Notícias da Atualidade

Notícias da Atualidade Página de notícias Angolana
(2)

O embaixador de Angola acreditado nas Filipinas, Daniel António Rosa, solicitou, hoje, em Manila, Bolsas de Estudo do En...
04/02/2025

O embaixador de Angola acreditado nas Filipinas, Daniel António Rosa, solicitou, hoje, em Manila, Bolsas de Estudo do Ensino Superior para angolanos residentes e aqueles que pretendam se deslocar a esse país do sudeste asiático.

O chefe da Missão Diplomática de Angola nas Filipinas fez esta solicitação durante uma audiência que lhe foi concedida pelo ministro da Educação daquele país, Sonny Angara.

De acordo com a nota, enviada ao JA Online, o embaixador Daniel Rosa acentuou o interesse nessas bolsas, pois ajudarão significativamente a comunidade angolana residente nas Filipinas, uma vez que irá reduzir o peso das despesas com formação, rendas de casa e outros encargos que muitos deles enfrentam.

Por outro lado, a Missão Diplomática tem conhecimento que muitos cidadãos nacionais se vêem forçados a interromper a formação e a procurar emprego para poderem sobreviver naquele país do sudeste asiático.

Na abordagem, o embaixador Daniel Rosa disse que as bolsas podem ser 100% custeadas pelo Estado filipino, ou, parciais isto é 50% pagas pelo Estado Filipino e a outra parte assegurada pela contraparte angolana.

Além da comunidade residente naquele país, as bolsas deverão abranger também aqueles angolanos que procuram por um ensino superior fora de Angola.

A par das bolsas de estudos, o Chefe da Missão Diplomática de Angola manifestou, igualmente, o desejo do Estado angolano em reforçar a cooperação com o Ministério da Educação das Filipinas no domínio técnico e científico, por via do intercâmbio de professores e da formação técnico-profissional, refere o documento.

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, deslocou-se, há dias, ao Reino Unido, a convite das autoridades judi...
03/02/2025

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, deslocou-se, há dias, ao Reino Unido, a convite das autoridades judiciais daquele país, para a partilha de informações de interesse da PGR sobre o combate à corrupção e recuperação de activos.

Uma nota da PGR, enviada à nossa redacção, adianta que as informações avançadas pelas autoridades do Reino Unido vão ajudar no bom andamento de processos-crime cuja complexidade e conexão aconselham o reforço da cooperação internacional.

“Assuntos de interesse para a Procuradoria-Geral da República, ligados à investigação criminal, ao combate à corrupção e à consequente recuperação de activos, motivaram a equipa de especialistas britânicos da Agência Nacional do Crime (NCA) e do Centro de Coordenação Internacional Anti-Corrupção (IACCC) a conceber uma agenda que permitiu a partilha de informações relevantes para o bom andamento de processos-crime”, destaca a nota da PGR.

Durante a permanência no Reino Unido, o procurador-geral da República foi recebido nos ministérios dos Negócios Estrangeiros e do Interior.

Na primeira instituição, Hélder Pitta Gróz, que trabalhou naquele país de 28 a 30 de Janeiro, foi recebido pelo ministro conselheiro para África, ao passo que na segunda foi acolhido por uma equipa diversificada, com a qual foram definidas estratégias de solidificação da cooperação bilateral no domínio penal, sobretudo no âmbito do combate à corrupção e da recuperação de activos.

“A jornada de trabalho contou com momentos de partilha de experiências, de resolução de questões pertinentes, no âmbito dos pedidos de cooperação e, não menos importante, a redefinição de estratégias de parceria com os órgãos de aplicação da lei”, lê-se, igualmente, no documento.

O embaixador do Reino Unido em Angola, Bharat Joshi, fez-se presente nos encontros, tendo criado as melhores condições para a viabilização das actividades promovidas pela NCA, a IACCC e o Departamento de Crimes de Fraude Complexa.

Hélder Pitta Gróz encabeçou uma delegação composta pelos directores nacionais de Investigação e Acção Penal e Combate à Corrupção, Pedro Mendes de Carvalho, procurador-geral adjunto da República, do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, Africano dos Santos Gambôa, sub-procurador-geral da República e do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional, André de Brito Domingos, sub-procurador-geral da República. A delegação teve o apoio e acompanhamento da Embaixada e do Consulado de Angola no Reino Unido.

