Mr.Neves ,eu sou bacongo.

Mr.Neves ,eu sou bacongo. Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Mr.Neves ,eu sou bacongo., Revista, Cacuaco é a banda, Luanda.

05/06/2022
05/06/2022
05/06/2022
21/05/2022
04/05/2022

A humilhação de África

Patrice Lumumba foi assassinado por mãos Belgas coloniais ás ordens da Bélgica e segundo alguns testemunhos, com colaboração da CIA americana com cumplicidade de alguns congoleses que se deixaram corromper. Lumumba só governou por 10 meses mas mexeu com toda a África e o mundo naquele tempo. A sua visão era "perigosa" demais e contrariava vários interesses e valores coloniais: ele era nacionalista "negro" e pan africano. Não tinha vergonha nenhuma de ser negro, pelo contrário, queria dar um significado de elevação e poder à palavra "negro". Queria um Congo unido. Considerava o Congo como um só povo, uma só nação de irmãos, homens e mulheres, de diferentes línguas e etnias. Defendia o orgulho nacional e o orgulho africano. Defendia a independência de todos os territórios africanos ainda sob domínio colonial europeu, e defendia uma cooperação africana alargada (económica, social, académica e cultural). Por causa disso, até Oliveira Salazar em Portugal e as autoridades coloniais da então colônia da Angola ultramarina lhe consideravam alguém muito perigoso, capaz de inspirar e apoiar a luta de libertação pela independência de Angola.

(*)Nenhum colono gostava dele.*
Defendia também boas relações com a União Soviética, mas não era comunista. Mas foi principalmente este ponto que fez com que a Bélgica e os Estados Unidos lhe considerassem "comunista" e alguém muito perigoso que devia ser descartado. Naquele tempo, a ideologia comunista estava em guerra fria com a ideologia capitalista do ocidente e ambos os blocos queriam dominar o mundo. As mídias internacionais, como sempre, serviram também naquele tempo de instrumento para diabolizar Lumumba até a exaustão. Até do olhar e dos olhos do Lumumba falavam mal, diziam que ele tinha olhar sinistro e aparência maligna. De acordo com a Wikipédia em inglês, Lumumba era considerado de anti-brancos, anti ocidente, comunista e pró união soviética. Mas era mentira. Na questão da guerra fria Lumumba defendia a neutralidade - do Congo, e de África. E dizia que tanto o comunismo como o colonialismo eram males iguais para África. Isso não agradou nada o ocidente. Reparem bem nesta fotografia e olhem só como um Primeiro Ministro e líder de um partido político que foi eleito em eleições livres, justas e transparentes está a ser carregado como se fosse um criminoso altamente perigoso, por oficiais Belgas? Esta imagem representa uma grande humilhação para Lumumba e para todo o continente africano.

Na imagem, Lumumba estava a ser transportado como criminoso por soldados Belgas, após terem aterrado na província de Katanga, no Congo. A província de Katanga na altura tinha se rebelado contra o governo de Lumumba e declarou independência com apoio e orientação das autoridades da Bélgica e dos EUA. Lumumba considerou aquela declaração de independência como um acto ilegal promovido pela Bélgica, e procurou o apoio dos Estados Unidos e das Nações Unidas. As Nacoes Unidas foram para o Congo mas se recusaram a se envolver em Katanga. Os EUA, simplesmente não fizeram nada, antes pelo contrário, reconheceram a independência do Katanga. A Bélgica fez o mesmo. Com estes reconhecimentos, o novo líder do Katanga pediu apoio militar da Bélgica para lutar contra as forças armadas do Congo lideradas por Lumumba. A Bélgica não hesitou e enviou para o Katanga centenas de comandos Belgas e oficiais dos serviços de segurança. Eram eles que agora mandavam em Katanga. Sem o apoio dos EUA e com apoio fingido das Nações Unidas que não se envolviam na questão do Katanga, só restava a Lumumba uma opção: a de buscar apoio nós inimigos dos Estados Unidos e da Bélgica, a União Soviética. Esta decisão de Lumumba fez com que a Bélgica e EUA unissem esforços e usassem todos seus agentes congoleses infiltrados no governo de Lumumba, incluindo Mobutu, para se voltarem contra ele. Lumumba foi preso pelas forças de Mobutu e este o entregou aos seus principais inimigos, os katangueses, sob domínio de soldados Belgas.
E então chegamos de novo a esta imagem da foto. Na imagem vemos Lumumba a descer do avião, que nem um perigoso criminoso a ser levado por oficiais Belgas que estavam estacionados no Katanga. Aqui, Lumumba chegava ao seu último destino.
Após desembarque, os soldados Belgas e katangueses levaram Lumumba para um edifício abandonado onde prenderam a ele e outros 3 dos seus oficiais mais próximos e lhes espancaram. No dia seguinte, foram levados a uma floresta onde foram executados a tiro por soldados Belgas. Posteriormente, os seus corpos foram cortados em pedaços e diluídos com ácido. De Lumumba tinha restado só um dente que foi enviado para a Bélgica como troféu.

