redes sociais e uma moeda cript...
27/08/2024

O empresário tecnológico Pavel Durov foi apelidado de "Zuckerberg russo" e fundou outras redes sociais e uma moeda criptográf**a.

Segundo a Euro News, no passado fim de semana, foi detido num aeroporto perto de Paris por alegações relacionadas com a sua aplicação de mensagens Telegram, de acordo com os meios de comunicação franceses, citando fontes não identif**adas.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A UNITEL Money, pioneira em pagamentos móveis em Angola, celebrou no passado dia 23 de Agosto o seu terceiro aniversário...
27/08/2024

A UNITEL Money, pioneira em pagamentos móveis em Angola, celebrou no passado dia 23 de Agosto o seu terceiro aniversário, reafirmando o compromisso com a inclusão financeira e a inovação no mercado angolano.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

De acordo com as avaliações mais recentes, estes são os cinco países mais desenvolvidas da África com base no Índice de ...
26/08/2024

De acordo com as avaliações mais recentes, estes são os cinco países mais desenvolvidas da África com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos indicadores económicos e sociais;

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

O Governo de Angola oficializou a venda de 15% das ações do Banco de Fomento de Angola (BFA) por meio de uma Oferta Públ...
26/08/2024

O Governo de Angola oficializou a venda de 15% das ações do Banco de Fomento de Angola (BFA) por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO).

O Banco Português de Investimento (BPI), que actualmente detém 48,1% do capital do BFA, decidiu acompanhar essa oferta, vendendo também 15% de sua participação na bolsa.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Alice Walton ultrapassou Françoise Bettencourt Meyers como a mulher mais rica do mundo este ano.As herdeiras do Walmart ...
26/08/2024

Alice Walton ultrapassou Françoise Bettencourt Meyers como a mulher mais rica do mundo este ano.

As herdeiras do Walmart e da L'Oral valem US$ 95 bilhões e US$ 91 bilhões, respectivamente, segundo a Bloomberg.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

A maior refinaria de África, Dangote Petroleum Refinery & Petrochemicals, pertencente ao Dangote Group da Nigéria, será ...
26/08/2024

A maior refinaria de África, Dangote Petroleum Refinery & Petrochemicals, pertencente ao Dangote Group da Nigéria, será listada na bolsa de valores de Londres e da Nigéria no início de 2025, em resposta aos desafios associados ao fornecimento estável de petróleo bruto.

Mais informações em: www.lidermagazine.ao

Endereço

Condomínio Belas Business Park, Torre Cunene, 5º Andar, Porta 510
Luanda

Telefone

+244930720363

Website

https://lidermagazine.ao/angola-ceo-forum/

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Lider Magazine publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Lider Magazine:

Vídeos

Compartilhar

Categoria