A missão do procurador-geral da República ao exterior do país estendeu-se até Portugal, onde a delegação que encabeça manteve, sexta-feira última, um encontro de trabalho com a direcção do Departamento Central Investigação e Acção Penal (DCIAP), tendo daí colhido “bons” resultados na coordenação e reforço da cooperação em matéria penal.

O Governo angolano foi notificado, até ao momento, de forma oficial, sobre o regresso de quatro cidadãos nacionais resid...
03/02/2025

O Governo angolano foi notificado, até ao momento, de forma oficial, sobre o regresso de quatro cidadãos nacionais residentes ilegalmente nos Estados Unidos da América (EUA) e não de 600, como se avança nas redes sociais.

A informação foi prestada, ontem, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA). “Sobre a indicação dos 600 e poucos cidadãos angolanos nós não fomos notificados”, ressaltou o governante.

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas esclareceu que os processos de deportação, regra geral, obedecem a critérios bem definidos e, sempre que ocorre, a embaixada do Estado visado é notificada sobre o processo.

“Porque, normalmente, nesses processos nós emitimos uma informação via embaixada para o Ministério e este, naturalmente, contacta os órgãos afins no país, no caso o Serviço de Migração e Estrangeiros”, explicou Domingos Vieira Lopes, acrescentando, por outro lado, que um avião não pode chegar a Angola sem que haja autorização para o efeito.

Ainda que o número fosse o que se avança nas redes sociais, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas disse que o mesmo seria, primeiro, aferido, para ver se os referidos cidadãos são, de facto, angolanos.

Chico Banza estreia com Golo no Estrela Amadora frente ao Benfica.Num jogo válido para a 20° jornada da Liga Bwin, o Clu...
03/02/2025

Chico Banza estreia com Golo no Estrela Amadora frente ao Benfica.

Num jogo válido para a 20° jornada da Liga Bwin, o Clube do Estrela Amadora perdeu por 3:2 contra o Poderoso Benfica com uma margem mínima, onde o Jogador angolano não deixou passar em Branco e faturou o primeiro golo.

A Presidência de Angola na União Africana (UA) promete impulsionar a resolução de conflitos e o desenvolvimento sustentá...
02/02/2025

A Presidência de Angola na União Africana (UA) promete impulsionar a resolução de conflitos e o desenvolvimento sustentável de África, através de políticas e planos que beneficiem o continente, garantiu o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, em entrevista à Angop, a presidência rotativa da UA, que Angola assume este mês, é uma “oportunidade única” para trabalhar com os demais países africanos na busca de soluções para a pacificação e estabilização política e social do continente.

Téte António destaca que Angola pretende reafirmar o seu compromisso com a unidade africana, apostando em iniciativas voltadas para a Educação, Saúde e redução da pobreza, visando a melhoria da qualidade de vida no continente.

“A oportunidade de liderar a organização continental pela primeira vez, especialmente no ano que marca o 50º aniversário da nossa Independência, é um momen- to de orgulho e reflexão”, frisou o ministro, acrescentando que Angola pretende ser “um farol de esperança e progresso”.

Uma das principais missões da Presidência angolana será a promoção da paz e segurança em África, aproveitando a experiência histórica do país na mediação de conflitos. Angola pretende contribuir para soluções pacíficas em regiões como os Grandes Lagos, o Sahel e o C***o de África, incentivando o diálogo em detrimento das respostas militares. O ministro ressaltou ainda a importância da cooperação multilateral, defendendo que os desafios do continente exigem soluções colectivas e parcerias internacionais.

O Bureau Político (BP) do Comité Central do MPLA encorajou, sexta-feira, em Luanda, o Presidente João Lourenço a prosseg...
01/02/2025

O Bureau Político (BP) do Comité Central do MPLA encorajou, sexta-feira, em Luanda, o Presidente João Lourenço a prosseguir com as acções para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

O organismo permanente de direcção do partido, reunido na sua primeira sessão ordinária, sob orientação do líder do partido, para analisar questões ligadas à vida interna, encorajou, igualmente, o estadista angolano a prosseguir com os esforços virados para a resolução de outros conflitos a nível do continente africano. Na ocasião, João Lourenço informou ao BP sobre a situação actual no Leste da RDC.

O estadista angolano é o Campeão para a Reconciliação e Paz em África e o medianeiro designado pela União Africana para pôr fim à crise político-diplomática e de segurança entre a RDC e o Rwanda, perante a degradação da situação de segurança no Leste do país vizinho.