E assim terminava a história de um dos maiores heróis pela dignidade dos povos africanos e de todos os povos oprimidos do mundo.

REACÇÕES
A União Sovietica na altura foi praticamente o ÚNICO país que protestou publicamente a prisão de Lumumba e exigia a sua libertação imediata. A União Sovietica também vetou nas nações unidas, resoluções que visavam condenar Lumumba e o seu governo. A União Sovietica nas Nacoes Unidas apontou o dedo a Bélgica e aos EUA e os culpou pela situação de crise no Congo. Após a notícia da morte de Lumumba, houve vários protestos em Moscovo, Nova Iorque, Londres e em outras capitais europeias, que protestavam contra a Bélgica.
Em sua homenagem, a União Sovietica renomeou uma das suas maiores universidades como Universidade Patrice Lumumba, que formou quadros de países de todo o mundo, inclusive africanos.

A prisão e morte de Lumumba, um dirigente africano eleito democraticamente mas deposto e assassinado ilegalmente, permanece até hoje como um dos maiores crimes da humanidade que África deve cobrar.
As mesmas mídias que diabolizaram Lumumba, e os mesmos poderes que orquestraram a sua morte são os mesmos que hoje exigem que África se alinhe a eles na sua luta de poder pelo mundo para enfraquecer a Rússia, que defendeu Lumumba.

Pengwa Asante (Isidro Fortunato)

Madia meto.
30/03/2022

Madia meto.

SAFU, SAFOU.
Já viu ou ouviu falar?

Trago hoje um fruto de São Tomé e Príncipe conhecido como safu. Encontra-se também na Nigéria e em Angola.

Safuzeiro é a árvore que produz estes frutos que são rosa, quando estão verdes e roxos ou azulados, quando estão maduros. O safu para ser consumido deve estar na sua fase de maturação, ou seja, roxo-azulado e rijo. Se estiver mole e cremoso, significa que está na sua fase de putrefação, impróprio para ser consumido. O safucome-se cozido ou assado. Depois de cozinhado tem uma textura mole ou cremosa, dependendo da qualidade do fruto. Reforço que o safu quando cru, tem de ser rijo ou duro. Só depois de cozido é que tem outra textura maleável. Se em cru estiver como se fosse cozinhado, é porque não está em condições para ser consumido, o melhor é deitar fora.

O safu tem um sabor ácido ou ligeiramente adocicado, consoante o tipo de fruto.
o Safou possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
O Safou também é rico em aminoácidos, os blocos de construção química das proteínas. As concentrações de alguns dos seus aminoácidos são essenciais, como a lisina e a leucina, são comparáveis ​​às concentrações encontradas nos ovos e na carne.

ENTRE VÁRIOS BENEFÍCIOS, DESTACAM-SE:

Ajuda a prevenir a constipação;

Ótimo para prevenir o câncer;

Excelente para combater a disenteria;

É bom para a perda de peso;

Ajuda a controlar o diabetes.

SIGA A PÁGINA E APRENDERÁ TODOS OS DIAS.

06/01/2022
TANGA WA BAKIXA ,WA VANA OLUZITO MUNA NDIGA ZETO .MUNA KIXIXILO KYETO KYA KONGO.
23/10/2020

TANGA WA BAKIXA ,WA VANA OLUZITO MUNA NDIGA ZETO .MUNA KIXIXILO KYETO KYA KONGO.

O Reino do Kongo existiu antes da chegada dos europeus. A língua dos habitantes do Reino é o Kikongo. A capital do Reino do Kongo e Mbanza Kongo.

“Ne Kongo Kalunga ou Nzaambi a Mpungu Tulendo são apelações de Deus criador na terra Kongo…”

Kongo, Mukongo, Bakongo, Kikongo e Mbanza Kongo todas essas palavras esta na língua Kikongo. KONGO é a escrita CERTA, CONGO é a escrita ERRADA. Porque o KONGO se escreve com K e não é com C? Sabem por quê???
O objetivo principal dos europeus foi à dominação, acabar com a nossa existência, isto é perder a nossa identidade.

KONGO: Verdadeiro nome da terra de WENE NIMI A LUKENI.
CONGO: Falso nome ocidentalizado pelos EUROPEUS

O alfabeto de Kikongo tem 20 letras: A, B, D, E, F, G, I, K, L, M, N, O, P, S, T, U, V, W, Y, Z.
Tem 5 vogais que são: A, E, I, O, U e as semi vogais são: W, Y
As consoantes são: B, D, F, G, K, L, M, N, P, S, T, V, Z.
No alfabeto de Kikongo as letras: C, Q, R, J, H, X não existem.
Substituiu-se J pelo Z; X pelo S; R pelo L; O Ç ou SS em kikongo é S (Ex:Disu); o G nunca tem valor de J (Ex: Nkonge).

Os europeus que transformaram a escrita dos seus nomes, como é possível aceitar isto, se o C, Q, R, J, H, X não existem na nossa língua kikongo, sei que não é grave, mas os europeus não queriam respeitar as essas línguas, uma forma de dominação e manipulação, ao fim se perderam a verdadeira identidade, dizimação total.

