11/12/2024
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
NOTA À IMPRENSA
Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, encontra-se desde a noite de terça-feira, 10 de Dezembro, em Pretória, integrado numa delegação multisectorial, no âmbito da Visita Oficial de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, a República da África do Sul.
À sua chegada, no Aeroporto Internacional “Oliver Tambo”, em Johannesburg, o chefe da diplomacia angolana recebeu cumprimentos de boas vindas de Sua Excelência Rui Orlando Xavier, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na África do Sul, e das Embaixadoras Elsa Caposso Vicente, Cônsul-Geral de Angola na Cidade do Cabo, e Irene Brígida Vieira Neto, Cônsul-Geral de Angola em Johannesburg.
Liderada por Sua Excelência Adão Francisco Correia de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, a delegação multidisciplinar integra, dentre outros altos funcionários do aparelho do Estado, Suas Excelências João Ernesto dos Santos, Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Baptista Borges, Ministro da Energia e Águas, Isaac Francisco Maria dos Anjos, Ministro da Agricultura e Florestas, e Rui Minguês de Oliveira, Ministro da Indústria e Comércio.
Estão também com o Ministro Téte António, nesta delegação, Suas Excelências Albano Vicente Lopes Ferreira, Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Luísa Maria Alves Grilo, Ministra da Educação, Filipe Silvino de Pina Zau, Ministro da Cultura, Márcio de Jesus Lopes Daniel, Ministro do Turismo e Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, Ministro da Juventude e Desporto.
Na manhã desta quarta-feira, 11 de Dezembro, Sua Excelência Embaixador Téte António deslocou-se a Missão Diplomática de Angola em Pretória, onde, na presença do Embaixador Rui Orlando Xavier e das Cônsules Gerais de Johannesburg e de Cape Town, reuniu-se com todo o quadro diplomático acreditado na África do Sul.
Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, efectua nesta quarta-feira, uma Visita de Estado a África do Sul, na sequência de um convite formulado pelo seu homólogo sul-africano, Matamela Cyril Ramaphosa.
Os dois líderes têm abordado as relações históricas bilaterais, com ênfase para a cooperação económica, e reiterado o interesse em acompanhar os contextos políticos de ambos os países.
As relações bilaterais entre Angola e África do Sul historicamente significativas, marcadas por períodos de cooperação e desafios. Essas relações têm evoluído ao longo do tempo, abrangendo aspectos políticos, económicos e culturais.
Durante o apartheid na África do Sul, Angola, governada pelo MPLA, desempenhou um papel importante no apoio aos movimentos de libertação sul-africanos, como o ANC (African National Congress).
O país ofereceu abrigo e treinamento a membros do ANC e de outras organizações de resistência. Com o fim do apartheid em 1994 e a ascensão de Nelson Mandela ao poder, as relações entre os dois países se fortaleceram, marcadas por um desejo mútuo de cooperação.
Os dois países são membros de organizações regionais, como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e trabalham juntos para promover a paz, a segurança e o desenvolvimento económico na região.
Ambos também têm colaborado em fóruns internacionais, como as Nações Unidas e a União Africana.
Angola e África do Sul possuem laços económicos significativos:
Empresas sul-africanas actuam em Angola em sectores como construção, energia, mineração e telecomunicações.
O comércio bilateral tem crescido, com a África do Sul exportando produtos manufaturados e agrícolas para Angola, enquanto importa principalmente petróleo e derivados.
Os dois governos têm buscado aumentar os investimentos recíprocos, promovendo parcerias em infraestrutura e diversificação económica.
Há um intercâmbio crescente no campo cultural e educacional, com cidadãos angolanos a busca de oportunidades de estudo na África do Sul e colaborações em artes e desportos, além de tratamento médico.
Em resumo, as relações entre Angola e África do Sul são estratégicas e continuam a evoluir, com ambos os países a desempenharem papéis importantes na promoção da estabilidade e do progresso na África Austral.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, aos 11 de Dezembro de 2024.