No quadro dos esforços que tem desenvolvido, para solucionar a crise de paz e segurança no Leste da RDC, João Lourenço conversou, há dias, ao telefone, com os homólogos da França, Emmanuel Macron, e do Rwanda, Paul Kagame, sobre a actual situação reinante na RDC.

O diálogo aconteceu um dia depois de o estadista angolano ter mantido um outro, em Luanda, com o Presidente congolês, Félix Tshisekedi.

De acordo com um comunicado da Presidente da República, tanto na conversa mantida com o líder congolês, quanto com os Presidentes Paul Kagame e Emmanuel Macron, o foco do medianeiro consistiu no apelo, "veemente", no sentido de se preservar os ganhos já alcançados no quadro do Processo de Luanda.

O documento destaca, entre os ganhos obtidos por este Acordo, o cessar-fogo, a neutralização das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR) e o Desengajamento de Forças/Levantamento das Medidas de Segurança adoptadas pelo Rwanda, isto é, a retirada das Forças de Defesa do Rwanda do território da RDC.

Os líderes sublinharam que, não obstante os esforços da mediação, só a boa vontade e o comprometimento das partes (RDC e Rwanda) permitirão o avanço do processo de pacificação no Leste da RDC, o que não tem sido observado.

O comunicado destaca que, não obstante, a mediação reitera que vai continuar a efectuar demarches para reaproximar as partes, desanuviar as tensões e restabelecer a paz, de modo que as sofridas populações do Leste da República Democrática do Congo possam desenvolver, em ambiente de normalidade, as suas vidas.

Aprovada a composição do Secretariado da JMPLA

A reunião do Bureau Político apreciou e aprovou a proposta do primeiro secretário nacional da JMPLA sobre a composição do Secretariado da organização juvenil do partido, com os pareceres conjuntos dos departamentos do Comité Central competentes em razão da matéria.

O órgão de direcção do partido aprovou as resoluções sobre a convocação e realização da 9ª Conferência Extraordinária do MPLA, na província do Cuanza-Sul, sobre a cessação do mandato de Mara Quiosa, do cargo de primeira-secretária do Comité Provincial do MPLA no Cuanza-Sul, e da resolução acerca da candidatura de Narciso Benedito, ao cargo de primeiro-secretário provincial do MPLA no Cuanza-Sul.

O Bureau Político aprovou, por outro lado, a proposta de candidatura e respectivas resoluções para os cargos de primeiros secretários dos comités provinciais do Cuando, Cubango, Icolo e Bengo, Luanda, Moxico e Moxico Leste, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa.

O órgão de direcção aprovou os ajustes na composição dos grupos de acompanhamento do secretário do BP às províncias e à respectiva circular de composição dos grupos, assim como saudou o programa das comemorações dos 50 anos da Independência, tendo exortado os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a participarem, de forma activa, nas comemorações dos 50 anos da Independência e do acto de lançamento da agenda política do partido para 2025, cujo acto está marcado para o dia 8 deste mês, na província de Malanje.

O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do Partido, que delibera no intervalo entre reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do Partido.

Líder do MPLA ausculta Conselho de Honra
Antes da reunião do Bureau Político, João Lourenço manteve uma outra com os membros do Conselho de Honra do partido, para a recolha de contribuições sobre os cidadãos merecedores da Medalha da Independência Nacional, a ser atribuída este ano, no quadro dos 50 anos da Dipanda.

Presente no encontro, realizado no Complexo Turístico do Futungo II, o nacionalista Ismael Martins adiantou, à imprensa, que o líder do partido solicitou-lhe a trabalhar para a apresentação dos nomes, que deverão vir de todos os estratos da sociedade angolana.

O também diplomata de carreira recordou que a Medalha visa homenagear homens e mulheres de mérito, que se empenharam em prol do país. Ismael Martins saudou o encontro com o líder do partido e revelou que os membros do Conselho de Honra acolheram, com satisfação, a realização do mesmo. "O país vive um momento bom, que permite a todos os seus filhos e filhas analisar os feitos da Independência, de modo a construir uma Nação una e indivisível, onde cada um se sinta parte da grande história", enfatizou o membro do Conselho de Honra do MPLA.

O órgão é uma estrutura interna do partido que funciona como instrumento de consulta do presidente do MPLA. Congregando figuras históricas ou militantes veteranos do partido.