KONGO tornou CONGO escrita errada
MBANZA KONGO virou MBANZA CONGO escrita errada
BAKONGO tornou BACONGO escrita errada
MUKONGO virou MUCONGO escrita errada
O KIKONGO tornou KICONGO escrita errada

Até muitos levaram essa escrita nos seus nomes em kikongo
MAKULUZU tornou MACULOSO
KUBAMA tornou CUBAMA
MAKUMAYA tornou MAUMAYA

Kiese em Quiesse, Nkosi em Coxi, Ndongala em Dongala Mpanzu em Panzo, Nlandu em Lando, Nsimba em Simba, Mpemba para pemba, NZAU para ZAU, Mataya para Mataia, Soyo para Soio, Kibokolo para Quibokolo, Makela para Maquela… são escritas erradas.

Os colonialistas para tirar a nossa identidade começaram em mudar os nossos nomes começando no primeiro rei do Kongo que os recebeu ‘Rei Nzinga Nkuwu batizado tornou Rei Dom João I.

Atribuíram-nos os seus nomes sem significados:

Cão: mbua
Coelho: lumba
Pedro, Pierre: pedra
Pinto: muana nsusu
Fruta: bundu
Sardinha: nzonzi (peixe)

Palito, Afonso, Manuel, Borges, João, Miguel, Mateus, Jorge… inclusive nomes de animais, plantas e peixes sem valores espirituais.

Todo nome em Kikongo têm o seu significado, todas as aldeias, rios, montanhas, florestas e as pessoas tem nomes e apelidos com uma significação e inspiração divina, isto é muitíssimo importante na cultura Kongo ou Africana.

Zola: amar
Nzola: amor
Tuzolana: amemo-nos
Kiese: alegria
Tusamba: oremos
Samba: orar
Tutondele: agrademos (obrigado)
Kuntuala: a frente
Mwêne: ver
Luvayika: sair
Matumona: o que vimos
Lufiauluisu: consolação
Matondo: obrigado
Luvuluzu: salvação
Dizaya: confissão

Tenho a impressão se um Bakongo escrever nos documentos oficiais de Angola na diplomacia:

Paris em Pali
Portugal em Polutugale
França em Falansa

Devido à alienação esse Bakongo pode vir a perder o seu emprego e expulso nos serviços diplomáticos. Os colonizadores foram manipuladores fingindo não escutar bem os nossos ancestrais para transformar os nossos nomes no caso de NZADI ele escreveram ZAIRE, uma escrita completamente diferente da pronunciação, foi uma forma de nos desviarem da nossa própria identidade.

Temos que valorizar a nossa língua Kikongo e outras línguas Africanas, respeitando a escrita tendo em conta o alfabeto dessas línguas. A intenção é mostrar ao mundo a verdadeira cultura no combate a toda forma de alienação cultural que vive essas línguas africanas do além-atlântico transplantadas para o Brasil e América latina, e aqui no Brasil, difundida no candomblé congo-angola.

BAKONGO

Malembe... Malembe!!!

28/09/2020

Conselho de pai para o filho 😇✓ 1. Nunca saia com a esposa do seu amigo, porque você se expõe à morte.✓ 2. Antes de fechar a porta para dormir, verifique se esqueceu de alguma coisa lá fora.✓ 3. Se o teu amigo ganhar a vida, seja feliz e as portas também abrirão a tua vez.✓ 4. Não fale muito diante dos seus mais velhos, mas ouça muito.✓ 5. Se você encontrar um pai sábio ou uma mãe sábia, considere-os seus verdadeiros pais.✓ 6. Se o teu amigo casar, fique feliz porque a tua vez virá.✓ 7. Se alguém quiser que você a ajude, não hesite se tem a oportunidade de fazê-lo, pois nunca se sabe sobre o futuro.✓ 8. Não critique um desamparado porque ele pode ficar rico no futuro.✓ 9. Não inveja um rico quando está rolando carruagem, porque você não sabe a fonte dos seus rendimentos.✓ 10. Respeita o dia do descanso indo para a igreja, aí é um bom sinal que testemunha o teu agradecimento ao teu criador o bom Deus, eu vou te deixar um dia porque sou apenas o teu procriador.Obrigado por ler, siga a página por favor, nunca irás se decepcionar 💕

QUANDO SE TEM DEUS ,O teu SEGURO é MAIOR. Muito obrigado por porteger-me meu amado e querido jeova Deus.
22/09/2020

QUANDO SE TEM DEUS ,O teu SEGURO é MAIOR. Muito obrigado por porteger-me meu amado e querido jeova Deus.

26/08/2020

E, mvemba vô kufitako kikuendakuameko.

Wiza vova endingeto Wana cogo .
26/08/2020

Wiza vova endingeto Wana cogo .

Endereço

Cacuaco é A Banda
Luanda
244925490243

Telefone

925490243

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mr.Neves ,eu sou bacongo. publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria