Epito Repórter - Jornalismo Cidadão

Epito Repórter - Jornalismo Cidadão "Epito Repórter", Cidadão Repórter, uma porta de passagem, oportunidades para os jovens poderem partilhar coisas da sua comunidades, coisas da sua Banda.

"Angola Repórter " uma iniciativa de jovens Angolanos que compremetem-se com a verdade e informação cívica dos Cidadãos. EPITO REPÓRTER, é uma verdadeira porta que se abre para jovens estudantes, dos cursos de Comunicação Social, Ciência da Comunicação, Jornalismo e áreas afins, que não têm tido a oportunidade de associar à teoria com a prática, ao longo da sua formação no ensino médio e ensino su

perior. Epito, quer dizer “ Porta ” na língua nacional Umbundu e, o Repórter vêm de reportagem, o profissional torna-se num repórter a busca de informação, para formar o seu público-alvo, quer através da imprensa escrita, imprensa falada, isto é, Rádio, Jornal, Tv, incluindo a internet onde será a nossa morada. No “Epito Repórter”, para além de dar, oportunidades aos jovens estudantes fazer os seus estágios, vamos privilegiar também a existência de novas vozes, personalidades que têm um grande valor acrescentado para esta comunicação que nos propusemos desenvolver, o Jornalismo Cidadão, com destaques nos acontecimentos das comunidades, ou seja várias periferias de Luanda, Angola é não só, onde o Cidadão é realmente um repórter da sua comunidade. Queremos pensar local e, agindo global, porque diz-se que o mundo é esta aldeia global onde estamos todos inseridos, com o compromisso de colocar o nosso tijolo para edificar a Nação, o Continente e o resto do mundo da qual fizemos parte. No “Epito Repórter” teremos colunistas convidados que abordarão assuntos de seu domínio de forma técnica e aprofundada, para melhor elucidar os nossos leitores, ouvintes e telespectadores. A ideia surgiu em 2014, quando eu seu mentor finalizava o ensino médio de comunicação social, no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) onde terá constatado as dificuldades em não associar a teoria com a prática, os famosos estágios ao longo da formação no ensino médio, a história repete-se, realidade constatada em instituições do ensino superior. Em suma trata-se de um problema genérico que afecta todas as instituições públicas e privadas que formam cidadãos para a área de formação em jornalismo, ciências da comunicação e áreas afins. Hoje com o crescer do acesso a internet é vital que a informação seja célere, credível e sem manipulações ou censura, para os destinatários ou seja os seus receptores finais das referidas notícias, que o próprio cidadão têm o direito de receber por parte de um órgão de comunicação. Neste projecto que denominamos “Epito Repórter”, teve várias fases para se chegar a este produto final, começamos a idealizar em 2014, já estava tudo acertado com o designer que veio recuar da ideia momentos depois, foi preciso esperar um tempo de uma legislatura, isto é, 5 anos para que este ano de 2019 se tornasse uma realidade. No início do projecto havíamos atribuído o nome de “Angola Repórter”, já na fase da consolidação do projecto fomos aconselhados mudar para um nome que podesse ser uma marca para o futuro, foi assim que pedimos auxílio de amigos que dentre várias sugestões, foram lançadas nomes como:

Akwenze Repórter, Dikwenze Repórter, Mujimbo Repórter, Mukanda Repórter, tendo o Epito Repórter vigorado por estar mais em proximidade com os objetivos da iniciativa que é dar a oportunidade aos jovens que serão futuros jornalistas ou comunicologos, para além de dar abertura aos vários especialistas que vão abordar os assuntos de forma seria.

Que lições os políticos angolanos estão a tirar, sobre os acontecimentos do Kenya ?Espero muito sinceramente que, o Gove...
28/06/2024

Que lições os políticos angolanos estão a tirar, sobre os acontecimentos do Kenya ?