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em audiência uma delegação de alto nível da cadeia de televisã...
01/02/2025

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em audiência uma delegação de alto nível da cadeia de televisão CNN, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda.

A comitiva foi encabeçada pelo vice-presidente executivo da CNN para as operações de negócios internacionais junto de parceiros comerciais fora dos EUA, Phil Nelson.

De acordo com uma nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, no encontro, os executivos da cadeia de televisão norte-americana caracterizaram Angola como um país com boas histórias para contar, pretendendo que se mantenha de maneira crescente no radar da equipa editorial.

Apontaram designadamente o facto de, muito em breve, João Lourenço assumir a Presidência da União Africana o que fará aumentar a reputação e a notoriedade de Angola.

Outro facto marcante que enriquecerá a pauta editorial à volta do país serão as celebrações do cinquentenário da Independência Nacional, acontecimento a que a CNN dará toda a atenção jornalística.

Na conversa com o Presidente da República com Phil Nelson, entre vários aspectos, não deixou de ser abordada a possibilidade de um dia ser criada a CNN Angola, com estúdios e emissões a partir do território nacional, refere o documento.

A revista espanhola “Diplomacia Siglo XXI” destacou as conquistas de Angola ao longo das últimas cinco décadas, reforçan...
01/02/2025

A revista espanhola “Diplomacia Siglo XXI” destacou as conquistas de Angola ao longo das últimas cinco décadas, reforçando a posição do país como actor geopolítico relevante no continente africano e no mundo.

De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, trata-se de uma edição especial da “Diplomacia Siglo XXI” publicada em espanhol e em português.

A iniciativa foi promovida pela Academia de Diplomacia Espanhola e pela Fundação FUNIBER, patrona da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).

O evento aconteceu na Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País, tendo sido prestigiado pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país da Península Ibérica, Alfredo Dombe.

Na ocasião, o diplomata nacional sublinhou que os 50 anos de Independência não são apenas um momento de festa, mas também de reflexão sobre a trajectória de um povo que com coragem e determinação construiu a própria história.

Lembrou, igualmente, o conflito armado que durou até 2002, e o processo de reconstrução e desenvolvimento pelo qual o país teve de atravessar.

Por fim, destacou a importância das relações entre Angola e Espanha, tendo salientado que foi um dos primeiros a reconhecer a Independência Nacional, e de lá para cá a cooperação tem sido fortalecida com visitas oficiais das Majestades Felipe VI e Letízia a Angola, e do Presidente da República, João Lourenço, ao Reino de Espanha.

Angola e Espanha cooperam em áreas como comércio, energia, agricultura, educação e diplomacia, além disso o país possui uma diáspora que tem sido crucial para a referida aproximação através de um intercâmbio cultural social e dinâmico.

A cerimónia reuniu representantes do Corpo Diplomático, membros do governo espanhol, políticos e personalidades da sociedade civil.

O Presidente da República, João Lourenço, reúne-se, neste momento, em Luanda, com o Conselho de Honra do MPLA.Participam...
31/01/2025

O Presidente da República, João Lourenço, reúne-se, neste momento, em Luanda, com o Conselho de Honra do MPLA.

Participam do encontro membros do Governo, nomeadamente: a vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, o antigo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, o antigo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, bem como o governador de Luanda, Luís Nunes, e outras entidades.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou e exonerou, hoje, por decreto, várias entidades de Ministérios, Empresa...
31/01/2025

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou e exonerou, hoje, por decreto, várias entidades de Ministérios, Empresas Públicas, Institutos e do Banco Central.

DECRETOS PRESIDENCIAIS

EXONERAÇÕES:

-É exonerado Pascoal Borges Alé Fernandes, do cargo de Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação;

-É exonerado Hélder Jonas Leonardo Marcelino, do cargo de Secretário de Estado para o Turismo.

- É exonerado Victor da Silva, do cargo de Vice-Governador da Província do Moxico para o Sector Político, Social e Económico;

- É exonerado Elmano Inácio Herculano Francisco, do cargo de Vice-Governador da província do Huambo para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas

-É exonerado Edgar Marcelino dos Santos Hilário, do cargo de Vice-Governador da província do Bié para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

- É exonerado Álvaro Teixeira Costa Fernão, do cargo de Administrador Não-Executivo do Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola.

- É dado por findo o mandato de Ângelo Miguel Buta João, como Administrador Executivo do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Comunicações – INACOM.

-São nomeados para o cargo de Procurador-Geral Adjunto da República as individualidades seguintes:

1. Africano dos Santos Gambôa;

2. Agostinho Kapapelo Kalukembe;

3. Astrigildo João Pedro Culolo;

4. Carlos Manuel dos Santos;

5. Elizete da Graça João Paulo Francisco;

6. Herculano Chilanda;

7. João Valeriano;

8. Luís Ferreira Benza Zanga;

9. Neto Joaquim Neto.

- É nomeado Marques Correia para o cargo de Secretário de Estado para a Protecção de Objectivos Estratégicos do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria;

- É nomeado Ângelo Miguel Buta João, para o cargo de Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação;

-É nomeado Augusto Laurindo Kalikemala, para o cargo de Secretário de Estado para o Turismo.

- É nomeado Mário Edilson Gourgel Gavião, para o cargo de Administrador não Executivo do Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola;

- É nomeada Dedaldina Raimundo Manuel, para o cargo de Administradora Executiva do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Comunicações – INACOM;

- É nomeada Elizabeth Mafo Sapato Ayala, para o cargo de Vice-Governadora da província do Moxico para o Sector Político, Social e Económico;

- É nomeado Edgar Marcelino dos Santos Hilário, para o cargo de Vice-Governador da província do Huambo para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

- É nomeado José Fernando Tchatuvela, para o cargo de Vice-Governador da província do Bié para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

- É nomeada Helena Lourenço Chimena, para o cargo de Vice-Governadora da província do Cubango para o Sector Político, Social e Económico;

- É nomeado João Bonifácio Cassanga, para o cargo de Vice-Governador da província do Cubango para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

- É nomeado Agostinho Pedro António, para o cargo de Vice-Governador da província de Icolo e Bengo para o Sector Político, Social e Económico;

- É nomeada Zenilda Leila do Amaral Mandinga, para o cargo de Vice-Governadora da província de Icolo e Bengo para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

-É nomeado André Zinga Nkula, para o cargo de Vice-Governador da província do Cuando para o Sector Político, Social e Económico;

- É nomeado Claudiosvaldo da Glória Nunda Muhongo, para o cargo de Vice-Governador da província do Cuando para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas;

- É nomeado Pedro Camilo da Costa Supula, para o cargo de Vice-Governador da província do Moxico Leste para o Sector Político, Social e Económico;

- É nomeado Mário Anderson Mutupa, para o cargo de Vice-Governador da província do Moxico Leste para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, quinta-feira, em Luanda, que o país terá este ano a primeira área de...
31/01/2025

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, quinta-feira, em Luanda, que o país terá este ano a primeira área de conservação marinha, localizada na costa da província do Namibe, tendo destacado, também, a criação da primeira reserva da biosfera, que se estenderá do Parque Nacional da Quissama até ao mar.

João Lourenço, que discursava na abertura da Conferência Internacional sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação, que decorre até hoje na cidade capital do país, sublinhou que, nos últimos anos, Angola tem investido bastante na protecção dos seus recursos naturais, com vista à implementação da Iniciativa do Ecoturismo, que pretende transformar as áreas de conservação em motores de desenvolvimento sustentável que venham a beneficiar as comunidades locais e promover a investigação científica.

Ao dirigir-se a vários convidados ao evento, realizado no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, João Lourenço referiu que o Governo tem dedicado esforços para a melhoria da conservação e protecção da biodiversidade.

O Ministério do Ambiente, acrescentou, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Fundo Global para o Ambiente, iniciou, em 2016, a implementação do Projecto de Expansão e Fortalecimento do Sistema de Áreas Protegidas em Angola.

Este último, segundo o Chefe de Estado, que esteve acompanhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, tem como objectivo melhorar a gestão do sistema de áreas protegidas do país.

“Muitos esforços têm sido feitos para proteger zonas importantes de refúgios de algumas espécies raras, endémicas ou ameaçadas, como é o caso da Floresta da Damba, no Uíge, que alberga uma população importante de pacaças, e a Floresta do Mungo, no Huambo, que recebe milhões de Falcões-Pé-Vermelho, aves que deixam as terras europeias e asiáticas para ficarem temporariamente em Angola”, sublinhou, reforçando que no país foi iniciado um vasto processo de repovoamento animal, tal como é o caso das girafas reintroduzidas nos parques nacionais da Quissama e do Iona.

