11/10/2024
ECF-SADC considerou que CNE de Moçambique conduziu as Eleições Gerais de forma ordeira e de acordo com as leis
O Chefe da Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, Manuel Pereira da Silva, felicitou o povo moçambicano pela forma ordeira como se comportou durante o período eleitoral.
Manuel Pereira da Silva, fez estes pronunciamentos nesta sexta-feira, 11 Outubro de 2024, na Cidade de Maputo, quando apresentava o Relatório Preliminar da Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC).
O líder da Missão encorajou igualmente ao povo moçambicano para que se mantenha totalmente pacífico enquanto aguarda pela divulgação dos resultados eleitorais que serão divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.
A Missão de Observação do ECF-SADC para as Eleições Legislativas, Presidenciais e Provinciais realizadas em Moçambique no dia nove (09) de Outubro de dois mil e vinte e quatro (2024), foi composta por vinte e quatro (24) delegados de sete países, nomeadamente: Angola, África do Sul, Malawi, Zanzibar, Eswatini, Lesotho e Zimbabwé, e teve como Chefe Adjunto, o Presidente da Comissão Eleitoral Independente do Reino de Lesotho Mphasa Mokhochane.
A Missão de Observação Eleitoral do ECF-SADC, durante a sua permanência, realizou consultas com as partes interessadas nos processo com maior destaque para a Sociedade Civil, as Organizações de Jovens e Mulheres, Académicos e Partidos Políticos.
A Missão de Observação do ECF-SADC, constatou que no dia da votação, as Assembleias de Voto abriram a tempo com todos os materiais Eleitorais básicos, algumas Assembleias tinham longas filas e eram geridas adequadamente pelos Membros das Assembleias de Voto.
Saiba mais: www.cne.ao