Espero muito sinceramente que, o Governo de Angola e o seu chefe terão ou estão a tomar boa nota e aprender a lição sobre os acontecimentos do Kenya.

Muito cuidado, quando se toma a iniciativa em agravar a vida de um povo soberano farto, desiludido, cansado e desesperado. Porque vos digo que, não há armas suficientes, nem serviços secretos, nem Sinse, nem sinfo, nem SIC ou outra denominação que se pode atribuir será capaz de travar a fúria de um povo que diz basta.

Espero que terão aprendido a lição. Se engana quem pensa que, os acontecimentos de Nairobi, Mombasa e outras cidades kenyanas ficarão somente por lá, no Oeste da África. A memória é tão curta que, nem os acontecimentos recorrentes na visinha pátria dos seus homólogos do ANC - Congresso Nacional Africano tem sido suficiente para tomarem juízo.

Os acontecimentos que motivou os protestos generalizados naquela parte do Continente são para se ter em conta, para um governo que tem juízo toma de imediatico as devidas medidas, a nossa situação actual também caminha para estado de saturação, para não dizer que só falta iniciativa e coragem colectiva, as condições actuais a continuar assim isto pode estar tão perto de chegar aqui também.

Quem avisa amigo é, depois não venham dizer que faltou conselhos, avisos e contribuições para se não se chegar a este estado de situação. Ganhem juízo, aprendam a lição. Se têm dito que, guerra avisada não apanha um soldado, tenham em conta que o cidadão e eleitor é soberano e precisa ser respeitado.

Repito, quem avisa amigo é, estou a falar sozinho e quem tem juízo acata os conselhos e esta assessoria é gratuita. Tenho dito !

By : Simão Hossi

Em Nairobi - Kenya, os manifestantes entraram no Parlamento em causa está o "Finance Bill"
25/06/2024

Em Nairobi - Kenya, os manifestantes entraram no Parlamento em causa está o "Finance Bill"

18/06/2024

Em outubro de 2023, uma operação concertada nas 4 províncias mais a leste de Angola, Kuando Kubango, Moxico, Lundas Norte e Sul, levou à "detenção de cerca de 235 pessoas", sem flagrante delito, tendo alguns mandados de detenção sido emitidos dias depois. Uma das senhoras detidas, de 63 anos de idade, acabou por falecer dias antes de terminarmos o relatório que agora vos damos a conhecer e que pretendemos aprofundar na terça-feira, dia 18 de Junho.

Quer criar transmissões ao vivo como esta? Confira o StreamYard: https://streamyard.com/pal/d/5197741794263040

Espero que, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apoie estes jovens criador...
15/06/2024

Espero que, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apoie estes jovens criadores.

Têm iniciativas brilhantes, um têm projecto ligado a próteses para aas pessoas com deficiência, outro estão com projecto ligado a promoção das nossas línguas nacionais só para citar, e muito mais.

Os jovens já fizeram a sua parte com estas demonstrações à parte que falta é mesmo de responsabilidade do Ministério de tutela, não é só ficar bonito na fotografia e fazer relatórios. Apoiem estes e outros jovens criadores, inventores deste País. Um deles até me disse que está fora do sistema de estudo, não estuda, mas foi vencedor de uma categoria importante.

Ponte do    :  Imagens de menos de 2 horas.Uma fonte do Governo da Província de Luanda havia avançado, a mim, a sub cont...
08/06/2024

Ponte do : Imagens de menos de 2 horas.

Uma fonte do Governo da Província de Luanda havia avançado, a mim, a sub contratação de uma empresa, que daria impulso no acabamento desta obra iniciada a mais de 2 anos e paralisado a meses, trata-se da Mota Engil, encontrei-os a fazerem o seu trabalho.

Aguardamos que, com esta intervenção, seja possível a obra ser entregue até ao final do mês. A ver vamos !

Uma única estrada de nível Nacional que esteja em perfeitas condições no nosso País existem? A estrada nacional número 1...
04/06/2024

Uma única estrada de nível Nacional que esteja em perfeitas condições no nosso País existem?

A estrada nacional número 120 está num nível de degradação assim como as outras, se não haver intervenção de quem é de direito voltaremos a fazer aqueles viagens de mais de um dia para chegar numa província com as outras.

Epito Repórter - Jornalismo Cidadão Centrais Sindicais  :  Conferência de Imprensa sobre os esclarecimentos dos Acordos ...
30/05/2024

Epito Repórter - Jornalismo Cidadão

Centrais Sindicais : Conferência de Imprensa sobre os esclarecimentos dos Acordos Rubricados com o Governo de Angola

Centrais Sindicais : Esclarece os Acordos Rubricados com o Governo

Onde Estais? De MC Nzuzi Zola Malunzi curtam o mambo, com muita atenção. Este mambo é, para ouvidos apurados.
28/05/2024

Onde Estais?

De MC Nzuzi Zola Malunzi curtam o mambo, com muita atenção. Este mambo é, para ouvidos apurados.

: "Onde Estás" ? Os questionamentos do Artista de sobretudo do Movimento Hip Hop Terceira Divisão.

25/05/2024

Antigas e Novas Lutas pelas Independências dos Estados Africanos

Para quem entende de imagem, saberá descrever melhor, o que realmente este dito servidor público estará a transmitir de ...
24/05/2024

Para quem entende de imagem, saberá descrever melhor, o que realmente este dito servidor público estará a transmitir de concreto.

20 barragens em risco de Catástrofe, desabar já se pode saber das medidas objectivas ou ainda subjectivas sobre a solução deste problema?

No Caxito, província do Bengo, uma barragem fez o rio local transbordar, na Funda, Panguila os seus moradores e camponeses já sentem o estrago destes riscos através da Barragem da Quiminha e companhia limitada.

Rui Manuel e Jesse Lufendo até a garagem do Caluheque está na lista.

  de    :  Exploração de Diamante desaloja terras de Camponeses e Empobrece as Comunidades e aldeões locais.Pertencente ...
12/05/2024

de : Exploração de Diamante desaloja terras de Camponeses e Empobrece as Comunidades e aldeões locais.

Pertencente ao município do Mungo, Província do Huambo, Angola. A constatação é, do Secretário Provincial do PRS no Huambo, Soliya Selende Lumumba Soly

de : Exploração de Diamante desaloja terras de Camponeses e Empobrece as Comunidades e aldeões locais.Pertencente ao município do Mungo,...

Quatro (4) meses depois, o Centro Cultural baptizado com o nome do escritor Manuel Rui Monteiro não está à disposição, a...
11/05/2024

Quatro (4) meses depois, o Centro Cultural baptizado com o nome do escritor Manuel Rui Monteiro não está à disposição, aberto ao público.

Segundo o corpo de segurança no local, eventualmente esteja aberto ao público até ao final deste mês de Maio, a fonte que citamos afirmou ainda que, fez-se a inauguração pelo Presidente da República mas não haviam criado as condições de nomearem, indicarem o gestor desta obra pública, pelo que, este foi e está sendo o maior motivo da não abertura ao público da infraestrutura.

Faz sentido isso ?

03/05/2024

Conferência de Imprensa | O Estado dos Quatros Presos Políticos.

A necessidade de informar a sociedade angolana e a Comunidade Internacional sobre o estado dos 4 (quatro) presos políticos em Luanda, a Friends of Angola (FOA), Associação de Mulheres pelos Direitos Civis e Políticos (MDCP), Movimento Cívico MUDEI e a HANDEKA, convidam os meio de comunicação social, para dar a conhecer sobre a situação submetidos aos activistas presos em conferência de imprensa na Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, às 10:00, no Auditório da Livraria Irmãs Paulinas, sita no Bairro Vila Alice.