Entre outros esforços implementados, apontou que estão ligados a actividades como o fortalecimento das áreas de conservação e criação de novas, a melhoria da gestão de infra-estruturas dos parques nacionais e reservas naturais, o levantamento da fauna nos parques nacionais, a construção de postos de fiscalização, assim como a capacitação e aumento dos fiscais.

Entre outras acções, disse ainda que foi reforçada a legislação ambiental, com o Decreto Presidencial sobre o Uso Sustentável das Áreas de Conservação, que garante um equilíbrio entre desenvolvimento económico e preservação ambiental.

Destacada vasta riqueza natural
Segundo o Presidente da República, acredita-se que a biodiversidade angolana seja uma das mais importantes de África e do mundo, e que dados da União Interministerial para a Conservação da Natureza indicam a existência em Angola de cerca de cinco mil espécies de plantas, mil e duzentas das quais são endémicas, o que torna Angola no segundo país africano mais rico em plantas endémicas.

“Angola vai se afirmando cada vez mais a nível mundial, pelo que as autoridades competentes têm estado a implementar políticas concretas relativamente à conservação, preservação e uso sustentável dos recursos biológicos que o país dispõe”, sublinhou.

João Lourenço realçou que o país abriga ecossistemas únicos e espécies emblemáticas na sua fauna e flora, com destaque para a Palanca Negra Gigante, um verdadeiro ícone nacional e a Welwitschia Mirabilis, uma planta que desafia o tempo com a sua resiliência no deserto do Namibe.

O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, afirmou, quinta-feira, que manteve uma conversa produtiva com o Chefe de Estado, Jo...
31/01/2025

O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, afirmou, quinta-feira, que manteve uma conversa produtiva com o Chefe de Estado, João Lourenço, após discutirem a necessidade de uma solução sustentável de longo prazo para a situação actual na RDC.

De acordo com Paul Kagame, que falava na rede social X (antIgo Twittter), "mais cedo hoje, tive uma conversa produtiva com o Presidente João Lourenço e discutimos a necessidade de uma solução sustentável e de longo prazo para o conflito em curso na RDC".

Por outro lado, o estadista rwandês reiterou "o nosso compromisso de trabalhar com os outros no continente para encontrar uma solução, enquanto aprofundamos nossa forte cooperação bilateral daqui em diante", pode ler-se.

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmou, ontem, em Ndalatando, que a Administração Pública é uma activi...
30/01/2025

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmou, ontem, em Ndalatando, que a Administração Pública é uma actividade de extrema responsabilidade e, por isso, exige dos administradores municipais criatividade e eficácia na implementação de projectos sociais voltados para o aumento da produção nacional e o fortalecimento da economia do país.

O governante apelou aos recém-empossados para que mantenham o foco na implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, com prioridade para a construção de escolas, hospitais, sistemas de abastecimento de água potável, além do fortalecimento da agricultura familiar e da agropecuária, de forma a reduzir as carências básicas das populações.

“Os novos administradores devem impulsionar o crescimento das suas localidades, utilizando os recursos disponíveis, apesar da crise financeira que o país enfrenta. Ainda assim, devem priorizar a melhoria do abastecimento de água, da Educação, da Saúde e do Saneamento básico, para que, até 2026, possamos reduzir ao máximo essas carências”, exortou.

João Diogo Gaspar orientou, ainda, os administradores a combaterem a má nutrição, criando estratégias de produção de alimentos para tirar as crianças dessa situação de vulnerabilidade.

O governador solicitou especial atenção à nova administradora do município de Massangano, destacando o potencial turístico da localidade, que é considerada uma das jóias da província do Cuanza-Norte. Segundo ele, é essencial criar oportunidades para que o turismo gere receitas e contribua para a economia nacional.

De igual modo, o administrador do município de Tango foi incentivado a reforçar o sector da Agropecuária, com evidência no aumento da produção de gado e carne. O administrador de Cazengo recebeu orientações para priorizar o saneamento básico e a requalificação da cidade de Ndalatando, tornando-a mais acolhedora. Já o de Cambambe foi incumbido de explorar melhor as potencialidades económicas e turísticas da região.

Para os demais municípios, o governador recomendou a valorização e protecção dos recursos naturais da província, incluindo madeira, mármore, cobre, diamantes e a forte produção agrícola.

