01/06/2024
LANÇAMENTO DO LIVRO
No dia 31 do Mês de Maio do corrente ano, pelas 15h, realizaou-se o lançamento do livro, que aborda a temática sobre a "Integração Regional da SADC: Vantagens e Desvantagens da Zona Livre de Comércio. O Caso Angola". A actividade que decorreu no Anfiteatro do Ministério do Comércio, na cidade de Luanda. O evento teve como Mestre de Cerimónia, o Dr. Satumbo, que na sua abordagem diz ter ficado de facto, estupefacto pela coragem da Dra. Dina Papa e, a considerou de ser uma "Mulher Guerreira que carrega a força e espiritualidade de Rainha Ginga Mbandi".
No acto de apresentação da referida obra, o Dr. Nanizeidio Eduardo, destacou a importância e os desafios da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Já na perspectiva da autora, há uma necessidade imperioso de a sociedade angolana discutir a matéria, explorando as suas potencialidades económicas e os riscos associados sobre a integração de Angola no mercado regional. O livro faz referência sobre os benefícios advindos desta integração, com realce para o aumento da gama de produtos disponíveis para os consumidores e a possibilidade de atrair mais investimentos. Quanto aos riscos, a autora aponta a possibilidade das empresas angolanas serem superadas por concorrentes mais fortes da região, com destaque para África do Sul, considerando a robustez da sua economia.
Na visão do Dr. Jofre Van-dúnem Junior, antigo Ministro do Comércio, a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre da SADC tem sido um processo longo e complexo. No seu entender, não obstante Angola tenha ractificado o protocolo sobre negociações comerciais há mais de uma década, o país tem adiado a adesão efectiva, devido a diversas dificuldades. Afirmou ainda que a integração económica na perspectiva de Zona Livre de Comércio, não tem desvantagens, na qual o país não irá perder com a sua conclusão, ao contrário será mais benéfico para o país. Já o Ex. Secretário de Estado do mesmo Ministério Amadeu Leitão Nunes, enfatizou a necessidade de Angola criar condições competitivas internas antes de se integrar plenamente, para evitar que o mercado local seja dominado por produtos estrangeiros.
O evento contou com a presença de vários académicos e figuras de proa do Estado Angolano, individualidades religiosas que reforçaram a importância e os benefícios da integração Regional para economia nacional e alívio no bolso dos cidadãos, através de aumento oferta.
Palavras em Obras-primas e Conectando Autores ao Mundo.