Para o efeito, convidam os órgãos de comunicação social, (público e privado) para a respectiva cobertura e familiares dos 4 presos políticos, membros da sociedade civil e o público em geral, a participarem do evento.

Cientes da atenção que o assunto irá merecer, queiram aceitar os nossos reiterados votos de cumprimentos.

Pelas Organizações

__________________________________

FOA, HANDEKA, MDCP e MUDE.

30/04/2024

Encontro de Concertação Social sobre Direitos Humanos em Angola

30/04/2024

Encontro de Concertação Social sobre Direitos Humanos. Uma iniciativa da Ordem dos Advogados de Angola

26/04/2024

Apresentação do Livro : Por Que a Escola Ainda Existe do Frei Crisóstomo Ngala

24/04/2024

Quais serão os símbolos das Autarquias Locais. Projecto de Educação Cívica para as Eleições Locais

24/04/2024

Prêmio Nacional de Jornalismo em Protecção Social

23/04/2024

Literacia Autárquicas | Workshop de Capacitação

23/04/2024

Organização e Funcionamento das Autarquias Locais

23/04/2024

Qual é a Finalidade das Autarquias Locais

23/04/2024

Literacia Autárquicas : Workshop de Capacitação sobre o Poder Local. Uma iniciativa da Rede Terra

22/04/2024

Mesa Redonda : Acesso à Terra como Um Direito Humano. Uma iniciativa do Mosaiko - Instituto para a Cidadania

20/04/2024

Debate a Volta do Filme : Como Iniciar uma Revolução

Um obrigado especial aos meus novos seguidores! Que entusiasmo poder contar convosco! Rosario Tony, Menezes Canganjo Moc...
20/04/2024

Um obrigado especial aos meus novos seguidores!

Que entusiasmo poder contar convosco! Rosario Tony, Menezes Canganjo Moco Moco, Edvânio Marcia Edvanio, Faustoh Hipérbole Täicę, Paulo Jessé Pj, Vasco Lukamba Milton, Lily Chanda Jenny Chilufya, Eddy Chivela

19/04/2024

Apresentação da Obra Sinistralidade Rodoviária em Angola

19/04/2024

Conferência de Imprensa : Apresentação Pública da Contra Proposta do Estatuto das ONGs.

Uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Monitoria dos Direitos Humanos - GTMDH

18/04/2024

Posicionamento dos Jornalistas sobre a Greve Geral em Angolanos

18/04/2024

Greve Geral dos Trabalhadores | Segunda Fase Conferência de Imprensa

Endereço

Cacuaco
Luanda
244

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Epito Repórter - Jornalismo Cidadão publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Epito Repórter - Jornalismo Cidadão:

Vídeos

Compartilhar

Categoria

A História do “Epito Repórter”

"Epito Repórter " uma iniciativa de jovens Angolanos que comprometem-se com a verdade e informação cívica dos Cidadãos.

EPITO REPÓRTER, é uma verdadeira porta que se abre para jovens estudantes, dos cursos de Comunicação Social, Ciência da Comunicação, Jornalismo e áreas afins, que não têm tido a oportunidade de associar à teoria com a prática, ao longo da sua formação no ensino médio e ensino superior.

Epito, quer dizer “ Porta ” na língua nacional Umbundue, o Repórter vêm de reportagem, o profissional torna-se num repórter a busca de informação, para formar o seu público-alvo, quer através da imprensa escrita, imprensa falada, isto é, Rádio, Jornal, Tv, incluindo a internet onde será a nossa morada.

No “Epito Repórter”, para além de dar, oportunidades aos jovens estudantes fazer os seus estágios, vamos privilegiar também a existência de novas vozes, personalidades que têm um grande valor acrescentado para esta comunicação que nos propusemos desenvolver, o Jornalismo Cidadão, com destaques nos acontecimentos das comunidades, ou seja várias periferias de Luanda, Angola é não só, onde o Cidadão é realmente um repórter da sua comunidade.