João Diogo Gaspar apelou aos novos quadros da Administração Pública para que sejam agentes de mudança e inovação, capazes de responder aos desafios impostos pela Nova Divisão Político-Administrativa. “É preciso formar e capacitar mais quadros, dotá-los de meios e equipamentos adequados e melhorar a articulação entre as estruturas locais e centrais”, frisou.

Com a nova Divisão Político-Administrativa, a província do Cuanza-Norte passou a contar com 17 municípios, em vez dos anteriores 10. Os municípios são: Cazengo, Cambambe, Lucala, Samba-Caju, Quiculungo, Bolongongo, Ngonguembo, Banga, Ambaca, Golungo-Alto, Caculo Cabaça, Terreiro, Tango, Luinga, Massangano, Cerca e Aldeia Nova.

O governador João Diogo Gaspar deu posse aos seguintes administradores municipais, Adilson do Amaral Lopes – Cazengo, Maria Mafuta Difuma Bafutidy – Cambambe, Epifánio Sérgio Manuel da Costa Miranda – Lucala, José Correia da Rocha Caetano – Samba-Cajú, Victorino Abel Manuel – Banga, Anabela Manuel António Dias – Massangano, Eliseu Ângelo Bento Miguel – Caculo Cabaça, Maria Sebastião Inácio Jerónimo – Terreiro, Venceslau Gonçalves Malanda – Tango, Vicência Gonçalves Gomes – Cerca, Roberto Antunes André Galho – Luínga, Francisca Sebastião Miguel Neto – Aldeia Nova e Adelino João Beca – Administrador Municipal Adjunto do Golungo-Alto para a Área Política, Social, Econômica e Financeira.

Angola apresentou, ontem, na União Africana (UA), o estado dos preparativos para a realização da 4.ª edição do Fórum Pan...
30/01/2025

Angola apresentou, ontem, na União Africana (UA), o estado dos preparativos para a realização da 4.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência, mais conhecido por “Bienal de Luanda".

A apresentação dos preparativos do evento, a realizar-se este ano sob o lema “Honrar o Passado, Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo a África que Queremos”, coube ao embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da UA, Miguel Bembe.

O diplomata procedeu à apresentação durante a intervenção na 49ª sessão do Comité dos Representantes Permanentes (CRP) da União Africana, que analisou o estado dos preparativos da 4ª edição da Bienal de Luanda.

Miguel Bembe informou aos presentes que a edição deste ano da Bienal de Luanda vai ser realizada em dois momentos principais, especificando que o primeiro, a decorrer de 2 a 4 de Julho, vai incidir sobre as actividades relacionadas ao diálogo inter-geracional de nível ministerial, os fóruns temáticos e os eventos paralelos.

Sobre o segundo momento, o representante permanente de Angola junto da União Africana disse estar programado, para o período de 12 a 13 de Novembro, a realização da cerimónia de abertura de alto nível (encontro dos Chefes de Estado), apresentação dos resultados dos fóruns temáticos de Julho, inauguração de uma exposição itinerante, destacando conquistas históricas e agenda cultural - festival de culturas.

Miguel Bembe ressaltou que, no âmbito dos preparativos da próxima Bienal, foi realizado, em Outubro do ano passado, em Paris, França, uma reunião de concertação entre a União Africana, a UNESCO e Angola, durante a qual foram aprovados o relatório final da 3.ª edição do evento, o lema da 4.ª edição. Neste encontro acordaram-se, também, as modalidades sobre o princípio de organização da 4.ª edição da Bienal de Luanda.

Sobre o lema escolhido para a edição da Bienal de Luanda deste ano, o embaixador angolano explicou que o mesmo está em harmonia com o tema da União Africana para o respectivo ano, designadamente “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes através de Reparações”.

Miguel Bembe presidiu, no dia 27 deste mês, à sessão do CRP, na qualidade de 1° vice-presidente da Mesa, tendo apreciado e aprovado os documentos que constam nesta agenda, a serem submetidos ao Conselho Executivo.

Endereço

Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 21:00
Terça-feira 07:30 - 21:00
Quarta-feira 07:30 - 21:00
Quinta-feira 07:30 - 21:00
Sexta-feira 07:30 - 21:00
Sábado 07:30 - 21:00
Domingo 07:30 - 21:00

Telefone

+244940384713

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Notícias da Atualidade publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Notícias da Atualidade:

Vídeos

Compartilhar